Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivando em baixa temperatura - PESA e TAZ !

Diário de cultivo completo.
Namastê Comunidade Fúngica!!! É com grande satisfação que inicio neste momento mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos.


Resumo de cultivo:​

Psilocibe Cubensis Strains: PESA e TAZ

Região, estação do ano e temperatura média: Sul, Outono, 6-24ºC

Método: Bolos PF / Casing

Substratos utilizados: Fai, Fai Cateto, Niger, Linhaça, Milho de pipoca, associados a vermiculita e água de poço artesiano


FAI CATETO + NIGER + LINHAÇA
4 COPOS WHISKY TAZ
2 COPOS WHISKY PESA
1 POTE PP 1,0L TAZ
1 POTE PP 1,0L PESA

FAI + NIGER + LINHAÇA
2 COPOS WHISKY PESA
2 COPOS WHISKY TAZ

FAI + MILHO + NIGER + LINHAÇA
1 POTE PP 2,0L TAZ
1 POTE PP 1,0L PESA

MILHO
2 COPOS WHISKY TAZ


Tipo e tempo de esterilização: PP comum , 60 Minutos

Origem dos esporos: Carimbador bem maluco

Tipo de inoculação:Seringa Multi esporos, hidratados por 48h.

Data da inoculação: 11/04/2007

Temperatura de incubação: Grande dificuldade de manter contstante, devido as mudanças bruscas de temperatura ambiente. Uso de aqueçedor 2,5W

Observações:
Efetuo um teste com Farinha de Arroz integral “Cateto”, encontrado em supermercados. Em sua composição, observa-sei ser mais rico nutritivamente, e contem ferro.

Segue algumas imagens que ilustram a empreitada.:cool:

Paz, e muita luz:luz: :pos: :pos: :pos: :)
DSC01707-1.JPGDSC01708-1.JPGDSC01709-1.JPGDSC01715-1.JPGDSC01714-1.JPG
 
Sir desculpe eu dar o meu pitaco MAS lá vai:
Acredito qeu a demora na colonizaçao se deu devido a alta compactaçao do substrato.

Quando atrasa assim e o copo já virou um bolo endurecido, eu costumo DESCOLAR o bolo do copo e terminar a colonizaçao de cabeça pra baixo.
dá umas pancadinhas e deixa o bolo apoiado na tampa do copo.

E se liga com essa compactaçao.

usa menos agua na receita e nao esqueçe do garfo na hora de encher os copos SEM DAR PANCADINAH NENHUMA :)


Fala meu Irmão, tudo tranquilo??

Bem, o problema principal foi mesmo baixíssimas temperaturas. Não percebi compactação, e uso o garfo pra largar o substrato nos bolos, bem como aprendi contigo algum tempo atrás.

Nos primeiros 10-15 dias, a temperatura estava mais alta, então o micélio se apresentou, e foi colonizando. Depois desses primeiros 15 dias, o bicho pegou!! a temperatura baixou muito, e como eu estava com cultivo no terrário, não pude utilizar ele como incubadora. Eu fazia fogo no fogão a lenha, e deixava o cultivo ao lado, sempre monitorando a temperatura. Mas não foi necessário. O cultivo passava o dia a temperaturas baixíssimas. Na noite, até aqueçer, até acender o fogo e talz, e até o momento de ir para o berço, ficava somente 4-5horas aquecido, o que não foi o suficiente.

Garanto que utilizando o terrário como incubadora, desde o primeiro dia de incubação, os resultados são mais satisfatório, pois o sistema garante estabilização na temperatura parametrizada, e não altos e baixos como ocorreu. Foi muito bom para meu aprendizado, e para perceber que é possível seguir com o cultivo, mesmo com o frio intenso.

No mais, obrigado pelas dicas e ensinamentos, e por estar conectado e me auxiliando em mais esse cultivo.

paz e muita luz!!!
 
Fala meu Irmão, tudo tranquilo??

Bem, o problema principal foi mesmo baixíssimas temperaturas. Não percebi compactação, e uso o garfo pra largar o substrato nos bolos, bem como aprendi contigo algum tempo atrás.

Nos primeiros 10-15 dias, a temperatura estava mais alta, então o micélio se apresentou, e foi colonizando. Depois desses primeiros 15 dias, o bicho pegou!! a temperatura baixou muito, e como eu estava com cultivo no terrário, não pude utilizar ele como incubadora. Eu fazia fogo no fogão a lenha, e deixava o cultivo ao lado, sempre monitorando a temperatura. Mas não foi necessário. O cultivo passava o dia a temperaturas baixíssimas. Na noite, até aqueçer, até acender o fogo e talz, e até o momento de ir para o berço, ficava somente 4-5horas aquecido, o que não foi o suficiente.

Garanto que utilizando o terrário como incubadora, desde o primeiro dia de incubação, os resultados são mais satisfatório, pois o sistema garante estabilização na temperatura parametrizada, e não altos e baixos como ocorreu. Foi muito bom para meu aprendizado, e para perceber que é possível seguir com o cultivo, mesmo com o frio intenso.

No mais, obrigado pelas dicas e ensinamentos, e por estar conectado e me auxiliando em mais esse cultivo.

paz e muita luz!!!
Um aquecedor de aquario+ uma caixa de isopor resulve o seu problema.
um só de 2 watts!
 
...Foi muito bom para meu aprendizado, e para perceber que é possível seguir com o cultivo, mesmo com o frio intenso...
MuiLok, vc aprende fazendo e ensina fazendo!

Muito bom camarada! Todos estamos apredendo junto com vc!
 
Um aquecedor de aquario+ uma caixa de isopor resulve o seu problema.
um só de 2 watts!

Fala Boca

Amigão, se vc observar no post nº 20 desse diário, há uma caixa de papelão, ao lado do fogão. Essa era a situação noturna. Durante o dia, essa caixa ficava envolvida com cobertores, e no seu interior, todos os potes, e um aqueçedor de aquário de 2,5w dentro de um pet 600. Sempre ligado. E mais toalhas no interior da caixa.

Infelizmente isso foi somente pra conseguir temperaturas na faixa de 18ºC durante o dia. Lá fora sempre perto de 0ºC. O tal aquecedor que eu tinha disponível não possuia potência necessária para conseguir a temperatura desejada. E foi assim, até o 40º dia, quando consegui instalar o terrário e estabilizar a temperatura.

No mais, o cultivo segue. Super abraço irmão, obrigado sempre, e continua conectado pra gente aprender sempre.

paz, luz, e mortandelas!!!
 
Olá Sr.Muilok

Parabéns pelo maravilhoso cultivo, lemos ele desde o começo e notamos que vossa senhoria teve problemas com temperaturas baixas da sua região, o que não foi diferente para nós moradores do sul tbm, nosso problema terminou definitivamente com a aquisição de uma estufa para salgados de tamanho médio, com 140,00 R$ tudo ficou certo.

Colocamos um termometro de aquario(3,00 R$) dentro dela e blz, ela possui termostato e vc nem precisa se preocupar mais com a temperatura que oscila dentro de uma faixa que vc mesmo ajusta.
Ai está nossa dica se é que já não resolveu esse problema!!

Good Vibes muita paz e luz !!!!!
 
Olá Sr.Muilok

Parabéns pelo maravilhoso cultivo, lemos ele desde o começo e notamos que vossa senhoria teve problemas com temperaturas baixas da sua região, o que não foi diferente para nós moradores do sul tbm, nosso problema terminou definitivamente com a aquisição de uma estufa para salgados de tamanho médio, com 140,00 R$ tudo ficou certo.

Colocamos um termometro de aquario(3,00 R$) dentro dela e blz, ela possui termostato e vc nem precisa se preocupar mais com a temperatura que oscila dentro de uma faixa que vc mesmo ajusta.
Ai está nossa dica se é que já não resolveu esse problema!!

Good Vibes muita paz e luz !!!!!


Obrigado pelas vibes e pela idéia amigos.

O problema já foi resolvido, agora começa uma nova fase, a da frutificação.
As soluções são inúmeras, porém se limitam quando a temperatura é muito baixa mesmo. Tudo ocorreu pois fui pego de surpresa pelo inverno, que chegou forte antes do tempo, e estava com os 2 terrários ocupados.

Felizmente, mesmo com a demora toda, o cultivo segue.

sucesso e good vibes para a dupla aí!!!
 
Aniversariando os bolos

O aniversário dos bolos ocorreu ontem durante a noite.
após 24 horas de injetar água e promover o choque térmico.

Foram colocados com o terrário a temperatura de 26º no momento, essa caindo naturalmente até hoje de manhã, quando estabilizei em 19º.:cool:

paz e luz!!!:pos:
DSC01961.JPGDSC01962.JPGDSC01963.JPGDSC01964.JPGDSC01965.JPGDSC01967.JPGDSC01968.JPGDSC01969.JPGDSC01970.JPGDSC01971.JPGDSC01972.JPGDSC01973.JPGDSC01974.JPG
 
CACETE SIR!
que espaço cara!
Olha vo ficar bravo se você nao comentar do CHEIRO.fala ae? sse estivesse Sem mascara teria resistido?
Acho que a mascara proteje mesmo os bolos nessa hora.
Já tive vontade varias vezes de MORDER um bolo grandao e cheroso igual esses seus ae!

best pination vibess OHHHMMMMMMMMMM
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\:pos::pos::pos::pos:

troféu JOINHA pela Camara de Frutificaçao (terrario é coisa basica!)
:neg::!::pos:
 
CACETE SIR!
que espaço cara!
Olha vo ficar bravo se você nao comentar do CHEIRO.fala ae? sse estivesse Sem mascara teria resistido?
Acho que a mascara proteje mesmo os bolos nessa hora.
Já tive vontade varias vezes de MORDER um bolo grandao e cheroso igual esses seus ae!

best pination vibess OHHHMMMMMMMMMM
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\:pos::pos::pos::pos:

troféu JOINHA pela Camara de Frutificaçao (terrario é coisa basica!)
:neg::!::pos:

Putz!
Foi difícil resistir, se não estivesse com minha roupa especial, não sei não hem...
O Bolo pesa de 1 Litro, o mais baixo, teria um tamanho ideal pra colocar ele num pão de xis tamanho monstro e ser degustado!! huahuahusss.

O cheirinho de nêsperas frescas invadiu o meu ser, logo que aniversariei o primeiro bolo. Confesso que não foi fácil resistir.

Meu amigão, obrigado pelo troféu, valeu mesmo!!!! Esse é o terrário que tive mais tempo para fazer, tentei caprichar mesmo. De quebra, esse e o antigo são controlados juntos pelo controlador de temperatura, e utilizo somente uma bombinha de circulação e um oxigenador de aquário para os dois.

Becheleni, obrigado amigo!!! Faltaria algumas coisinhas, mas vamo se virando assim por enquanto, já que a coisa é possível com muita simplicidade.

No mais, vamos aguardar a frutificação.

paz e luz!!!
 
Estou acompanhando aqui em off... torcendo pra dar certo e ancioso para ver a frutificação e os flushes que seguirem. Não falei nada porque.. PORRA... VOU FALAR O QUE? hahuahe:D Torcendo aqui!!!
 
Nesses bolos nascerão belos pins, parabéns Sir. esta muito bonito os bolos, e ja virou um mestre hein ?? nos cultivos !!


[]'s

Good Vibes
 
vai ter cogumelo que nao acaba mais :D
 
Fala Sir MuiLok

Que visão explendida !!!

O terrário e os bolos distribuidos estão fantásticos.

Observe esses bolos diariamente para ver o desenvolvimento.

Qualquer sinal estranho afaste o bolo dos outros imediatamente.


Parabéns !!!!
 
eae Muilok

Estão lindos os bolos!!
e Belo terrário !!!

Fiquei com curiosidade se vc está com algum tipo de aquecimento na agua que está em contato com a argila, percebi que a parte da argila que não toca a água está bem ressecada, isso aconteceu com meu terrário, assim que coloquei um aquecedor de aquário de 10w a argilta ficou com esse aspécto de ressecamento na parte não tocada pela água, ainda não consegui um nível bom de umidade com temperaturas abaixo dos 22°, estou para adiquirir um umidificador ultrasônico por esse problema, mesmo trabalhando com casing tenho que borrifar água 3 vezez ou mais de água ao dia em cima deles

Tenho comigo que o isopor está roubando certa umidade, será??

Vou fazer um terrário de caixa plástica para comparar com o de isopor



fica na Paz e Sucesso pro cultivo irmão!!
 
eae Muilok

Estão lindos os bolos!!
e Belo terrário !!!

Fiquei com curiosidade se vc está com algum tipo de aquecimento na agua que está em contato com a argila, percebi que a parte da argila que não toca a água está bem ressecada, isso aconteceu com meu terrário, assim que coloquei um aquecedor de aquário de 10w a argilta ficou com esse aspécto de ressecamento na parte não tocada pela água, ainda não consegui um nível bom de umidade com temperaturas abaixo dos 22°, estou para adiquirir um umidificador ultrasônico por esse problema, mesmo trabalhando com casing tenho que borrifar água 3 vezez ou mais de água ao dia em cima deles

Tenho comigo que o isopor está roubando certa umidade, será??

Vou fazer um terrário de caixa plástica para comparar com o de isopor



fica na Paz e Sucesso pro cultivo irmão!!

Fala Vitor

Vamos lá irmão, para algumas considerações:
O que vc percebeu (argila seca) ocorreu pelo seguinte: O terrário estava funcionando como incubadora, então, estava sem solução ao fundo, somente argila expandida seca.
Quando aniversariei os bolos, coloquei a solução (água + cloro), digamos um meio litro, em temperatura ambiente. Após alguns instantes, coloquei mais solução fervida, em temperatura "morna". O uso de solução aquecida, consequentemente promove maior umidade, pois ocorre evaporação mais facilmente, e de quebra, deu uma reforçada no choque térmico, da geladeira para o terrário a 26ºC, baixando naturalmente até a temp. de pinagem.
Essa é a causa de a superfície da argila apresentar aspecto seco. Logo que a temperatura foi baixando, e o oxigenador foi acionado, isso passou a não ser mais percebido.

Não utilizo nenhum tipo de aquecimento elétrico no interior do terrário ou na argila. O que ocorre é a circulação de água gelada ou aquecida na serpentina que é interna ao terrário, porém em suas laterais, sem tocar a argila ou a solução, não afetando na umidade fornecida.

Eu duvido que seja sua caixa de isopor que está roubando umidade, sempre usei terrários de isopor, e não percebi isso. Se vc procurar no guia básico>terrário, tem um post sobre impermeabilização de isopor, e eu acharia interessante que vc utilizasse essa técnica, pois resolvi problemas de vazamento por aqui, e a superfície do isopor fica mais plana e sem interstícios que possam a vir se apresentar entre os grãos do isopor, que podem ser morada de microorganismos indesejáveis.

Mais uma coisa, pra vc tentar corrigir aí: somente com a argila expandida, consigo índices de umidade na faixa de 90-98%, medidos com higrômetro. Porém reparei o seguinte: Muita argila é problema, pouca argila também. Veja se vc não tem em excesso, o certo é colocar as bolotas (as de argila né) de uma maneira organizada, não restando nenhuma sobre as outras sem tocar na solução. Diminuí o excesso que eu tinha nos cantos do terrário, e consegui balancear esse fator tão importante que é a umidade. Nem borrifo mais nas paredes do terrário, aliás, abro muito pouco ele, somente para colheitas, fotos e para injetar mais água nos bolos, que faço dentro dele mesmo.

Também estou namorando o umidificador, um dia chego lá!!!
Segue firme irmão, e qq coisa vamos nos ajudar a melhorar os processos, continua na pesquisa e experimentos por aí!

obrigado pelas vibes, e muita paz e luz pra vc e seus cogus!!!

Fala Sir MuiLok

Que visão explendida !!!

O terrário e os bolos distribuidos estão fantásticos.

Observe esses bolos diariamente para ver o desenvolvimento.

Qualquer sinal estranho afaste o bolo dos outros imediatamente.


Parabéns !!!!


Fala Papa Maurício, tudo certo mano véio?

Obrigado por estar conectado nesse cultivo!

Na minha última observação, hoje pela manhã, já percebi: Crescimento do micélio, tanto em sentido rizomórfico (avançando sobre o selo de vermiculita) tanto no sentido algodoado ( os bolos ficam fofinhos, uhhh que dilícia!!!!).

A umidade está ok, estou deixando as condições naturais agirem no momento, a temperatura agora é ideal de pinagem, então o controle de temp está em OFF, o oxigenador segue ligado. Iluminação branca, ciclos de 12 horas, para excitar estágio de primórdias.

Parece tudo ok, os bolos estão saudáveis, porém, como vc disse, tenho que ficar de olho, se acaso surgir algum imprevisto.

Existem 2 superfícies de isopor, uma delas com a strain TAZ, outra com PES.A.

O isopor foi lavado com lisol, enxaguado com água fervida, e ficou 2 horas em contato com solução água + cloro, no intuito de eliminar qualquer microorganismo que poderia estar presente.

Seguimos firme meu irmão, e sempre, muito obrigado.:pos::pos::pos::rolleyes:
 
Última edição por um moderador:
Namastê Comunidade!

Seguem imagens da situação dos bolos, de hoje de meio dia.

Umidade Ok, crescimento micelial Ok, temperatura Ok.:)

paz e muita luz a todos:pos:
DSC01975.JPGDSC01976.JPGDSC01977.JPGDSC01978.JPGDSC01979.JPG
 
Fala Becheleni!!! Obrigado irmão, mas não é pra tanto!!! Queria ter mais disponibilidade de tempo, pra poder capricar nesse diário. Mas, vamo assim mesmo, uai!!!! vlw kara

Bem...
atualizando o diário de cultivo:

Segue tudo sob controle, nada de contaminações e / ou antepassos.
O frio voltou forte na região

As fotos são de hoje pela manhã, continua desenvolvimento de micélio, logo aguardo primórdias e os primeiros pins.

A temperatura está sendo incrementada aos poucos, hoje estou operando com 21ºC, o início foi com 19º. Após o surgimento de pins, novamente será alterada.

paz e luz a toda comunidade!!!:pos:
DSC01992.JPGDSC01993.JPGDSC01994.JPGDSC01995.JPG
 
Pins!!!!

Atualizando o diário:

Voltei louco de façeiro, hoje de meio dia, com fotos!!!

Pins, temos Pins!!!

Nos bolos da strain PESA, o micélio se mostrou mais voraz e colonizados (como já é sabido, essa strain é maravilhosa em todos aspectos), apresentando uma forte formação de primórdias e os primeiros pins, ainda pequeninos.

A strain TAZ não apresentou ainda as desejadas formações.

segue fotos,

paz, luz e muito obrigado as good vibes de todos vocês!
DSC02000.JPGDSC02001.JPGDSC02005.JPG
 
Back
Top