Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivando em baixa temperatura - PESA e TAZ !

Diário de cultivo completo.
Namastê Comunidade Fúngica!!! É com grande satisfação que inicio neste momento mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos.


Resumo de cultivo:​

Psilocibe Cubensis Strains: PESA e TAZ

Região, estação do ano e temperatura média: Sul, Outono, 6-24ºC

Método: Bolos PF / Casing

Substratos utilizados: Fai, Fai Cateto, Niger, Linhaça, Milho de pipoca, associados a vermiculita e água de poço artesiano


FAI CATETO + NIGER + LINHAÇA
4 COPOS WHISKY TAZ
2 COPOS WHISKY PESA
1 POTE PP 1,0L TAZ
1 POTE PP 1,0L PESA

FAI + NIGER + LINHAÇA
2 COPOS WHISKY PESA
2 COPOS WHISKY TAZ

FAI + MILHO + NIGER + LINHAÇA
1 POTE PP 2,0L TAZ
1 POTE PP 1,0L PESA

MILHO
2 COPOS WHISKY TAZ


Tipo e tempo de esterilização: PP comum , 60 Minutos

Origem dos esporos: Carimbador bem maluco

Tipo de inoculação:Seringa Multi esporos, hidratados por 48h.

Data da inoculação: 11/04/2007

Temperatura de incubação: Grande dificuldade de manter contstante, devido as mudanças bruscas de temperatura ambiente. Uso de aqueçedor 2,5W

Observações:
Efetuo um teste com Farinha de Arroz integral “Cateto”, encontrado em supermercados. Em sua composição, observa-sei ser mais rico nutritivamente, e contem ferro.

Segue algumas imagens que ilustram a empreitada.:cool:

Paz, e muita luz:luz: :pos: :pos: :pos: :)
DSC01707-1.JPGDSC01708-1.JPGDSC01709-1.JPGDSC01715-1.JPGDSC01714-1.JPG
 
A luta contra as baixas temperaturas é constante, na medida do possível.

Hoje estamos com temperatura ambiente na faixa dos 7ºC. Não está sendo muito fácil nessa etapa de incubação, porém já tenho resultados da minha pesquisa sobre utilização de Arroz Integral Cateto.

Já fazem mais de 30 dias desde a inoculação do cultivo, que ocorreu em 11/04.

Os copos de whisky com substrato a base de FAI Cateto, apresentaram melhor colonização. A melhor condição nutritiva e a presença de ferro, deram ao micélio maior velocidade de crescimento, como pode ser visto na segunda e terceira foto, se comparadas.

1º ) foto de 2 copos com milho: o primeiro copo foi mantido estático, enquanto o segundo copo precisou ser agitado, devido a irregularidade na colonização. Agora, se recupera com crescimento do micélio.

2º) strain TAZ com uso de FAI Cateto: já se apresentam 100% colonizados

3º) strain TAZ com uso de FAI comum: ainda falta desenvolvimento do micélio, para atingir o 100% de colonização.

4º) strain PESA com FAI, aguardando desenvolvimento do micélio.

5º) pote strain PESA 1L - aguardando desenvolvimento do micélio.

6º) Pote strain TAZ 2L, aguardando desenvolvimento do micélio.

A baixa temperatura registrada em minha região, atrasou o crescimento do micélio. Continuo na luta contra a temperatura, pois esse mesmo atraso é uma porta de entrada a contaminantes.

Não se mostra viável cultivar com grandes potes nessas condições climáticas, devido ao micélio apresentar um lento desenvolvimento.

paz e luz!!!
DSC01859.JPGDSC01860.JPGDSC01861.JPGDSC01862.JPGDSC01863.JPGDSC01864.JPGDSC01865.JPG
 
Estou usando uma estratégia diferente para cultivos.
Tenho potes PP de 800 ml, antes enchiá-os com milho para então inocular.
Hoje coloco menos de 1/4 da capacidade do pote.
A colonização é rápida, em poucos dias tenho 100% de colonização.
O milho às vezes surpreende com infecções(trichoderma) e quantidades menores no pote e mais potes aumentam as chances de potes saudáveis.
 
Sim, é a mesma coisa que eu faço... sempre encho vários potes menores. Alguns deles são copos de vidro pequenos mesmo daqueles de geléia de mocotó. Vários copos com pouco milho. Mas um recipiente maior um pouco que estes copinhos é o ideal, porque assim dá pra deixar espaçamento entre o milho e o lacre do pote para que tenha mais ar dentro do pote em proporção a quantidade de milho. Além do mais ultilizando-se deste artifício, um furo apenas no centro do copinho basta para a colonização rapida. além de que quanto menos furos, menos riscos de contaminação. :D
 
Certo pessoal, obrigado pelas dicas.:pos: :)

Mauricio, então, percebi isso e aprovo sua técnica. Fica até melhor para agitar o pote, se necessário.

Só que temos um porém:(aqui, e nesta época) a luta contra temperatura, no caso da montagem do casing com o milho. Se eu montasse um casing agora, ele iria demorar muito para colonizar a camada, para poder cobrir. Estou aguardando uns dias de trégua com as baixas temperaturas, então vou proceder conforme.

A grande sacada desse cultivo, será testar a eficiência do terrário com o controle de temperatura, e a obtenção de prints, já que será quase que totalmente indoor.

Em testes, com a temp. ambiente a 8-10ºC, consegui atingir a temperatura desejada em todas as fases do cultivo onde necessita o terrário.

Fiquei feliz vendo que consigo facilmente os 21ºC que uso na pinagem, e os 25º que utilizo na frutificação, tudo automático, assistido pelo controlador digital. Outra grande sacada, é a seguinte: Entre flushes, injeto água nos bolos, ainda dentro do terrário. O choque térmico acontece aí mesmo, sem mandar pra geladeira o material. Só altero um parâmetro, e faço o cold shock com 8ºC, por um dia. No dia seguinte, a temperatura já sobe para os 21 graus da pinagem.

Quanto construi o tal apetrecho, não sabia que ele me seria tão útil :)
Logo que puder aniversariar os bolos, coloco mais informações sobre.

Abraço, e muita paz e luz!!!
 
Bah!

Cada vez que eu passo pelo fórum eu fico passando vontade! Tá na hora de eu arrumar um pouco de tempo e colocar minha quirela de molho e mostrar um pouco de resultados. Puta saudade dos cultivos!

Vambora senhor mutcho loko, gosto de acompanhar seus movimentos por aqui!


Abraçoss
 
Saudações comunidade fúngica!

Atualizando o diário de cultivo...


As baixas temperaturas por aqui, fazem com que a etapa de colonização esteja atrasada. Apesar da minha atitude (nada) ecológica (queimar metros e metros de lenha para aqueçer o cultivo), não foi suficiente para concluir a colonização, isso muito devido ao micélio ficar algumas horas aquecido (durante a noite), e durante o dia, não atingir os 28º desejáveis, devido a baixa potência de um aqueçedor que eu usava.

Alguns bolos já estão 100%, outros apresentam espaços ainda não colonizados.

Segue imagens, feitas ontem a noite.

paz e luz!

P.S. (a lenha queimada, não é de desmatamento, nem plantas nativas)
DSC01876.JPGDSC01877.JPGDSC01878.JPGDSC01879.JPGDSC01880.JPG
 
Opaaa Sir.Muilok....com carinho vc chega la! :D
Tah uma bela colonização! Muito frio por ai?
Ouviu falar que essa semana fará os dias mais frios do ano :(
Abração
MadHater
 
Ainda ontem, depois de queimar uns neuros, tomei a atitude de empilhar um cultivo que está em andamento em um dos terrários, e transformei outro terrário em uma incubadora, no intuito de conseguir controlar a temperatura, promovendo assim o crescimento de micélio necessário para poder aniversariar este cultivo.

Os potes e copos foram todos para dentro do novo terrário. Tapei a entrada de luz dele, com um cobertor, pra ficar totalmente escuro no interior.

Parametrizei o controlador de temperatura para operar em 28ºC, que é a temperatura ideal de incubação dessas 2 strains cultivadas. Desativei o sistema de circulação de ar, diminuindo as perdas térmicas.

De início, demorou um pouco pra começar a subir a temperatura, devido a grande quantidade de solução presente no sistema, pois ela circula pelos 2 terrários, mas a resistência utilizada (80w) deu conta do recado, e consegui estabilizar a temperatura.

Quando atinge a temp. parametrizada, o sistema automaticamente desliga a circulação de solução e a resistência. Quando varia em 1 grau, novamente é ativado. A temperatura ambiente, é na faixa dos 4-7ºC, com previsão de neve pra hoje e amanhã.

Segue fotos. Percebe-se a presença do sensor de temperatura, em local que garante temperatura estável em todo o terrário.

Paz e muita luz!
DSC01881.JPGDSC01885.JPG
 
Olá galera, vamos atualizar o diário...

Usando o terrário como incubadora, consegui completar a colonizações em alguns potes, porém não todos. Os potes maiores demoram muito mais e se mostram de uso inviável em época de baixa temperatura intensa. Durante toda essa luta, o termômetro chegou a marcar -3ºC.

Usei da técnica de abrir alguns furos, promovendo troca gasosa entre o substrato e o meio externo, pois já faziam mais de 30 dias de iniciada a fase da colonização.

Um dos potes, apresentou surgimento de contaminação, que tb freiou devido a baixa temperatura.

O restante, nada contaminado, porém alguns não alcançaram o 100 %.

Segue imagens. Uma delas, é pra vcs verem a linda paisagem do inverno aqui.

É bom estar de volta, abraço a todos os irmãos do CM.:)
DSC01890.JPGDSC01929.JPGDSC01930.JPGDSC01932.JPGDSC01933.JPGDSC01935.JPGDSC01936.JPGDSC01937.JPG
 
MuiLok, tô na torcida aqui !!! :cool: Que frio heim... só vi isso uma vez na vida...​
 
E aí MuiLok, tudo certo!

Também moro no sul do país e, ao contrário de ti, resolvi aguardar uma elevação de temperatura para iniciar um novo cultivo.

Somente um adendo sobre a utilização de arroz integral catete...

Em meu último cultivo (Mazatapec), resolvi testar este arroz substituindo o tradicional "agulhinha", e assim como você, notei uma colonização mais rápida, tive colonização total dos potes com 15 dias, com temperaturas variando entre 22 a 28 graus. Com as mesmas condições e a mesma strain, mas usando o "agulhinha", a colonização em 100% demorou no mínimo 23 dias.

Seria então uma boa idéia praqueles que utilizam a PF-Tek fazerem um teste com arroz catete, pra confirmar a melhor performance.

Boa sorte no cultivo, Good Vibrations!
 
Sir Muilok, belas imagens!

Seria uma boa vc utilizar filtros nos cultivos que porventura queira iniciar nessa época do ano. Colonização muito demorada não compensa muito todo o trabalho feito, pode muito bem causar baixa ou nenhuma frutificação, além de contaminação depois de muitas semanas.

Controlando a umidade da incubadora não há razão pra se preocupar com o escapamento de umidade que ocorre quando se utiliza filtros.

Utilizando filtros vc tem a vantagem de conseguir um rizomorfismo maior (se o micélio for rizomórfico) e pode compensar um pouco a baixa temperatura no quesito velocidade de colonização. O alto rizomorfismo conseguido com os filtros coloniza a superfície e vc pode mandar os bolos pro terrário mesmo que o interior do bolo ainda não esteja muito bem colonizado. Provavelmente no terrário vc terá mais controle sobre os parâmetros de frutificação e vai estar com um micélio novo, sadio e forte.

Uma pergunta: vc usa máscaras cirúrgicas na inoculação?
 
TNKS sir, esse tópico vai ser de uma utilidade incrível para mim, valeu mesmo.
 
Muilok, você é muito doido cara. Meus últimos 2 cultivos não deram certo devido a baixas temperaturas, estou tentando de novo e meu estoque de carimbos acabou. Good vibes for you, tomara que de certo por aqui. Abraços e sorte.
 
Fala Galera

Primeiramente, muito obrigado pelas idéias e as good vibes enviadas.

Quanto a utilização de arroz integral cateto, como pude perceber, devido a maior quantidade de nutrientes, a colonização foi mais rápida que os bolos onde foram utilizados FAI integral comum. Vamos ficar de olho na próxima fase, de frutificação, ver se percebo alguma diferença no tamanho dos frutos.

Neuro, muito obrigado pela dica. Já utilizo os filtros de café, intercalados com as tampas de alumínio. Quando fiz os furos para aumentar o oxigenação do substrato, furei somente o papel alumínio e coloquei micropore, assim promovendo maior oxigenação. O problema maior aqui, foi a baixíssima temperatura, que chegou no meio da colonização, atrapalhando muito o cultivo. Chegou a ser registrado -4ºC. Pensando bem, o uso de filtro e umidade disponível na atmosfera (no caso no interior do terrário) deve ser uma boa sim. Desta vez, como os potes estavam vedados totalmente, não utilizei o recurso da umidade. O terrário ficou com argila seca no fundo, sendo muito baixo o nível de umidade.

Para hoje, projeto trabalhar no cultivo, usando dunk tek e cold shock. Minha intenção é fazer com todos os copos, e talvez alguns terão que ser deixados para trás, porém a maioria alcançou o 100%.

Será injetado água mineral, e o chogue térmico vai ocorrer dentro do terrário mesmo, com os bolos aniversariados, e umidade máxima.

Ando muito atarefado com outros projetos paralelos, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo agora, porém me conforta que 3 delas estão na reta final.

Vejo se consigo fotos das manobras de hoje a noite, é dia dos namorados e tenho encontro com uma Cogumela linda e toda maquiada de azul.

paz, luz e good vibes a todos.:)
 
Uma pergunta: vc usa máscaras cirúrgicas na inoculação?


Mas é claro Neuro, uso roupa especial para o ritual da inoculação, sempre com muita assepssia, é claro!!!!

segue foto do uniforme de serviços laboratoriais.

sucesso, paz e muita luz!!!:D
sir.JPG
 
Bolos PF Descartados

Devido a demora na fase de colonização dos substratos, infelizmente registrei algumas perdas.

Foram 60 dias de colonização. Se tivesse usado o terrário como incubadora, desde o primeiro dia, esse tempo teria transcorrido normal, e em 30 dias eu teria aniversariado o cultivo.

Por causa das mudanças bruscas de temperatura e a ocorrência de baixíssimas temperaturas na região, o terrário serviu de incubadora, sendo parametrizado para operar em 28ºC, conforme explicado nos posts acima.

Tive alguns custos consideráveis com energia elétrica, e queima de uma resistência submersa de 80W. Isso devido ao número diário de acionamentos da resistência que uso para elevar a temperatura, que estimo que tenha chegado próximo a 200 acionamentos / dia , nos dias de maior frio.

Segue fotos dos potes descartados. Um deles já foi descartado, devido ao surgimento de contaminação.

O pote grande, não conseguiu completar a colonização, devido ao tamanho e grande quantidade de substrato.

Um dos copos com milho, foi agitado e não se recuperou.

Percebi o aparecimento de trichoderma, em dois copos. A contaminação surgiu depois de abrir furos para promover maior troca gazoza entre o substrato e o meio externo.

Os outros copos concluíram a colonização.

paz e muita luz a todos.
DSC01956.jpgDSC01957.jpg
 
E ai irmão!!
Esse frio é complicado mesmo!!
mas vamo que vamo que a torcida aqui é grande!!! sucesso ai!!!
Gostei do uniforme de trabalhos fungicos!!
Abraço
 
Fala Victor, mano véio, tudo ok aí??
Pois é... na luta contra o frio. Rachei muita lenha e fiz muito fogo nesses últimos dias. Mas tamo aí, e na luta!!!! valeu pelas vibes, pode ter certeza que contagiam o cultivo!!!!

Bem... continuando a empreitada...

Nos potes que colonizaram 100%, foram utilizadas as técnicas de dunk e cold shock. Tudo com muita assepssia, uso de seringa 20ml e agulha de grosso calibre, água mineral, e flambagem da agulha e limpeza com algodão + alcool, não vou detalhar o procedimento, pois foi conforme aplicação das técnicas.

Ao final do processo todo, pude perceber que foram injetados cerca de 850ml de água mineral nos bolos.

Em fotos, percebe-se a quantidade final de furos, sejam de inoculação, troca gasosa ou injeção de água.
Em seguida, os potes foram levados para a geladeira, por onde permanecem por 24 horas.

Hoje a noite, projeto aniversariar este cultivo, para tanto, primeiro tenho que estabilizar as condições do terrário, pois se não se aguarda estabilizar o parâmetro umidade, ocorre azulamento nos bolos, devido a grande diferença no nível de umidade do substrato com a atomosfera do terrário. Umas 2 horas antes de aniversariar o cultivo, a solução já deve estar presente no fundo do terrário junto com a argila.

Seguem imagens da empreitada

Desejo paz e muita luz a toda comunidade!!!:)
DSC01950.jpgDSC01953.jpgDSC01954.jpgDSC01955.jpgDSC01958.jpgDSC01960.jpg
 
Sir desculpe eu dar o meu pitaco MAS lá vai:
Acredito qeu a demora na colonizaçao se deu devido a alta compactaçao do substrato.

Quando atrasa assim e o copo já virou um bolo endurecido, eu costumo DESCOLAR o bolo do copo e terminar a colonizaçao de cabeça pra baixo.
dá umas pancadinhas e deixa o bolo apoiado na tampa do copo.

E se liga com essa compactaçao.

usa menos agua na receita e nao esqueçe do garfo na hora de encher os copos SEM DAR PANCADINAH NENHUMA :)
 
Back
Top