Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Como você disse que não vai jogar fora, pela frutificação saberemos qual que é mais provável, geralmente os fungos brigam de forma química, gerando substancias para inibir os outros enquanto se alimentam do substrato. Já o trichoderma além das armas que todos os fungos utilizam, se alimenta dos nutrientes dos outros fungos ( é um micoparasita ), ou seja, se as condições de frutificação forem corretas e não houver frutificação ou frutificação de cogumelos extremamente debilitados provavelmente é trichoderma.
Eu tenho feito a desova dos grãos em substrato esterilizado em ambiente aberto.é isso, amigos, falhei na missão!
na próxima, vou esterelizar o substrato. além disso, na hora de preparar o bulking, vou fazer dentro do meu guarda roupa, com as duas portas abertas. isso deve diminuir o acesso de esporos indesejados.
uma dúvida @Cabritinho @PURUNGASCIENCE
onde vcs geralmente fazem a passagem dos grãos colonizados para o substrato bulk?
usam caixa de fluxo laminar ou airbox?
ou é possível fazer sem esses equipamentos?
É usado como agente de controle biológico, justamente por ser um micoparasita.Provavelmente foi isso que azedou, produtos de uso agrícola as vezes são enriquecidos com esporos de trichoderma de propósito pois são uteis para as plantas (acho que tem a ver com o ciclo do nitrogênio), esterilizar substrato é o tipo de coisa que cansa mas é necessário...
Eu só usaria a buckettek se fosse fazer bulk com esterco, mas não arrisco também, substrato nutritivo é mais para quem tem coragem e equipamento.
Eu faço na frente de um fluxo laminar pequeno que tenho. Não protege 100% porque a caixa é maior que o fluxo.é isso, amigos, falhei na missão!
na próxima, vou esterelizar o substrato. além disso, na hora de preparar o bulking, vou fazer dentro do meu guarda roupa, com as duas portas abertas. isso deve diminuir o acesso de esporos indesejados.
uma dúvida @Cabritinho @PURUNGASCIENCE
onde vcs geralmente fazem a passagem dos grãos colonizados para o substrato bulk?
usam caixa de fluxo laminar ou airbox?
ou é possível fazer sem esses equipamentos?
obrigado, @PURUNGASCIENCEQue lindo cara, eu nunca tive sorte com pftek, os meus demoraram mais de um mes para colonizar, e depois não frutificavam...
Tem alguma dica do que pode ser? Meu terrario é grande, com furos grandes cobertos com micropore, e tinha uma bomba de aquario oxigenando ele ligada num timer (não lembro a programação do timer). também tive a impressão que mesmo depois de esterilizados os grãos continuavam duros (fiz FAI sem virar um pó).
Sei que não é a proposta do tópico, mas como vc se mostrou um bom cultivador pftequeiro tu pode saber me ajudar kkkkkk