Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

comprei pelo app fibra de coco

Teux

Hifa
Cadastrado
19/08/2019
78
18
28
Pederneiras
saudações, caríssimos.

eu tenho um (mau) costume de desperdiçar dinheiro e, por isso, comprei 20L de fibra de coco no app que começa com shop e termina com pee.

image.jpg

ao ler a embalagem, me deparei com a seguinte informação:

IMG_4020.jpeg

será que aqui podemos aplicar a máxima “o barato sai caro”?

Como você disse que não vai jogar fora, pela frutificação saberemos qual que é mais provável, geralmente os fungos brigam de forma química, gerando substancias para inibir os outros enquanto se alimentam do substrato. Já o trichoderma além das armas que todos os fungos utilizam, se alimenta dos nutrientes dos outros fungos ( é um micoparasita ), ou seja, se as condições de frutificação forem corretas e não houver frutificação ou frutificação de cogumelos extremamente debilitados provavelmente é trichoderma.

apenas para fins científicos, não jogarei fora! rsrs

estou com alguns grãos sendo colonizados, creio que, até o final da colonização deles, já terei uma resposta sobre esse monotub contaminado.

se os spawns estivessem 100% colonizados, eu jogaria fora, pra desocupar o monotub. mas confesso que fria isso com muita dor no coração rs

tem umas partes do monotub que tem micélio saudável, com aspecto vigoroso. isso me consola, em parte. mas, pela partilha de vocês, creio que a contaminação é inevitável nesse caso… faz parte poxa, bora pra próxima

é isso, amigos, falhei na missão!

na próxima, vou esterelizar o substrato. além disso, na hora de preparar o bulking, vou fazer dentro do meu guarda roupa, com as duas portas abertas. isso deve diminuir o acesso de esporos indesejados.

uma dúvida @Cabritinho @PURUNGASCIENCE
onde vcs geralmente fazem a passagem dos grãos colonizados para o substrato bulk?
usam caixa de fluxo laminar ou airbox?
ou é possível fazer sem esses equipamentos?
Eu tenho feito a desova dos grãos em substrato esterilizado em ambiente aberto.
Como uso monotub não cabe em uma SAB, mas o jeito é limpar muito bem o ambiente, sanitizar com diversos produtos como água sanitária, lysoform e álcool 70, e sempre usar o grão bem colonizado e consolidado.
E para gente que não tem muito equipamento ou tempo, compensa mais usar um substrato a base de pó de coco e vermiculita esterilizados do que pasteurizados.

Provavelmente foi isso que azedou, produtos de uso agrícola as vezes são enriquecidos com esporos de trichoderma de propósito pois são uteis para as plantas (acho que tem a ver com o ciclo do nitrogênio), esterilizar substrato é o tipo de coisa que cansa mas é necessário...
Eu só usaria a buckettek se fosse fazer bulk com esterco, mas não arrisco também, substrato nutritivo é mais para quem tem coragem e equipamento.
É usado como agente de controle biológico, justamente por ser um micoparasita.

Ele combate patógenos que causam lesões e podridões em folhas, ramos, caules, frutos e/ou flores, como é o caso de Botrytis cinerea que causa o mofo cinzento em morango e plantas ornamentais.

é isso, amigos, falhei na missão!

na próxima, vou esterelizar o substrato. além disso, na hora de preparar o bulking, vou fazer dentro do meu guarda roupa, com as duas portas abertas. isso deve diminuir o acesso de esporos indesejados.

uma dúvida @Cabritinho @PURUNGASCIENCE
onde vcs geralmente fazem a passagem dos grãos colonizados para o substrato bulk?
usam caixa de fluxo laminar ou airbox?
ou é possível fazer sem esses equipamentos?
Eu faço na frente de um fluxo laminar pequeno que tenho. Não protege 100% porque a caixa é maior que o fluxo.
Essa transferência nunca vai ser 100% asséptica (até porque encontrar o F0 de esterelidade é impossível).
Pessoas que usam cabines de fluxo laminar maiores, principalmente quando são no formato laboratorial, têm maiores chance de não ter contaminações.

Pessoas que possuem ''salas limpas'', e higienizam bem com álcool, podem transferir muitas vezes sem equipamento nenhum e ter uma chance de sucesso muito alta.
Essa infelizmente não é minha realidade. Moro em uma kitnet bem pequena, e que possui muito mofo devido a problemas com infiltração e coisas do tipo.
Então pra aumentar minha chance de sucesso eu uso o fluxo laminar com filtro HEPA H14 pra dar uma ''limpada'' no ar do meu quarto.
Tem funcionado, estou frutificando alguns casings que montei de um strain com crescimento super lento, e até o momento não tive contaminações.

IMG_4297.jpeg
img_4300-jpeg.216940
IMG_4297.jpegIMG_4301.jpeg

Anexos

• IMG_4300.jpeg
    IMG_4300.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 20
Que lindo cara, eu nunca tive sorte com pftek, os meus demoraram mais de um mes para colonizar, e depois não frutificavam...
Tem alguma dica do que pode ser? Meu terrario é grande, com furos grandes cobertos com micropore, e tinha uma bomba de aquario oxigenando ele ligada num timer (não lembro a programação do timer). também tive a impressão que mesmo depois de esterilizados os grãos continuavam duros (fiz FAI sem virar um pó).
Sei que não é a proposta do tópico, mas como vc se mostrou um bom cultivador pftequeiro tu pode saber me ajudar kkkkkk

Que lindo cara, eu nunca tive sorte com pftek, os meus demoraram mais de um mes para colonizar, e depois não frutificavam...
Tem alguma dica do que pode ser? Meu terrario é grande, com furos grandes cobertos com micropore, e tinha uma bomba de aquario oxigenando ele ligada num timer (não lembro a programação do timer). também tive a impressão que mesmo depois de esterilizados os grãos continuavam duros (fiz FAI sem virar um pó).
Sei que não é a proposta do tópico, mas como vc se mostrou um bom cultivador pftequeiro tu pode saber me ajudar kkkkkk
obrigado, @PURUNGASCIENCE
é que falhei muitas vezes, agora acho que consigo me virar com pftek

pftek não frutificar, eu não faço ideia. os meus sempre frutificaram, mesmo que atrasados.
tentar fazer um cold dunk por 24h não é uma má ideia, isso pode ajudar.

eu uso um borrifador especial, um que solta quase um “vapor” mesmo. ao borrifar só uso água destilada. depois da pinagem não borrifo mais.

outra coisa, deixo o terrário de frente pra uma janela semiaberta. esse clima do “veranito” tem colaborado bastante pra frutificação.

mas me conte mais sobre.
em vez de farinha, vc usa o arroz inteiro?
usou a proporção convencional (1:1:2)?
o terrário segurava umidade?
tinha entrada pra ar fresco?

Então @Teux eu acho que foi tanta coisa errada...
Para começar explicando, a proporção foi 1 de FAI para 2 de vermiculita, o arroz eu triturei no liquidificador num ponto que não chegou a ser farinha, mas também não tinham ou tinham poucos grãos inteiros, a água eu umidifiquei até dar o ponto de umidade das gotinhas ao apertar (acho que ficou ligeiramente seco mas não muito), pus o selo de vermiculita seca, e esterilizado na pressão, a inoculação foi com CL em 4 cantos dos potes esterilizados. A colonização foi muito lenta, demorou mais de um mês, sendo que a mesma cl colonizou outros grãos, substrato e frutificou antes mesmo dos PF serem aniversariados. Quando aniversário os bolos, eu coloquei eles sobre pratinhos dentro do terrário depois de fazer o roll, o micélio não parava de crescer, seja em bolhas no bolo, seja na superfície do prato, eu fiz cold shock e mesmo assim ele só continuava crescendo bolhas de micélio, depois de uma cota no terrário o duende verde veio e acabou com todas as esperanças kkkkkkk.
O que me surpreendeu, é que mesmo com a oxigenação extra de uma bombinha de aquário os bolos não pinaram.
Um dia eu pretendo fazer novamente alguma experiência com PF, o que pretendo fazer é talvez triturar um pouco mais o arroz, deixar a mistura hidratar algumas horas antes de por para esterilizar (na intenção de deixar o arroz mais úmido e macio), encher menos os copos, além de melhorar a troca gasosa durante a colonização.
Tenho dúvidas sobre a oxigenação com bomba de aquário, pq eu curto a ideia de um terrário mais auto suficiente sabe, e para mim fazia muito sentido incrementar a oxigenação (não tive problemas com umidades pelo que reparava nas paredes do terrário, mas talvez a realidade lá dentro fosse outra, vai saber...
Eu que sou dado a cultivar com grão tô querendo conseguir algum tipo de colheita com PF. Talvez eu faça alguma experiência com uma seringa de Puerto Rico que tenho guardada.

essa foi sua única experiência com pftek? ou teve mais alguma?
pode ser que, por um motivo desconhecido, simplesmente não deu certo
acho que vale a pena tentar de novo
talvez o bolo estava contaminado sem vc ter percebido, pq é estranho esse tempo de 1 mês pra colonizar, usando CL como meio de inoculação…
também não sei sobre a oxigenação por bomba de aquário, vc usa uma caixa organizadora de terrário?

Back