Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

comprei pelo app fibra de coco

• Criador do tópico Criador do tópico Teux
  • Data de início Data de início

Teux

Hifa
Cadastrado
19/08/2019
79
18
29
Pederneiras
saudações, caríssimos.

eu tenho um (mau) costume de desperdiçar dinheiro e, por isso, comprei 20L de fibra de coco no app que começa com shop e termina com pee.

image.jpg

ao ler a embalagem, me deparei com a seguinte informação:

IMG_4020.jpeg

será que aqui podemos aplicar a máxima “o barato sai caro”?

O gesso não deve prejudicar em nada. Pode até ajudar.

saudações, caríssimos.

eu tenho um (mau) costume de desperdiçar dinheiro e, por isso, comprei 20L de fibra de coco no app que começa com shop e termina com pee.

View attachment 216835

ao ler a embalagem, me deparei com a seguinte informação:

View attachment 216836

será que aqui podemos aplicar a máxima “o barato sai caro”?
O problema eh esse "tratado", que tratamento eh esse? Se for um anti vida adicionado ai já eras.
NPK eh, nitrogênio, fósforo e potássio... provavelmente não será utilizado pelo micélio mas acho que não vai interferir.
Gesso eu adiciono um pouco nos meus frascos de milho.

O gesso não deve prejudicar em nada. Pode até ajudar.
a regulagem de pH, né?

O problema eh esse "tratado", que tratamento eh esse? Se for um anti vida adicionado ai já eras.
NPK eh, nitrogênio, fósforo e potássio... provavelmente não será utilizado pelo micélio mas acho que não vai interferir.
Gesso eu adiciono um pouco nos meus frascos de milho.
entao cara… situação difícil essa
eu espero que o “tratado” seja no sentido de que a fibra foi moída/triturada
vou fazer o teste aqui e, daqui algumas semanas, conto noq deu

Rapaz faz um teste, já que comprou mesmo, monta um casing pequeno e vê se funciona legal.
O micélio é bem resistente.
Eu já comprei MUITA coisa e vejo que o cultivo perfeito muitas vezes é simples com as coisas que a gente tem mesmo.
Bons cultivos.

salve, pessoal
boa noite

aparentemente, essa fibra parece fuincionar.
fiz bulking de dois spawns utilizando apenas a fibra de coco.
isso foi há duas semanas.
está demorando pra terminar de colonizar, o ideal é eu esperar a superfície toda ficar branca né?
em breve posto mais fotos…
image.jpg
image.jpg

Eu tinha visto esse tópico um tempo atras e acreditei que o npk fosse estressar o micélio pela toxicidade do nitrogênio (uréia), mas deve ter sido uma adição pequena que pode até auxiliar a nutrição.
Sobre o ponto de colonização do bolo, dependendo a strain que vc está usando, o tipo de inóculo que vc fez pode variar, mas como tu montou casings em média é para tu esperar de uns 7 à 15 dias para por em condições de frutificação.
Está fazendo frio ai?

sim, parece que o NPK não é prejudicial, vamos aguardar pra ver a frutificação
então essa strain é a cambodian, a inoculação do spawn eu fiz com cultura líquida
e tá fazendo frio sim, mas mais de manhã e à noite, durante o dia está apenas ventando bastante, pra quem é do interior de sp 20 ºC já é frio kkkkkk
acredito que mais umas duas semanas dá pra frutificar..

KKKKKKKKKKK Eu também sou do interior de são paulo, aqui tá fazendo um friozinho bom até para frutificar mais fresco, mas colonizar fica lento mesmo.
Eu to colonizando um monotub de b+akm, um casing de Puerto Rico e mais alguns spawns de Puerto Rico.
O teu cultivo usando Cambo via Cl mesmo nesse frio deve colonizar mais rápido, eu diria no maximo uns 10 dias
Tem quanto tempo que vc fez a desova dos grãos?

KKKKKKKKKKK Eu também sou do interior de são paulo, aqui tá fazendo um friozinho bom até para frutificar mais fresco, mas colonizar fica lento mesmo.
Eu to colonizando um monotub de b+akm, um casing de Puerto Rico e mais alguns spawns de Puerto Rico.
O teu cultivo usando Cambo via Cl mesmo nesse frio deve colonizar mais rápido, eu diria no maximo uns 10 dias
Tem quanto tempo que vc fez a desova dos grãos?
putz eu não marquei a data 😓
ACHO que faz umas 2 semanas rssss
e há uma semana passei um pote pro substrato (o mesmo, só de fibra), mas numa caixa menor, dei uma olhada aqui e já saiu um pouco de micélio pra superfície
to com apenas um bolo pftek frutificando, tirei ele da geladeira ontem
nessa exato momento to esterilizando mais dois potes com arroz integral kkkkkkk
to pensando aqui em fazer uma cultura líquida, tenho uma solução de esporos 100% estéril que comprei pela net, ela vem num frasco de penicilina, esse é o próximo plano…
achei meio cabuloso sugar o conteúdo do frasco de penicilina, tem que ter as manha pra conseguir puxar todo o conteúdo

IMG_4279.jpeg
contaminou 🤬

Poxa cara, que pena...

Cara, eu andei pensando, está com cara de duende verde, mas, porém, entretanto, toda via, as vezes o micélio estressa e dá umas esverdeadas
Eu não estou ai vendo de perto, mas acredito ter uma chance (pequena) de não ser contaminação.
Espera, se essa mancha triplicar de tamanho em dois dias ou menos com certeza é contaminação, se ficar estagnada pode ser algum estresse do micélio

Poxa cara, que pena...
eu acho que ainda tem esperança, vamos ver…
o micélio de cubensis é bem resistente quando está desenvolvido
a questão é: quem vai ganhar essa corrida?
o trichoderma é beneficiado por acúmulo de CO2, pode ser que tenha sido isso… a caixa estava completamente vedada
já fiz umas aberturas nela
se eu perceber que a mancha verde não sai ou que ela está ganhando espaço, vou tentar remover o pedaço contaminado
mas jogar fora eu não vou…
É assim mesmo, mas que bom que vc está com um bolo pf frutificando, eu estou com alguns colonizando, mas o medo de contaminar me faz perder o sono kkkkkk
tenho alguns spawns sendo colonizados tbm, o bom é justamente isso, ter um plano B caso o plano A não funcione kkkkkk
ansiedade é foda, gosto de pensar que, mesmo se contaminar, é válido, pq a gente aprende com os erros

Cara, eu andei pensando, está com cara de duende verde, mas, porém, entretanto, toda via, as vezes o micélio estressa e dá umas esverdeadas
Eu não estou ai vendo de perto, mas acredito ter uma chance (pequena) de não ser contaminação.
Espera, se essa mancha triplicar de tamanho em dois dias ou menos com certeza é contaminação, se ficar estagnada pode ser algum estresse do micélio
dei uma olhada aqui sobre esse “duende-verde”, parece que é contaminação mesmo… vc tem certeza sobre isso?
IMG_4281.jpeg

eu acho que ainda tem esperança, vamos ver…
o micélio de cubensis é bem resistente quando está desenvolvido
a questão é: quem vai ganhar essa corrida?
o trichoderma é beneficiado por acúmulo de CO2, pode ser que tenha sido isso… a caixa estava completamente vedada
já fiz umas aberturas nela
se eu perceber que a mancha verde não sai ou que ela está ganhando espaço, vou tentar remover o pedaço contaminado
mas jogar fora eu não vou…

tenho alguns spawns sendo colonizados tbm, o bom é justamente isso, ter um plano B caso o plano A não funcione kkkkkk
ansiedade é foda, gosto de pensar que, mesmo se contaminar, é válido, pq a gente aprende com os erros

dei uma olhada aqui sobre esse “duende-verde”, parece que é contaminação mesmo… vc tem certeza sobre isso?View attachment 216925

Não tem como saber direito qual contaminante que é só pela cor, pois temos trichoderma, penicillium e aspergillus que podem ter essa coloração.

A foto também não ajuda muito, pois a diferença entre trichoderma e penicillium por exemplo é que o penicillium é um verde azulado enquanto trichoderma é apenas verde.

Como você disse que não vai jogar fora, pela frutificação saberemos qual que é mais provável, geralmente os fungos brigam de forma química, gerando substancias para inibir os outros enquanto se alimentam do substrato. Já o trichoderma além das armas que todos os fungos utilizam, se alimenta dos nutrientes dos outros fungos ( é um micoparasita ), ou seja, se as condições de frutificação forem corretas e não houver frutificação ou frutificação de cogumelos extremamente debilitados provavelmente é trichoderma.

Trichoderma, quando aparece esporulando, na sua típica cor verde, já tomou a maior parte do substrato.

Dificilmente se salva algo.

entendi.

note-se: eu não esterilizei a vermiculita, apenas realizei o bucket tek (joguei água fervendo e tampei o balde).

eis o provável motivo da contaminação.

Trichoderma, quando aparece esporulando, na sua típica cor verde, já tomou a maior parte do substrato.

Dificilmente se salva algo.
eu ia pesquisar justamente isso hoje! fiquei curioso sobre o fato de o trichoderma se reproduzir via cogumelo (imaginei um cogumelo de trichoderma, sinistro)
Não tem como saber direito qual contaminante que é só pela cor, pois temos trichoderma, penicillium e aspergillus que podem ter essa coloração.

A foto também não ajuda muito, pois a diferença entre trichoderma e penicillium por exemplo é que o penicillium é um verde azulado enquanto trichoderma é apenas verde.

Como você disse que não vai jogar fora, pela frutificação saberemos qual que é mais provável, geralmente os fungos brigam de forma química, gerando substancias para inibir os outros enquanto se alimentam do substrato. Já o trichoderma além das armas que todos os fungos utilizam, se alimenta dos nutrientes dos outros fungos ( é um micoparasita ), ou seja, se as condições de frutificação forem corretas e não houver frutificação ou frutificação de cogumelos extremamente debilitados provavelmente é trichoderma.
agora estou pensando em jogar fora rsrs
até pensei que seria possível o cubensis superar o tricho, mas se já está esporulando então game over

Eu já tive algumas contaminações com o Trichoderma. Quando frutifica com a contaminação os cogus abortam. Não recomendo seguir com o cultivo, só gera frustração.
Buket tek sempre deu errado por aqui (moro em uma cidade conhecida por ter MUITO mofo), todas as casas aqui possuem esse problema por ser uma cidade histórica em região montanhosa de muita umidade.
Agora esterilizo tudo, tento usar as técnicas assépticas sempre 100%, com bastante álcool. Tem dado certo.

note-se: eu não esterilizei a vermiculita, apenas realizei o bucket tek (joguei água fervendo e tampei o balde).
Provavelmente foi isso que azedou, produtos de uso agrícola as vezes são enriquecidos com esporos de trichoderma de propósito pois são uteis para as plantas (acho que tem a ver com o ciclo do nitrogênio), esterilizar substrato é o tipo de coisa que cansa mas é necessário...
Eu só usaria a buckettek se fosse fazer bulk com esterco, mas não arrisco também, substrato nutritivo é mais para quem tem coragem e equipamento.

é isso, amigos, falhei na missão!

na próxima, vou esterelizar o substrato. além disso, na hora de preparar o bulking, vou fazer dentro do meu guarda roupa, com as duas portas abertas. isso deve diminuir o acesso de esporos indesejados.

uma dúvida @Cabritinho @PURUNGASCIENCE
onde vcs geralmente fazem a passagem dos grãos colonizados para o substrato bulk?
usam caixa de fluxo laminar ou airbox?
ou é possível fazer sem esses equipamentos?

Última edição:
Back