Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - terrenos variados

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Olá, sou Ramon, estou começando a ler e estudar nessa área recentemente, e estou fascinado!
Então perdoem minha ignorância, caso fizer algo errado. Neste final do ano (2011) viajei para minas gerais para um sitio perto de Conselheiro Pena, então resolvi ir á caça aos cogumelos, (obs.: nunca tinha feito isso!) Pesquisei um pouco mas só achava informações relacionadas ao Exterior como Europa, mas nada Brasileiro.
Então fui meio que perdido nessa caça. Porém fiquei surpreendido com quantos cogumelos que encontrei.
Ai vai um dos que achei mais bonito, porém super delicado...

Habitat: Num tronco de coqueiro caído no chão ao lado de um super pequeno córrego, e sobre a sombra de um Bambuzal. Os primeiros que vi estavam totalmente expostos, depois notei mais debaixo da casca do tronco.
Lâminas (Lamelas, Gills): Como sou inexperiente pelo que notei são Adnexas. São totalmente brancas também. E super frágeis.

aimg841.imageshack.us_img841_5562_dsc02406vy.th.jpg

Estipe (Talo, Stem): Na base de cor Branca, mas depois mais acima fica amarelada. Mais ou menos de 3 a 5 cm. E estava livre de véu ou algo parecido.

aimg36.imageshack.us_img36_1481_dsc02401i.th.jpg

Píleo (Chapéu, Cap): Novamente posso estar errado mas me parece Campanulado. Branco, com uma textura macia e cheio de bolinhas em cima pela foto da pra ver mas não sei como se chamam, e são brancos também.
aimg31.imageshack.us_img31_6875_dsc02405hr.th.jpgaimg62.imageshack.us_img62_3706_dsc02404h.th.jpg

Cor do carimbo de esporos: Como foi minha primeira caça, não sabia desse passo importante, apesar de nem ter colhido pois sabia que devia respeitar eles e não estavam com bastante quantidade.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não há.
Local: Sítio, cidade mais próxima Conselheiro Pena - MG.

Debaixo da casca do Coqueiro:
aimg337.imageshack.us_img337_7184_dsc02164bw.th.jpg

Eles quando jovens:
aimg855.imageshack.us_img855_5040_dsc02263w.th.jpg

Demorei para ver um em perfeito estado acompanhei eles por 4 dias, como eram frageis toda vez tinha um quebrado ou despedaçado, talvez pela chuva ou por alguém. Mas esses dias chovia todo dia, e depois fazia muito calor. Peço que deem uma olhada nessas fotos e digam o que acham, mas fiquei com tanta vontade de comer esses pareciam deliciosos mas podem ser mortíferos...:sneaky:

Nossa Ramoncp93 muito lindos eles , parabens, belas fotos !
Da vontade de comer mesmo ,parecem recheio de nhabenta rsrs ,hunn .
Dava dez reais por um pedaço do micelio so pra poder cultiva-lo aki em casa rsrsrsrs , lindo d +!
Nao sei dizer a especie ou se sao venenosos ou nao , mas se vc este procurando psicoativos parece que e melhor procurar no esterco de ruminantes em pastos , mas se vc tbm esta procurando especies variadas para admiraçao e fotografia que nem eu , acho que a mata e o melhor lugar !
Abçs!

Realmente eu estava procurando por cogumelos que possam ser adicionados á culinaria, e principalmente pela beleza deles, para tirar fotos e observar... eu tinha que comprar uma camera com lentes macro mas essa deu pra quebrar o galho, essa foto no meu avatar desse cogumelo é outro que fiquei morrendo de vontade de comer, ele fica todo branco depois de aberto e é super grande. Depois se quiser tbm coloco fotos dele.
E OBG pelos elogios.

Habitat: Grama, possivelmente adubada com esterco misto
Lâminas: Adnexas para livres
Estipe: Talo com Volva(bege) 3-5 cm de altura. 5-8 mm de diâmetro. Cor bege bem claro.
Píleo: Ovalado. 3-4 cm, brota Cor Marrom Claro e solta como uma pele quando cresce sendo bege por baixo
Cor do Carimbo: não deu tempo (esposa jogou fora, rs..)
Mudança de Cor: Talo - Bege para marrom / Lâminas - Ficaram acinzentadas / Volva bege não escureceu
Local: Quintal, Campinas, SP

Informações Adicionais:

Bom Tarde amigos amantes dos cogus.
Moro em Campinas, e neste local a 11 anos. Meu jardim é simples tem esse gramado onde "surgiram" recentemente estes exemplares. Esse gramado está sob um Chorão que descarrega milhares de folhinhas sobre esse gramado que na verdade é um local onde pisamos sobre placas de cimento divididas por este gramadinho. Ali nossos cães e costumam batizar-los com suas duas necessidades...rsss.. Quando chove aqui, como ocorreu estes dias, a água lava este gramado. Então a mágica se fez e brotou do chão diversos carinhas como esse ai da foto. Nunca imaginei que poderia mas como sou um curioso cuidadoso, resolvi estudar os filhos da terra. minha esposa quando os vê os arranca com medo de que os cães os comam e venha a passar mal. Com pena um dia resolvi colher alguns e deixar num quartinho que tenho e eles abriram e sob o chapéu ficou acinzentado e ao quebrar talo, este ficou amarronzado, o chapéu ficou meio que quebradiço ao manipulá-lo. Seriam venenosos?
Nosso medo são os cães e gatos (2 de cada) come-los e passarem mal.
Fotos do Local:

IMG0066A.jpgIMG0067A.jpgIMG0068A.jpgIMG0069A.jpg

Vc quer saber se sao comestiveis , venenosos ou alucinogenos ?
Alucinogenos esses nao sao , eles nascem nas fezes de ruminantes e quando danificados azulam por causa da oxidaçao da psilocibina !
Agora nao sei dizer de sao comestiveis ou venenosos apesar que comestiveis todos sao , so que alguns sao apenas uma vez rererer .

Boa sorte !

Boa tarde amigos, estou enviando fotos de outros cogumelos que estão nascendo na minha região complementando minha outra mensagem;como disse anteriormente, quase todos dos pastos são assim, alguns menores e outros como os da foto. Em breve , postarei outra raça que tb nasce naturalemnte nos estercos por aqui.Este tambem estou tirando o "carimbo" , como todos que coleto.

Por favor, peço ajuda para identificação.Desde já, estou a disposição de todos !!

Caramba , aposto como tinha gnomo debaixo desse !

Bom dia pessoal!
Lendo os posts e bibliotecas fui me apaixonando pelos processos de desenvolvimento dos cogumelos. e aquele cog que postei pedindo identificação, cresceu mais e então notei alterações na identificação, esperei o crescimento e então colhi e consegui fazer um print em papel, muito legal! O talo escureceu antes de colher ficou meio que marrom dourado. como segue:

Lâminas: Livres
Estipe: Talo com Volva(bege) 3-5 cm de altura. 5-8 mm de diâmetro. Cor bege bem claro.
Píleo: Umbonado. 7 cm, brota Cor Marrom Claro e solta como uma pele quando cresce sendo bege por baixo
Cor do Carimbo: verde acinzentado *******
Mudança de Cor: Talo - Bege para marrom / Lâminas - Ficaram acinzentadas / Volva escureceu
Local: Quintal, Campinas, SP

fotos:

IMG0071A.jpgIMG0072A.jpg

Bom dia pessoal!
Lendo os posts e bibliotecas fui me apaixonando pelos processos de desenvolvimento dos cogumelos. e aquele cog que postei pedindo identificação, cresceu mais e então notei alterações na identificação, esperei o crescimento e então colhi e consegui fazer um print em papel, muito legal! O talo escureceu antes de colher ficou meio que marrom dourado. como segue:

Muito bonito esse cogumelo , vc ate pode tentar cultiva-lo , mas o melhor metodo e a clonagem placas de petri para que se obtenha um purificaçao do cogumelo coletado ,e desse sim obter carimbos sem possiveis contaminação , mas isso seria apena para fins de gerar conhecimento que nem eu que cultivei varios cogumelos comuns e alguns possivelmente venenosos so para ganhar algum conhecimento para que na hora que eu tivesse o meu carimbo eu ja tivesse conhecimento pratico !

Da uma lida nesse topico , ele pode te ajudar um pouco: https://teonanacatl.org/threads/guia-de-identificação-de-psilocybes.6979/

Pessoal nasceram uns cogus em um terrario e eu estou mto na duvida, li o post de identificação de cogus e la diz q geralmente os de colocaração clara em baixo não são psicoativos, estes são pequenos finos marrons claro mais a parte debaixo são bem claras ... são bem bonitos mais acho que vão servir apenas para decoração mesmo! estou certo?

img00053201201231800.jpg

Fica bem difícil saber somente assim, @Leaphar . Somente com um estudo mais detalhado.
Seria por curiosidade, mas de qualquer forma agradeço a atenção Rain Spirit .

Bom dia pessoal, para a minha surpresa hoje eu conferi eles pela manha e nasceram mais alguns, os "maduros" se assim posso chama-los estão com a parte de baixo escura e o chapeu bem concavo tirei mais duas fotos, se puderem me ajudar agradeço, retirei 3 deles mais não notei mudança na coloração do talo. Sera que são psicoativos?

img00055201201240920.jpgimg00057201201240921.jpg

Última edição por um moderador:
Não são psicoativos.

Não são psicoativos.
Deixa eles no terrario sem mexer para que eles continuem crescendo pq se vc tivesse tentando fazer um terrario de cogumelos vc ia ver como vc deu sorte por eles terem nascido sosinhos :)
Plantas sao faceis de plantar , cogumelos sao dificeis !
vlw !

To deixando sim ficam bem bonitos, e não param de nascer novos, impressionante que agora o numero triplicou de cogus, bem legal, fim de semana vou ver se acho os cubensis e tentar cultiva-los. Obrigado a todos pela a atenção!
Luz ...

To deixando sim ficam bem bonitos, e não param de nascer novos, impressionante que agora o numero triplicou de cogus, bem legal, fim de semana vou ver se acho os cubensis e tentar cultiva-los. Obrigado a todos pela a atenção!
Luz ...

Os pastos devem ter cubensis aos montes... pelo menos aqui no estado de SP com a chuvarada desses dias :).

Os pastos devem ter cubensis aos montes... pelo menos aqui no estado de SP com a chuvarada desses dias :).
Sou de sp mais do litoral, não tem mtos pastos por aqui mais vou em busca..rs está chovendo todos os dias fim de tarde..
Obrigado Luz a todos

Habitat: madeira. perto de uma mata
Lâminas (Lamelas, Gills): Sinuosas, alaranjadas
Estipe (Talo, Stem): 1 estipe livre, 1,8cm de comprimento , 0,3cm de diametro. talo um pouco rigido. cor vermelho alaranjado.
Píleo (Chapéu, Cap): chapéu plano com 2cm de diametro, cor amarela e com manchas vermelhas e azuis.
Cor do carimbo de esporos: amarelo
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): nehuma mudança aparente
Local: viçosa MG

Sem título.jpgSem título2.jpgSem título3.jpg

Última edição por um moderador:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back