Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - terrenos variados

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Fotos, ainda mais fora de foco, geralmente não são uma boa ferramenta para identificar a nível de espécie.

Eu só acrescentaria duas coisas,
1) se a ideia é procurar cogumelos psicoativos não adianta ficar pegando tudo o que aparece pela frente (pior ainda, coletando LBMs). Tem que saber mais ou menos o que procurar antes da coleta e não depois.
2) FAÇAM carimbo de esporos num papel branco, a cor dos esporos é fundamental; muitas vezes a cor das lamelas não representa a cor dos esporos.

Eu só vou dar o exemplo do Cymbaline, já que pra mim as características dele não representam muita coisa:

Habitat: Encontrado na beira da estrada, embaixo de uma arvore rente ao muro e perto do asfalto.
--- Embaixo de uma árvore e rente ao muro e perto do asfalto, mas crescendo no quê??? Papel? Saco de biscoito? Madeira? Cigarro? Tijolo? Esterco? Solo?
Lâminas: Marron, tanto nos brancos quanto nos marronzinhos.
--- Cor das lamelas é bom, mas e aí? Adnatas? Adnexas? Livres?
Estipe (Talo, Stem): ta na foto ali, não crescem mais que isso.
--- Tá na foto de resolução 4 pixels, não tem medida, não tem nada. Nuas? Anel?...
Píleo (Chapéu, Cap.): Liso.
... ok
Mudança de cor: Não.
... ok
Local: Palhoça, Santa Catarina.

Algumas espécies e gêneros são bem característicos e basta umas boas fotos com boa resolução, mas nem todos são assim, aí fica difícil.

Boa Noite, encontrei esses cogumelos na raiz de uma árvore, pareciam se cubensis, porém depois de eu tirá-los do solo eles se desmacharam por conta da chuva, e um liquido escuro tomou conta deles, eles são cubensis realmente?

Boa Noite, encontrei esses cogumelos na raiz de uma árvore,

Leia as primeiras mensagens do tópico para saber que dados enviar quando pedir uma identificação.

E a figura não está aparecendo.

Habitat: Encontrado na raiz de uma árvore.
Lâminas: cog grandes: cinza escuro/preto. cog menores: marrom claro.
Estipe (Talo, Stem): 5cm de altura, 4 mm de largura. Curvado na base, sólido e um pouco torcido.
Píleo (Chapéu, Cap.): 2-3cm de diâmetro. lisos para rugoso.
Cor do carimbo de esporos: Pretos em grande quantidade.
Mudança de cor: não.
Local:Goiânia/Goiás.

Foto: https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=3c32305370&view=att&th=1346630a98d68370&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_gwhve0ln0&zw

@Enteogeno, a foto está hospedada na sua conta do Gmail. Precisa de senha para acessar, lembra?! :confused:

Mas já vou adiantando, pela descrição, talvez não seja psicoativo.

Habitat: Encontrado na Grama baixa.
Lâminas: cog grandes: marrom claro/beje.
Estipe (Talo, Stem): 4cm de altura, Curvado na base, oco e muito frágil.
Píleo (Chapéu, Cap.): 2-3cm de diâmetro. lisos.
Cor do carimbo de esporos: Não tirei o carimbo.
Mudança de cor: não.
Local:Grande Florianópolis, Santa Catarina.

Eu sei que não são psicoativos, mas estou catalogando todas as espécies de Santa Catarina, então queria uma confirmação da espécie, a minha desconfiança é que são da epécie conocybe lactea, gostaria de uma confirmação.

conocybelactea.jpgconocybelactea01.jpg

Habitat: tronco em decomposição perto de um córrego na mata .
Lâminas (Lamelas, Gills): cogumelo ainda não abriu .

Estipe (Talo, Stem):2cm, lizo.

Píleo (Chapéu, Cap): Cônico
Cor do carimbo de esporos: sem carimbo !

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Nao foi fissurado , eu o coletei com o tronco e vou esperar madurar para que caso seja um cubensis eu possa fazer um carimbo !

Local: Mangaratiba- Rio de janeiro

Imagens para indicar:
foto tirada a luz do dia
20120102193543166.jpg20120102193515753.jpg20120102193505765.jpg
fotos com luz artificial ,depois do transporte eu percebi que o tom dourado que ele tinha quando eu o encontrei havia diminuido.
dsc02957w.jpgdsc02958yk.jpgdsc02964j.jpg

Habitat: tronco em decomposição do lado da minha casa .
Lâminas (Lamelas, Gills): acho que são Adnexas .

Estipe (Talo, Stem):4 cm

Píleo (Chapéu, Cap): 6cm, Convexo durante o dia e Plano durante a noite

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Nao foi fissurado, esse cogumelo nasceu do lado da minha casa e como não sei de qual tipo é , eu não coletei !

Imagens para indicar:
fotos tirada a luz do dia
201201021801478.jpg20120102180113538.jpg

fotos tiradas durante a noite (com flash );)
dsc02969t.jpgdsc02965lz.jpg dsc02971q.jpgdsc02972mf.jpgdsc02968i.jpg
seria esporos isso que ele estava liberando , parecia que estava saindo vapor debaixo dele , muito lindo de observar !
dsc02977k.jpg
parte comida por uma aranha catinguenta
20120102180121438.jpg

aranha catinguenta comedora de cogumelos ( pra quem nao conhece!)
dsc03001nr.jpg

Habitat: foi um amigo que encontrou e guardou para mim , ele disse que estava no chão rico em materia organica em decomposição .
Lâminas (Lamelas, Gills): acho que são Adnexas .

Estipe (Talo, Stem): 9 cm , anel (?)

Píleo (Chapéu, Cap): 8,cm, Plano com pelinhos .

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Nao foi fissurado, esse cogumelo ainda esta plantado e como não sei de qual tipo é , eu não coletei , mas posso coleta-lo a qualquer momento rsrs !

Imagens para indicar:
20120102195235359.jpg20120102195223369.jpg20120102195136690.jpg20120102195124736.jpg

Habitat: tronco em decomposição perto de um córrego na mata .
Lâminas (Lamelas, Gills): Convexo, 1 cm .

Estipe (Talo, Stem):2cm, lizo.

Píleo (Chapéu, Cap): Convexo

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Nao foi fissurado , eu o coletei com o tronco e vou esperar madurar para que caso seja um cubensis eu possa fazer um carimbo !

dsc02990q.jpgdsc02988s.jpgdsc02987j.jpgdsc02986a.jpg

Nenhum deles ?

@gurgumelo, você coletou/viu vários cogumelos em troncos e está esperando eles crescerem para caso sejam P. cubensis? Você está fazendo isso errado. P. cubensis NÃO CRESCE em madeira. Leia o guia que o gldtn te passou.

@gurgumelo, você coletou/viu vários cogumelos em troncos e está esperando eles crescerem para caso sejam P. cubensis? Você está fazendo isso errado. P. cubensis NÃO CRESCE em madeira. Leia o guia que o gldtn te passou.
Ola , obrigado pela resposta !
Sim eu coletei os cogumelos , mas nao esperando que fossem psicoativos ou cubensis , mas aqueles que postei eu realmente pensei que tinha alguma coisa do tipo , eu sou um admirador , sempre gostei de cogumelos , eu ´´planto`` e fotografo cogumelos por hobby , ate que um dia fiquei sabendo dos cubensis e isso expandiu minha curiosidade , ate intao eu venho buscando na net uma forma de conseguir esporos , mas sem sucesso !
Como aqui perto de casa nao tem pasto acredito que minha busca va se estender um pouco mais , sei que tem os bancos de esporos mas nao sei ate que ponto sao confiaveis depois de ler criticas boas e ruins sobre alguns !
Desculpem a falta de acentos !
So para dar enfase no que falei !
Sei que aki nao e o topco de imagens , se tiver problema, ficarei feliz em retira-las !

aimg403.imageshack.us_img403_3338_dsc03008q.jpgaimg545.imageshack.us_img545_9380_dsc03003ws.jpgaimg542.imageshack.us_img542_6098_dsc02949ci.jpgaimg810.imageshack.us_img810_7531_dsc02948g.jpg

... Como aqui perto de casa nao tem pasto acredito que minha busca va se estender um pouco mais , sei que tem os bancos de esporos mas nao sei ate que ponto sao confiaveis depois de ler criticas boas e ruins sobre alguns !

A PróFungos é 100% confiável! Porém ao enviar é preciso fazer todo o procedimento corretamente, e o mais importante, enviar a carta registrada! :)

A PróFungos é 100% confiável! Porém ao enviar é preciso fazer todo o procedimento corretamente, e o mais importante, enviar a carta registrada! :)
Mandei hoje uma carta para a pro fungos , acredito ter feito tudo certo !
E eu nao sabia que e ilegal mandar dinheiro por carta , sorte que a atendente é minha amiga e fez vista grossa , eu coloquei o dinheiro embrulhado em um pedaço de jornal , so que fiz isso na frente dela rsrsrs.
Agora vou esperar !
vlw !

Acho que se declarar o valor tem que fazer seguro. Isso se dinheiro vivo estiver na categoria "papel representativo de valor ao portador".

Vejam esse trecho na seção de proibições, válido para empresas, em operações de importação e exportações.

http://www.correios.com.br/empresa/exporta_importa/exportacoes/proibicoes.cfm

Objetos Aceitos com Restrição
Artigos de ouro, platina, prata, bronze, níquel ou qualquer outro metal de valor, cédula e moedas fora de circulação, selos ou qualquer outra fórmula de franqueamento, jóias e artigos preciosos ou qualquer papel representativo de valor ao portador só podem ser aceitos mediante Seguro Opcional.

Ela me explicou que tem o vale- postal que e um sistema do proprio correio para envio de dinheiro , vc da o dinheiro no caixa e eles transferem a quantia digital para a agencia do correios onde a pessoa mora e la ela pode retirar o dinheiro !

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back