Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - terrenos variados

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.

Crânio

TeoBot
Membro da Staff
Membro Ativo
25/01/2005
115
91
teonanacatl.org
Tópico para reunir os pedidos de identificação que foram postadas inicialmente em Identificando seus cogumelos!, relativos a cogumelos encontrados em terrenos variados (que não sejam pastos ou terreno adubado com estrume, e nem locais com pinheiros, que são habitats de Amanitas - tratados em outros tópicos) e que foram identificados como não psicoativos ou não foram respondidos de forma conclusiva.

ATENÇÃO: cuidado com cogumelos não identificados com segurança. Sempre há a possibilidade de serem tóxicos, mesmo que ninguém tenha apontado-os como tal.

Este tópico visa a servir de base de consulta para identificadores novatos e experientes. Os pedidos de identificação devem continuar a serem feitos no tópico 'Identificando seus cogumelos!', seguindo as regras postadas lá.

O 'Identificando seus cogumelos!' servirá também para postar, caso necessário, dúvidas a respeito das identificações desse tópico, que será mantido fechado.
 
Esses que nasceram no meu quintal:

jhonii1.jpg

e depois ficou assim:

jhonii2.jpg

Habitat: Gramado (sujeito a feses de cães)
Lâminas (Lamelas, Gills): ?
Estipe (Talo, Stem): comprimento 10cm, diâmetro 2cm, cor: branco. Nº 1 livre
Píleo (Chapéu, Cap): Branco. + - 5 plano
Cor do carimbo de esporos: amarelado
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): amarelado
Local: Curitiba- PR
 
Provavelmente não são psicoativos. O mais estranho é o apodrecimento do píleo na foto 2.
 
Alô pessoal! Sinto muito por não postar fotos, mas não possuo celular ou câmera digital. Moro há quilômetros de distância da cidade, no campo.

Mudei-me recentemente! E peço ajuda na identificação de dois tipo de cogumelos

O Clima esfrita à noite, até os 15 ~18º C, e a partir das 9h esquenta até os 23 ~26 ºC
A umidade é alta, não chove, porém é comum as plantas amanhecerem gotejando (cerração)

Encontrei um cubensis de 10cm de caule e um chapéu de 6cm de diametro que me proveu ótimas viajens!!!

Depois disso encontrei um pasto (perto de casa), onde pude encontrar alguns cogumelos que me deixaram com dúvida. São pequenos, creio que devido ao clima, 3cm de caule no máximo e chapéu de 3 a 4cm de diametro.

A parte inferior do chapéu varia do marrom não muito escuro até o quase preto, porém menos intenso do que estou acostumado a ver. O caule não apresenta coloração azul, porém depois de seco ao sol ele "evapora" ficando apenas a pele do caulo de cor preta no interior.

Seriam os sagrados Cubensis?

Uma vez encontrei um sem caule, porém a parte inferior do chapéu era de preto intenso e o cheiro muito parecido com o cubensis (será que é?)

Bom, hoje ainda, algo mais impressionante ocorreu.

Em busca de um bezerro recém nascido desaparecido, encontrei um local onde meu vô adubou e arou para plantar eucaliptos e lá, senhores
Vi dezenas! Muitos cogumelos, todos muito grandes! de 7cm a 10cm de caule e chapéus de 10cm de diâmetro.

Não tive tempo de analisar corretamente, pois tenho de os esconder do meu avô, antes de vir para cidade peguei o maior deles e cortei o caule para ver se azulava, não azulou :\
Porém aquela pele de 1cm de altura que fica em volta do talo perto da cabeça era azulada. (Desculpem por não saber o nome técnico)

Aqui estão mais detalhes:

Habitat: Região que foi aduabada para plantar Eucaliptos - Terra arada com veias d'água
Lâminas (Lamelas, Gills): Varia do marrom claro até o preto intenso
Estipe (Talo, Stem): 5 à 10 cm de 2 a 4 cm de circunferência
Píleo (Chapéu, Cap): Cor amarelo dourada. O chapéu todo apresenta essa coloração e não só o centro, embora a cor fique mais fraca nas bordas, bordas para cima ( Tigela ) . com 7 a 10cm de diametro
Cor do carimbo de esporos: Não fiz
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não mudou ~ Branco

Encontrei ainda um cogumelo vermelho muito intenso

Habitat: Região que foi aduabada para plantar Eucaliptos - Terra arada com veias d'água
Lâminas (Lamelas, Gills): Branco com um leve tom de roxo escuro
Estipe (Talo, Stm): 6cm de altura, 2cm de circunferência
Píleo (Chapéu, Cap): Vermelho escuro intenso, meio roxo e preto. Bem escuro com alguns tons de vinho. uma cor muito impressionante. Não é como aquele vermelho puro que se mostra normalmente nos amanitas
Cor do carimbo de esporos: Não fiz
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não rompi o talo

Peço que me ajudem! Só acesso à internet uma vez a cada 15 dias!!! Entendam minha situação e não sejam muito critícos por favor, fui o mais claro que pude!!

Só mais um adendo.

O chapéu do cogumelo vermelho é aquele para baixo
redondo para baixo, não o reto nem o da tigelo para cima.
Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
Habitat: Encontrados fincados em um tronco com limo e meio podre no mato. (Os outros no mato também, só que no chão, e em outro mato)
Lâminas (Lamelas, Gills): Todas brancas
(ESTIPE PEQUENA EM RELAÇÃO A SEU CHAPÉU, ALGO EM TORNO DE 2-3 CM, E CHAPÉU ATÉ 5-7 CM)
Local: Em Criciúma, SC. Depois de 2 dias de muita chuva e 1 dial de sol rachando.

alh5.googleusercontent.com__U73rAUEShiw_Tkr7zHPCrnI_AAAAAAAAADI_bBjxJi3QIqw_s400_Foto0588.jpgalh3.googleusercontent.com__Rb_diHYQ4Xo_Tkr8MpI_V_I_AAAAAAAAADQ_mbCnFppHYec_s400_Foto0589.jpgalh5.googleusercontent.com__TLhWxYjLWA0_Tkr8ZTNx_mI_AAAAAAAAADc_JFICIDt7NHo_s400_Foto0591.jpgalh4.googleusercontent.com__fB2V0reN19M_Tkr8sSzwKpI_AAAAAAAAADk_mvBB4AeFBu0_s400_Foto0594.jpgalh3.googleusercontent.com__6iZOwW8GNA0_Tkr82l8qzwI_AAAAAAAAADs_2G5uHn9EwbM_s400_Foto0597.jpgalh3.googleusercontent.com__2ILilsooQDA_Tkr9BSJrHXI_AAAAAAAAAD0_DuozMPg_ULw_s400_Foto0607.jpg
 
Não são psicoativos. Já achei esses aí, eles são decompositores de madeira.
 
Puts, andei à tarde toda hoje para procurá-los, só achei esses mesmo, hehe!
Obrigado, RainSpirit, mas a busca não irá cessar, huauhahua! Um abraço
 
Sinceramente?

Se o objetivo era saber se eram ou não psicoativos acho que você deve ler muito o fórum, @Colle.
 
Sinceramente?

Se o objetivo era saber se eram ou não psicoativos acho que você deve ler muito o fórum, @Colle.

Não, não era só essa minha dúvida, até porque ele não soltou nenhuma pigmentação, mas como não o conheço, achei interessante posta-lo aqui. Era apenas para identificação mesmo.
 
Habitat: Grama baixa
Lâminas (Lamelas, Gills): Não consegui identificar lâminas (inexistentes)
Estipe (Talo, Stem): 3- Volva
Píleo (Chapéu, Cap): 6- Infundibuliforme
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não Há.
Local: Paraná (Costa Oeste - Extremo) /preferi não dizer a cidade, mas dei uma boa localização

PS: Cheiro me deu ânsia de vômito forte, é um cheiro "doce" mas dá ânsia.
P7170134.JPGP7170135.JPGP7170136.JPG
 
queria que vc identificasem esssas especies para min
obg
e dizen se são alucinogenas ou não kk
DSC05763.JPGDSC05766.JPGDSC05768.JPGDSC05773.JPGDSC05774.JPGDSC05777.JPGDSC05761.JPG
 
A idéia aqui é enviar também a ficha, @brunocogu.

Mas esses que você fotografou claramente não são psicoativos.

Dê uma lida no fórum para verificar as características dos psicoativos. Aí você pode focar as buscas.
 
Olá pessoal, minha pequena pesquisa hoje me legou algumas imagens... vejam aí...se for possível indentificar, apesar de ter quase certeza de que não são mágicos...:(
IMG_1226.JPGIMG_1203.JPGIMG_1224.JPGIMG_1251.JPGIMG_1257.JPG
 
O pessoal deveria dar uma pesquisada no forum que é muito mais fácil
em vez de ficar postando fotos de todos os cogumelos que vêem pela frente,
são muitas espécies de cogumelo e os cubensis são bem fáceis de identificar
 
Habitat: Encontrado na beira da estrada, embaixo de uma arvore rente ao muro e perto do asfalto.
Lâminas: Marron, tanto nos brancos quanto nos marronzinhos.
Estipe (Talo, Stem): ta na foto ali, não crescem mais que isso.
Píleo (Chapéu, Cap.): Liso.
Mudança de cor: Não.
Local: Palhoça, Santa Catarina.
Mush2.jpg

Eu não sei pq, mas tem ai uns 3 meses que to sonhando todo dia que tem cogumelos em todo lugar que eu vo, mas tipo, cogus mostruosos do tamanho de uma garrafa de coca-cola!
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top