Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Se for venenoso o camarada aí pode pegar uma grave intoxicação...tem jente que ainda pensa que isso é brincadeira né.Abre os olhos irmão!

acho que não são, TOMEI O CHÀ vai fazer uma hora. foi 21:15 to meio lesado mas nada de mistico, só frustração

Esse caminho poder ser perigoso amigo, frustante é fichinha.. vai com calma e procure saber certinho qual esta tomando. não tenha pressa :)

Esse caminho poder ser perigoso amigo, frustante é fichinha.. vai com calma e procure saber certinho qual esta tomando. não tenha pressa :)
Pô cara valeu, acho que é isso mesmo to meio afobado com as paradas dos cogus, acho que é melhor esperar minha mente se aquietar e estudar mais. ir atras na próxima colheita com "experiencia" e fazer tudo com calma. em quanto isso vou fumando meus 'beckzin' kk provavelmente não vão mais me ver por aqui mas vou ta sempre de olho em vcs kkk

Não são psicoativos Rasta-fire.
Pô que triste man, mais eu acabei de fazer o chá deles junto com quatro cubensis esper ter alguma trip e bons frutos dessa trip :D valeu
cuidado@Rasta-fire pode ser venenoso. :!:
:eek:h: e se forem venenosos:question:

Parece que algumas pessoas aqui não tem amor a vida. Sai enfiado tudo pela goela abaixo.

Estamos tratando de algo sério. VOCÊ pode MORRER! Não tome nenhum cogumelo sem uma identificação adequada!

Parece que algumas pessoas aqui não tem amor a vida. Sai enfiado tudo pela goela abaixo.

Estamos tratando de algo sério. VOCÊ pode MORRER! Não tome nenhum cogumelo sem uma identificação adequada!

Por aqui, todos os anos morrem muitos idosos que coletam cogumelos venenosos por acharem parecidos com os comestíveis. E não é uma morte nada agradável.

Fica a dica! :idea: "Mais amor a própria vida!" :idea:

Gurizada, acabei de colher tres cogus dessa especie que esta anexada. Ela em si ja é azulada em um tom mais para o roxo. Fiquei na dúvida pois quando eu cortei a estipe deles nenhum apresentou o caule oco, todavia, ja sao azulados e fibrosos. Abraco e fiquem com deus.

2012-05-05 12.12.28.jpg 2012-05-05 12.15.07.jpg

Opa, esqueci de fazer os dados de identificacao.

Habitat: em cima e aos lados da bosta de um boi, com mato bem alto em torno dela, dificultando muito a visibilidade. Alem de ser um lugar deveras umido.
Lâminas: subdecorrentes, acredito.
Estipe: varia o tamanho e diâmetro. Cor bem azulada, quase roxo.
Píleo: excêntrico.
Cor dos esporos: roxo.
Mudança de cor: sempre roxo azulado, após ter passado uma água fica mais clarinho o azul.
Local: interior de Guaíba, Rio Grande do Sul.

2012-05-05 15.18.47.jpg 2012-05-05 15.24.17.jpg

Não são psicoativos, Pedra.

Valeu Ecuador, o que me chamou a atenção foi o fato deles já terem a cor azulada.
Amanhã vou buscar outros suspeitos e postarei algumas fotos.
grande abraço!

Boa tarde pessoal! Depois de um dia de chuva intensa em Florianópolis, vou atrás dos cogumelos. Encontrei quatro espécies distintas no mesmo pasto:

Primeira:

Habitat: Fezes bovinas (talvez equínas também), misturadas à terra. Gramas cresciam juntas.
Lâminas (Lamelas, Gills): Adnexas (ou livres), brancas.
Estipe (Talo, Stem): Comprimento 60mm (aproximadamente igual entre os quais encontrei) Diâmetro 5mm. Branco. Foto 01
Píleo (Chapéu, Cap): 80mm. Umbonado. Branco com uma mancha amarelada no centro. Foto 01
Cor do carimbo de esporos: Não há.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Apesar de eu ter colhido uns 4 dessa espécie que julguei idêntica, um deles ficou muito mais roxo que as outras como pode reparar na foto (o do meio). Foto 03
Local: SC - Florianópolis.

Segunda: Foto 09 e 10

Habitat: Bosta de vaca!
Lâminas (Lamelas, Gills): Livres e brancas.
Estipe (Talo, Stem): 170 mm (comprimento) , 15 mm (diâmetro).
Píleo (Chapéu, Cap): 110 mm. Convexo. Marrom Foto 09 e 10
Cor do carimbo de esporos: Não
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não senti grande mudança na cor. Um pouco para o marrom.
Local: Idem.

Terceira: fotos 05 e 06

Habitat: Bosta de vaca!
Lâminas (Lamelas, Gills): Livres. Brancas com pontinhos marrons.
Estipe (Talo, Stem): 120mm (comprimento). 8mm (diâmetro)
Píleo (Chapéu, Cap): 180 mm (um belo chapéu) marrom. (coloração idêntica à segunda espécie)
Cor do carimbo de esporos: Não há.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Escurecimento da cor, mas sem mudança, uma intensificação do marrom.

Quarta: (tinha muitos desse, achei bunitinhos) Fotos 02 e 01

Habitat: Terra com bosta (gramas crescidas já, não se se bosta de vaca ou cavalo.)
Lâminas (Lamelas, Gills): Livres. Pretas.
Estipe (Talo, Stem): 70mm (comprimento), 3 - 4 mm (diâmetro). Totalmente dourado.
Píleo (Chapéu, Cap): Umbonado. Todo dourado.
Cor do carimbo de esporos: Não Há.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não pude notar mudanças. O miolo da estirpe é toda escura, da mesma cor das lâminas.

01.jpg03.jpg09.jpg10.jpg05.jpg06.jpg02.jpg11.jpg

Boa tarde pessoal! Depois de um dia de chuva intensa em Florianópolis, vou atrás dos cogumelos. Encontrei quatro espécies distintas no mesmo pasto

Não são psicoativos, Don Juan.

Como eu desconfiava! xD
Obrigado Ecuador!

Havia muitos e muitos cogus... Peguei poucos pois pretendia disseminar apenas os cogus certos (pelo menos propaguei os grandes e fortes! hahaha)! Da próxima vez disseminarei os mágicos!

Abraço!

Habitat: Encontrado proximo a um campo de futebol.
Lâminas: cinza escuro/preto
Estipe (Talo, Stem): não sei informar, foi meu irmão que colheu.
Píleo (Chapéu, Cap.): cerca de 3 a 5 cm de diametro. Não percebo dourado creio que por que estão um pouco ressecados aparentemente.
Cor do carimbo de esporos: meio escuro.
Mudança de cor: Perguntei isso a ele, ele não prestou atenção.
Local: Aracaju - SE
indisp.png

Não são psicoativos, Jowws.

Malz ae galera, ja tinha clicado na ultima pagina direto e não vi as regras rsrs
Nossa, voces do forum estao de PARABENS!!!
Muito bem organizado!!!
Confesso que não prestei atenção em tantos detalhes assim, mas por sorte tirei varias fotos! vou tentar por o maximo de informações com base nessas fotos.
Entao, vamos la:

Habitat: Pastagens com capim bem baixo com algumas moitinhas envolvendo os bolos de fezes. O cogumelo saiu de dentro dela, porem não me lebro se foi do lado ou de cima, mas a base da estipe ficou com esterco grudado.

DSCF4506.JPG

Lâminas (Lamelas, Gills): 2 - Adnexas.
DSCF4518.JPG

Estipe (Talo, Stem): 1 - Livre.
Píleo (Chapéu, Cap): 3 - Convexo: Bege claro, com o centro amarelo.
DSCF4533.JPG

Cor do carimbo de esporos: Não tirei os esporos.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Pouca mudança se comparada ao cubensis, Cinza azulada.
DSCF4514.JPG

Local: Votuporanga, SP.

Muito obrigador!!

Há algumas espécies de Panaeolus com morfologia parecida com essa aí.

Dessas espécies a única ativa que foi relatada no Brasil é Panaeolus cyanescens. Só que ela azula de forma intensa na hora em que ocorre o dano do tecido.

Panaeolus subbalteatus também é ativo e demora a azular, mas a morfologia é bem diferente dessa aí.

Então acho que não vale a pena investir nesse exemplar.

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back