Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.

Crânio

TeoBot
Membro da Staff
Membro Ativo
25/01/2005
112
91
teonanacatl.org
Tópico para reunir os pedidos de identificação que foram postadas inicialmente em Identificando seus cogumelos!, relativos a cogumelos de pasto ou terreno adubado com estrume, e que foram identificados como não psicoativos ou não foram respondidos de forma conclusiva.

ATENÇÃO: cuidado com cogumelos não identificados com segurança. Sempre há a possibilidade de serem tóxicos, mesmo que ninguém tenha apontado-os como tal.

Este tópico visa a servir de base de consulta para identificadores novatos e experientes. Os pedidos de identificação devem continuar a serem feitos no tópico 'Identificando seus cogumelos!', seguindo as regras postadas lá.

O 'Identificando seus cogumelos!' servirá também para postar, caso necessário, dúvidas a respeito das identificações desse tópico, que será mantido fechado.
 
local: cabo-PE , esterco,obs: não azulamento da fissura. Me chamou a atenção a altura e firmeza . E essa semana vi cubensis em gramado de praça!(grama de sementeiras) da cidade do recife.
100_3282.JPG100_3279.JPG
 
local: cabo-PE , esterco,obs: não azulamento da fissura. Me chamou a atenção a altura e firmeza . E essa semana vi cubensis em gramado de praça!(grama de sementeiras) da cidade do recife.

Se não azulou, não é psicoativo, tem mais fotos deste na foto? pela foto não da pra ver direito, quando for tirar foto é sempre bom tirar de vários ângulos.
 
Se não azulou, não é psicoativo, tem mais fotos deste na foto? pela foto não da pra ver direito, quando for tirar foto é sempre bom tirar de vários ângulos.

tem aquela de outro ângulo , eu li aqui algo sobre panaeolus que não azulam , e consegui fortes carimbos desse é de um preto denso . Quando velhos tem escurecimento do chapéu e a estípete fica parda .
 
110501015629.jpg110501015806.jpg110501015827.jpg110501015917.jpg

Habitat: Vegetação próxima à praia. Crescendo diretamente do solo junto da grama.
Lâminas: "Anexed" De cor bege / marrom clara. Alguns estão mais escuros.
Estipe: 2-3cm de altura. 3-5mm de diâmetro. Cor bege bem claro. Não apresenta "saia".
Píleo: 1-2,5cm de diâmetro. "Convex". Liso para rugoso/esburacado. Bege nas bordas e marrom no centro.
Cor do Carimbo: Marrom para preto em grande quantidade.
Mudança de Cor: Não há.
Local: Nordeste, Aracaju-SE.

Informações Adicionais: Estamos em plena época de chuvas aqui no meu estado. Eles foram encontrados na noite de um dia de MUITA chuva. Inclusive estava chuviscando um pouco na hora.

Grato deste já.
 
Habitat: Vegetação próxima à praia. Crescendo diretamente do solo junto da grama.
Lâminas: "Anexed" De cor bege / marrom clara. Alguns estão mais escuros.
Estipe: 2-3cm de altura. 3-5mm de diâmetro. Cor bege bem claro. Não apresenta "saia".
Píleo: 1-2,5cm de diâmetro. "Convex". Liso para rugoso/esburacado. Bege nas bordas e marrom no centro.
Cor do Carimbo: Marrom para preto em grande quantidade.
Mudança de Cor: Não há.
Local: Nordeste, Aracaju-SE.

Informações Adicionais: Estamos em plena época de chuvas aqui no meu estado. Eles foram encontrados na noite de um dia de MUITA chuva. Inclusive estava chuviscando um pouco na hora.

Grato deste já.

São bem parecidos em certo pontos... como o chapéu de algumas das fotos. Mais como não tem o veu/"saia" e não houve mudança de cor ao quebra/machucar a estipe, eu diria que não são Psilocybes Cubensis. Alias, não vi nenhum sinal de azulamentos em essas fotos.. O veu dos cubes costuma desaparecer depois de um tempo, porem ficam rastros deles, e nas fotos não vejo nemhum rastro. Outra coisa, você disse que a cor do carimbo é marron? Você quis dizer cor das lamelas certo? O esporos dos cubes são pretos...

Próxima vez, tire fotos deles no seu habitat original. Antes de colher, cata um e faz os testes como manda os guias de caça! Se aparecer alguma indicação q eles podem ser cubensis, ae sim colhe alguns ;)

Boa sorte em suas buscas!
 
Última edição:
São bem parecidos em certo pontos... como o chapéu de alguns das fotos. Mais como não tem o veu/"saia" e não houve mudança de cor ao quebra/machucar o estipe, eu diria que não são Psilocybes Cubensis. Alias, não vi nenhum sinal de azulamentos em estes das fotos.. O veu dos cubes costuma desaparecer depois de um tempo, porem ficam rastros deles, e nas fotos não vejo nehum rastro. Outra coisa, você disse cor do carimbo é marron? Você quis dizer cor das lamelas neh? O esporos dos cubes são pretos...

Próxima vez, tire fotos deles no seu habitat original. Antes de colher eles, cata um e faz os testes como manda os guias de caça! Se aparecer alguma indicação q eles podem ser cubensis, ae sim colhe alguns ;)

Boa sorte em suas buscas!
É, eu tenho quase certeza que não é cubensis.
Eu tirei uns carimbos, vou fazer umas experiências de cultivo com eles, mas gostaria de saber a espécie.
 
oi Gl eu mais uma vez venho aqui te pedir esse auxílio nessa identificação.Encontrado em esterco , fraco azulamento , carimbo preto forte .

Qual o tamanho da estipe? Medidas do pileo? use os modelo certinho rodriarte, prq fotos, enganam. Mais acho que você esta confundido esse fraco azulamento com a cor meio cinzenta que os Panaeolus antillarum produz

Penso que são os Panaeolus antillarum, preciso do modelo para poder ajudar melhor

http://www.mushroomjohn.org/panaeolusantillarum1.htm
 
ola pessoal,
estava procurando por fotos de diferentes cogumelos e encontrei esse forum............muitooooooo bommmm!!!!
o caso é que gosto muito de cogumelos......comer;). e na minha horta cresceu um monte desta especie.
alguem poderia dizer se é comestivel...........parece que é uma especie comum porque deu varios e acho que as esporas veio no meio do esterco.
meu unico receio é que nasceu no meio de um monte de mudinha de alface e as folhas da alface que tocava no cogumelo se tornou preta.:confused:
sera que alguem poderia ajudar a identificar?

habitat: terra
laminas: adnexas
estipe: livre de 6 cm
pileo: convexo . em fase final ficou cor dorado envelhecido ....era branco.
cor carimbo esporos: debranco foi ficando preto com leve sinal azulado.......
local: Belo Horizonte MG
tem um cheiro caracteristico de cogumelo comestivel .
muito obrigada desde já.
cogumelo 009.jpg
 
Hmmmmmmmm.....

A primeira e ultima foto tem muito cara de Panaeolus, provavlemente são, mas estou na duvida se esse azulamento é pela psilocibina ou se é esporulação desse cogumelo ai. Eu diria que sim são eles, mas sem garantia alguma mesmo. No caso, cuidado. Não tome até ter certeza.
 
Então, existem cogumelos comestíveis, alucinógenos e venenosos.
Esses daí parecem com uma espécie de cogumelos alucinógenos.

Se quiser come-los mesmo assim, não coma ainda por motivos de segurança, então seque-os, guarde-os e espere por novos e perfeitos frutos na tua horta para que possamos te ajudar a identificar com maior certeza de qual espécie se trata, portanto, se estiver interessada, não deixe de pesquisar sobre os sagrados Panaeolus.
 
Hmmmmmmmm.....

A primeira e ultima foto tem muito cara de Panaeolus, provavlemente são, mas estou na duvida se esse azulamento é pela psilocibina ou se é esporulação desse cogumelo ai. Eu diria que sim são eles, mas sem garantia alguma mesmo. No caso, cuidado. Não tome até ter certeza.

tenho um ultimo exemplar na horta que acaba de nascer....nao sei quantos dias devo esperar para poder tirar da terra e analisar esse azulamento....no momento deve ter dois dedos de altura, pequenininho mas está fresco e poderemos analisar bem para ver o que é. voce saberia dizer porque as folhas de alface que estava em contato con os cogumelos escureceu??
 
tenho um ultimo exemplar na horta que acaba de nascer....nao sei quantos dias devo esperar para poder tirar da terra e analisar esse azulamento....no momento deve ter dois dedos de altura, pequenininho mas está fresco e poderemos analisar bem para ver o que é. voce saberia dizer porque as folhas de alface que estava em contato con os cogumelos escureceu??
Provavelmente porque os cogumelos esporularam no alface. Eles soltam "sementes" em forma de um pó escuro e devem ter caído no alface.

Ler mais o forum vai te ajudar muito tb!

Quanto ao cogumelo, tente tira-lo quando esteja atingindo a maturidade, ou seja, chapéu aberto. E tente por umas fotos de novo seguindo o modelo de identificação. Ainda assim poderia ser difícil identifica-lo por foto. Tente comparar com fotos do forum/internet da especie panaeolus. Com um pouco de boa analise e senso comum você pode se assegurar de se é o cogumelo correto. Seja bem cauteloso antes de tudo!
 
Provavelmente porque os cogumelos esporularam no alface. Eles soltam "sementes" em forma de um pó escuro e devem ter caído no alface.

Ler mais o forum vai te ajudar muito tb!

Quanto ao cogumelo, tente tira-lo quando esteja atingindo a maturidade, ou seja, chapéu aberto. E tente por umas fotos de novo seguindo o modelo de identificação. Ainda assim poderia ser difícil identifica-lo por foto. Tente comparar com fotos do forum/internet da especie panaeolus. Com um pouco de boa analise e senso comum você pode se assegurar de se é o cogumelo correto. Seja bem cauteloso antes de tudo!
ok insider.!!
vou dar uma lida geral no forum e colocarei fotos do novo exemplar.
obrigada pela informaçao.
 
Exitem outros cogus la, encontrei em um monte de esterco, os outros as Lamelas são mais claras, mais puxado para o cinza, esse ai é magico? Pelo q vi deve ser Paneolus? ou estou errado?

Habitat: Monte de esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills):Adnexas
Estipe (Talo, Stem): Livre
Píleo (Chapéu, Cap): Umbonado
Cor do carimbo de esporos: Preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não
Local:Mato

DSC04185.JPGDSC04186.JPGDSC04187.JPGDSC04188.JPG
 
Pode ser uma espécie do gênero Panaeolus, mas não parece ser umas das espécies psicoativas.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top