Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Local: Sul de Minas

Você procurou no habitat certo (estrume) e na época certa, mas não me parece que nenhum dos três seja psicoativo.

Devem ocorrer Panaeolus (até que alguém identifique com certeza outra espécie, Panaeolus cyanescens) psicoativos nessa região, no estrume. São parecidos com os cogumelos do item 3, mas azulam fortemente quando os tecidos são danificados.

Você procurou no habitat certo (estrume) e na época certa, mas não me parece que nenhum dos três seja psicoativo.

Devem ocorrer Panaeolus (até que alguém identifique com certeza outra espécie, Panaeolus cyanescens) psicoativos nessa região, no estrume. São parecidos com os cogumelos do item 3, mas azulam fortemente quando os tecidos são danificados.

Sim, encontro muitos panaeolus cyanescens e psilocybe cubensis por aqui.
Obrigada ^^

Encontrei dois pastos aqui, que são uma mina de psicoativos e outros cogumelos. Muitos azulam, pretejam, esverdeiam... mas não são parecidos com espécies que estou acostumada a pegar, psilocybe cubensis e panaeolus cyanescens . Hoje saí pra caçar e voltei com algumas fotos. AHUHUAHU Vamos lá...

1.
Habitat: esterco bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza azulado
Estipe (Talo, Stem): 1-6cm aproximadamente, marrom com pontinhas brancas
Píleo (Chapéu, Cap): 1, 4cm, marrom
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): não, o que me chamou atenção foi o líquido preto que escorreu das lamelas para o chapéu de um que estava por baixo do outro, como se vê na foto

CameraZOOM-20130109182606516.jpgCameraZOOM-20130109182618576.jpg

2.
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza azulado
Estipe (Talo, Stem): 5cm aproximadamente, marrom com pontinhas brancas
Píleo (Chapéu, Cap): 3cm, bronze
Cor do carimbo de esporos: preto, olha como a grama ficou
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, azulamento

CameraZOOM-20130111143433581.jpgCameraZOOM-20130111143438362.jpgCameraZOOM-20130111143447538.jpg

3.
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza
Estipe (Talo, Stem): 6-10cm aproximadamente, amarelado com bolinhas brancas
Píleo (Chapéu, Cap): 3-5cm, com esse amareladinho claro e uns rajadinhos mais escuros como na foto
Cor do carimbo de esporos: parece preto pelo que saiu no meu dedo, mas saiu mais água rsrs
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, azulado/esverdeado

CameraZOOM-20130111143657822.jpgCameraZOOM-20130111143707328.jpgCameraZOOM-20130111144848627.jpgCameraZOOM-20130111144828920.jpg

4.
Lâminas (Lamelas, Gills): preta
Estipe (Talo, Stem): 5-8cm aproximadamente
Píleo (Chapéu, Cap): 3-4cm, marrom meio metálico
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, preto, muito preto

CameraZOOM-20130111143816568.jpgCameraZOOM-20130111145546722.jpgCameraZOOM-20130111145541425.jpgCameraZOOM-20130111153954336.jpgCameraZOOM-20130111153959906.jpg

5.
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza
Estipe (Talo, Stem): 6-10cm aproximadamente
Píleo (Chapéu, Cap): 3-4cm, marrom claro, meio rajado e metálico
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, azulamento no corte

CameraZOOM-20130111144809395.jpgCameraZOOM-20130111144824716.jpg

6.
Lâminas (Lamelas, Gills): beje
Estipe (Talo, Stem): 6-10cm, grosso, com o véu rompido
Píleo (Chapéu, Cap): 2-7cm, alaranjado
Cor do carimbo de esporos: não testei
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, esverdeado no corte como os cubensis que colhi

Quando vi logo achei que fosse cubensis, mas a cor do chapéu está diferente dos outros que eu peguei, então queria tirar a dúvida.

CameraZOOM-20130111154737576.jpgCameraZOOM-20130111154755592.jpg

Encontrei dois pastos aqui, que são uma mina de psicoativos e outros cogumelos. Muitos azulam, pretejam, esverdeiam... mas não são parecidos com espécies que estou acostumada a pegar, psilocybe cubensis e panaeolus cyanescens . Hoje saí pra caçar e voltei com algumas fotos. AHUHUAHU Vamos lá...

1 - Psilocybe coprophila, também conhecido como Deconica coprophila? De qualquer modo não é psicoativo.

2, 3 e 5 - Para mim são Panaeolus psicoativos. Por que você os acha diferentes de P. cyanescens?

4 - Não dá para tirar uma conclusão. Espécimes muito deteriorados. Mas parecem Panaeolus ativos.

6 - Psilocybe cubensis. Já um pouco ressecados.

1 - Psilocybe coprophila, também conhecido como Deconica coprophila? De qualquer modo não é psicoativo.

2, 3 e 5 - Para mim são Panaeolus psicoativos. Por que você os acha diferentes de P. cyanescens?

4 - Não dá para tirar uma conclusão. Espécimes muito deteriorados. Mas parecem Panaeolus ativos.

6 - Psilocybe cubensis. Já um pouco ressecados.

O 3 desse post são os mesmos que aparecem no 2 desse link, mas um dia antes deles ficarem mais escuros, como eu tentei descrever mais cedo, mas não consegui me expressar direito.
Sempre achei que seriam panaeolus com mais pigmentação devido a algum fator, mas por serem diferentes dos que estou acostumada a colher, branquinhos com o centro do chapéu mais amarelado, então desconfiei. Geralmente esse rajado e essa pigmentação aparecem na parte que o sol toca, porque já achei um p cyanescens do que estou acostumada debaixo de um desse, creio que a sombra preservou a cor dele. Depois da sua resposta sobre a outra foto, quase desisti, mas pensei em trazer a foto deles mais jovens para tirar a dúvida. ^^ Bom saber disso, já que em um dos pastos que eu vou a maioria dos panaeolus nascem assim. Obrigada ^^

Habitat: esterco
Lâminas (Lamelas, Gills): roxo
Estipe (Talo, Stem): véu rompido
Píleo (Chapéu, Cap): amarelo-alaranjado, com uma luz ocre ( é o termo tanto para uma de ouro - amarelo ou luz amarela)
Cor do carimbo de esporos: nao fiz...
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, um tom meio amarelo ou verde

tenho certeza nao que nao sao os cubensis, mas confesso que na hora achei que era, tem um cheiro bom mto diferente dos cubensis,um amigo acabou ingerindo, mas nao mostrou sinais de nauseas nem de intoxicaçao, apenas um leve cansaço... se alguem souber o seu tipo e se sao realmente perigosos por favor falem :)

DSC08655.JPG DSC08656.JPG DSC08663.JPG

tenho certeza nao que nao sao os cubensis, mas confesso que na hora achei que era, tem um cheiro bom mto diferente dos cubensis,um amigo acabou ingerindo, mas nao mostrou sinais de nauseas nem de intoxicaçao, apenas um leve cansaço... se alguem souber o seu tipo e se sao realmente perigosos por favor falem :)

Não faz mais isso não lembre-se QUE TODOS COGUMELOS SÃO COMESTIVEIS ALGUNS UMA VEZ SÓ...:morto:
então cuidado com oq vc põem na boca!

NUNCA tinha visto esse cogumelo em pastos, parecem muito os cubensis mais não são psicoativos, pois não vi azular e nem esverdear

se quiser achar cogumelos silvestres comestiveis da uma lida aqui: https://teonanacatl.org/threads/cogumelos-silvestres-comestiveis.7066/

Galera, achei cogumelos em mata de araucaria, sei que nao sao psicoativos, mas queria saber qual especie ele é.. Adoro coleta-los e guarda-los.. heheh'', eu achei tb algum tempo atraz se nao me engano era alguns sub-cubensis.. Pois era igual ao cubensis em pastos de bovinos, tinham laminas pretas-marrom escuras, chapéu com uns 10 cm de largura de cor marrom escuro no centro, nao avia mudanca de cor quando rasurado.. Posto fotos se encontra-los novamente..
ai estao as fotos dos de araucaria, OBRIGADO!!

PAZ E LUZ A VOCES !
003.JPG004.JPG005.JPG006.JPG007.JPG011.JPG

Habitat: Colhido próximo às raízes de árvores coníferas, crescendo abaixo das folhas que estão no solo. (1ª foto- o cogumelo em questão não é o da foto, que é apenas para mostrar o solo)
Lâminas (Lamelas, Gills): Adnexas (pelo o que me parece). (2ª foto)
Estipe (Talo, Stem): Comprimento de aprox. 10cm, diâmetro de 3cm na base afinando até o topo em torno de 2cm. Presença de volva.
Píleo (Chapéu, Cap): Nas fotos os chapéus estão convexos, mas onde eu colhi haviam cogumelos iguais a esses com chapéu plano e também afundado...
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): não houve mudança.
Cor do carimbo de esporos: não fiz.
Local: Canela - RS
DSCF5217.JPGDSCF5245.JPGDSCF5244.JPG

Pessoal, essa é a minha primeira colheita de cogus. Estranhei, pois haviam pequenos bixinhos (pequenos mesmo, tipo 1mm...) caminhando por entre as lamelas. Isso é normal? A maioria dos cogus do local pareciam não estar saudáveis, com buracos e até umas lesminhas dentro da estipe.

Eaí, alguém sabe identificar?

Lâminas (Lamelas, Gills): escuras
Estipe (Talo, Stem): 4-6 cm aproximadamente
Píleo (Chapéu, Cap): nao sei na verdad
Cor do carimbo de esporos: nao fiz
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): eles sao meio verdes em si.. eu nao notei mudança de cor, mais tambem foi minha primera *caça* entao posso estar errado
Local: Perto do porto nave de navegantes, santa catarina

Estipe (Talo, Stem): 8-10 cm aproximadamente
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra):nao,o chapeu de algum fico um poco cinza mais poca coisa, praticamente inteiro branco, imagino que seja aqueles chamados de ruims mais pela minhafalta de experiencia melhor confirmar
388620_148513211991107_770820828_n.jpg561361_148513261991102_782384761_n.jpg

Última edição:
Jacktequila, o cogumelo grande avermelhado, entre os outros dois pode ser um Amanita muscaria, mas não tenho tanta certeza. Os outros dois se parecem com ele.

Th.SilvA, se parecem muito com panaeolus, mas não houve azulamento da fissura, então...

Espere a opinião do pessoal pra confirmar.

Não são psicoativos.

Jacktequila, ainda está cedo para colher amanitas. Mesmo que apareça um ou outro temporão agora não será um bom exemplar para usar em experiências. O Mortandello pode explicar sobre o veneno.

Daqui a um tempo deve abrir a temporada 2013 de amanitas.

Habitat: Foi encontrado na grama colocada em cima de uma antiga baia de cavalos, houve mistura.

Lâminas (Lamelas, Gills): nao entendi

Estipe (Talo, Stem): tamanhos diferente ente 2 a 5 cm

Píleo (Chapéu, Cap): 3 convexo

Cor do carimbo de esporos: Cor roxa bem forte.

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): continuou roxa so que mais escura.
Apos esse periodo de chuva cresceram em maior quantidade.

72979_10200188013776496_2091244168_n.jpgWP_000599.jpg

Habitat: Foi encontrado na grama colocada em cima de uma antiga baia de cavalos, houve mistura.

Não são psicoativos.

Para aumentar a eficiência das suas caçadas sugiro que leia e entenda bem as características das espécies psicoativas que podem ser encontradas em esterco, pois assim você já pré-seleciona na hora o que pode ser ou não.

Veja esse tópico, por exemplo: https://teonanacatl.org/threads/identificando-e-colhendo-cogumelos.734/

E tem mais material pela Biblioteca e pelo Fórum.

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco mas alguns na grama tambem
Lâminas: " de cinza claro a cinza escuro
Estipe (Talo, Stem):nao sei
Píleo (Chapéu, Cap.):nao sei
Mudança de cor: axu qe nao mais foi minha segunda vz entao pode ser que eu nao aprecie, pois achei uns 4 o 5 como este so que nao vi a mudança de cor.. e o anel é branco e nao rocho,, mais eles sao bastante parecidos a alguns cubensis qe eu ja vi por aqui em fotos entao fiquei na duvida... mais nao peguei eles, so qe se for eles da proxima vez nao errarei hehehe
Local: Navegantes, SC
62827_150428495132912_159829967_n.jpg

Habitat: esterco bovino todos
Lâminas (Lamelas, Gills): escuras todos desde preto cinza marrom
Estipe (Talo, Stem): 4-6 cm aproximadamente
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra):

Achados no estercol todos crecendo direto dele, notei qe o talo dos brancos muduou um pooco de cor mas nao precisamente praazul.. mas tal seja un leve verde? tem algun psicoativo entre estes ?
obrigado
13421_151142551728173_2129527741_n.jpg32636_151142848394810_869204802_n.jpg64253_151142451728183_830539168_n.jpg541824_151142471728181_1535621932_n.jpg561361_148513261991102_782384761_n.jpg563035_151142835061478_703839703_n.jpg

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back