Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Habitat: no esterco de bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): bege

Para mim não é psicoativo.

E parece diferente de P.subbalteatus. A banda no chapéu de P.subbalteatus é mais típica.

DSC08794.JPG

eae galera, estou na duvida sobre esses cogumelos, achei em bosta bovina, o talo mostrou uma cor esvedeada o chapel uma coloralao azul... sera que sao os pans?

Habitat: no esterco de vaca
Local: Brasília - DF

Achei um "algodão" no esterco de vaca e achei que pudesse ser o micélio do cubensis. Se vocês puderem me ajudar, pra eu saber se posso esperar ou procurar outros cogus.

Anexos

• IMG0285A.jpg
    IMG0285A.jpg
    182.4 KB · Visualizações: 23
  • IMG0286A.jpg
    IMG0286A.jpg
    191.7 KB · Visualizações: 15
  • IMG0287A.jpg
    IMG0287A.jpg
    128.3 KB · Visualizações: 17
Achei um "algodão" no esterco de vaca e achei que pudesse ser o micélio do cubensis. Se vocês puderem me ajudar, pra eu saber se posso esperar ou procurar outros cogus.

A ideia aqui é ajudar a identificar cogumelos, não micélio.

Mesmo porque o micélio de muitas espécies é facilmente confundível ...

Há muito tempo tenho dúvidas sobre esses aqui, o que acham?

Habitat
: Pasto, nascendo das fezes da vaca (vi um ou 2 nascendo fora, mas era onde tinha esterco no chão). depois de dias de chuva/sol calor/frio e sereno, etc (fiquei dias monitorando os pastos)
Lâminas (Lamelas, Gills): marrom (claro à escuro) (Estou no EDGE da chácara, não consegui abrir os tipos de lamelas :( ). na imagem deve dar pra ver
Estipe (Talo, Stem): fino, mais fibroso (o do cubensis parece ser bem denso (parecendo algodao), esse não, sao fibras retas do começo ao fim, nao muito denso), quebradiço, notei de 1 - 2 (nos pequenos) Até uns 7 cm (nos maiores).
Píleo (Chapéu, Cap): pequenos sao arredondados ou mais conicos, abertos . Os menores vão de menos de 1 cm de diâmero até 2 ou 3cm (na foto vai ter uns grandes) . Alguns são mais claros (marrom clarinho), e outros mais escuros, contendo até diferenciação de cor no chapéu (bem no estilo Pan. subbalteatus). Eu tirei foto só dos menores na bosta.
Cor do carimbo de esporos: esperando
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): leve escurecimento na parte quebrada (alguns), porém ainda não azul. Uma vez peguei ele em outro pasto, e ele azulou levemente após muito tempo (parte quebrada). Deixei eles no vendo aqui pra ver se azula. Mas por enquanto, só um leve escurecimento.
Local: Quatro Barras - PR

Eu já achei ele no famoso pasto [não cite locais específicos de coleta, por favor - ECUADOR] (Que está quase estéril de cubensis, devido à caça :( )

FOTOS (estão machucados pq eu guardei numa cigarreira) >>

pequenos, entre 1 e 2 cm de diamero, com uns 3 cm de haste
ai.imgur.com_kieqKta.jpg

Os de cima são os grandes, com uns 3 cm de diametro e uns 5 - 7 cm de haste
ai.imgur.com_XSRC0EA.jpg

Última edição por um moderador:
Há muito tempo tenho dúvidas sobre esses aqui, o que acham?

Esses da foto que não azularam não são ativos.

Algumas espécies de Panaeoulus ativos e não ativos são bem fáceis de se confundir. O azulamento costuma ser o melhor critério para distinguir no caso dessas espécies.

está no caminho certo @Chernob :)
ontem na minha caçada achei um montão desses cogumelos ai junto com pans e cubs
se esse pasto está quase estéril de cubs, pula pra outra cerca...;)

lembre-se que os esporos voam de pasto em pasto.

(sorry ECUADOR)

Então, eu caço à cerca de 10 anos, e sempre tive o azulamento + características de onde nasceu como a prova. Os cubensis eu nunca vi na região onde estou (chácara vizinha à onde eu fico). Dessa vez achei muitos, não adentrei pros dois outros morros do pasto, devo ir amanhã (hoje os bois estão no outro ;D e fez calor, agora tá um sereno frio).

Mas essa espécie aí sempre me intrigou, e é relativamente comum no PR. Quando peguei o daquele pasto que também dá cubensis, esses aí azularam bem após horas. Os de hoje só ficaram marrom escuro (os maiores de cima, da direita). Eu até fiz alguns testes de corte cutâneo e, posteriormente, ingestão (assumindo totalmente o risco), e foram levemente ativos (comi poucos, 3), mas acompanhados de uma leve dor de cabeça .

Alguém tem ideia do que é, se ao menos é o Pan. Sub. (pouco ativo/não ativo) ou o que? Nos vários textos que li, sempre enfatizam a raridade do nascimento na de vaca, mas aqui eu só achei na de vaca, raras vezes em esterco misturado com solo. Aliás, dali eu posso considerar algum escurecimento como azulamento? Os maiores escurecem (marrom ficam maisescuros). Tentarei levar, assim que der, para um micologista da região.

@Mago : o estéril tem muita visita, e o povo anda destruindo as fezes, coletando todos , inclusive pequenos, etc ;( . Gostaria de acompanhar mais, mas fica bem longe da cidade. Mas o que tu acha que é esse aí? realmente me intriga, até por serem raros os que nascem nas fezes aqui no PR (só vi cubensis, esse aí e um outro menor e quase preto).

E estou esperando a oportunidade pra tentar colonizar esse pasto aqui com cubensis no milho do gato :D, vamos ver. Se fosse um pan ativo, seria um campo infinito de coleta :D ahah.

ps: amanhã devo ir ao pasto principal com tempo ;D (fiquei 10 mins na parte inicial e trouxe esses +- 40)

Última edição:
Alguém tem ideia do que é, se ao menos é o Pan. Sub. (pouco ativo/não ativo) ou o que? Nos vários textos que li, sempre enfatizam a raridade do nascimento na de vaca, mas aqui eu só achei na de vaca, raras vezes em esterco misturado com solo. Aliás, dali eu posso considerar algum escurecimento como azulamento? Os maiores escurecem (marrom ficam maisescuros). Tentarei levar, assim que der, para um micologista da região.

Então, os Panaeolus subbalteatus têm um aspecto geral diferentes dessas outras espécies de Panaeoulus. Tem um caule mais grosso em relação ao chapéu e na maioria dos casos uma banda mais escura, típica, no chapéu. Mas podem também serem confundidos. Veja algumas fotos em https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67880.

E são ativos sim. Menos potentes que os cubensis, mas ativos. E geralmente apresentam uma leve reação de azulamento no caule após uns dez minutos.

Alguns apresentaram um leeeeeve esverdeado nas hastes... a descrição se aproxima muito, mas na foto nem tanto (apesar dos maiores terem caules diferentes. O que achei interessante é que nascem do estrume. Uma amiga minha que estuda os gastronômicos (com o marido) da região me falou que tem grande chance de ser psicoativo, porém ainda estou na pesquisa do que pode ser.

Opa galera,
Achei alguns cogus e estou na dúvida, os maiores sempre tem essas características. Se for possível ingerir conforme o que identificarei a seguir conseguirei atingir uma trip com três deles? Sei que é muito relativo mas se alguém se identificar, tenho 1,80m e 70kg.

Habitat: pasto, diretamente no esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): emarginadas
Estipe (Talo, Stem): livre 5cm
Píleo (Chapéu, Cap): convexo 3cm
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): nao notei nemhuma mudança
Local: Gramado RS

Com sorte consigo uma trip esse ano ainda :D

Segue fotos:
image.jpgimage.jpgimage.jpg

Paz galera, obrigado já e feliz ano novo.

IMG_20131223_183432_739.jpg IMG_20131223_183446_747.jpg IMG_20131230_161256_070.jpg IMG_20131230_161319_462.jpg IMG_20131230_161244_573.jpg IMG_20131230_161341_590.jpg Um dia desses, estive na roça e trouxe uma boa quantidade de esterco(vaca) pra horta. E depois de espalhar o esterco, no local onde costumo deixar pra curtir, nasceram esses cogumelos. Fiquei com bastante dúvida sobre qual seria a espécie porque não havia restos do vel formando o anel característico dos cubensis. O tamanho tbm não conferiu e o azulamento não foi como eu costumava perceber. Outros que encontrei no pasto, em outros tempos, eram maiores e chegavam a ficar pretos ao serem colhidos, de tão azuis.
Estipe (Talo, Stem): 3 ou 4 cm, todo branco
Píleo (Chapeu, Cap): 1cm , marrom amarelado, aparenta um chavéu com uma ponta.
Mudança de cor: muito discreta
Local: Triângulo Mineiro

Habitat: Pasto com gado, porém não sobre esterco, e sim em meio à grama
Lâminas (Lamelas, Gills): 4 - emarginadas
Estipe (Talo, Stem): 4 - Anel (não identifiquei volva)
Píleo (Chapéu, Cap): 5 - Plano
Cor do carimbo de esporos: Não foi possível fazer um carimbo
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): azulado
Local: São Thomé das Letras / MG

Não estou conseguindo fazer o upload das fotos, parece que o fórum teve esse problema recentemente? Ou estou fazendo algo errado?

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back