Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Achados no estercol todos crecendo direto dele, notei qe o talo dos brancos muduou um pooco de cor mas nao precisamente praazul.. mas tal seja un leve verde? tem algun psicoativo entre estes ?

São Panaeolus, gênero que tem espécies psicoativas de ocorrência conhecida no Brasil.

Mas se não azularam são de alguma espécie inativa. E não vi sinal de azulamento ou esverdeamento em nenhuma das fotos.

São Panaeolus, gênero que tem espécies psicoativas de ocorrência conhecida no Brasil.

Mas se não azularam são de alguma espécie inativa. E não vi sinal de azulamento ou esverdeamento em nenhuma das fotos.

nossa nunca tenho sorte T.T, ecuador, os da primera foto tambem sao panaeolus??? os que estan em seu habitat

nossa nunca tenho sorte T.T, ecuador, os da primera foto tambem sao panaeolus??? os que estan em seu habitat

Sim. Os Panaeolus com essa aparência, se não azularem em poucos minutos, não são ativos. Você pode coletar apenas um da colônia e verificar. Veja em https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67874

Tem outra espécie de Panaeolus que também frutifica em estrume, e que leva mais tempo para azular ou esverdear, e além de ser uma reação bem mais suave. Mas a aparência deles é distintamente diferente dos Panaeolus que você encontrou. Veja em https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67880

Bom dia galera, fui viajar pra uma ilha aqui na bahia ontem, morro de são paulo. e estavaem periodo de chuva, entao encontrei alguns cogumelos que eu sabia q nao eram psicoativos... e dentre eles achei um em esterco de jegue/mula que eles usam pra carregar mercadoria la, ja que nao tem veiculos automotores... e eu achei q poderia ser cubensis, ao inves de tirar a foto eu meti a mao nele pra ver se ficava azul na impolgação, acabei tiranto o pin todo ai o chapeu quebrou, mas continuou claro.... ai depois q tirei uma outra foto dele
gostaria de saber se tinha chances de ser cubensis ou pans...
DSC01462.JPG tirei só uma foto dele ;/

Olá a todos, gostaria de ajuda para identificar esses tipos de cogumelos que encontrei hoje. Ele foi colhido pela manhã mas a foto só pode ser tirada a noite.

Habitat: Encontrado no jardim em área bem úmida, Próximo a plantas maiores, saindo da grama, provavelmente vindo do solo adubado com esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): De arroxeadas a um tom mais claro.
Estipe (Talo, Stem): 25mm de altura, 5mm de largura. Curvado na base, sólido e um pouco arroxeado.
Píleo (Chapeu, Cap): 2,5 cm de diâmetro. Plano um poco para convexo. Roxo, mais escuro com a idade. Liso em sua maior parte com algumas alterações na textura na área do centro.

DSC01565.JPG

Cor do carimbo de esporos: Sem carimbos.
Mudança de cor: Sim, Roxo escuro.
Local: Litoral da Paraíba.

DSC01561.JPGDSC01562.JPGDSC01563.JPGDSC01564.JPG

Olá a todos, gostaria de ajuda para identificar esses tipos de cogumelos que encontrei hoje.

Não conheço essa espécie, mas se você está procurando cogumelos psicoativos esse aí NÃO é um deles.

Não conheço essa espécie, mas se você está procurando cogumelos psicoativos esse aí NÃO é um deles.

Obrigado pela ajuda, realmente fiquei intrigado, nunca havia visto um cogumelo assim.

Nas fotos, o exemplar que escolhi ainda não está completamente aberto. Gostaria de saber se este é um psicoativo.
Foi colhido pela manhã e só pude fotografar a noite. Ele está em um jarro com um pouco de esterco proveniente do mesmo local de onde foi colhido percebo que ele não vai durar.

Habitat: Encontrado no jardim em área úmida, Próximo a plantas maiores, saindo da grama, provavelmente vindo do solo adubado com esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): De cinza amarronzado a preto não sei se Adnadas ou Adnexas
Estipe (Talo, Stem): Variados tamanhos e oco, com volva. Apresentou mudança de cor para marrom escurecendo depois de muito tempo de colhido.
Píleo (Chapéu, Cap): Convexo quando totalmente aberto, com textura peculiar, lembra descamação e, pelo que me parece de coloração mais escurecida para o centro.
Cor do carimbo de esporos: Sem carimbo.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): mudanças de cor de branco ao marrom tempos depois de colhido.
Local: Litoral da Paraíba

DSC01566.JPGDSC01567.JPGDSC01568.JPGDSC01569.JPG

Última edição por um moderador:
Nas fotos, o exemplar que escolhi ainda não está completamente aberto. Gostaria de saber se este é um psicoativo.

Talvez seja melhor você pesquisar e ler sobre os psicoativos antes de sair coletando tudo o que vê. Não é novo para nós, acredite. Já apareceram novatos aqui que simplesmente saiam coletando e postando as características e fotos, aparentemente tentando encontrar um cogumelo psicoativo de qualquer jeito. Mas só o que você está conseguindo fazer é coletar vários espécimes sem necessidade.

E pode postar as fotos em modo miniatura ou thumbnail mesmo. Algumas pessoas tem conexões lentas e fotos grandes atrasam o carregamento da página. Quem tiver interesse em ajudar vai abrir as fotos em tamanho grande para ver os detalhes.

Muito obrigado pela força na identificação. Bons conselhos são sempre bem vindos. Me informarei melhor, antes de colher por ai. Obrigado.

Olá a todos, preciso de ajuda para identificar este cogumelo.

Habitat: Em fezes de cavalos, surgindo no meio das fezes com pouca vegetacao
Lâminas (Lamelas, Gills): Não sei
Estipe (Talo, Stem): 1 - livre
Píleo (Chapéu, Cap): 2- Cônico / 9- Umbilicado
Cor do carimbo de esporos: nao sei
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): nao muda, apenas fica mais escuro, tipo de pisado pois apertei para ver se havia mudança, mas nao muito escuro.
Local: Portugal
DSC04619.JPGDSC04620.JPGDSC04621.JPGDSC04622.JPGDSC04623.JPGDSC04624.JPGDSC04628.JPG

Não conheço a espécie, mas psicoativo não é, amigo.

Panaeolus?

Habitat:campo com gado
Lâminas (Lamelas, Gills):livres
Estipe (Talo, Stem):livre
Píleo (Chapéu, Cap): campanulado marrom claro no centro e amarelando para a beira
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): não
Local: campo no litoral de RS

CAM00054.jpgCAM00056.jpg

Eu e meu irmão fomos hoje procurar cogumelos num pasto numa "associoação sei lá das quantas" que tinha um pasto, e varias vacas e bois, depois de apenas 10 minutos de procura achamos apenas cinco com as seguintes carácterísticas:

Chapéu-tamanho: mais ou menos meia polegada- Cor: meio creme nas extremidades e amarelo no centro- a parte de baixo era marrom meio amarelada-
Estipe: fina e branca
Alteração de cor: a parte de baixo do chapéu ficou preta-
Depois de colhido liberou um liquido viscoso e grudento
Esporos: (...)
enviarei fotos depois...
Acredito que não sejam psico.
Mas na duvida...
O terreno stava seco demais e as fezes também apesar de estar chovendo á dias, havia muitas fezes colonizada parcialmente, mas só uma com frutos
espero sua resposta
GoodVibes!

Habitat: no esterco de bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): bege
Estipe (Talo, Stem): marrom claro, uns 10cm em média, sem véu
Píleo (Chapeu, Cap): 2 - 4,5 cm com características de Panaeolus subbalteatus
Cor do carimbo de esporos: Preto.
Mudança de cor: Notei um leve escurecimento bem na ponta do talo aonde cortei.
Local: Sul de Minas
Segue fotos:
DSC08585.JPG DSC08586.JPG

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back