Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Ola pessoal,

Postei anteriormente umas fotos da caçada que fiz ontem ,mas não tinha postado a foto de como ficaram depois de um tempo, foram identificados como sendo panaeolus, se alguem tiver mais alguma coisa a dizer agradeço.Photo0005.jpgPhoto0006 - Copy.jpgPhoto0007.jpgPhoto0008 (2).jpgPhoto0011 (2).jpgPhoto0073.jpgPhoto0073.jpgPhoto0074.jpgPhoto0075.jpgPhoto0076.jpg

Fiquei na dúvida porque se parecem com os Panaeolus Subbalteatus.

Não são P.subbalteatus.

Os subbalteatus, além de apresentarem um leve azulamento após alguns minutos, tem uma banda típica mais escura na borda do chapéu: https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67880

Postei anteriormente umas fotos da caçada que fiz ontem ,

Qual parte de que é preciso postar a ficha completa você não entendeu exatamente?

Ola pessoal,

Postei anteriormente umas fotos da caçada que fiz ontem ,mas não tinha postado a foto de como ficaram depois de um tempo, foram identificados como sendo panaeolus, se alguem tiver mais alguma coisa a dizer agradeço.View attachment 42365View attachment 42366View attachment 42367View attachment 42368View attachment 42369View attachment 42361View attachment 42361View attachment 42362

ae mano, pensa numa forma de manter os pequinos mais conservados. parece q vc colocou eles no bolso xD

Então foi isso mesmo, não tinha outro jeito onde eu estava teve que ser no bolso mesmo, mas já vou levar um saco plastico da próxima vez.

Pessoal , eu sai numa aventura atraz de cogumelos, desde quintafeira está dando aquelas pequenas chuvinhas de 10 minutos, porém ontem a noite teve chuva de mais ou menos 2 horas e decidirmos ir atraz de uns ''Gokumelos'' kkkkkk, porém a gente é meio ''noob'' no assunto, mas invadimos um pasto cheio de boi e vaca loucos kkkkkkk , no final fomos cercados pelos animais e obrigados a se retirar do local e parar de mecheri no cocô deles kkkkkk,
alguem conhece aquele album do Pink Floyd ''Atom Heart Mother'' ? Era mais ou menos naquele tipo que as vacas estavam olhando a gente kkkk, depois acamos cercados e tivemos que sair correndo

mas emfim, encontramos alguns cogumelos nos pedaço de pau, e alguns que alvez seja os panaeolus ou os cubensis que estavam nascendo no cocozão das vacas

quero que me ajudem a identificar os do pedaço de pau

ai vai as características que consegui perceber

Habitat: Próximo ao estrume de vaca/boi , nascendo diretamente em pequenos pedaços de pau ou ao lado deles.

Lâminas: Não consegui identificar

Estipe : 5 Cm em média, de cor Branca um pouco amarelada e com algumas manchas marrom clara próximas ao xapéu.

Píleo: 2 ~2,5 cm em média , Cor marrom com pequenas manchas brancas e apresentando alguns Pelinhos
Forma: Afundado

Cor do carimbo de esporos: Não carimbei.

Mudança de cor na fissura: Não sei oque seria fissura, eu cortei uma parte da bem próxima da raiz com uma faca de serra e não mudou a cor.

Local: Pasto com arvores , Noroeste do Paraná(Próximo a maringá)

OBS: Não apresentavam mal cheiro, e talvez os cogumelos nem estejam adultos.

2.jpg3.jpg3.jpg4.jpg5.jpg

na 5ª imagem , é os cogumelos pequenos que estão crescendo, seriam os cubensis?

na 5ª imagem , é os cogumelos pequenos que estão crescendo, seriam os cubensis?

Os que você coletou não são psicoativos.

Quantos aos que estão crescendo no estrume, só aguardando para ver.

Boa sorte.

Será que os que eu coletei são venenosos?

Por que? Está pensando em ingerí-los?

Já viu por aqui no site aquele ditado que todo cogumelo é comestível, alguns somente uma vez?

Olá, fui a caça denovo...

Desta vez foi um fracasso, ou quase.
a gente foi expulso do pasto em que entramos kkkkkkk o cara chegou la e deu um ''fumo''na gente
nos tentamos convencer ele que era para pesquisa(ainda não tinhamos pegado os coogumelos) mas ele não acreditou.
quando pulamos a cerca ele chegou kkkk o que me deixou triste foi ver que eles tinham crescido e estavam lá, mas não pudemos pegar e o único pasto perto daquele era MUITO longe para a gente ir até lá

ele falou mais ou menos isso: Eu sei que não é pra pesquisa, outro dia pulou um maluco aqui e saiu catando cogumelo da bosta da vaca pq é alucinógeno, isso é droga e se vcs tentarem entrar aqui eu vo chamar a polícia.

a gnt foi embora mas bem do lado da estrada tinham alguns cogumelos e a gente coletou....

Habitat: Na beira da Estrada, Próximo a um pasto crescendo diretamente da mistura de areia/terra
Lâminas (Lamelas, Gills): Me parecem adnexas
Estipe (Talo, Stem): 3~4 cm de comprimento, fino , cor meio branco e marrom
Píleo (Chapeu, Cap): marrom claro com pequenas manchas escuras com uma cor mais forte no centro
Cor do carimbo de esporos: não carimbado ainda
Mudança de cor: não sei informar
Local: interior do paraná(noroeste do estado)
IMG_0082.JPG IMG_0083.JPG IMG_0085.JPG IMG_0087.JPG IMG_0090.JPG IMG_0094.JPG

Última edição:
Esse possivel ring de cubensis já esta com o filme bem queimado pelo jeito hem vitor22 HUASHUASUHAS, é complicado esses sem noções que tem habilidades de fazer merda, bora em busca de outros rings nas proximidades mermão :)

Esse possivel ring de cubensis já esta com o filme bem queimado pelo jeito hem vitor22 HUASHUASUHAS, é complicado esses sem noções que tem habilidades de fazer merda, bora em busca de outros rings nas proximidades mermão :)

sim , cara.
o fazendeiro falou que eles estavam Rebentando a cerca para entrar no pasto sendo que basta passar entre elas, o esforço não é grande, é muito menos trabalhoso do que arrebentar a cerca.
talvez por isso ele não deixou a gente pegar os bonitões que estavam lá. o fazendeiro tinha tirado o gado do pasto e as vacas não estavam lá... não iamos fazer nada de errado, apenas pegar a sair.

Habitat: pasto proximo ao esterco do gado
Lâminas (Lamelas, Gills): Adnexas
Estipe (Talo, Stem): volva
Píleo (Chapeu, Cap): convexo
Cor do carimbo de esporos: levemente esverdeada
Mudança de cor: roxo bem claro
Local: Salto - sp

achei esses dois juntos, será que são psicoativo?
DSC00025.JPG DSC09977.JPG DSC09978.JPG DSC09982.JPG DSC09983.JPG DSC09985.JPG DSC09986.JPG

Habitat: No esterco de gado
Lâminas (Lamelas, Gills): adnexas
Estipe (Talo, Stem): livre
Píleo (Chapeu, Cap): cônico e levemente roxeado
Cor do carimbo de esporos: roxo meio acinzentado
Mudança de cor: aparentemente não...

primeira vez que colho esses tipos será que são psicoativos?
os coletei agora pouco
DSC09932.JPG DSC09933.JPG DSC09998.JPG DSC09999.JPG

coletei eles todo juntos, mas tem algumas diferenças, alguém sabe dizer se tem muita diferença entre eles na questão psicoativa?
Primeira foto é a mesa com os que coletei
a segunda foto mostra um cônico e um ovalado ambos

to querendo aprender a diferenciar :p

DSC00010.JPG DSC00009.JPG DSC00005.JPG DSC00004.JPG

Última edição por um moderador:
Mais uma série não psicoativa, Pirata88.

E para de coletar assim. Você está destruindo espécimens sem ter a mínima idéia do que são.

Aprenda o que você quer. E nem adianta colocar aqui e perguntar se é psicoativo se não teve azulamento.

Mais uma série não psicoativa, Pirata88.

E para de coletar assim. Você está destruindo espécimens sem ter a mínima idéia do que são.

Aprenda o que você quer. E nem adianta colocar aqui e perguntar se é psicoativo se não teve azulamento.

... pô manolo.. escrevi em cima que eles estão ficando roxeados, e outra, eu peguei da bosta da vaca, oque eu estaria destruindo, pra que serve isso aqui se só ficam "tirando" a gente, to fazendo como vcs pediram pra postar e colocando fotos, eu colhi vários pq se caso fossem psicoativos não deixaria pra amanha que não sei se estariam la inda e bons!

Tem que ficar azul e não roxo é isso?
tudo que eu postei antes não é né? bem como vc acabou de falar!
valew pela colaboração e compreensão

Tem que ficar azul e não roxo é isso?

Veja bem, você até agora não compreendeu o básico, ou seja, que os cogumelos psicoativos de estrume quando mudam de cor ficam verde-azulados, e reclama que ficam "tirando" a gente?

Se você não mostrar disposição e paciência para a aprender a história vai ser difícil, não? Somente por acaso e destruindo muitos exemplares não-psicoativos você chegará ao seu objetivo ...

Leia a Biblioteca. Leia o Fórum. O Glossário. Pesquise.

Vou te pedir também mais um favor. Não suba essas fotos com quase dois mega. Dificulta que as pessoas as vejam, o que indiretamente dificulta que alguém ajude você a identificar uma espécie.

Diminua o tamanho das fotos antes.

Habitat: pasto proximo ao esterco do gado
Lâminas (Lamelas, Gills):Adnexas
Estipe (Talo, Stem): volva
Píleo (Chapeu, Cap): convexo
Cor do carimbo de esporos: levemente esverdeada
Mudança de cor: roxo bem claro

achei esses dois juntos,
será que são psicoativo?

Cuidado com esses brancos grandes, se parecem muito com Amanita Phalloides, esses cogumelos são responsáveis por 80% das mortes por envenenamento de consumo de cogumelos.

E sobre como cacar cogumelos, de uma pesquisada, até no google, é só descobrir quais são psicoativos e google neles ou aqui, mas como o Ecuador disse, além de você está buscando QUALQUER cogumelo e destruindo a reproducão deles sem fim algum, ainda pode se matar por comer um venenoso.

Outra vez: Cuidado com esse branco.

Me desculpem pela ignorância, vcs estão certos!
Estou a pesquisar e ler mais para compreender mais sobre esse universo dos fungos!

1.
Habitat
: esterco bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): marrom acinzentado
Estipe (Talo, Stem): 6cm aproximadamente, marrom claro
Píleo (Chapéu, Cap): 3cm, vários tons de marrom
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): como podem ver nas fotos, estava preto em volta e por baixo, escureceu um pouco no talo também aonde cortei ele
Local: Sul de Minas

DSC05964.jpgDSC05965.jpg

2.
Habitat: esterco bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza
Estipe (Talo, Stem): 6cm aproximadamente, marrom claro
Píleo (Chapéu, Cap): 3, 4cm, marrom, com algumas partes mais esbranquiçadas em volta, da cor que eram um dia antes
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim, preto no talo perto do esterco e escorrendo do carimbo para o chapéu do cogu por baixo

Um dia antes quando passei por eles, estavam mais jovens, com o chapéu esbranquiçado e um desenho tipo 'veias' pretas nele. Deixei lá por não ter certeza. No outro dia eles estavam como nas fotos, o que me chamou atenção para saber qual espécie eles são.

DSC05980.jpgDSC05985.jpg

3.
Habitat
: esterco bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza bem escuro (até porque sai tanto líquido preto que nem sei dizer com certeza)
Estipe (Talo, Stem): 3 a 10 cm aproximadamente, branco
Píleo (Chapéu, Cap): 3 a 10cm, branco
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): não me lembro de ter tirado um pra ver, mas a medida que vai morrendo vai ficando enrugado e começa a aparecer um pouco do preto no chapéu

DSC06091.jpgDSC06096.jpgDSC06098.jpg

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back