Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático CHILE - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Introdução:

Sou um Aprendiz Antigo (52 years old). Nunca consumi os cultivados, apesar de ter me deliciado com centenas de nativos ao longo do tempo. Depois de devorar as páginas desse Fórum, e com o apoio moral e material ( carimbo ) do Morta, resolvi me aventurar na Arte de cultivá-los.

O cultivo:

Obs.: Os procedimentos de preparo da seringa, esterilização, inoculação, etc., seguiram os já consagrados aqui no CM. Desse modo, para evitar repetição, só o que fugir deles será comentado.

09/05/2010

Preparo da seringa. Descanso de 24 horas em temperatura ambiente.

10/05

Preparação do substrato de milho de pipoca (previamente trabalhado segundo a técnica muito bem colocada por Maurício no tópico https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/) da seguinte forma: 700 gramas de milho + 1 colher de cremogema + 1 colher de vermiculita SECA.
Após o preparo, a inoculação.

10/05

Os dois potes foram para a improvisada Estufa de colonização.
Problema: Não conseguia manter a temperatura na faixa ideal.

12/05

Resolvi improvisar nova estufa, desta vez com aquecimento. Usei um Termostato/Aquecedor para aquário e uma pet de 2 litros com água.
Problema resolvido. Temperatura oscilando entre 28 e 29 graus Celsius.

Fotos

Agora aguardando o Misterioso Surgimento do Micélio, tcham, tcham, tcham.
Potes.jpgEstufa.jpgInterior.jpg
 
Última edição por um moderador:
Belo cultivo !!
acabei de acompanhalo aq todinho heheheh
muito lindo o micelio no milho
tomara q de muitos frutos e good trips :D
abss
GOOD vibes
 
Meu terrário, vazio. Daqui a pouco com dois casings.
DSC05530.JPG

O daquiapouco chegou:
DSC05535.JPGDSC05537.JPG
 
Última edição por um moderador:
cinema em casa com gastao.
cabe eu inteiro dentro desse terrario, e eu falei pra ele que nao ia dar pra manter a umidade.
ae a prova que eu tava muito errado :)
poe um banquinho agora do lado do terrario e cuida HUAEHUEAHuh
a parte boa chegou, ver eles nascendo.
:pos::pos:
 
Esse terrário ta show! (grandão)

curiosidade:
como ta fasendo pra mater essa umidade e as trocas de ar?

ta usando bomba?
 
Eae Gamaia, tudo certinho.. primeiro cultivo ah. bons tempos eheuheaahsuh
Desejo muita luz paz e amor ao seu cultivo :p:
 
Esse terrário ta show! (grandão)

curiosidade:
como ta fasendo pra mater essa umidade e as trocas de ar?

ta usando bomba?

Uma bombinha de 50 litros hora, sem troca de ar, pelo tamanho do aquário.

Eae Gamaia, tudo certinho.. primeiro cultivo ah. bons tempos eheuheaahsuh
Desejo muita luz paz e amor ao seu cultivo :p:
Tenho mais dois casings, feitos depois esperando para serem colocados no "terrário". Talvez amanhã irão para a geladeira...

Resolvi mudar minhas idéias. Cubri os casingas com 50 % de pó de coco e 50% de vermiculita. Não dei cold sock, vamos ver. É um teste...
DSC05538.JPGDSC05540.JPG
 
Última edição por um moderador:
Tudo lindo maan..
vai que vaii
em brevee lindos coguus
iwww
PAZ :p:
 
Resolvi mudar minhas idéias. Cubri os casingas com 50 % de pó de coco e 50% de vermiculita. Não dei cold sock, vamos ver. É um teste...

Coisa linda hein Gamaia eheh, adorei tudo, esse terrário tá um show, e vc tá guloso hein meteu logo uma quentinha de mais de 1 litro eheh, gigante ela...

Abração

Pitbull
 
Resolvi mudar minhas idéias. Cubri os casingas com 50 % de pó de coco e 50% de vermiculita. Não dei cold sock, vamos ver. É um teste...

os testes deveriam ficar num terrario a parte, pois alem de nao ter colonizado o spawm por tempo suficiente se contaminar ja era os que foram feitos corretamente.
Quanto a troca de ar:
Esta errado gastao.
se nao tem pra onde sair o CO2, eh apenas questao de tempo pra que os casings parem de se desenvolver.
pode ser num aquario de 10 litros ou de 1.200 como esse seu.
Cada litro de Fungo respirando produz toda hora 1 litro de co2.
enfim, cada um com suas teimosias, eu to aqui so pra observar.
 
os testes deveriam ficar num terrario a parte, pois alem de nao ter colonizado o spawm por tempo suficiente se contaminar ja era os que foram feitos corretamente.
Quanto a troca de ar:
Esta errado gastao.
se nao tem pra onde sair o CO2, eh apenas questao de tempo pra que os casings parem de se desenvolver.
pode ser num aquario de 10 litros ou de 1.200 como esse seu.
Cada litro de Fungo respirando produz toda hora 1 litro de co2.
enfim, cada um com suas teimosias, eu to aqui so pra observar.

Quanto a troca de ar, abro o terrario uma ou duas vezes por dia. Para otimizar esta troca o que você sugere?

Engraçado os dois últimos casings, cobertos com pó de coco estão se deselvolvendo mais rápido:
DSC05545.JPGDSC05547.JPG
 
Última edição por um moderador:
huhuhhuh
mais essas quentinhas estao lindas d++++ em
daq uns dias os pins :D
boa sorte ae que continue td otimo em seu cultivo
:pos:
 
Gamaia disse:
Quanto a troca de ar, abro o terrario uma ou duas vezes por dia. Para otimizar esta troca o que você sugere?

o problema com o co2 eh que ele "age" como agua.
se acumula ao fundo do terrario.

vou pensar em uma solucao e hoje mesmo falo com voce.

Gamaia disse:
Engraçado os dois últimos casings, cobertos com pó de coco estão se deselvolvendo mais rápido:

tem pelo menos 3 casings mega contaminados.
o primeiro do canto inferior esquerdo tambem parece muito contaminado.
 
Última edição por um moderador:
putz gamaia,meus pesames cara,ja rolau igualzinho comigo no meu primeiro cultivo.bola pra frente e nao desanime
 
Apesar da contaminação, que creio foi causada pelo esterco e excesso de CO2, pensei em alguma soluções. Primeiro para o gás carbônico e depois para a falta de umidade pela retirada do próprio. Ai estão as fotos da minha tentativa. Já que estou esperando minhas CLs ficarem no ponto e após preparar os spawns, vou manter os casings para, quem sabe, o micélio ganhar. Não dando certo vou desinfetar tudo ( a casa inteira ) e começar tudo de novo, mas com muito mais cuidado e seguindo todos os conselhos do Morta e do Maurício.
DSC05562.JPG
 
Poxa hein Gamaia, não tivemos sorte dessa vez hein ! mas dxa estar meu amigo, da próxima vai dar td certo, vi hj seu post lá no meu diário, meus pesames ae, mas não se abata e não desista nunca pois falhas acontecem e tudo isso devemos encarar como aprendizado.

Grande abraço

Pitbull...
 
Apesar da contaminação, que creio foi causada pelo esterco e excesso de CO2, pensei em alguma soluções. Primeiro para o gás carbônico e depois para a falta de umidade pela retirada do próprio. Ai estão as fotos da minha tentativa. Já que estou esperando minhas CLs ficarem no ponto e após preparar os spawns, vou manter os casings para, quem sabe, o micélio ganhar. Não dando certo vou desinfetar tudo ( a casa inteira ) e começar tudo de novo, mas com muito mais cuidado e seguindo todos os conselhos do Morta e do Maurício.


Gamaia para terrário o que dá melhor resultado é uma caixa de isopor e bombinhas de aquário para injeção de ar.

As bombinhas ligadas 24 horas durante toda fase de frutificação, injetam e renovam o ar, também promovem uma pressão positiva dentro da caixa que evita a entrada de ar externo e insetos. Com a bombinha elimina-se abrir a caixa para abanar, o que diminui a umidade interna e é porta para introduzir contaminantes.

Compre uma caixa de isopor, 4 bombinhas de aquário, mangueirinhas de silicone (1,5 m cada), 4 pedras difusoras. Faça 2 furinhos 1 palmo acima do fundo num dos lados menores da caixa e passe 1 par de mangueiras por cada furo coloque as pedras difusoras na ponta e distribua as pedras nos cantos da caixa. Coloque perlita ou argila no fundo, água até o nível, uma colher de água sanitária e deixe funcionando 24 horas antes de por bolos ou casings.

A tampa da caixa deve ter um vidro para entrada de luz, então corte e encaixe um vidro 2 mm 20X10 no centro da tampa.

Se quiser use refrigeração: https://teonanacatl.org/threads/terrário-com-refrigeração.815/

O cooller para introduzir e renovar ar eu não uso mais, as bombinhas são muitos mais eficientes.
 
Gamaia... terrário é muita treta, cultive em baldes e verá que a simplicidade pode te surpreender :pos:

E esterco não precisa ser muito, aqui eu uso bem pouco, só pra dar uma cor no pó de côco mesmo, o micélio se desenvolve até melhor pois fica mais aerado com bastante pó de côco e pouco esterco, no máximo eu uso entre 5 e 10% de esterco no substrato, na real eu prefiro mais usar humus do que esterco, pois confio mais no humus, ele é muito nutritivo também e é mais aerado que o esterco, o micélio digere melhor o humus.

E quando usar esterco tome o cuidado de não deixar nenhuma bolotinha, se não a chance de contaminar é grande.

Mais sorte no próximo, e que venha logo, pois o cultivo não pode parar! ;)
 
o problema nao estava no terrario nem na incubacao.
a contaminacao ocorreu porque ele esterelizou no microondas o substrato.
eu esteva junto acompanhando.:pos:
 
Back
Top