Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cambodian - 5° Cultivo - Agora vai....

Diário de cultivo completo.
Introdução

Anteriormente fiz 4 cultivos que não deram certo pois as medidas dos igredientes estavam errados, então o micélio chegava até um certo ponto e não crescia mais. O tutorial usado foi esse aqui:
Sem citações de sites de comércio de esporos ou psicoativos, por favor.

O mesmo tutorial se encontra na biblioteca, porém depois do meu fracasso o amigo Muilok que descobriu o motivo providenciou o conserto das medidas. A quantidade de vermiculita indicada era insuficiente.

Destes 4 cultivos fiz o diário de 2 aqui:
https://teonanacatl.org/threads/b-2°-cultivo.3019/
https://teonanacatl.org/threads/1°-cultivo-golden-teacher.2932/

5° Cultivo

Desta vez segui o mesmo tutorial, mas alterei a quantidade dos produtos. Fiz a seguinte mistura:

2,5 Copos Vermiculita
1 Copo de farinha de arroz
1/3 de copo de semente para pássaros cozidas
1 copo de água mineral

Dia 15/06/2008 inoculei 3 copos:
DSC04916.JPG

Dia 21/06/2008 inoculei mais 4 copos
DSC04919.JPG

Nestes 4 copos últimos coloquei cremogema. 1 colher de sopa para os 4 copos.

Fiz uma alteração na minha incubadora, para melhorar a segurança e a praticidade. Minha incubadora consistia em uma caixa de isopor com água e aquecedor/termostato no fundo. Eu colocava os copos dentro de um saco plástico e amarrava, para envitar o contato de umidade com os copos.

Isso se mostrou com a desvantágem de de que com o tempo a água acaba entrando no saco.

Vi em um dos diários por aqui uma maneira melhor, colocar o termostato dentro de uma garrafa pet. Então fiz isso. Devido a baixa condutividade térmica do ar em relação à água, as vezes demora para o termostato, estabilizar a temperatura entro da incubadora, mas se não ficar abrindo toda hora não tem problema.

DSC04957.JPG

Micélio 100%

Dia 30/06/2008. Um dos copos inoculados dia 15 chegou a 100%
Dia 02/07/2008. Um dos copos inoculados dia 21 chegou a 100%

Pelo jeito a cremogema acelera o crescimento do micélio.

Fiz o terrário com argila expandida no fundo. Coloquei um cooler para entrada de ar, prodegido com miolo de edredon. Para saída de ar fiz um buraco e coloquei espuma de 50mm.

DSC04954.JPGDSC04955.JPGDSC04959.JPG

Modificações no Terrário

Um dia depois, como ví que a umidade dentro do terrário não estava grandes coisas, coloquei um cooler soprando em cima da água na argila.

DSC04958.JPG

Isso aumentou a umidade, mas começaram a formar gotas no vidro. Então para evitar que essas gotas caiam nos bolos fiz outra modificação deixando o vidro da tampa inclinado:

Aniversário

Dia 03/07/2008 aniversariei o primeiro bolo
DSC04962.JPG

Dia 06/07/2008 aniversariei o segundo bolo
DSC04960.JPG DSC04961.JPG

Segunda Modificação no Terrário

07/07/2008 Inclinei o cooler que fica do lado de detro, de modo que a pontinha da élice batesse na água. Fiz de maneira que a água não espirasse. A umidade do terrário aumentou consideravelmente.
DSC05125.JPG

11/07/2008

O bolo que está no terrário a 7 dias parece inalterado.
O outro bolo que está a 4 dias está diferente. Parece que o micélio está crescendo para fora do bolo, criando vários fiozinhos de mais ou menos 1cm.

Até agora nada de Pins.
DSC05126.JPG

Não tem erro Ramza, se um dos bolos está criando fios micélio para fora, quer dizer que o terário está funcionando bem e o micélio está evoluindo, provavelmente este bolo se desenvolveu melhor que o outro, pois o terrário já tinha uma boa úmidade quando este entrou.

Mas parece estar tudo ótimo! sé esperar! logo aparecem os pinzinhos!:):pos:

Não tem erro Ramza, se um dos bolos está criando fios micélio para fora, quer dizer que o terário está funcionando bem e o micélio está evoluindo, provavelmente este bolo se desenvolveu melhor que o outro, pois o terrário já tinha uma boa úmidade quando este entrou.

Mas parece estar tudo ótimo! sé esperar! logo aparecem os pinzinhos!:):pos:

Beleza figurinha, então será que eu deveria injetar água destilada no primeiro bolo porque ele ficou un 2 ou 3 dias na seca?

Beleza figurinha, então será que eu deveria injetar água destilada no primeiro bolo porque ele ficou un 2 ou 3 dias na seca?

Olha, eu nunca fiz uma coisa desta, então não posso dizer que isto resolveria esse probleminha, já que os bolos foram dunkados eu deixaria como estão, vá atualizando conforme a evolução dos bolos por ai!

Vibrações positivas para início de frutificação!!

Obs: nem pense em dar aos bolos batatinhas pringles hsuashasuhauas:D:pos:

Última edição por um moderador:
Meu amigo esta realmente lindo esse bolo, nunca vi um miscelio tão forte e vigoroso.....com certeza esse ai vai pinar e vai dar uns 4 flush!!!!!

Good Vibes!!!!

Paz e luz!!!

PS: Eu nunca vi um miscelio......rs......só em fotos........mas o seu é o melhor que ja vi.....kkkk

Ai RAMZA! estamos de olho! tÁ BONITO.

ahahha agora que vi o anexo, este deve ser o segundo bolo que entrou no terário certo?

bom ele está ótimo e cabeludo também kekeke mais uns 3 a 5 dias e começa a surgir os pinzinhos UEBA!!!:D

ahahha agora que vi o anexo, este deve ser o segundo bolo que entrou no terário certo?

bom ele está ótimo e cabeludo também kekeke mais uns 3 a 5 dias e começa a surgir os pinzinhos UEBA!!!:D

Dias que demorarão passar por sinal :D E depois ainda ter q esperar abrir o chapeu....

Dias que demorarão passar por sinal :D E depois ainda ter q esperar abrir o chapeu....

Quando iniciar pinagem colocar uma rede no local e um som tocando músicas suaves que fazem parte de seu gosto. Deitar na rede, relaxar e presenciar o crescimento dos cogumelos sagrados, depois de colher amigo, Angkor Wat te espera hehehehe

Ótimas vibrações e eu já até imagino a energia boa que deve estar por ai, aqui, eles trazem paz ao local de cultivo hehehe minha casa esta virando um templo!?:p:

Grande abraço Ramza, fica em paz!!

Cara, ta muito bem feito seu terrario, muito mesmo, vou começar o meu amanha, so qeu no aquario, tava pensand em usar cooler, masi axo que vou usar a bomba mesmo, e fazer um furinho para a troca gasosa, o que vc axa? tem que ser grande? e como vc ta controlando a temperatura dentro do terrario, nao vi termometro, qual e a temperatuda idea no terrario? :rolleyes:

Cara, ta muito bem feito seu terrario, muito mesmo, vou começar o meu amanha, so qeu no aquario, tava pensand em usar cooler, masi axo que vou usar a bomba mesmo, e fazer um furinho para a troca gasosa, o que vc axa? tem que ser grande? e como vc ta controlando a temperatura dentro do terrario, nao vi termometro, qual e a temperatuda idea no terrario? :rolleyes:
Cara, se você for usas bomba de aquário nem precisa de furo, pois o ar sai pelas frestas entre a tampa e o aquário. Se quizer colocar mesmo pode ser menor que a espressura de uma caneta. Com bomba é melhor, mais seguro, e mais prático. Eu não fiz isso pq to sem grana pra comprar uma. A temperatura ideal é entre 20 e 26°C, mas eu não estou cotrolando porque a termperatura dentro de casa quase não varia, e está ficando entre 24 e 26°C. E resfriar a temperatura dentro do terrário é algo um pouco complicado.

16/07/2008

Coloquei mais 4 bolos no terrário.
DSC05140.JPG

O primeiro bolo a ir pro terrário já está lá a 13 dias e até agora nada de pins. Me ajuda gente, será que to fazendo algo errado? Já passou do prazo, não?

Oi Ramza ! As condições de temperatura umidade e luminosidade estão estáveis? Arrisco que em uns dois dias no máximo você terá pins, e sairão do bolinho superior direito e do inferior... GOOD VIBES AÊ TÁ QUASE LÁ!:pos:

Oi Ramza ! As condições de temperatura umidade e luminosidade estão estáveis?
Estou usando uma lampada fluorecente num ciclo 12/12, temperatura entre 23 e 26c°. A umidade nao tenho como medir, mas o vidro e as paredes estão molhadas.

Arrisco que em uns dois dias no máximo você terá pins, e sairão do bolinho superior direito e do inferior... GOOD VIBES AÊ TÁ QUASE LÁ!:pos:
Tomara. Que meus micélios te ouçam!!

Se eu acertar de qual bolo saíram ganho um carimbo !:D:D:D Fica tranquilo que jajá estão aí sim... :luz:aliás tenta baixar essa temperatura... até!:pos:

Fala Ramza!

Fica no aguardo que pina!
Deixe a coisa rolar naturalmente, eles vão pinar na hora que eles quiserem pinar.
No meu ultimo cultivo levou uns 20 dias para pinar, normal!

Good Vibes ai!

pode crer bola fora achei que fosse de 18 a 21ºC:( perdão, e acabo de verificar um erro aqui no meu procedimento também :p: até logo!

Ontem ao chegar em casa percebi que o cooler estava desligado. Não entendi porque num primeiro momento, mas depois de olhar atentamente, vi que a fonte estava molhada. Curto circuito. Eu sequei e ela voltou a funcionar. O problema é de onde vem a água :-( O terrário ta fazando embaixo. A caixa de isopor não está furada ou rachada, mas pelo jeito a água passa pelo isopor, entre as bolinhas prensadas. Suspendi o terrário e vi que em vários pontos se formam gotas. Agora é ficar completando água todo dia.....

To precisando de boas vibrações pro meu cultivo...
ai207.photobucket.com_albums_bb234_vurdlak8_illusions_89f54b0040.gif

Back