Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cambodian - 5° Cultivo - Agora vai....

Diário de cultivo completo.
Introdução

Anteriormente fiz 4 cultivos que não deram certo pois as medidas dos igredientes estavam errados, então o micélio chegava até um certo ponto e não crescia mais. O tutorial usado foi esse aqui:
Sem citações de sites de comércio de esporos ou psicoativos, por favor.

O mesmo tutorial se encontra na biblioteca, porém depois do meu fracasso o amigo Muilok que descobriu o motivo providenciou o conserto das medidas. A quantidade de vermiculita indicada era insuficiente.

Destes 4 cultivos fiz o diário de 2 aqui:
https://teonanacatl.org/threads/b-2°-cultivo.3019/
https://teonanacatl.org/threads/1°-cultivo-golden-teacher.2932/

5° Cultivo

Desta vez segui o mesmo tutorial, mas alterei a quantidade dos produtos. Fiz a seguinte mistura:

2,5 Copos Vermiculita
1 Copo de farinha de arroz
1/3 de copo de semente para pássaros cozidas
1 copo de água mineral

Dia 15/06/2008 inoculei 3 copos:
DSC04916.JPG

Dia 21/06/2008 inoculei mais 4 copos
DSC04919.JPG

Nestes 4 copos últimos coloquei cremogema. 1 colher de sopa para os 4 copos.

Fiz uma alteração na minha incubadora, para melhorar a segurança e a praticidade. Minha incubadora consistia em uma caixa de isopor com água e aquecedor/termostato no fundo. Eu colocava os copos dentro de um saco plástico e amarrava, para envitar o contato de umidade com os copos.

Isso se mostrou com a desvantágem de de que com o tempo a água acaba entrando no saco.

Vi em um dos diários por aqui uma maneira melhor, colocar o termostato dentro de uma garrafa pet. Então fiz isso. Devido a baixa condutividade térmica do ar em relação à água, as vezes demora para o termostato, estabilizar a temperatura entro da incubadora, mas se não ficar abrindo toda hora não tem problema.

DSC04957.JPG

Micélio 100%

Dia 30/06/2008. Um dos copos inoculados dia 15 chegou a 100%
Dia 02/07/2008. Um dos copos inoculados dia 21 chegou a 100%

Pelo jeito a cremogema acelera o crescimento do micélio.

Fiz o terrário com argila expandida no fundo. Coloquei um cooler para entrada de ar, prodegido com miolo de edredon. Para saída de ar fiz um buraco e coloquei espuma de 50mm.

DSC04954.JPGDSC04955.JPGDSC04959.JPG

Modificações no Terrário

Um dia depois, como ví que a umidade dentro do terrário não estava grandes coisas, coloquei um cooler soprando em cima da água na argila.

DSC04958.JPG

Isso aumentou a umidade, mas começaram a formar gotas no vidro. Então para evitar que essas gotas caiam nos bolos fiz outra modificação deixando o vidro da tampa inclinado:

Aniversário

Dia 03/07/2008 aniversariei o primeiro bolo
DSC04962.JPG

Dia 06/07/2008 aniversariei o segundo bolo
DSC04960.JPG DSC04961.JPG

Segunda Modificação no Terrário

07/07/2008 Inclinei o cooler que fica do lado de detro, de modo que a pontinha da élice batesse na água. Fiz de maneira que a água não espirasse. A umidade do terrário aumentou consideravelmente.
DSC05125.JPG

11/07/2008

O bolo que está no terrário a 7 dias parece inalterado.
O outro bolo que está a 4 dias está diferente. Parece que o micélio está crescendo para fora do bolo, criando vários fiozinhos de mais ou menos 1cm.

Até agora nada de Pins.
DSC05126.JPG

Ontem a noite peguei um dos copos 100% injetei água e coloquei na geladeira. Esta noite passarei para o terrário.
Pergunto:
1. Como que eu vou saber se está úmido o suficiente sem ter um aparelho?
2. Posso deixar a luz em cima 24h, ou é melhor fazer um ciclo 12/12?
3. Devo colocar o bolo no terrário se a água que está no copo?
4. Posso usar spray de lisol dentro da caixa? Mata os micélios?
5. Devo molhar os bolos de tempos em tempos?

Meu amigo gostei de ver ficou muito caprichado adorei a encubadora e o terrario!

Good Vibes para seu cultivo!!!!

Paz e luz!

Ontem a noite peguei um dos copos 100% injetei água e coloquei na geladeira. Esta noite passarei para o terrário.
Pergunto:
1. Como que eu vou saber se está úmido o suficiente sem ter um aparelho?
2. Posso deixar a luz em cima 24h, ou é melhor fazer um ciclo 12/12?
3. Devo colocar o bolo no terrário se a água que está no copo?
4. Posso usar spray de lisol dentro da caixa? Mata os micélios?
5. Devo molhar os bolos de tempos em tempos?

1. visualmente ou pelo tato, quando o terrário está ótimamente úmido é comum notar goticulas de água na parte superior do terrário(por onde você deixa entrar luz). outra forma é limpando sua mão e braços com álcool esperando secar naturalmente e então tocando na parede interna do terrário assim você sente pelo tato.

a opção visual é para mim mais indicada já que não é preciso abrir o terrário. (Seu terrário é lindo pra xoxot...).

2. Faça um ciclo de 12horas ou até menos com a iluminação!

3.coloque o bolo no terrário após retirar a água do copo.

4. Não aconselho você utilizar lizol quando o bolo estiver dentro do terrário, o lizol pode sim prejudicar o micélio.

5. quando no terrário, o bolo nunca deve ser molhado, se achar que a úmidade está muito baixa no terrário, utilize um borrifador e borrife água estéril nas paredes do terrário. Após colher cada flush, pode-se fazer mais um dunk para reidratar o bolo.

Muita positividade com está strain!!:):pos:

Pessoal, essa noite, um dia depois de ter colocado o terrário pra funcionar( ainda sem bolo), ví que a umidade dentro do terrário não estava grandes coisas, então coloquei um cooler soprando em cima da água na argila.
View attachment 15336
Isso aumentou a umidade, mas começaram a formar gotas no vidro. Então para evitar que essas gotas caiam nos bolos fiz outra modificação deixando o vidro da tampa inclinado:
View attachment 15335

Depois disso aniversariei meu primeiro bolo.
View attachment 15337View attachment 15339

Muito bem Ranza, é isto mesmo, não precisa deixar o cooler ligado sempre se achar desnecessário.

gotas no vidro é bom sinal(não notifiquei nenhuma na foto), e a inclinação do vidro foi um ato ninja antes do aniversário:)
Tudo muito bem feitinho, vai ter belos cogumelos saindo deste bolo!

E cara, você come muito "pringles" heheheh:D

Essas são as latinhas de todos os pringles que comi na minha vida hehehe. Hoje servem pra guardar arroz vermiculita e sementes. Minha mulher e minha mãe vivem me dizendo que eu adoro juntar lixo :D

Achei um doido feito eu que não joga quase nada fora....kkkkkkk

Muito capricho e dedicação no cultivo hein ? Parabéns mesmo !

Super Good Vibes para vcs ai ....

E aí Cia Oregon, Beleza? Obrigado por visitar meu diário

06/06/2008 - Foi colocado o segundo bolo no terrário. Até o momento nada de pins no primeiro.

Força ai Ramza!! Tá bonito :pos:

Acho que está no prazo ainda, mas pode levar até duas semanas, vc observou alguma alteração no micélio ou ele está igual a 5 dias, inalterado ?

Como estão os parâmetros do terrario, ciclo de luz? oxigenação?umidade?

Eu esquentaria a cuca depois de uns 10 a 15 dias no terrario e nada, esse é o momento mais esperado né, mas logo logo eles aparecem ai tenha fé !

Estamos sempre acompanhando seu cultivo e emanando positividade !!!

Abração !

Acho que está no prazo ainda, mas pode levar até duas semanas, vc observou alguma alteração no micélio ou ele está igual a 5 dias, inalterado ?

Como estão os parâmetros do terrario, ciclo de luz? oxigenação?umidade?

Eu esquentaria a cuca depois de uns 10 a 15 dias no terrario e nada, esse é o momento mais esperado né, mas logo logo eles aparecem ai tenha fé !

Estamos sempre acompanhando seu cultivo e emanando positividade !!!

Abração !
Com certeza, é o momento mais esperado. Tenho que me conter pra não ir lá toda hora olhar.:)

O micélio parece estar exatamente do mesmo jeito, completamente branco. Estou usando um ciclo de luz de 8h de luz por dia.Oxigenação está sendo feita direitinho. Quanto a umidade não sei se é o suficiente, mas pelo menos está formando gotas de água no vidro.

Ele vão surgir !!!

Parece que está tudo certo, é só aguardar !

Abraço.

O outro bolo que está a 4 dias está diferente. Parece que o micélio está crescendo para fora do bolo, criando vários fiozinhos de mais ou menos 1cm.

Até agora nada de Pins.

Até agora nada de Pins.

Fala Ranza.......posta umas fotinhos pra gente ver ai!!!!!!!

Gooooood Viiiiiiiiiiibes para esse bolo pinar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paz e luz!!!!

Fala Ranza.......posta umas fotinhos pra gente ver ai!!!!!!!

Gooooood Viiiiiiiiiiibes para esse bolo pinar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paz e luz!!!!

Ta dificil demais tirar foto lá de dentro pois o vidro ta bem embarçado, então eu teria que abrir. Porém abrir aumenta o risco de contaminandes. No dia que eu for colocar os outros bolos eu tiro as fotos.

Back