Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+: segundo cultivo

Diário de cultivo completo.
Bem, vou relatar aqui meu segundo cultivo de B+. Utilizei como base a técnica de milho de pipoca descrita pelo Maurício, com três dias de tratamento (fervura, molho, hipoclorito de sódio e calcário dolomítico). Preparei as seringas usando um carimbo que estava guardado num ziploc com sílica e tentei seguir todos os procedimentos de assepsia, com uso de máscara, luvas e tal. Fiz tudo na boca do forno e relativamente rápido. A inoculação foi feita em quatro copos de whisky faz uns dez dias. Na segunda-feira passada repeti os procedimentos, preparei mais duas seringas e inoculei mais cinco copos. Tudo foi colocado dentro dessa incubadora aqui:

IMG_4353 copy.jpgIMG_4354 copy.jpgIMG_4355 copy.jpg

A temperatura está sendo mantida em torno dos 29º (meu termo-higrômetro digital voltou a funcionar) numa caixa de isopor com aquecedor de aquário e termostato, ou seja, o básico.

Dos quatro copos inoculados no dia 10, dois estão se desenvolvendo bem e os outros dois, infelizmente, apresentam contaminação. Não sei como funciona isso, pois foram todos preparados nas mesmas condições. O micélio levou uns cinco dias pra aparecer e os copos estão assim:

IMG_4356 copy.jpgIMG_4357 copy.jpg
Estes são os saudáveis. Os contaminados estão abaixo:

Contaminação NEGRA (fotos auto-explicativas):
IMG_4363 copy.jpgIMG_4361 copy.jpgIMG_4362 copy.jpg

Contaminação VERDE (mais discreta porém não menos indesejada) :mad: :
IMG_4358 copy.jpgIMG_4359 copy.jpgIMG_4360 copy.jpg

Alguém consegue identificar o que é isso? Descarto os dois copos agora ou espero um milagre? ;)

Os outros cinco copos ainda estão esperando sinais do micélio. Daqui a uma semana, se tudo correr bem, acho que posso preparar os casings com os copos saudáveis.

Como sempre, comentários serão bem vindos :D

Abraços a todos!

Guto, que potes sao aqueles com rosca na borda? Parecem os potes que os gringos usam (e que eu nunca encontrei por aqui).

Boa sorte com tudo aih! :pos:

:pos:
Pois é, são iguais as os potes gringos mesmo, só que não são americanos, são franceses da Luminarc. Encontrei por acaso numa loja de utilidades domésticas e comprei os últimos quatro que eles tinham. A vantagem é que eles tem 500ml, mais que o nosso bom e velho copo de whisky. A desvantagem é que por causa disso demoram mais pra colonizar, os meus estão na incubadora faz um mês e só agora estão chegando a 100%.

Abraço!

Não é uma ciencia muito precisa mesmo, teve vez de eu cultivar com potões de ate 1 L e colonizar mais rapido que algums copos de whisky.

Mas vlw pela resposta!

Problemas

O cultivo nos casings não rolou. O de alumínio pinou e o 'primeiro flush' produziu três abortos... O 'segundo flush' produziu um aborto!!!:eek: e só!
Preferi não arriscar e joguei tudo fora.
O casing de plástico parecia mais promissor, mas duas coisas aconteceram: em primeiro lugar, o plástico era translúcido, então vários pins viraram pra baixo e pros lados e se concentraram nas laterais do vasilhame. Tentei resolver passando fita isolante e afastando o substrato, pra ver se crescia. Mas ele estagnou.

IMG_4415 copy.jpgIMG_4410 copy.jpgIMG_4411 copy.jpgIMG_4412 copy.jpg

Depois achei que tinha sido contaminado por trichoderma:

IMG_4413 copy.jpg

Resolvi fazer uma colheita forçada dos pins pra ver se conseguia salvar alguma coisa. Abri o substrato e tava cheio de green mold...

IMG_4414 copy.jpgIMG_4405 copy.jpgIMG_4406 copy.jpg

pensei... que foda, o duende gruda em tudo, contamina a casa inteira... mas o estrago tava feito. O jeito é melhorar o nível de assepssia e dar um tempo nos casings, tentar uns bolos... tenho quatro potes que estão 'quase' 100%, vou esperar mais uma semana e fazer o dunk&roll como nesse video do outube:
IMG_4407 copy.jpgIMG_4408 copy.jpg

Os pins que eu colhi azularam bastante e não estão cheirando mal, aliás o substrato tava com um cheiro normal de micélio, vou arriscar comer, inclusive porque são tão poucos que acho que nem vão fazer efeito.

IMG_4409 copy.jpgIMG_4403 copy.jpgIMG_4402 copy.jpg

Então foi essa minha experiência com casing de milho: não rolou. quem sabe na próxima. Agora vou higienizar bem o terrário, fazer uma cobertura de vidro inclinada pra escorrer a água e tentar a sorte com os Mex, que estão sem sinal de contaminação. E continuar inoculando em copos de FAI, tenho mais uns carimbos que os amigos me mandaram :). Mas os B+ viraram história.

Paciência. Como dizem por aí, 'no pain, no gain'
O que importa é a experiência... E a persistência... :eek:

Seguindo em frente

O cultivo continua. Agora estou botando fé nos bolos de Mex.
Enquanto isso fiz algumas alterações no terrário: troquei de bomba, coloquei uma com capacidade pra três saídas, então tem mais ar - saindo por três pedras porosas. O fundo foi coberto por argila expandida, pedra vulcânica (que eu uso no banheiro dos meus gatos) pra tentar criar uma superfície mais uniforme (mas nem rolou) e carvão ativado, que ajuda na assepsia.
Troquei o filme de PVC por um de polipropileno, que é mais prático de colocar e trocar.

IMG_4433 copy.jpgIMG_4430 copy.jpg

Um dos bolos que estava incubando não foi pra frente e acabou no lixo. Os outros três estão no terrário. Em um deles fiz dunk&roll e aniversariei no dia 09/10.

IMG_4431 copy.jpgIMG_4432 copy.jpgIMG_4425 copy.jpgIMG_4426 copy.jpg

Os outros dois foram aniversariados no dia 13, só com dunk, sem roll (acabou a vermiculita, vou comprar mais hoje e botar cada um no seu devido lugar). Por enquanto eles estão em processo de recuperação do micélio.

IMG_4427 copy.jpg

Com o aumento da temperatura por aqui está difícil manter as condições ideais de pinagem. Estou usando gelo pra tentar abaixar a temperatura do terrário. Também estou borrifando água oxigenada + água 1/10 gelada três vezes ao dia. A umidade está ok e a luz fica acesa 24h por dia.

E na incubadora já tem um novo cultivo: Pink Buffalo.

IMG_4428 copy.jpg

Mas esta é outra história, para um próximo diário.

Bem, por enquanto é isso, os bolos tão com uma cara boa, vamos ver se pinam e produzem belos frutos.

Abraços a todos!
:idea:

Seguindo em frente

Quanto mais eu leio, mais medo me dá de cultivar em milho rsrsrs. Mas vou tentar assim mesmo.

Boa sorte pra você.

Ramza, porque você não tenta com centeio? O meu primeiro cultivo de B+ em casing foi assim (tá certo que o spawn veio pronto...) e deu certo. No terceiro cultivo, que já começou, estou esperando o micélio colonizar grãos de centeio inoculados com pink buffalo (fiz isso ontem). O Tiwanaku também usa centeio, diz que desistiu do milho, muito propenso a contaminações.
Ou usa aquela tek de escolher os grãos e esterilizar direto na panela, quem sabe dá certo.
Abraços e boa sorte! :pos:

É, eu acho que vou tentar todas opções disponíveis rsrs. Valeu.

Ueba!!! Temos PINS!!!

IMG_4436 copy.jpgIMG_4438 copy.jpg

Depois de duas semanas no terrário os pins começaram a aparecer :D

Achei dois no bolo aniversariado em 09/10:

IMG_4439 copy.jpgIMG_4440 copy.jpg

E mais três num dos bolos aniversariados em 13/10:
IMG_4442 copy.jpgIMG_4443 copy.jpgIMG_4444 copy.jpg]

Coincidentemente ou não, achei os pins logo depois de mudar o regime de iluminação de 24h para 12h/12h.
Continuo borrifando o terrário com H20+peróxido três vezes por dia, a umidade está alta e a troca de ar parece ser eficiente.

Agora é só esperar pela frutificação...
;)

Depois de muito tempo estou voltando para encerrar o diário. Meu segundo cultivo - o de Mex, não o de B+ - foi um sucesso e rendeu belos frutos. Dos três bolos que foram pro terrário, um deles produziu um primeiro flush razoável, contaminou e foi descartado. Os outros dois bolos renderam três flushs ótimos, com cogumelos lindos, praticamente sem abortos e mutações.
Cheguei à conclusão que, para mim, a técnica PF com dunk&roll funciona bem melhor que casing, e a produtividade é boa.
O terceiro cultivo, de pink bufallo, foi melhor ainda, mas este não vai ter diário. Estou colhendo cogumelos bem grandes no primeiro flush, de quatro bolos impecáveis. pena que vou viajar e ter que descartar tudo antes de pinarem novamente. Na verdade, ainda vou tentar um cultivo outdoor pra ver se tem cogumelos na janela quando eu voltar.

Abaixo seguem algumas fotos do cultivo de Mex.

IMG_4467 copy.jpgIMG_4466 copy.jpgIMG_4476 copy.jpgIMG_4480 copy.jpgIMG_4482 copy.jpgIMG_4470 copy.jpgIMG_4474 copy.jpgIMG_4473 copy.jpg

Fala guto
Ótimos frutos,parabens!
O bolo não precisa passar por mais processos,como é feito ao utilizar casing,então é menos propenso a problemas creio eu.

Fala guto
Ótimos frutos,parabens!
O bolo não precisa passar por mais processos,como é feito ao utilizar casing,então é menos propenso a problemas creio eu.

É isso mesmo, casings exigem assepsia total no ambiente e no cultivador para sua ideal confecção, existe muita manipulação do material, coloniza, desmonta td, remonta em casings, re-coloniza, camada de vermicilita e por ai vai até finalmete chegar ao terrario.

Nesse caminho longo se td não for feito em uma glove box ou em um ambiente altamente esteril, as chances de perder todo o trabalho aumentam consideravelmente.

Guto:

Parabéns pelos frutos, tenho certeza que nos próximos cultivos as coisas vão mudar por ai !!!

Um forte abraço....

Caramba que cultivo lindo!
parabens!
e os resultados tambem achei maravilhosos.\
tive mais ou menos essas mesmas experiencias no meu primeiro cultivo e me identifiquei batante com os acontecimentos...
abraco!
com manteiga entao deve ficar uma delicia.

Back