Bem, vou relatar aqui meu segundo cultivo de B+. Utilizei como base a técnica de milho de pipoca descrita pelo Maurício, com três dias de tratamento (fervura, molho, hipoclorito de sódio e calcário dolomítico). Preparei as seringas usando um carimbo que estava guardado num ziploc com sílica e tentei seguir todos os procedimentos de assepsia, com uso de máscara, luvas e tal. Fiz tudo na boca do forno e relativamente rápido. A inoculação foi feita em quatro copos de whisky faz uns dez dias. Na segunda-feira passada repeti os procedimentos, preparei mais duas seringas e inoculei mais cinco copos. Tudo foi colocado dentro dessa incubadora aqui:
A temperatura está sendo mantida em torno dos 29º (meu termo-higrômetro digital voltou a funcionar) numa caixa de isopor com aquecedor de aquário e termostato, ou seja, o básico.
Dos quatro copos inoculados no dia 10, dois estão se desenvolvendo bem e os outros dois, infelizmente, apresentam contaminação. Não sei como funciona isso, pois foram todos preparados nas mesmas condições. O micélio levou uns cinco dias pra aparecer e os copos estão assim:
Estes são os saudáveis. Os contaminados estão abaixo:
Contaminação NEGRA (fotos auto-explicativas):
Contaminação VERDE (mais discreta porém não menos indesejada) :
Alguém consegue identificar o que é isso? Descarto os dois copos agora ou espero um milagre?
Os outros cinco copos ainda estão esperando sinais do micélio. Daqui a uma semana, se tudo correr bem, acho que posso preparar os casings com os copos saudáveis.
Como sempre, comentários serão bem vindos
Abraços a todos!
A temperatura está sendo mantida em torno dos 29º (meu termo-higrômetro digital voltou a funcionar) numa caixa de isopor com aquecedor de aquário e termostato, ou seja, o básico.
Dos quatro copos inoculados no dia 10, dois estão se desenvolvendo bem e os outros dois, infelizmente, apresentam contaminação. Não sei como funciona isso, pois foram todos preparados nas mesmas condições. O micélio levou uns cinco dias pra aparecer e os copos estão assim:
Estes são os saudáveis. Os contaminados estão abaixo:
Contaminação NEGRA (fotos auto-explicativas):
Contaminação VERDE (mais discreta porém não menos indesejada) :
Alguém consegue identificar o que é isso? Descarto os dois copos agora ou espero um milagre?
Os outros cinco copos ainda estão esperando sinais do micélio. Daqui a uma semana, se tudo correr bem, acho que posso preparar os casings com os copos saudáveis.
Como sempre, comentários serão bem vindos
Abraços a todos!