Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+: segundo cultivo

Diário de cultivo completo.
Bem, vou relatar aqui meu segundo cultivo de B+. Utilizei como base a técnica de milho de pipoca descrita pelo Maurício, com três dias de tratamento (fervura, molho, hipoclorito de sódio e calcário dolomítico). Preparei as seringas usando um carimbo que estava guardado num ziploc com sílica e tentei seguir todos os procedimentos de assepsia, com uso de máscara, luvas e tal. Fiz tudo na boca do forno e relativamente rápido. A inoculação foi feita em quatro copos de whisky faz uns dez dias. Na segunda-feira passada repeti os procedimentos, preparei mais duas seringas e inoculei mais cinco copos. Tudo foi colocado dentro dessa incubadora aqui:

IMG_4353 copy.jpgIMG_4354 copy.jpgIMG_4355 copy.jpg

A temperatura está sendo mantida em torno dos 29º (meu termo-higrômetro digital voltou a funcionar) numa caixa de isopor com aquecedor de aquário e termostato, ou seja, o básico.

Dos quatro copos inoculados no dia 10, dois estão se desenvolvendo bem e os outros dois, infelizmente, apresentam contaminação. Não sei como funciona isso, pois foram todos preparados nas mesmas condições. O micélio levou uns cinco dias pra aparecer e os copos estão assim:

IMG_4356 copy.jpgIMG_4357 copy.jpg
Estes são os saudáveis. Os contaminados estão abaixo:

Contaminação NEGRA (fotos auto-explicativas):
IMG_4363 copy.jpgIMG_4361 copy.jpgIMG_4362 copy.jpg

Contaminação VERDE (mais discreta porém não menos indesejada) :mad: :
IMG_4358 copy.jpgIMG_4359 copy.jpgIMG_4360 copy.jpg

Alguém consegue identificar o que é isso? Descarto os dois copos agora ou espero um milagre? ;)

Os outros cinco copos ainda estão esperando sinais do micélio. Daqui a uma semana, se tudo correr bem, acho que posso preparar os casings com os copos saudáveis.

Como sempre, comentários serão bem vindos :D

Abraços a todos!
 
boas!

olha ja vi que te safas te com o 1º cultivo parabens

meus pesames pela infeçao!

abraço
 
Esses potes de milho que contaminaram é melhor voce jogar fora. Minhas recomendações é que, mesmo conseguindo que o micelio contaminado frutifique, jogue-o fora no lixo (ou melhor, numa composteira). Não coma, nem beba, cogus contaminados! Voce pd ter sérios problemas, principalmente se tiver ingerindo Aspergillus (fungo muito perigoso!) E me parece que esse bolor preto seja o próprio dito cujo.
É dificil de identificar a origem da contaminação. Mas fique feliz pelo o resultado de 50% de sucesso.
Fique de olho nos dois potes saudaveis.
... e BOA SORTE!
 
Continuando...

Fiz algumas modificações no meu equipamento para melhorar as condições de cultivo. A infra está crescendo: improvisei uma glove box, fiz alterações na incubadora e no terrário:
IMG_4364 copy.jpg

A primeira coisa foi trocar o aquecedor de aquário por uma lâmpada eletrônica de 11W dentro da incubadora de isopor. Estou mantendo a temperatura entre 28 e 30 graus, dependendo da variação da temperatura externa, aumentando ou diminuindo a fresta da tampa. Os copos e a lâmpada foram envolvidos em papel alumínio para que a luz não interfira (tanto) no processo. Também comecei a marcar nos copos a data de inoculação e o tipo de grão.
IMG_4365 copy.jpg

Os dois copos saudáveis de milho já estavam prontos para serem aniversariados no dia 23, treze dias depois da inoculação. Montei um casing com fibra de coco, vermiculita e calcário dolomítico. Uma camada embaixo, os grãos colonizados no meio e outra camada em cima. Reativei o terrário com mudanças no aquecedor, que agora está submerso, e incorporei um sistema de filtro de aquário com perlon e carvão ativado para purificar o ar que vem da bomba.
IMG_4366 copy.jpgIMG_4367 copy.jpg

Dos cinco copos com milho inoculados no dia 18 dois vingaram, os outros dois estão com um desenvolvimento muito fraco do micélio e o quinto apresenta mais um tipo de contaminação vermelha - na casca do grão - que eu desconheço (peço desculpas pela minha ignorância nesse assunto e até sugiro um guia visual de contaminações para ser incorporado no tópico https://teonanacatl.org/threads/quais-são-os-contaminantes-mais-comuns.27/ da biblioteca, alguém com competência nessa área se habilita?)
IMG_4368 copy.jpgIMG_4371 copy.jpg

Como meus carimbos acabaram, tentei usar a transferência direta de micélio para um novo spawn. Dessa vez usei milho pra canjica. Como os grãos são menores, dei uma 'enxugada' no processo de esterilação do milho de pipoca: usei metade do tempo, um dia e meio entre fervura e molhos no hipoclorito e no calcário. Parece que deu certo: fiz a transferência de alguns grãos colonizados do milho de pipoca pra dentro dos copos com canjica já esterilizados na glovebox e com o restante montei o casing. Botei na incubadora e quatro dias depois o micélio já está se desenvolvendo no novo spawn.

Estou BEM menos ansioso dessa vez e acho que isso ajuda. O melhor a fazer é deixar rolar e não ficar mexendo demais nos copos e no terrário... E claro, esperar pelo grande dia do aparecimento dos PINS!!!

Abraços.
 
É isso ai guto :pos: o empreendimento tá crescendo mesmo.

Olha só, toma cuidado com as (gambiarras) parte elétrica, cuidados também pra ver se a sua lampada não derrete nenhum material (plástico, isopor, papel).

E em casos de trovoada não segure nenhum metal na mão :D

E acredito que aquele seu copo de milho está contaminado.

Boa sorte na empreitada :pos:
 
É isso ai, a persistencia é o que leva a perfeição!


Esta tudo lindo ai o terrario a encubadora, tudo perfect!

Mas essa teck ai com grão sei naum muita gente perde cultivo por causa dela parece que é mais faciul de contaminar, isso é a minha opnião, tente uns bolos fai, pelo menos todos que eu fiz até agora não deram problemas!

Abraços!

Paz e luz!
 
Mas essa teck ai com grão sei naum muita gente perde cultivo por causa dela parece que é mais faciul de contaminar, isso é a minha opnião, tente uns bolos fai, pelo menos todos que eu fiz até agora não deram problemas!


Valeu Marca, realmente a tek de grãos é foda, contamina fácil. Hoje recebi uns carimbos da prófungos :D e vou começar a experimentar em outros substratos, inclusive bolos.

Grande abraço!
 
Pow mano
Mto show o seu cultivo.
Da pra perceber q vc se preoculpa bastante com as condições gerais para frutificação... (temperatura , umidade , iluminação ...)
e isso e otimooooo!
:}
So lamento as contaminações...
=/
mais e isso aê mano.
So fazendo pra aprender :]
Se Deus Quizer logo os saudaveis vão vingar e vc tera cogumelos iluminados!
Boa Sorte aê Mano!
Continuo acompanhando seu cultivo.
:D
GooD VIbeS!
 
Fala guto!

Então é da mesma marca
sim o terrário sanremo acho...

Tomara que dessa vez dê um
flush! :)

Concordo com o Marca,
apesar de estar no 1º cultivo
ainda, de 8 copos e 1 pote,
só um copo contaminou de cobweb,
na fase de colonização.
Era FAI+vermiculita+semente de pássaros
(enriquecida com niger)

Boa sorte aí, muita assepsia,
e que esses pequenos te ensinem
muito!
 
Valeu Molina! Vou preparar uma seringa e uns bolos hoje, mais uns copos de canjica que já está tratada, esperando na geladeira. Tenho oito copos na incubadora, então vou dobrar a capacidade (o isopor tem duas câmaras). Estou pensando em fazer bolos de FAI+vermiculita+quinua, parece que tem dado certo por aí. Como chegaram meus carimbos tenho várias opções de strains: PES Hawaiian, Mex Dutch King, Pink Buffalo, Texas e Thai Ban Pang Ka. Alguém tem alguma sugestão?
 
Valeu Molina! Vou preparar uma seringa e uns bolos hoje, mais uns copos de canjica que já está tratada, esperando na geladeira. Tenho oito copos na incubadora, então vou dobrar a capacidade (o isopor tem duas câmaras). Estou pensando em fazer bolos de FAI+vermiculita+quinua, parece que tem dado certo por aí. Como chegaram meus carimbos tenho várias opções de strains: PES Hawaiian, Mex Dutch King, Pink Buffalo, Texas e Thai Ban Pang Ka. Alguém tem alguma sugestão?

Cara, já que você tem várias opções é já
sabe melhor as técnicas, escolha você mesmo:
https://teonanacatl.org/threads/guia-de-raças-strains.17/

Esse guia aí tem muita informação legal,
escolha o que mais se identificar! :)
Meu próximo vai ser algum thailandês!
 
Pois é, já tinha visto que vários deles se dão melhor em esterco, mas preciso estudar um pouco mais pra partir pra esse tipo de substrato.
Por enquanto vou seguir o exemplo do MindStates e tentar o Mex na mesma tek que ele usou, com FAI e quinua.
Estou saindo agora pra comprar os 'ingredientes'. Vamos ver o que dá!

:pos:
 
também estou aqui :p:

boa sorte com o milho, eu também não acertei na primeira:(

bolos parecem mais fáceis

:pos:
 
Fala Vinicius! Valeu pela visita cara. :pos:
Hoje estou inoculando mais quatro copos de canjica para montar casing e quatro potes com bolos FAI com quinua. Tudo com Mex Dutch King.
Depois posto as fotos e os detalhes. Abração!
:luz:

B+ e Mex Dutch King: segundo cultivo

Bem, pessoal, como disse no post acima estou dando continuidade ao cultivo com mais quatro spaws de canjica e quatro bolos, inoculados com Mex Dutch King.O processo começou na sexta-feira, com a preparação do material e confecção das seringas.

IMG_4373 copy.jpgIMG_4374 copy.jpgIMG_4377 copy.jpgIMG_4378 copy.jpg

Acima, o preparo dos copos com canjica. Abaixo, dos potes com FAI + quinua.

IMG_4375 copy.jpgIMG_4376 copy.jpg

Para as tampas de papel alumínio recortei discos do tamanho de um pires grande (que usei como gabarito). Isso facilitou a vedação e evitou as orelhas.
Usei fita isolante para vedar tudo, achei bastante eficiente, é forte, gruda fácil e pode ser aplicada rapidamente no vidro saindo da PP. usei quatro folhas para cada copo/pote.

Abaixo o material para preparação das seringas dentro da glovebox:

IMG_4379 copy.jpg

E o resultado final, depois de tudo esterilizado por uma hora e vedado com a fita:

IMG_4380 copy.jpgIMG_4382 copy.jpg

As seringas e os copos/potes ficaram descansando no fim de semana. Hoje pela manhã fiz a inoculação dentro da glovebox.
Aprendi algumas coisas nesse processo. Em primeiro lugar, manejar uma seringa de 20ml não é fácil, preciso praticar mais. Acabei fazendo quatro furos na maioria dos copos/potes, mas alguns levaram três e dois levaram só uma picada central. Além disso, manejar a fita isolante com luvas de látex é mais complicado ainda. Uma solução interessante é aplicar a fita nas bordas dos copos (sem luvas) antes deles entrarem na glovebox, com uns dois centímetros de fita sobrando para cima. Assim, lá dentro basta ir inoculando e baixando as fitas em cima dos furos, é super rápido e fácil.

Depois de tudo inoculado coloquei mais um disco de papel alumínio no qual eu tinha anotado previamente a strain, o substrato e a data de inoculação e vedei de novo com fita isolante. Depois foi todo mundo pra dentro da incubadora.

IMG_4383 copy.jpgIMG_4384 copy.jpg

Como meu isopor tem duas câmaras, instalei mais uma lâmpada para manter a temperatura próxima dos 29 graus. Depois de várias experiências com diferentes tipos de lâmpadas a que melhor funcionou foi essa de 15W e 220V ligada em 110V, mas descobri isso por acidente (comprei a lâmpada na voltagem errada :eek:). Usei dois sacos de lixo pretos para isolar os copos da luz.
Do lado direito o saco de B+, do lado esquerdo o saco de MEX.

Tenho dois copos de milho de pipoca inoculados com B+ em 17 de agosto apresentando esse aspecto:

IMG_4387 copy.jpg

No dia 25 fiz uma transferência direta de alguns grãos de milho de pipoca colonizados usados para montar o casing para quatro copos com canjica, já que não tinha mais carimbos ou seringas. Destes, dois estão evoluindo bem, um está devagar e o outro parece que foi contaminado com a 'coisa verde'. Abaixo os dois copos saudáveis. Até que deu certo, em uma semana eles ficaram assim:

IMG_4386 copy.jpgIMG_4385 copy.jpg

O casing está no terrário faz uma semana e ainda não aconteceu nada, mas acho que tá normal por enquanto. No geral estou satisfeito, tenho duas strains sendo cultivadas, em diversas fases de desenvolvimento. Mas só vou acreditar mesmo quando estiver com os cogumelos na mão :p:.


É isso aí galera! boas vibes para todos nós! :)
Guto
 
Última edição por um moderador:
Doze dias depois de montado o casing com grãos de milho de pipoca colonizados com B+ o micélio está aflorando:

IMG_4392 copy.jpg

Hoje vou cobrir com vermiculita + calcário (procedimento padrão) e desligar o aquecedor pra chegar na temperatura de pinagem. Ontem resolvi fazer uma assepsia no terrário já que vou viajar por uns dias. Descobri que tinha se formado uma 'espuma' por debaixo da embalagem de alumínio, e que ela estava sendo literalmente corroída. Excesso de hipoclorito, talvez? Passei o casing pra glovebox e limpei o terrário por inteiro, retirei a argila e a água, sequei, limpei tudo com álcool 70%. Fervi a argila na panela de pressão por 45 minutos, arrumei tudo de novo e desta vez usei h20 + h202 a 10% só com umas gotas de hipoclorito. Vou ver se coloco uma embalagem plástica por baixo da de alumínio pra garantir. Aliás, tenho visto muita gente usando travessas de plástico para montar os casings, vai ser minha próxima compra, acho que fica mais organizado e não tem risco de oxidação.
Na semana que vem monto mais um casing de B+ com os copos que estão na incubadora. Os Mex ainda não deram sinal de vida, mas se passaram só quatro dias, tá dentro da margem. Espero ter novidades (até pins, se der sorte :)) na segunda feira.

É isso aí. Sábado vou passar numa trip na serra da mantiqueira hehehe... 5 gramas de secos em meio à natureza :D

Saudações cogumelísticas!
 
É isso aí. Sábado vou passar numa trip na serra da mantiqueira hehehe... 5 gramas de secos em meio à natureza :D

boa dosagem, pro alto e avante :)

uma coisa, pra aumentar um pouco a umidade, retire um pouco de água das argilas, deixe que a agua só banhe 1/4 das pedras.
 
Nesta fase de colonização da camada casing você não deixou a quentinha fechada?

Não é necessária nenhuma troca gasosa, nem umidade alta, nem luz...

Lindo casing parabéns
 
Não, fiz como da outra vez. Sei que casing é diferente de bolo mas estou colocando tudo no mesmo terrário e com os mesmos parâmetros, acho mais prático e está dando certo. E colonizou rápido - doze dias. Se for como no primeiro cultivo daqui a uma semana aparece o primeiro pin :pos:
 
Várias coisas aconteceram desde meu último post.
Na incubadora, os dois copos com milho de pipoca inoculado com B+ sobrevivente colonizaram 100% e ficaram prontos para serem colocados num novo casing, no mesmo esquema, fibra de coco, vermiculita e calcário. Dessa vez no lugar da embalagem de alumínio usei de plástico.
Os quatro copos de canjica dançaram, todos contaminaram/estragaram. Ainda preciso acertar o ponto.

Abaixo a foto do terrário com os dois casings:

IMG_4394 copy.jpg

No compartimento dos Mex da incubadora tenho quatro copos com canjica que pelo jeito não estão vingando. Da próxima volto pro milho de pipoca, consegui 50% de sucesso com ele, está ótimo. Com a canjica ainda não rolou nada, ou então o micélio tá se escondendo :p:

IMG_4400 copy.jpg

Em compensação, os bolos vão indo bem, só um deles não colonizou nada, acho que é o pote que foi inoculado num único furo no meio, ele deve estar colonizando de dentro pra fora (espero)

IMG_4401 copy.jpg

Os outro três estão bem, um deles tá lindo :D

IMG_4398 copy.jpgIMG_4399 copy.jpg

Enquanto isso, no casing número 1 de B+ com milho de pipoca...
TEMOS PIN! 16 dias depois de ir pro terrário.

IMG_4397 copy.jpg

Mas o melhor de tudo foi a trip de 5 gramas na montanha no fim de semana, que foi uma coisa tipo ALUCINANTE. Uma das experiências mais incríveis que eu já tive. Depois que tiver processado tudo ponho meu depoimento no fórum.

Valeu pessoal, abraços e boas vibrações para todos os amigos e cultivadores do CM!
 
Guto, que potes sao aqueles com rosca na borda? Parecem os potes que os gringos usam (e que eu nunca encontrei por aqui).

Boa sorte com tudo aih! :pos:
 
Back
Top