Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajudem Por Favor!!

Teonanacatl

Primórdia
Membro Ativo
18/06/2011
54
31
Pessoal eu estou fazendo o processo por bolo pf mesmo, e ele estava lindo quase todo colonizado e então do nada surgiu uma mancha preta que estava cobrindo todo o miscélio. então eu fiz o seguinte, retirei o bolo do copo e cortei essas partes pretas, o interessante é que meu copo estava parecendo uma estufa tava todo molhado ainda. será que foi porque molhei de mais o vermiculita na preparação e o mesmo mofou? ou foi alguma contaminação?

- o cheiro era bem de mofo mesmo, de algo guardado por muito tempo.

- o que eu posso fazer para salvar o resto do meu projeto? tenho mais dois copos desses e o interessante foi que o que estava mais desenvolvido deu esse "probleminha"
 
Cara, você fez uma besteira. Abrir um copo contaminado e ainda por cima manuseá-lo foi uma espécie de suicídio, pois você espalhou os esporos contaminantes por todo o ambiente.

Eu aconselho você a limpar toda a superfície da incubadora com álcool, ou até mesmo trocar ela por um tempo. Pode também passar um pouco de água por fora dos bolos, se for o caso.

Isso foi erro na inoculação, por isso mofou. Mais cuidado nessa hora! :)
 
Upvote 0
Dá próxima, pesquise/leia mais... Se você tivesse lido a biblioteca ou passasse pelo menos umas 2hrs na seção Diário de cultivo ou Contaminação e Problemas, saberia como lhe dar melhor com contaminantes.

Não brinque com contaminantes, ou eles vão brincar com você. :)

Segue a dica do @RainSpirit! E reveja todo o seu processo de assepsia.

Que tipo bolo PF você fez? :unsure:
 
Upvote 0
Nunca cheire algo que você suspeite ser contaminação.
Esse copo está perdido, fique com os copos bons.
 
Upvote 0
vocês tem razão, logo após eu ter feito esse processo eu fui dar uma olhada no forum e vi a seriedade dessas contaminações se passarem para mim. bom, eu estou fazendo o pf tek. olha, onde pode ter sido o erro na inoculação? por que ele foi o primeiro que eu fiz e os outros 2 estão normais, eu só achei que coloquei muitos esporos de primeira. vejam, o miscélio que salvei está lá de boa, sem nenhum sinal de contaminação ou mofo, se eles vingarem será que é seguro fazer um chá? pois eu tenho em mente que os cogumelos selvagens são todos contaminados não? por isso só podem ser ingeridos em forma de chá correto?
 
Upvote 0
Se você acha que o que salvou do bolo está bem você ainda não leu o fórum o suficiente ...
 
Upvote 0
ah quer saber, desisti daquele copo. kkkkkk melhor não arriscar mesmo.
e sobre os selvagens, não são todos contaminados?
 
Upvote 0
Upvote 0
eu usei vermiculita e farinha de arroz, proporção de mais ou menos 70% de vermiculita para 30 de arroz. deixei em torno de 1h com fogo baixo e 30 min desligado.

mas ao colher selvagens o ideal é fazer o chá mesmo para ter o minimo de asepsia correto?

mas acho que descobri aonde foi o meu erro. lembro me que demorei um pouco para lacrar completamente os copos com fita isolante. estavam apenas com o papel aluminio. espero ter tido um pouco de sorte e meus outros 2 copos não terem sidos infectados tbm.

ou cosmik, mas a bosta não é contaminada? alem de estar esposto ao ar livre e tal..
 
Upvote 0
não po, deixei 30 min desligado e depois botei um garfo no pitoco da panela para tirar a pressão. depois fui dormir e no outro dia que fiz a inoculação.
 
Upvote 0
... mas ao colher selvagens o ideal é fazer o chá mesmo para ter o minimo de asepsia correto?
...
ou cosmik, mas a bosta não é contaminada? alem de estar esposto ao ar livre e tal..

Correto. Porém tudo é relativo (ou não!).

Você está ficando bom em responder para si mesmo! :):)
 
Upvote 0
tou cheio de duvida isso sim kkkkk
só pode ter sido isso por que na inoculação eu passei um algodão com alcool na agulha todas as vezes antes de aplicar novamente.
 
Upvote 0
Heheh.. nota-se! :rollees:

Ansiedade só atrapalha nessas horas. Relaxa, tira um tempo e leia toda a biblioteca, visite os diários de cultivos. Todas as informações estão aí. Dedique-se! :)
 
Upvote 0
não po, deixei 30 min desligado e depois botei um garfo no pitoco da panela para tirar a pressão.

Não entendi direito.

Sem mexer na panela a mesma deve permanecer com a pressão dentro ate esfriar completamente no qual leva umas 10:00hs. Não mexa no "pitoco" da panela perdera todo o tempo, dinheiro e trabalho.
 
Upvote 0
Isso depende muito da temperatura ambiente e do tamanho da panela, @SMarioNoia

Eu tenho a impressão que na maioria dos casos leva menos tempo que isso.
 
Upvote 0
Isso depende muito da temperatura ambiente e do tamanho da panela, @SMarioNoia

Eu tenho a impressão que na maioria dos casos leva menos tempo que isso.
É realmente depende, eu ja cheguei a deixar por umas 16:00hs é não contaminou...logico que existe um limite de tempo e não deve-se deixar por dias.

@Ecuador, pra mim é melhor ter paciência do que se afobar é colocar tudo a perder;)
 
Upvote 0
Ei não desanime ja perdi
cultivos maiores, e dei a volta por cima
ainda vc tem esses dois bolos, avante neles blz.
lembresse a enteogenia não pode parar.

Paz e luz.
 
Upvote 0
cara o melhor é você comprar aqueles kits prontos e quando os cogumelos estiverem maduros você carimba vários deles então terá vários esporos para fazer seus futuros projetos.
vocês apoiam a ideia?
 
Upvote 0
Back
Top