Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo A Albino - PF Tek - 2020

Diário de cultivo completo.
==============
DIÁRIO DE CULTIVO
==============

STRAIN: A+ Albino (strain editada a pedido do dono do diário)
PROCEDÊNCIA: Carimbo de maio de 2019. Doado por @jaymemartins



Olá.

Obrigado ao fórum pelo espaço para compartilhar mais uma tentativa de cultivo.

----------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
----------------------------------------
( x ) PF TEK (2V +1 FAI +1A)
Selo com Vermiculita
( x ) Sim ( ) Não


-----------------------------------
PREPARAÇÃO DO SUBSTRATO:
-----------------------------------

Durante o dia foi feita a mistura da FAI, água e vermiculita, na proporção 1x1x2 respectivamente.
DSCF4098.jpg

Adicionado selo de vermiculita seca na borda:
DSCF4100.jpg

--------------------------------------
ESTERILIZAÇÃO DO SUBSTRATO:
--------------------------------------
1 hora na pressão
DSCF4101.jpgDSCF4103.jpg


Após esfriamento completo, foi feita limpeza do ambiente com uma faxina e pulverização com bactericida.


-----------------
INOCULAÇÃO:
-----------------

Foi utilizado alcool 70 para limpeza da mesa e utensílios.
Luvas e máscara.
Banho e roupas limpas.
DSCF4104.jpgDSCF4106.jpgDSCF4107.jpg

---------------
INCUBAÇÃO:
---------------

Isopor sem aquecedor, pois a temperatura ambiente está favorável, mas caso necessário será utilizado.
DSCF4108.jpg


Armário fechado, boa noite bolinhos :sleep:
DSCF4109.jpg
 
Última edição por um moderador:
Entendi. Vou fazer isso com os meus também então

Sobre o dunk, a água que vc utiliza é a destilada, filtrada, ou de torneira previamente fervida?
 
Filtrada. Os potinhos que uso para o dunk eu também custumo sempre usar os mesmos e manter eles limpos para não passarem nenhuma pereba pros bolinhos.
 
@Abzû, é sempre uma alegria acompanhar seus didáticos cultivos e suas belas fotos.
Haha, estamos ai meu irmão @Psilosophia Estou vendo poucos pins aqui, o segundo flush está surgindo, mas nada de muitos pins, mas já conversei com os bolinhos, falei que tá tudo bem, eu vou com eles até onde eles deixarem.

Talvez eu teste alguns copos de Puerto Rico ainda este ano no mesmo cenário, para ver o que acontece, pois quero tirar a prova se ficou bom ou não com essa iluminação. É porque o segundo flush costuma ser aquela coisa recompensadora, tem cultivos que o primeiro flush parece uma creche, pipocam dezenas e mais dezenas de pins e fica aquele aglomerado de mini cogumelos, e do segundo flush em diante a coisa fica mais estável.
Com o Puerto Rico, que foi a única strain que eu estava cultivando até então, costumava ver uma boa quantidade no segundo, e aqui tem 2 bolinhos com 2 pins. Então sei lá. Se é a lâmpada ou se é a strain. Ou se é de tudo um pouco kkkkkkk. Mas daqui uns dias mandarei uns copos pra incubadora com Puerto Rico para assumirem o lugar no final deste cultivo e ver o que acontece.

Tenho mantido uma boa troca de ar, os bolinhos estão legais, sem aquele micélio aéreo implorando por O² e sem azulamento. A temperatura está na média, 26 as vezes 27.
A luz está 12/12

Pode ser a strain, como conversei com o @Texugo Mas vou tirar a prova com o Puerto Rico depois.

Que bom ver o amigo! Fica bem ai maninho!
 
03.05.2020

---------------------------------
Primeira colheita do 2º flush
---------------------------------

Os bolinhos estão frutificando cada um no seu tempo, então os flushs irão demorar um pouco mais para encerrar, pois cada bolo frutificará em dia diferente a partir de agora, mas tudo bem, não é nada difícil de controlar por serem apenas 4 bolinhos.

Sobre o que estou achando desse flush:

O flush dos casais

Cada bolinho está com uma dupla. Acho que eles entraram na onda do amor talvez pela iluminação estar criando um clima :cool: , e estão levando a fase da frutificação para uma mensagem simbólica.

Ontem não consegui colher eles, tentei esperar, mas o sono bateu forte. 😴
1.JPG

Então hoje de manhã um deles estava com esses dois lindos exemplares conectados como se fossem um casal, tentei tirar eles com o máximo de cuidado para fazer esse registro.
2.JPG3.JPG4.JPG5.JPG6.JPG7.JPG

Outros dois bolos estão muito próximos de terminar o crescimento dos seus cogumelos, o bolo da direita tem 2 fortes candidatos para mais 2 carimbos, tudo depende se estarei acordado, espero que esses não resolvam vir na madrugada também.
8.JPG


O bolinho de hoje apelidei de 01, e os outros seguem a numeração em sentido horário, assim vou controlando os flushs. Ele está passando pelo dunk e amanhã retorna ao terrário.
 
E ai muito massa o cultivo! Sou fã dos albinos...

Vi que vc comentou sobre a visao voltar ao normal após olhar os leds, já cultivei umas plantas com esses leds full spectrum e recomendo pra vc usar óculos escuros por que fritam a retina mesmo...
 
Vi que vc comentou sobre a visao voltar ao normal após olhar os leds, já cultivei umas plantas com esses leds full spectrum e recomendo pra vc usar óculos escuros por que fritam a retina mesmo...
Obrigado pelo toque @mysticgrower , vou sempre desligar ela ao fazer alguma manutenção no armário de agora em diante.
As portas ficam sempre fechadas, só abro quando vou abanar.

Que bom que você falou isso, um bom alerta para quem pensar em usar elas. Eu comprei na empolgação de ver um cultivador de maconha usando aquelas estufas e junto ele cultiva os cogumelos. Achei da hora elas e não pesquisei nenhum assunto sobre os riscos, valeu mesmo!

Mas está seguro, de agora em diante, só faço a manutenção do terrário com ela desligada.



20200503_162715.jpg
Coloquei uma luminária extra com lâmpada normal pra fazer a manutenção.
👊 Valeu!


-------------
Atualização
-------------

No final do dia o bolinho 02 estava pronto para a colheita

E mais 2 carimbos no forno. O chápeu de baixo estava com seu véu quase 100%, só precisei dar um toque com a tesoura, o outro cogumelo cheguei a pensar em não fazer o carimbo, mas o véu saiu muito fácil, estava já todo se rasgando então só circulei a ponta da tesoura nele e saiu tudo.

a.JPGb.JPG
c.JPG
O bolinho 02 está passando pelo dunk agora.


Bolinho 03 está quase lá também, e o 04 finalmente revelou seu pin.
e.JPGf.JPG
 
Última edição:
04.05.2020

----------------------
flush do bolo 03
----------------------


IMG_7846.JPGIMG_7847.JPGIMG_7848.JPG
 
Muito legal seu cultivo mano. Eu só fiquei em dúvida mesmo em 2 questões, a lâmpada full spectrum, que não sei a utilidade e a questão do dunk e cold shock. Eu sempre faço o dunk dentro da geladeira, isso por si só não seria o cold shock?
 
Opa @Poeiraviva tudo bom meu caro? Valeu ai por dar uma passada aqui e ver a baguncinha kkkkkkk

A ideia da lâmpada é experimentar ela, eu mesmo estou aprendendo e testando se ela é boa ou não, apenas vi um cultivo de cannabis onde o cara usa ela para a planta fazer a fotossintese, e na mesma estufa ele estava cultivando cogumelos e eles cresciam bem no video, então fiquei curioso e adquiri uma para meus testes. Mas eu estou aprendendo mais sobre ela ainda, com o toque do @mysticgrower resolvi pesquisar sobre os riscos dela, pois ela pode prejudicar a retina, então nem ligo ela ao mexer no terrário.

Eu vi que as pessoas fazem coisas incríveis com elas, tem uns malucos no Japão que pra mostrar que ela funciona mesmo, fizeram verdadeiras hortas nos subsolos de condomínios só pra provar que elas são capazes de dar à planta condições. Mas para os cogumelos isso não é o ponto, pois ele não faz fotossíntese, o uso dela, no meu cultivo, é mais uma curiosidade, eu gosto de tentar coisas diferentes, e por não estar podendo utilizar a luz indireta das janelas nesta fase da minha vida, estou buscando novos métodos.

Pretendo inocular alguns copos de Puerto Rico para observar o comportamento dos flushs, pois é a strain que eu conheço, a A+ albino foi o meu primeiro cultivo. Então com o Puerto Rico saberei se os pins virão com quantidade similar ao uso da luz natural ou não.

Já sua segunda questão, pelo que entendi dela, acho que tem a ver com terminologia das atividades, pelo que sei dunk é o termo usado para o mergulho do bolo para se hidratar (não pesquisei da onde inventaram essa terminologia, mas sempre me fez pensar no som que uma pedra faz ao cair em um poço "dunk") ja cold shock pelo que sei é uma expressão onde o foco é estimular o gatilho da pinagem. Quando o bolo sai do gelado e volta para a temperatura de cultivo o micélio dá uma acordada (na verdade eu só faço isso porque dizem que é bom).

Espero que eu tenha entendido sua questão, forte abraço ai maninho.
 
Última edição:
Mas para os cogumelos isso não é o ponto, pois ele não faz fotossíntese, o uso dela, no meu cultivo, é mais uma curiosidade, eu gosto de tentar coisas diferentes, e por não estar podendo utilizar a luz indireta das janelas nesta fase da minha vida, estou buscando novos métodos.

Pretendo inocular alguns copos de Puerto Rico para observar o comportamento dos flushs, pois é a strain que eu conheço, a A+ albino foi o meu primeiro cultivo. Então com o Puerto Rico saberei se os pins virão com quantidade similar ao uso da luz natural ou não.
Dale mano tudo bem com vc? Entendi irmão! Experimentar sempre é bom. Eu me preocupo pois, como você falou, a luz full spectrum compreende todo o aspectro de luz, o que inclui a luz UV e, realmente isso pode causar dano à retina e à pele dependendo do tempo de exposição. Se for usar tente deixar em um local em que a luz fique só nos cogus pra vc não se expôr a ela por mto tempo. -

Quando o bolo sai do gelado e volta para a temperatura de cultivo o micélio dá uma acordada (na verdade eu só faço isso porque dizem que é bom).
Eu também faço esse mesmo processo mas pelo que entendi vc faz o dunk fora da geladeira é isso?
Desculpa se eu me perdi em alguma coisa mano. Sempre tentando ajudar. Abração!
 
Eu também faço esse mesmo processo mas pelo que entendi vc faz o dunk fora da geladeira é isso?
Ahhh, ok, entendi, é tudo ao mesmo tempo, eu coloco eles nos potinhos com água e fazem o dunk na geladeira, que nem você.

Se for usar tente deixar em um local em que a luz fique só nos cogus pra vc não se expôr a ela por mto tempo.
Com certeza! As portas do armário estão sempre fechadas, quando abro para abanar ou ver como está a coisa lá desligo ela. Estava vendo um video legal ontem, onde o cultivador fez uma comparação, em duas estufas ele colocou umas mudas de alface para crescer, em uma com grow led branca e a outra full spectrum. a Led branca produziu uma planta maior e mais pesada. Olha ai que massa o timelapse que ele fez.


O que me faz pensar em testar com a grow led branca nos próximos. E quem sabe alguns alfaces depois hahaha.
 
Ahhh, ok, entendi, é tudo ao mesmo tempo, eu coloco eles nos potinhos com água e fazem o dunk na geladeira, que nem você.


Com certeza! As portas do armário estão sempre fechadas, quando abro para abanar ou ver como está a coisa lá desligo ela. Estava vendo um video legal ontem, onde o cultivador fez uma comparação, em duas estufas ele colocou umas mudas de alface para crescer, em uma com grow led branca e a outra full spectrum. a Led branca produziu uma planta maior e mais pesada. Olha ai que massa o timelapse que ele fez.


O que me faz pensar em testar com a grow led branca nos próximos. E quem sabe alguns alfaces depois hahaha.

Agora Sim manoo Hehehe tudo entendido. A full spectrum pra plantas é top com ctza. desde o crescimento até a floração. Tenho um amigo que trabalha com ortas hidroponicas para apartamentos e ele me explicou que após introduzir a full spec ele teve um aumento de produção bizarro. Abraço mano. Andei meio sumido aí devido à pandemia mas também estou reativando minha produção. 12 copos na incubadora já. Abração manoo.
 
09.05.2020
--------------------------
Final do segundo flush
--------------------------


Amigos, hoje o quarto bolinho encerrou o ciclo, só faltava ele para completar o 2º flush do cultivo. O bolinho foi descartado, os outros três estão começando a mostrar alguns pins do 3º flush, assim que forem colhidos também encerram as atividades, o motivo é porque estou com alguns copos de Puerto Rico na incubadora. Assim terei uma janela de tempo para ajeitar o terrário para eles.

IMG_7875.JPGIMG_7876.JPGIMG_7877.JPG


A lua tava top!
IMG_7874.JPG
 
Parabéns mano. Tão muito bonitos. O A+ foi minha primeira strain e achei mto boa. Apesar de dar poucos cogus em número, eles são bem pesados.
 
Parabéns mano. Tão muito bonitos. O A+ foi minha primeira strain e achei mto boa. Apesar de dar poucos cogus em número, eles são bem pesados.
Opa, obrigado pelo feedback, o Texugo também havia comentado sobre o número menor de cogumelos porém eles costumam vir bonitos. E de fato é como tu disse, eles passam a impressão de mais densos. Gostei mesmo de cultivar eles, pretendo fazer novos cultivos no futuro.
 
11.05.2020

Estão vindo em um bolinho, nos outros 2 ainda não.


IMG_7880.JPGIMG_7879.JPG
 
14.05.2020

-------------------------
1ª colheita do 3º flush
-------------------------


O cogumelo evoluiu bastante nestes últimos dias.
Hoje de tarde:
1.JPG2.JPG

Agora de noite:
3.JPG

De tão bonito que veio, não teve jeito, precisou deixar sua marca no carimbo.
4.JPG

Os outros dois bolinhos restantes estão com alguns pins:
5.JPG6.JPG


Aproveitando o momento, porque hoje fechou sete dias na incubadora, onde coloquei 4 copos de Puerto Rico, motivo pelo qual estes bolinhos de A+ estão sendo descartados, pra dar tempo de arrumar o terrário para o Puerto Rico.

Então vou colocar o registro de hoje.

1.JPG2.JPG3.JPG

Este copo tem um substrato diferente, os três de cima, são com arroz integral, e este aqui é com comida de passarinho, fiz apenas para teste, pra ver como será.
4.JPG
Os pontos pretos no copo parece contaminação mas não é, é alpiste mesmo :ROFLMAO:
 
Agora de noite:
Mano que coguzão possante. Tá lindo demais!
Não pensa em fazer um monotube basicão pra colocar esses 2 albinos produzirem mais uma rodada? Acho que não daria mto trabalho com garrafa pet e argila expandida. Abraço irmão.
 
Back
Top