Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo A+ Albino (Australian? não ...) -> PF-TEK padrão

Diário de cultivo completo.
Cultivo iniciado dia 12/04
Utilizei um carimbo retirado do ultimo cultivo.
Na seringa utilizei água mineral fervida e esfriada e não usei copinho de exame, esterilizei um copo descartável com alcool 70% pra preparar a solução de esporos.
Pela 1° vez utilizo copos de PP5 e já estou gostando bastante pela praticidade que ele oferece, sem falar que é inquebrável:)
Não esfarelei o arroz como de costume, apenas quebrei-os um pouco para ver se faz diferença.
O micélio está avançando devagar em relação a outros cultivos que realizei, um dos motivos pode ser a temperatura ambiente que estava absurdamente quente, mas que a partir de ontem teve uma queda brusca saindo dos 33c° para 25c°, espero que continue assim, mas acho muito difícil:(
Acredito que haja contaminação, então sem muitas expectativas por enquanto.
As fotos foram tiradas com um tablet, por isso peço desculpas pela qualidade.

Anexos

• 20160429_172355.jpg
    20160429_172355.jpg
    34.7 KB · Visualizações: 74
  • 20160429_172402.jpg
    20160429_172402.jpg
    38.3 KB · Visualizações: 72
  • 20160429_172413.jpg
    20160429_172413.jpg
    40.4 KB · Visualizações: 67
Cultivo iniciado dia 12/04
O micélio está avançando devagar em relação a outros cultivos que realizei

Essa foi a minha primeira strain, então eu não sabia se estava lenta a colonização ou não por falta de experiência. Já iniciei meu segundo cultivo de John Allen, e a velocidade de crescimento do micélio é bem mais rápido do que os Australians. Com os Australians a minha colonização se deu por completo com 28 dias num copo de 310 ml.

Hoje se completa um mês que este bolo foi inoculado e ainda está meio a meio.
Pelo visto está devagar por dois motivos principais (digo isto porque além destes há também a temperatura que se mantém em torno de 30°c a 33°c):
1 Umidade demais:cry:
2 Substrato não está aerado o suficiente
:facewall:
Tenho mais 2 bolos inoculados no mesmo dia, mas não apareceu o micélio e também não deu sinal de contaminação, ou seja, um mês e não contaminou??
Alguém explica isto? Só não tenho fotos deles..

Anexos

• 20160512_210656.jpg
    20160512_210656.jpg
    47.9 KB · Visualizações: 55
  • 20160512_210715.jpg
    20160512_210715.jpg
    49.6 KB · Visualizações: 51
Se o pote foi bem esterilizado e inoculado sem contaminações o normal é que não contamine mesmo. :)
Você não seguiu a receitinha? Parece que ele está mesmo com dificuldades.
Excedi um pouco mais a água, não muito, mas foi pelo fato do primeiro bolo ter ficado totalmente seco depois da esterilização mesmo sobrando água na panela.
Quanto ao bolo que não contaminou, eu irei fazer uma nova inoculação e ver o que dá.

Excedi um pouco mais a água, não muito, mas foi pelo fato do primeiro bolo ter ficado totalmente seco depois da esterilização mesmo sobrando água na panela.

Qual a relação entre a água da panela e a umidade do bolo que você está tentando estabelecer?

A umidade do substrato não tem a ver com ter pouca ou muita água na panela.

A não ser, é claro, que a água seque e esturrique tudo (ou exploda a panela). Ou que você coloque tanta água que ela acabe dentro dos potes de substrato ...

Também não entendi isso. De qualquer forma a receita garante o ponto perfeito de umidade, a aparência tem que ser 'seca' mesmo, porque a vermiculita absorve a umidade dentro dos poros.

a aparência tem que ser 'seca' mesmo, porque a vermiculita absorve a umidade dentro dos poros.
Então aparentemente meus ultimos copos pf tek tbm estao com excesso de umidade, pois tem varias goticulas pelo copo e a colonização me parece lenta. A aparencia dps da esterilização deve ser completamente seca? Sem a presença de goticulas por todo pote? Vlww
AH tbm to com outra dúvida.. Quando eu preparo meu pote PP para facilitar a inoculação eu colo 5 pedaços de fita crepe (faço geralmente 5 furos) e furo em cima da fita para fluir bem dentro do substratos o vapor quente da esterilização, mas comecei a notar que meus potes ficavam todos deformados, estufados. Aumentei o tamanho desses furos de inoculação pra ve se ajudaria na questão da deformidade dos potes, mas nada... continuam estufados, amassados, tortos! Esterilizo por 1 hr e 20 min na pp apos pegar pressao e no fogo baixo, coloco água até no maaximo metade dos potes, alguem sabe dizer o que tenho feito errado ?

dps da esterilização deve ser completamente seca?
As gotículas são normais, mas o substrato tem que parecer em geral solto, longe de um aspecto empapado. Sobre os copos não posso ajudar, nunca usei copos plásticos, mas cheque se são PP5.

Quando eu preparo meu pote PP para facilitar a inoculação eu colo 5 pedaços de fita crepe (faço geralmente 5 furos) e furo em cima da fita para fluir bem dentro do substratos o vapor quente da esterilização, mas comecei a notar que meus potes ficavam todos deformados, estufados.

Conforme a qualidade do pote deforma mesmo, mesmo sendo PP5.

E os potes com com polipropileno muito fino tem se tornado mais comuns ultimamente.

Conforme a qualidade do pote deforma mesmo, mesmo sendo PP5.

E os potes com com polipropileno muito fino tem se tornado mais comuns ultimamente.

Ah entendi, então muito provavel que seja isso, até troquei de marca, mas continuou igual. Não é de se espantar... hoje em dia os itens não tem mais qualidade (n):(

@LeonaLuna eu faço furos com a própria agulha da seringa movimentando-a em círculos para aumentar um pouco o tamanho, não precisa ser grande demais porque a pressão dá conta do recado.

.
A não ser, é claro, que a água seque e esturrique tudo (ou exploda a panela).
É exatamente disto que estou falando:D

Também não entendi isso. De qualquer forma a receita garante o ponto perfeito de umidade, a aparência tem que ser 'seca' mesmo, porque a vermiculita absorve a umidade dentro dos poros.

Só que ficou seco demais, tão seco que a vermiculita absorveu toda a solução da seringa e não deu sinal nenhum de micélio, ficou tudo em farelos dentro do copo.

Última edição:
Sei não, mas acho que confundi as seringas e inoculei este bolo com A+ Albino :hilario:
O micélio avançou um pouco mais nos últimos dias depois que troquei a fita crepe por micropore, mas não irá colonizar o bolo em 100%, até porque já está começando a pinar.
Ainda hoje eu irei abrir o copo e retirar a parte não colonizada para posteriormente levá-lo para o terrário.
Abaixo algumas imagens sem muita resolução...

Anexos

• 20160527_151420.jpg
    20160527_151420.jpg
    106.9 KB · Visualizações: 62
  • 20160527_151453.jpg
    20160527_151453.jpg
    114.5 KB · Visualizações: 58
  • 20160527_151517.jpg
    20160527_151517.jpg
    69.3 KB · Visualizações: 57
  • 20160527_151629.jpg
    20160527_151629.jpg
    65 KB · Visualizações: 62
  • pin.jpg
    pin.jpg
    93.4 KB · Visualizações: 57
Realmente são Albinos...
Foi mal pelo título errado, mas o carimbo que usei estava sem nome e tinha certeza de que eram Australianos:rolleyes:

Anexos

• 20160529_154714.jpg
    20160529_154714.jpg
    83.6 KB · Visualizações: 52
  • 20160529_154727.jpg
    20160529_154727.jpg
    66.6 KB · Visualizações: 52
Tomara que consiga contornar e ao menos tirar um carimbo para um futuro cultivo caso tiver utilizado todo o carimbo. Em tempos quentes pode utilizar uma garrafa pet de 600ml congelada para tentar diminuir a situação dentro da incubadora/terrário, evitando a frustração. Aqui quando está muito quente, acabo utilizando a garrafa pet congelada dentro da incubadora de tupperware. Quando está frio, utilizo um aquecedor para aquario de 2,5W. Esse carinha não precisa ficar submerso na agua, facilitando o manuseio...pois dentro dele não há resistência elétrica e sim um resistor.

images.jpg

E pra controlar a temperatura desse aquecedor, utilizo um controlador de temperatura igual a este:

s-l300.jpg

Esse cara funciona como um TIC full Gauge...vc coloca as rampas de temperatura que vc quer trabalhar...e ele aciona os relés...ligando e desligando o aquecedor. Paguei só 9 reais. Já para esfriar não tem jeito, é monitoramento mesmo.
Mantenha o tópico atualizado (:
Boa sorte.

Última edição por um moderador:
Esse carinha não precisa ficar submerso na agua, facilitando o manuseio...pois dentro dele não há resistência elétrica e sim um resistor.

Tem uma foto desse aquecedor de aquário pra gente ver e já aprender? Eu deixo o meu sempre dentro de uma garrafa de plástico PEAD (2) cheia de água.

Tem uma foto desse aquecedor de aquário pra gente ver e já aprender? Eu deixo o meu sempre dentro de uma garrafa de plástico PEAD (2) cheia de água.

Opa, tá na mão. Comprei em loja de aquário. Diz que trabalha dentro de água, mas utilizo o meu faz dois anos fora, por não aquecer tanto e queimar.
580

. Em tempos quentes pode utilizar uma garrafa pet de 600ml congelada para tentar diminuir a situação dentro da incubadora/terrário, evitando a frustração. .
Quando esquenta muito eu também recorro a este procedimento, o problema é que a umidade cai demais, mesmo assim não deixa de ser eficiente.
Neste cultivo a famosa "TÉCNICA DO ABANO" está ajudando e muito no desenvolvimento dos frutos.
@Malahov as estipes estão longas, acredito que é característica da strain, o que acha??

Anexos

• 20160531_112534.jpg
    20160531_112534.jpg
    47.6 KB · Visualizações: 42
Back