Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Cultivo - South American PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
Buenas Pessoal,
Depois de um tempo sem cultivar, resolvi fazer mais um, desta vez testando um carimbo próprio.
Strain: South American
Técnica: PFTek
Substrato:
1/4 farelo de arroz integral e farelo de Centeio (em proporção 50/50), 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral (valor aperoximado pois coloquei um pouquinho menos pois o bolo já estava no ponto antes)
Inoculação: 23/03

Método:

Seringas:
As seringas foram preparadas 3 dias antes da inoculação e foram feitos com carimbos que eu mesmo tirei no meu último cultivo para "testar" e ver se eu tinha feito o carimbo corretamente sem contaminar.

Como das outras vezes todas eu tive bolos contaminados, desta vez tive cuidado máximo com assepsia em todos os passos.
Utilizei uma glove box de fabricação própria que eu ajustei e ficou bem melhor de usar, substituindo as luvas de borracha por luvas veterinárias, que deram maior mobilidade.

Limpei bem a caixa com Álcool 70º, coloquei Lysoform spray e deixei tampada um dia. No dia seguinte repeti o procedimento e depois refiz o processo mais uma vez, mas dessa vez eu coloquei todo o material a ser utilizado (Agua mineral em copinho, copinho estilo "martelinho" seringas de 5ml esterilizada descartável, bisturi com lamina esterilizada, carimbo, garrafinha pet com álcool, papel toalha e ziplock) na caixa, depois de limpar tudo com alcool 70. Esperei até o final do dia porque não queria abrir o carimbo logo em seguida de colocar o lysoform por medo de que isso pudesse afetar os esporos.
Ao abrir o carimbo para despejar no copinho de martelinho, notei que ele estava muuuito fraquinho, quase não dava pra ver. Por receio de não ser suficiente, principalmente pelos bolos serem grandes, preferi pegar outro carimbo, limpá-lo bem com alcool (por fora) e coloquei rapidamente na Glovebox. Confesso que fiquei com receio de ter contaminado, mas não tinha tempo para repetir todo o processo outra vez (que tem filho me entende) e segui os seguintes passos:
1 - Limpei novamente a tampa do copinho de agua mineral.
2 - Suguei água com uma seringa até enchê-la
3 - Despejei a água no copinho.
4 - Repeti os passos 2 e 3
5 - Raspei meio carimbo (era bem pequeno do tamanho de uma moeda de 5 centavos) no copinho
6 - Enchi e esvaziei a seringa algumas vezes pra misurar bem a água e os esporos.
7 - Enchi as dias seringas
8 - Limpei as agulhas com álcool, tampei as agulhas e coloquei as duas seringas num ziplock.


Bolos:
Fiz dois bolos em potes grandes de aproximadamente 500ml , coloquei uma camada fininha de vermiculita no fundo (para evitar que o bolo grude no fundo), o substrato já misturado, coloquei mais um pouco de vermiculita por cima (para evitar entrada de contaminantes) e tampei com duas camadas de papel alumínio. Coloquei um "descansa panela" de silicone no fundo da panela e pano de prato molado ao redor fazendo um circulo para evitar que os potes tocassem a lateral da panela de pressão. Enchi com água até um pouco mais da metade dos potes e levei ao fogo. Depois de começada a pressão, baixei o fogo e deixei por 1h30 e deixei tampada esfriando de um dia pro outro.

Inoculação:
Limpei bem a caixa com Álcool 70º, coloquei Lysoform spray e deixei tampada um dia. No dia seguinte repeti o procedimento e depois refiz o processo mais uma vez, mas dessa vez eu coloquei todo o material a ser utilizado ( seringas com esporos, garrafinha pet com álcool, papel toalha, bolos) na caixa, depois de limpar tudo com alcool 70 e secar bem o pote dos bolos com papel toalha e esperei uns 30 minutos antes de seguir os seguintes passos:

1 - Limpei bem os potes com os bolos já dentro da glovebox mais uma vez com álcool.
2 - retirei a primeira camada de papel alumínio
3 - agitei a seringa inoculei com 6 furos em cada bolo, tentando despejar o liquido de forma a escorrer pelas paredes. Aqui tive dificuldade pois o pote era grande e, com o selo de vermiculita e o papel alumínio, eu não conseguia ver onde estava a agulha nas laterais, assim que foi meio no instinto pois não via o liquido escorrendo.
4 - recoloquei a segunda camada de papel alumínio
5 - lacrei os potes com fita isolante.


Desenvolvimento do micélio.

O micélio demorou muito a dar os primeiros sinais de vida. Foram 10 dias até ver o primeiro sinal, tvz por causa da fita isolante e aluminio tapando o local inicial da inoculação.
Como os potes eram grandes o resto do copo tb demorou a colonizar. Isso me causou um contratempo pois eu tive de viajar e fiquei mais de uma semana fora, justamente quando o bolo estava terminando de colonizar. Eu imaginei que não teria maiores problemas pois normalmente se deixa o copo por mais uma semana depois de aparentemente colonizado para garantir que estará colonizado por dentro tb, mas quando eu votei de viagem um dos bolos ainda estava terminando de colonizar a parte de baixo e o outro já tinha vários pins e até mesmo cogumelos se formando, conforme as fotos abaixo.


Como meu terrário novo ainda não estava pronto, não tive opção se não deixar o pote mais uns dias até eu conseguir terminar o terrário. Ontem à noite terminei (depois eu coloco mais fotos, ficou bem legal) e deixei de teste. Hoje vi que está tudo OK, umidade de 99%, assim que hoje à noite vai ser dia de preparar o bolo que já ta com pins. Tem uma parte um pouco mais escura que me preocupa um pouco, mas não me parece ser contaminação. Se alguém puder me dizer algo agradeço.

Pretendo tirar os pins já grandes para evitar que apodreçam e contaminem. dunk and roll e era isso. Eu queria colocá-los diretamente no terrário, mas como vou ter de viajar este fim de semana e volto só na terça, vou fazer o dunk pra ganhar um dia.

Segue as fotos:
A mancha a que me refiro são as das fotos numero 560, 562 e 563
 

Anexos

  • IMG_0559.JPG
    IMG_0559.JPG
    63.6 KB · Visualizações: 51
  • IMG_0560.JPG
    IMG_0560.JPG
    63.5 KB · Visualizações: 50
  • IMG_0561.JPG
    IMG_0561.JPG
    65.5 KB · Visualizações: 50
  • IMG_0562.JPG
    IMG_0562.JPG
    65.1 KB · Visualizações: 51
  • IMG_0563.JPG
    IMG_0563.JPG
    59.8 KB · Visualizações: 49
  • IMG_0564.JPG
    IMG_0564.JPG
    60.2 KB · Visualizações: 49
  • IMG_0565.JPG
    IMG_0565.JPG
    55.4 KB · Visualizações: 45
  • IMG_0566.JPG
    IMG_0566.JPG
    41.5 KB · Visualizações: 42
  • IMG_0567.JPG
    IMG_0567.JPG
    40 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0568.JPG
    IMG_0568.JPG
    43.7 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0569.JPG
    IMG_0569.JPG
    45.7 KB · Visualizações: 38
  • IMG_0570.JPG
    IMG_0570.JPG
    42.7 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0571.JPG
    IMG_0571.JPG
    48.8 KB · Visualizações: 38
  • IMG_0572.JPG
    IMG_0572.JPG
    43.2 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0573.JPG
    IMG_0573.JPG
    77.1 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0574.JPG
    IMG_0574.JPG
    52.7 KB · Visualizações: 37
  • IMG_0575.JPG
    IMG_0575.JPG
    81.3 KB · Visualizações: 35
Só deixando a observação que ele colocou em pote sim!
Isso, estava em um pote maior e fechado... não estava "lacrado", mas bem fechadinho... eu tinha penado em fazer um dunk antes de colocar na geladeira, mas por sugestões deixei par fazê-lo ao retirá-lo... mas de qquer forma, como falei, o micélio parecia OK qdo abri o bolo...

O que eu notei foi que toda a função das viagens não me deixou controlar bem o timing das coisas, então sempre que eu fazia a "manicure" notava que tinha muito aborto.. me dá a impressão que depois daquele flush "top" do primeiro bolo e do segundo que foi bem menor, os demais morreram antes de frutificar de verdade, então o ciclo fechou.

Já no segundo é um mistério... ele demorou mais a colonizar, e demorou muito a pinar. Aí vem a questão da geladeira, pois tive que botá-lo justo quando estava começando a pinar... mas tv teve a questão dos esporos, que eu não sei qual o embasamento científico (confesso que não consegui pesquisar muito), mas coincidencia ou não, os pins que apareceram o fizeram na parte de baixo do bolo, onde os esporos não cobriram.

Enfim, o mistério vai ficar no ar ao menos até o próximo cultivo. Provavelmente terei de inventar algo em algum momento porque viajo muito e às vezes o timing não funciona bem.

Valeu @Malahov e @Salaam`aleik pelas dicas.

Vou enterrar mesmo e seguir adiante pois estou com pouca vermiculita e tempo agora... bora começara limpar a glovebox e fazer uma seringa nova :)

Considero este diário encerrado, mas gostaria que, se possível, os moderadores deixem um pouco mais tempo este cultivo aberto caso alguém mais queira comentar ou divagar mais sobre o que pode ter ocorrido.

Valeu!
 
Boa sorte e boa vibra na proxima tentativa !!
Se tem que usar o frio (geladeira) para postergar,retrasar algum periodo do cultivo sugiro que seja cuado eles terminan a incubaçao...(ai vc faz suas viagems)
Cuando vc saibe que va a ficar em casa por mais tempo coloca eles a fructificar !!;)
Blz ?
Gteach:cool:
 
Boa sorte e boa vibra na proxima tentativa !!
Se tem que usar o frio (geladeira) para postergar,retrasar algum periodo do cultivo sugiro que seja cuado eles terminan a incubaçao...(ai vc faz suas viagems)
Cuando vc saibe que va a ficar em casa por mais tempo coloca eles a fructificar !!;)
Blz ?
Gteach:cool:

Pois é, o que aconteceu foi que a incubação demorou bem mais que o previsto e a pinagem também... além de que os potes variaram muito o tempo d3e incubação entre um e outro... enfim, o timing não foi bom.

mas não deixa de ser uma idéia, ter alguns volos "prontos" na geladeira e tirar nos meses tranquilos.

vou tentar me organizar aqui.
abs!
 
Back
Top