Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Cultivo - South American PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
Buenas Pessoal,
Depois de um tempo sem cultivar, resolvi fazer mais um, desta vez testando um carimbo próprio.
Strain: South American
Técnica: PFTek
Substrato:
1/4 farelo de arroz integral e farelo de Centeio (em proporção 50/50), 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral (valor aperoximado pois coloquei um pouquinho menos pois o bolo já estava no ponto antes)
Inoculação: 23/03

Método:

Seringas:
As seringas foram preparadas 3 dias antes da inoculação e foram feitos com carimbos que eu mesmo tirei no meu último cultivo para "testar" e ver se eu tinha feito o carimbo corretamente sem contaminar.

Como das outras vezes todas eu tive bolos contaminados, desta vez tive cuidado máximo com assepsia em todos os passos.
Utilizei uma glove box de fabricação própria que eu ajustei e ficou bem melhor de usar, substituindo as luvas de borracha por luvas veterinárias, que deram maior mobilidade.

Limpei bem a caixa com Álcool 70º, coloquei Lysoform spray e deixei tampada um dia. No dia seguinte repeti o procedimento e depois refiz o processo mais uma vez, mas dessa vez eu coloquei todo o material a ser utilizado (Agua mineral em copinho, copinho estilo "martelinho" seringas de 5ml esterilizada descartável, bisturi com lamina esterilizada, carimbo, garrafinha pet com álcool, papel toalha e ziplock) na caixa, depois de limpar tudo com alcool 70. Esperei até o final do dia porque não queria abrir o carimbo logo em seguida de colocar o lysoform por medo de que isso pudesse afetar os esporos.
Ao abrir o carimbo para despejar no copinho de martelinho, notei que ele estava muuuito fraquinho, quase não dava pra ver. Por receio de não ser suficiente, principalmente pelos bolos serem grandes, preferi pegar outro carimbo, limpá-lo bem com alcool (por fora) e coloquei rapidamente na Glovebox. Confesso que fiquei com receio de ter contaminado, mas não tinha tempo para repetir todo o processo outra vez (que tem filho me entende) e segui os seguintes passos:
1 - Limpei novamente a tampa do copinho de agua mineral.
2 - Suguei água com uma seringa até enchê-la
3 - Despejei a água no copinho.
4 - Repeti os passos 2 e 3
5 - Raspei meio carimbo (era bem pequeno do tamanho de uma moeda de 5 centavos) no copinho
6 - Enchi e esvaziei a seringa algumas vezes pra misurar bem a água e os esporos.
7 - Enchi as dias seringas
8 - Limpei as agulhas com álcool, tampei as agulhas e coloquei as duas seringas num ziplock.


Bolos:
Fiz dois bolos em potes grandes de aproximadamente 500ml , coloquei uma camada fininha de vermiculita no fundo (para evitar que o bolo grude no fundo), o substrato já misturado, coloquei mais um pouco de vermiculita por cima (para evitar entrada de contaminantes) e tampei com duas camadas de papel alumínio. Coloquei um "descansa panela" de silicone no fundo da panela e pano de prato molado ao redor fazendo um circulo para evitar que os potes tocassem a lateral da panela de pressão. Enchi com água até um pouco mais da metade dos potes e levei ao fogo. Depois de começada a pressão, baixei o fogo e deixei por 1h30 e deixei tampada esfriando de um dia pro outro.

Inoculação:
Limpei bem a caixa com Álcool 70º, coloquei Lysoform spray e deixei tampada um dia. No dia seguinte repeti o procedimento e depois refiz o processo mais uma vez, mas dessa vez eu coloquei todo o material a ser utilizado ( seringas com esporos, garrafinha pet com álcool, papel toalha, bolos) na caixa, depois de limpar tudo com alcool 70 e secar bem o pote dos bolos com papel toalha e esperei uns 30 minutos antes de seguir os seguintes passos:

1 - Limpei bem os potes com os bolos já dentro da glovebox mais uma vez com álcool.
2 - retirei a primeira camada de papel alumínio
3 - agitei a seringa inoculei com 6 furos em cada bolo, tentando despejar o liquido de forma a escorrer pelas paredes. Aqui tive dificuldade pois o pote era grande e, com o selo de vermiculita e o papel alumínio, eu não conseguia ver onde estava a agulha nas laterais, assim que foi meio no instinto pois não via o liquido escorrendo.
4 - recoloquei a segunda camada de papel alumínio
5 - lacrei os potes com fita isolante.


Desenvolvimento do micélio.

O micélio demorou muito a dar os primeiros sinais de vida. Foram 10 dias até ver o primeiro sinal, tvz por causa da fita isolante e aluminio tapando o local inicial da inoculação.
Como os potes eram grandes o resto do copo tb demorou a colonizar. Isso me causou um contratempo pois eu tive de viajar e fiquei mais de uma semana fora, justamente quando o bolo estava terminando de colonizar. Eu imaginei que não teria maiores problemas pois normalmente se deixa o copo por mais uma semana depois de aparentemente colonizado para garantir que estará colonizado por dentro tb, mas quando eu votei de viagem um dos bolos ainda estava terminando de colonizar a parte de baixo e o outro já tinha vários pins e até mesmo cogumelos se formando, conforme as fotos abaixo.


Como meu terrário novo ainda não estava pronto, não tive opção se não deixar o pote mais uns dias até eu conseguir terminar o terrário. Ontem à noite terminei (depois eu coloco mais fotos, ficou bem legal) e deixei de teste. Hoje vi que está tudo OK, umidade de 99%, assim que hoje à noite vai ser dia de preparar o bolo que já ta com pins. Tem uma parte um pouco mais escura que me preocupa um pouco, mas não me parece ser contaminação. Se alguém puder me dizer algo agradeço.

Pretendo tirar os pins já grandes para evitar que apodreçam e contaminem. dunk and roll e era isso. Eu queria colocá-los diretamente no terrário, mas como vou ter de viajar este fim de semana e volto só na terça, vou fazer o dunk pra ganhar um dia.

Segue as fotos:
A mancha a que me refiro são as das fotos numero 560, 562 e 563
 

Anexos

  • IMG_0559.JPG
    IMG_0559.JPG
    63.6 KB · Visualizações: 51
  • IMG_0560.JPG
    IMG_0560.JPG
    63.5 KB · Visualizações: 50
  • IMG_0561.JPG
    IMG_0561.JPG
    65.5 KB · Visualizações: 50
  • IMG_0562.JPG
    IMG_0562.JPG
    65.1 KB · Visualizações: 51
  • IMG_0563.JPG
    IMG_0563.JPG
    59.8 KB · Visualizações: 49
  • IMG_0564.JPG
    IMG_0564.JPG
    60.2 KB · Visualizações: 49
  • IMG_0565.JPG
    IMG_0565.JPG
    55.4 KB · Visualizações: 45
  • IMG_0566.JPG
    IMG_0566.JPG
    41.5 KB · Visualizações: 42
  • IMG_0567.JPG
    IMG_0567.JPG
    40 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0568.JPG
    IMG_0568.JPG
    43.7 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0569.JPG
    IMG_0569.JPG
    45.7 KB · Visualizações: 38
  • IMG_0570.JPG
    IMG_0570.JPG
    42.7 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0571.JPG
    IMG_0571.JPG
    48.8 KB · Visualizações: 38
  • IMG_0572.JPG
    IMG_0572.JPG
    43.2 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0573.JPG
    IMG_0573.JPG
    77.1 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0574.JPG
    IMG_0574.JPG
    52.7 KB · Visualizações: 37
  • IMG_0575.JPG
    IMG_0575.JPG
    81.3 KB · Visualizações: 35
Se está falando do amarelado é um pouco de excressão micelial, mas tudo sob controle.
 
Bom Pessoal, conforme falei que faria, dia 12 eu aniversariei o primeiro bolo e no dia seguinte fui viajar. Deixei uma luz led azul que eu tinha ligada e passei 5 dias fora. Imaginei que quando voltasse haveriam já alguns cogumelos mas quando voltei não tinha nada. Tinha alguns abortos e pins bem pequenos, nada mais.
Fez bastante frio aqui e a temperatura média ficou entre 15 e 18 e eu acho que esse foi o principal motivo da baixa velocidade de desenvolvimento dos pins. No ano passado eu cultivei no inverno e lembro que qdo tava frio demorou bastante também.

O outro bolo já estava praticamente totalmente colonizado.

Por conta do frio, peguei um aquecedor de 10w que eu já tinha, acoplei em um termostato de aquário, coloquei os dois em um daqueles potes de guardar massa ou bolacha (é pp pra diminuir as chances de derreter) com água. Testei em uma caixa organizadora igual ao terrário que tenho com um pouco de água (mais ou menos a mesma quantidade do terrário) e monitorei durante um dia, regulando a temperatura a cada hora, pra fazer com que a temperatura não baixasse dos 19ºC.

Enquanto fazia o teste do aquecedor, coloquei o segundo bolo já totalmente colonizado pra fazer dunk.

Ontem à noite passei o aquecedor e termostato prum canto do terrário, pois notei que a água do pote aquece um pouco, a fim de evitar calor demais perto do bolo. Monitorei a temperatura e vi que ficou entre 21ºC e 17,5°C, o que me parece razoável. Prefiro deixar assim que esquentar demais a água do pote e correr risco de dar algo errado.
Ano passado eu coloquei o aquecedor direto na água do terrário, mas a temperatura acabou subindo muito e eu tinha que ligar um pouco e depois desligar. Desta vez a temperatura fica mais baixa, mas ao menos garanto que não baixa demais.

Também troquei a luz led azul mais fraca por uma normal amarela mais forte, por via das dúvidas.

Hoje fiz o roll no segundo bolo e aproveitando o embalo retirei alguns abortos pra evitar que apodreçam e contaminem os demais pins.
Hj vou viajar de novo e volto só domingo. Vamos ver a evolução até lá, com o aquecedor e a luz nova, luz que deixarei ligada o dia todo, já que não terei como ligar e desligar, seguindo sugestão da @Malahov .

Segue as fotos dos dois bolos no terrário e do aquecedor com termostato. O Bolo ao fundo é o mais "antigo".
 

Anexos

  • IMG_0576.JPG
    IMG_0576.JPG
    73.8 KB · Visualizações: 38
  • IMG_0577.JPG
    IMG_0577.JPG
    70.7 KB · Visualizações: 37
  • IMG_0578.JPG
    IMG_0578.JPG
    146.3 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0579.JPG
    IMG_0579.JPG
    132.3 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0582.JPG
    IMG_0582.JPG
    81 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0583.JPG
    IMG_0583.JPG
    96.9 KB · Visualizações: 37
  • IMG_0584.JPG
    IMG_0584.JPG
    160.4 KB · Visualizações: 41
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    91.9 KB · Visualizações: 38
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    103.1 KB · Visualizações: 34
Que legal @Faceiro, a princípio vendo as fotos (sem ler o texto) até achei que fosse um cultivo invitro !!!
Mas então é isso, esta tudo bem bacana, logo deve colher uns bons frutos, parabéns!
 
Que legal @Faceiro, a princípio vendo as fotos (sem ler o texto) até achei que fosse um cultivo invitro !!!
Mas então é isso, esta tudo bem bacana, logo deve colher uns bons frutos, parabéns!
Valeu @tupy ! O primeiro bolo já pinou bem de novo, logo coloco fotos, acho que até o fim de semana tenho algo ;)

Também acho. :coffee:
Pois é, agora com o aquecedor eles já pinaram de novo e estão se desenvolvendo mais rápido. Ainda assim tá lento, a temperatura com o aquecedor está ficando entre 18,6 e 22°, mas não quero aumentar pois coloquei um termômetro mais próximo do aquecedor e ali a temperatura chega a 23,5 e agora que tem 2 bolos, um deles está mais próximo do aquecedor.. Quero evitar mexer muito pra evitar que a diferença de temperatura fique muito alta entre a parte perto e mais longe do bolo e tb pra evitar que aqueça demais.

Também não tenho pressa... e nos outros cultivos, pode ter sido por coincidência, mas os cogus mais bonitos que colhi foi quando estava mais frio e eles levaram mais tempo pra se desenvolver.
 
conforme prometido, segue as fotos.

A primeira foto é do segundo bolo, nenhum sinal de pins ainda..

Em compensação o outro..... acho que o primeiro flush promete ;)
 

Anexos

  • IMG_0586.JPG
    IMG_0586.JPG
    117.6 KB · Visualizações: 31
  • IMG_0587.JPG
    IMG_0587.JPG
    102.7 KB · Visualizações: 29
  • IMG_0588.JPG
    IMG_0588.JPG
    106.4 KB · Visualizações: 30
  • IMG_0589.JPG
    IMG_0589.JPG
    133.5 KB · Visualizações: 30
  • IMG_0590.JPG
    IMG_0590.JPG
    106.1 KB · Visualizações: 29
  • IMG_0591.JPG
    IMG_0591.JPG
    120.1 KB · Visualizações: 27
  • IMG_0592.JPG
    IMG_0592.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0593.JPG
    IMG_0593.JPG
    86.5 KB · Visualizações: 25
Muito bom teu cultivo... muito detalhada tua escritura e trabalho... Parabens por esses frutos que estao chegando.. .. Ahora vc vai poder viajar sem sair de casa... ;)
Blz?
Acompanhando Vc!!
Gteach :cool:
 
Primeiro flush foi um sucesso. Aprox 50g. Acho que foi o melhor flush que já tive até agora.

Eu deveria ter colhido já ontem à noite, que foi quando eu tirei as primeiras fotos, mas como vou viajar no domingo e ficarei uma semana longe, deixei mais um dia pq assim hj faço o dunk, amanhã o Roll e assim tenho mais uns dias antes de começar a pinar de novo (assim espero).

Tinha bastantes abortos e alguns pins pequnos que eu retirei pois nos outros cultivos pins que eram submetidos a dunk tendiam a abortar.

Cortei em pedaços e coloquei pra secar na frente do ventilador. Eles escureceram bastante e bem rápido qdo cortei, acho que são "dos bão" :)

O outro bolo que ainda nem sinal de pin. Olhei ele, tá saudável, sem contaminação, mas ainda não pinou.. vamos esperar e ver.

Segue as fotos:
 

Anexos

  • IMG_0595.JPG
    IMG_0595.JPG
    79.1 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0597.JPG
    IMG_0597.JPG
    78.7 KB · Visualizações: 40
  • IMG_0601.JPG
    IMG_0601.JPG
    55.8 KB · Visualizações: 38
  • IMG_0602.JPG
    IMG_0602.JPG
    67.9 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0603.JPG
    IMG_0603.JPG
    67.4 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0604.JPG
    IMG_0604.JPG
    74.2 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0605.JPG
    IMG_0605.JPG
    64.9 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0606.JPG
    IMG_0606.JPG
    79 KB · Visualizações: 37
  • IMG_0607.JPG
    IMG_0607.JPG
    95.4 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0608.JPG
    IMG_0608.JPG
    81.6 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0609.JPG
    IMG_0609.JPG
    70.4 KB · Visualizações: 32
  • IMG_0610.JPG
    IMG_0610.JPG
    105.8 KB · Visualizações: 31
Bom pessoal,

Cheguei ontem de viagem e pra minha surpresa o segundo flush sjá tinha vindo completo, e pelo jeito bem rápido, pois todos ops cogus já estavam maduros e esporulando :/
Não tirei fotos pois tive que fa zer tudo o mais rápido possivel (tinha recem chegado de viagem), assim retirei os cogus rápido e deixei pra ajeitar o resto depois.

Foram uns 8 cogumelos.

O outro bolo está com dois pins. Tem feito bastante frio aqui nessas ultimas semanas, então não me estranha muito a demora na pinagem.

Como vou viajar novamente na quinta e ficarei 10 dias fora, minha idéia agora é colocá-los na geladeira enquanto estiver viajando.

Se tudo tivesse corrido bem, a minha idéia era tirar os cogus maduros dos dois bolos e colocar os bolos em um pote na geladeira, mas como um deles esporulou agora estou vendo o que faço.

Minha divida é em relação a lavar ou fazer um dunk and roll nos bolos antes de colocá-los na geladeira, pq como os cogumelos de um deles esporularam, não acho que seja uma boa armazená-lo direto.

manterei vcs ionformados.

abraço
 
Minha divida é em relação a lavar ou fazer um dunk and roll nos bolos antes de colocá-los na geladeira, pq como os cogumelos de um deles esporularam, não acho que seja uma boa armazená-lo direto.

Eu faria o dunk depois de retirar da geladeira. Acho que ter esporos no bolo não afeta ele ficar guardado nela. :coffee:
 
Última edição:
Eu faria o dunk depois de retirar da geladeira. Acho que ter esporos no bolo não afeta ele ficar guardado nela. :coffee:

Pois então, eu tava na duvida se os esporos não poderiam afetar em aluma coisa os ciclos de flush e tals e numa pesquisa rápida eu encontrei um pot to @tupy em que comentava algo sobre os esporos atrapalharem novas pinagens:
https://teonanacatl.org/threads/1º-pftek-do-moe-tksss.7648/page-8#post-110934

Todos abortos.
O bolo foi bem comprometido, esporulou pesado em cima dele, se não limpar bem essa parte, até ficar branquinho novamente, ali não nascerão mais frutos.

Pode usar um ralador de cenoura pra fazer a raspagem. Hidrate o bolo por no máximo 12h
Role na vermiculita (úmida) e volte pro terrário.

Além disso, achei que os esporos podiam mascarar alguma contaminação que possa acontecer e atrapalhar na identificação.

Mas enfim, até agora são dois votos em favor da geladeira direto.
 
Bom pessoal, como viajo amanhã, hoje resolvi colocar meus bolos na geladeira... deu muita pena pois o segundo bolo começou a pinar :/

Eu ia retirar todos os pins e abortos antes de colcar na geladeira, mas como o segundo bolo tinha recém começado a pinar eu resolvi deixar os pins pra testar. do outro eu retirei todos os abortos que conseguia ver.

Não "lavei" nem fiz dunk em nenhum deles, apenas coloquei os dois em um pote e coloquei na geladeira. Quando eu voltar decido se removo os pins antes de colocar no terrário novamente ou não. Quanto ao primeiro bolo, o que esporulou, pretendo fazer novo dunk n roll... não sei, mas aqueles esporos todos espalhados por cima dele não me dão uma boa impressão...

Aproveitei pra lavar bem o terrário e a argila, que deixarei de molho em solução de água + agua sanitária durante minha viagem.

E até daqui a uns 10 dias :)
 
Buenas pessoal!

Então, de volta de viagem, finalmente, queria ter colocado os bolos novamente no terrário no mesmo dia em que cheguei mas o "confuso horário" não me permitiu coordenar o suficiente para tal, assim que tive de esperar um pouco mais.

Como eu havia deixado os bolos no geladeira com alguns pins, queria ver se eles simplesmente "estacionariam" ou se morreriam nesse tempo da geladeira.

Reorganizei o terrário e resolvi testar uma forma nova de mantê-lo aquecido. Eu comprei no Ali express uns pads aquecedores de répteis. são umas placas que esquentam pra animais de sangue frio (foto abaixo). A que comprei é de 7w. O bom é que elas não queimam e não esquentam demais. Coloquei debaixo do terrário (por fora, pois não podem ser submergidos) e ela fez com que a temperatura ali dentro ficasse em torno de 20/21 graus, enquanto que fora a temperatura era de 18,5. Quero ver à noite, quando a temperatura baixa bastante, se ela vai se manter, mas parece estar dando um resultado bom.

Quanto retirei os bolos da geladeira, notei que os pins aviam abortado, como eu imaginei que aconteceria, então passei so dois bolos na água (filtrada) para tirar a vermiculita e os esporos da frutificação anterior e os coloquei num dunk por 24hs.

Np dia seguinte retirei os dois, removi os abortos, fiz o roll ( na verdade foi umn "sprinkle pq eu não rolei os bolos e sim salpiquei com vermiculita, pramim parce que ela adere melhor) e devlvi ao terrário.

Acho que vão dar menos flush pois, principalmente o primeiro copo que já frutificou uma vez, abortou muitos pins nessas minhas idas e vindas.

Mas enfim, vamos ver no que dá.
 

Anexos

  • pad reptile.jpg
    pad reptile.jpg
    6.7 KB · Visualizações: 9
Bom pessoal, dando um update, o segundo bolo já está pinando... ao menos um flush vai rolar ali... o Pin parece pequeno, vamos ver como se desenvolve.

O primeiro não pinou nada... não sei se vai dar algo ainda... ele diminuiu bastante de tamanho, acho que tá mais ou menos a metade do que era no incício. DEpois daquele baita primeiro flush e de todos os outros pins que abortaram com a função das viagens, tô achando que ele vai ficar por isso mesmo..

segue as fotos:
 

Anexos

  • IMG_3277.JPG
    IMG_3277.JPG
    124.7 KB · Visualizações: 30
  • IMG_3278.JPG
    IMG_3278.JPG
    130.7 KB · Visualizações: 30
  • IMG_3279.JPG
    IMG_3279.JPG
    122 KB · Visualizações: 30
  • IMG_3280.JPG
    IMG_3280.JPG
    178.9 KB · Visualizações: 31
Bom pessoal, dando um update, o segundo bolo já está pinando... ao menos um flush vai rolar ali... o Pin parece pequeno, vamos ver como se desenvolve.

O primeiro não pinou nada... não sei se vai dar algo ainda... ele diminuiu bastante de tamanho, acho que tá mais ou menos a metade do que era no incício. DEpois daquele baita primeiro flush e de todos os outros pins que abortaram com a função das viagens, tô achando que ele vai ficar por isso mesmo..

segue as fotos:

Só uma brincadeira... Mas esse pino da última foto se fosse da strain Penis Envy ia dizer pra fazer uma circuncisão... :D :troll: :LOL:
 
Buenas,

Então, mais de 20 dias depois daquele pin aparecer, nada mudou rolou :(

Pouco depois o pin "estacionou" e acabou abortando e nada mais aconteceu em nenhum dos dois bolos.

Achei que poderia ser o frio e coloquei mais um aquecedor, fazendo com que a a temperatura média ficasse entre 20 e 24 graus, mesmo assim nada aconteceu.

Hoje decidi retirar os bolos. Resolvi abrí-los pra ver se encontrava algum contaminante que não havia visto (sou daltonico, pode acontecer de eu não perceber algo rolando por debaixo da vermiculita, mas o micélio me pareceu normal.

O maior estava com um cheiro estranho, mas é o mesmo cheiro que eu senti em um outro cultivo que deu ótimos frutos. (https://teonanacatl.org/threads/2º-cultivo-south-american-pftek-clássica-e-com-arroz-inteiro.11047/)

O menor normal, cheiro de cogumelo.
Ainda não sei o que poderia ter ocorrido, se foi o estresse do tempo em geladeira/viagens e tudo mais, se foi o fato de ter esporulado em cima dos bolos, como comentou o @tupy naquele tópico que eu citei acima, se foi a temperatura baixa ou se foi Deus quem não quis.

De qualquer forma, como o micelio parecia saudável, guardei num saquinho e coloquei na geladeira enquanto decido se enterro num estilo "semi-outdoor", colocando um pouco de palha ou algo do tipo e enterrando num lugar à sombra (que eu acho muito dificil que dê em algo considerando as temperaturas baixíssimas aqui no sul nesta época), se tento um bulk ou balde ou algo.

Segue as fotos:
 

Anexos

  • IMG_3550.JPG
    IMG_3550.JPG
    180.9 KB · Visualizações: 19
  • IMG_3552.JPG
    IMG_3552.JPG
    173.1 KB · Visualizações: 20
  • IMG_3553.JPG
    IMG_3553.JPG
    146.1 KB · Visualizações: 20
  • IMG_3554.JPG
    IMG_3554.JPG
    155.1 KB · Visualizações: 19
  • IMG_3556.JPG
    IMG_3556.JPG
    140.6 KB · Visualizações: 19
  • IMG_3557.JPG
    IMG_3557.JPG
    185.5 KB · Visualizações: 20
  • IMG_3558.JPG
    IMG_3558.JPG
    172.8 KB · Visualizações: 20
  • IMG_3559.JPG
    IMG_3559.JPG
    157.2 KB · Visualizações: 20
  • IMG_3560.JPG
    IMG_3560.JPG
    144.1 KB · Visualizações: 21
  • IMG_3561.JPG
    IMG_3561.JPG
    149.5 KB · Visualizações: 20
Acho que colocar os bolos, já em estado de frutificação, na geladeira por 10-15 dias os "matou", especialmente se ficaram simplesmente dentro da geladeira abertos, e não dentro de um pote ou nada do tipo.

A geladeira, além do frio, seca os alimentos. Mais de 10 dias no seco abaixo de 15 graus é muito tempo, tempo suficiente para o micélio morrer.

Talvez algum pedaço ainda esteja vivo, então você ainda pode tentar despedaçá-los e enterrar em algum vaso ou jardim, com um dedinho de terra por cima. Não vale a pena gastar substrato tentando bulks ou outra técnica, melhor preparar novos bolos.
 
e não dentro de um pote
coloquei os dois em um pote
Só deixando a observação que ele colocou em pote sim!
Sobre tentar fazer um bulk com isso aí, eu acho que você pode acabar desperdiçando muito material e tempo e no fim continuar sem nada. No máximo tentaria despedaçar tudo e fazer um casing, por que o que é um peido pra quem tá cagado? :LOL: Não daria trabalho algum nem muito gasto de material. De qualquer forma é mesmo hora de pensar no próximo cultivo.
 
Back
Top