Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 3º Cultivo - MDK NO TRIGO

Diário de cultivo problemático.
2º Cultivo
https://teonanacatl.org/threads/2º-cultivo-do-khrin-pf-e-casing.3949/

Olá Pessoal, estou voltando ao fórum e ao cultivo depois de um bom tempo longe.

Comecei meu 3º cultivo ontem (20/09)

Deixei 1 vidro cheio de grãos de molho durante 20h, troquei a agua e cozinhei durante 30min na pp. Rendeu 2 vidros (coloquei uma colher de vermiculita em cada pote), o pouco de trigo que sobrou estou comendo.

View attachment 23818

(21/09)Esterelização:
coloquei uma tampa de panela desmontada no fundo da pp para aumentar o nível de agua e para os vidros não quebrarem.

View attachment 23820View attachment 23819

*Estou com 5 copos já inoculados a 3 dias, porem utilizei seringa de insulina e acho que os esporos não passaram do selo de vermiculita, amanhã comprarei seringa de 5ml pra inoculaçãos dos grãos e inoculo os copos novamente


Os copos e potes na incubadora esperando colonização, espero que os potes não contaminem pelo pouco tempo na pp. Não estou fazendo controle de temperatura porque meu termometro qubrou, em breve comprarei outro.
View attachment 23822


Abri o diário antes da inoculação pra tirar umas dúvidas.
Tá tudo certo pra inoculação?
Quantos ml eu uso para cada pote? A inoculação vai ser feita pelo furo central da tampa girando a agulha dentro do pote.
Li em um tópico para sacudir o pote logo após a inoculação e em outro tópico falando pra aguardar 5 dias antes de sacudir o pote, qual a melhor forma?
Posso usar turfa(sunshine mix #6) na camada de casing ou é arriscado contaminar?
 

Anexos

  • Foto-0085.jpg
    Foto-0085.jpg
    311.9 KB · Visualizações: 26
  • Foto-0087.jpg
    Foto-0087.jpg
    284.2 KB · Visualizações: 19
  • Foto-0086.jpg
    Foto-0086.jpg
    212.6 KB · Visualizações: 19
  • Foto-0088.jpg
    Foto-0088.jpg
    255.8 KB · Visualizações: 17
*Estou com 5 copos já inoculados a 3 dias, porem utilizei seringa de insulina e acho que os esporos não passaram do selo de vermiculita, amanhã comprarei seringa de 20ml pra inoculaçãos dos grãos e inoculo os copos novamente

Espere ao menos uns 7 dias para inocular novamente, assim voce ja vai perceber se realmente a inoculação não atravessou a barreira de vermiculita e se teus copos não são tomados por contaminantes.

Quantos ml eu uso para cada pote?

Use 05 ml

A inoculação vai ser feita pelo furo central da tampa girando a agulha dentro do pote.

Seria melhor você inocular pelas laterias: 2,5 ml laterais opostas.

Li em um tópico para sacudir o pote logo após a inoculação e em outro tópico falando pra aguardar 5 dias antes de sacudir o pote, qual a melhor forma?

Eu já tive sucesso em ambos os procedimentos. Tem também a opção de somente inocular e pronto. Não agitar o pote. Esse é o processo que eu venho utilizando.

Posso usar turfa(sunshine mix #6) na camada de casing ou é arriscado contaminar?

Pasteurize o composto antes, microondas ou forno.

Esterilizou a vermiculita antes de usar? É sempre bom.
 
Já cultivei no trigo e talvez possa ajudar.
Não entendi o pq do selo de vermicuita se depois vai sacudir os copos. Acho meio desnecessário. Com grãos eu nunca tinha visto usar esse selo mas acho que no final das contas não vai influenciar na colonização.

Inoculei através de um furo central na tampa (prego grande) girando a seringa, depois tapei com 2 camadas de micropore pra manter troca gasosa. Colonização foi mais rápido do que a média.

A quatidade de solução foi cerca de 2 - 3 ml por pote de 500 g.

Só sacudi os potes após uns 6 dias, quando já estava a mais de 50%.

Pelo que constatei, o mais importante nessa fase é a quantidade de água e tempo de esterelização dos grãos. muita água acumula no fundo, muita fervura vira paçoca de trigo.

Me parece que seus grãos estão meio estourados (pedacinhos brancos), tive 2 potes assim mas colonizou na boa. O foda foi sacudir os potes, tive que dar vários golpes de karatê neles pra conseguir desgrudar a massaroca.

Meu procedimento que funcionou:
Água até quase o nível dos grãos dentro dos potes. (sobrando uns 5 - 10 mm)
12 horas de molho
Lavagem e fervura de 10 minutos sem pressão
1h de pressão e fogo brando.


Depois foi só deixar a natureza agir dentro da encubadora e sacudir 2 X durante todo o processo.

Recomendo centeio pois o micélio ficou bem mais denso e saudável.

BOA SORTE AÍ !
 
Fiz mais ou menos como você, tinha acabado de inocular os potes quando vi sua resposta, utilizei 5ml e cobri o furo com 2 camadas de micropore.

De umidade acho que está legal, não tem acumulo de agua no fundo e utilizei uma colher de vermiculita seca dentro de cada pote, meu unico erro foi nao ter esterelizado a vermiculita, espero que a pasteurização de conta.

O selo de vermiculita foi em uns copos pf que eu fiz, mas como não to com muita esperança de ir pra frente por isso não falei muito deles, mas ACHO q o micélio ta dando as cara em 2 copos.

Eu tenho um isopor que eu uzava pra colocar peixe, ele tava guardado no armario a algum tempo, depois de uma boa lavada, com alcool eu posso usar como incubadora ou é muito arriscado?

no meu proximo cultivo utilizarei centeio, valeu pela dica.
 
Sei lá, nunca usei vermiculita mas como é mineral não deve ser nenhum ninho de contam.
Acho que o isopor se for bem lavado com água sanitária e alcool pra secar não deve ter erro (eu deixaria de molho 1 h com água sanit e depois dava um xablau com álcool).

edit: agora que ví, vc deu só 30 min de pressão?? Isso não é pasteurização hein brother, e nem esterelização.
Acho que tinha que ter sido no mínimo 1 hora pois esses grãos podem apresentar endoesporos.
 
Tempo mínimo ideial:

1 hora (60 min) contados ao início do ponto de ebulição (que geralmente leva 10-15min para acontecer).
Panela de pressão de 12psi.


A quem interessar possa, sobre os endosporos:

Esterilização fracionada

Fazer todo o procedimento "da esterilização do milho de pipoca", só que, quando se deveria retirar os milhos da panela para inoculação, fazer uma nova esterilização dos potes, acrescentar água na panela e levar mais 1 hora para ferver em pressão.

Intenção é fazer com que esporos de contaminantes germinem para poder fazer a nova esterilização e eliminá-los.

No milho, é bem provavel que tenha acontecido alguma mudança brusca nas condições do substrato (queda de temperatura, por exemplo), a bactéria produz endoesporos resistentes em até 8 horas. Esses espaços de tempo podem ser bons tanto para germinar endoesporos resistentes quanto para produzir mais deles em condições adversas. Pensando nisso, fazer essa nova inoculação.


Os endosporos (nossos inimigos)
É uma dormente, dura, e não-reprodutiva estrutura produzida por um número pequeno de bactérias da família Firmicute. A função primária da maioria dos endosporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de stress ambiental. Eles são portanto resistentes a ultravioleta e radiação gama, seca, lisosima, temperatura, fome, e desinfetantes químicos. Endoesporos são comumente encontrados no solo e na água, onde eles sobrevivem por longos períodos de tempo.
A esporulação tem início quando os nutrientes bacterianos se tornam escassos, geralmente pela falta de fontes de carbono e nitrogênio.

As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária. Quando o alimento é farto, "a sobrevivência dos mais capazes" em geral significa a sobrevivência daqueles que se dividem mais rapidamente. Em condições adequadas, uma simples célula procariótica pode dividir-se a cada 20 minutos, dando origem a 5 bilhões de células ( número aproximadamente igual à população humana da terra) em pouco menos de 11 horas.

https://teonanacatl.org/threads/endoesporos-seus-inimigos.5080/
 
Então, nos copos eu tbm deixei somente 30 min. como eu tinah dito eu não estava confiante nos copos, mas foram os que o micelio deu a cara, os potes de trinem sinal de micélio, 5 dias se passaram e nada.

(27/09)Estou fazendo cultura liquida usando a tecnica do Mauricio, mas usando mel no lugar da dextrose, saí pra comprar hj mas nao encontrei nem a dextrose e nem centeio então comprei milho.

Vou esperar os copos colonizarem 100%, se os potes de trigo não colonizarem vou usar a cultura liquida no milho.

View attachment 24078
 

Anexos

  • Foto-0089.jpg
    Foto-0089.jpg
    277.9 KB · Visualizações: 30
Tempo mínimo ideial:

1 hora (60 min) contados ao início do ponto de ebulição (que geralmente leva 10-15min para acontecer).
Panela de pressão de 12psi.


Relendo agora, percebi um pequeno problema nesta parte.

Ponto de ebulição só pode ser da água. E não é simultâneo ao ponto em que a válvula da panela de pressão começa a funcionar, soltando vapor de modo contínuo e regular. Quem prestar atenção vai notar que a água começa a ferver antes. Em alguns casos, dependendo do fogo e da panela, alguns minutos antes. Ainda que se você deixar mesmo uma hora pode nem fazer diferença e a esterilização funcionar do mesmo modo.

Mas às vezes a tampa está mal colocada ou a borracha de vedação está gasta e a panela nem sequer pega pressão, mesmo com a água em plena ebulição. Então para maior precisão e para evitar problemas é bom lembrar que o tempo de esterilização deve ser contado a partir do momento em que a válvula da panela de pressão começa a funcionar.
 
Agitei um dos potes aí o micélio apareceu, então agitei o outro.
O que achei estranho foi que o micélio parece "fraco", uma penugem bem leve e rizomorfico, da outra vez que cultivei em grãos(milho) ele era bem mais forte e algodoado, não é da strain pois um dos copos inoculados com a mesma strain esta bem forte e rizomorfico, alguem sabe o que pode ser?
 
É, aconteceu com meus potes de trigo também. Fiquei na dúvida se tem algum coisa haver com as propriedades nutricionais do trigo ou se foi umidade errada. Outra suspeita foi a método de inoculação.

Vc inoculou fazendo um círculo com a seringa ou em diferentes pontos?
 
É, aconteceu com meus potes de trigo também. Fiquei na dúvida se tem algum coisa haver com as propriedades nutricionais do trigo ou se foi umidade errada. Outra suspeita foi a método de inoculação.

Vc inoculou fazendo um círculo com a seringa ou em diferentes pontos?

Como foi a frutificação?

Inoculei pelo furo central fazendo circulos.
 
A frutificação foi média, bem menor do que os outros potes que estavam mais densos. Mas é difícil comparar pq era outro substrato e até mesmo outro tipo de spawn.

Então, lí em algum lugar que esse tipo de inoculação circular pode ser menos favorável pro desenvolvimento do micélio do que em pontos separados mas o porque exatamente eu não lembro. Alguma coisa a ver com a divisão celular acho...

Aí vamos precisar pedir ajuda aos universitários.
 
o micélio começou a se formar na cultura liquida, eu fiz em um copo e cobri com pvc e uma mamdeira, o micelio se formou no copo, que como estava rachado eu transferi para a mamadeira. Eu fiz a transferencia por uam seringa, só q o micelio entupiu a agulha, tranferi mesmo assim, com ele pendurado na agulha. A concistencia é essa mesmo, parece um catarro?
 
Deveria ter feito dentro de uma glove box, pode haver contaminado.
A aparencia é de catarro mesmo.
Compre agulha grossa em pet shop.
 
eu fiz na boca do forno, espero q nao tenha contaminado, não sei se fiz besteira mas sacudi a mamadeira com a bilha dividindo o micelio em varias partes.

O micélio do trigo parece q ganhou força, ta devorando tudo. Nada de micélio no outro pote.

View attachment 24111
 

Anexos

  • Foto-0085.jpg
    Foto-0085.jpg
    277.9 KB · Visualizações: 38
-Boa tarde amigo, pode atender-me por favor ?
-Pois não o que o senhor deseja ?
-Eu levei meu cavalo no veterinário, ele passou uns medicamentos que tenho que aplicar no coitadinho.
-Pois não, estou entendendo, o senhor está com seu cavalo aí ? Pode trazê-lo.
-Não, não é bem isso, deixa eu explicar. Eu já comprei o medicamento, aliais devia ter comprado aqui, o senhor me desculpe, mas só agora achei essa loja.
-Sim continue.
-Então, como ia dizendo, comprei o medicamento, eu fui eu mesmo aplicar no meu cavalo.
-Já entendi, o senhor levou um coice.
-Não, por favor deixa eu explicar.
-Desculpe.
-Eu tava lá pronto pra dar a furada no lombo delee então, pum.
-O cavalo peidou ?
-Se me interromper eu vou im'bora, deixa eu terminar, por favor.
-Desculpe, desculpe, pode prosseguir.
-Pum, a agulha, quebrou
- Ah!!, inda bem.
-Indabem, não, porque agora, ele perdeu a confiança em mim, não quer mais nem cavalgar comigo, tá sentido.
-Bem, acho que agora, entendi seu problema, mas não temos psicologo pra seu cavalo aqui.
-Psicologo, quem tá querendo psicologo, o senhor tá zombamdo do meu infurtúnio ?
-Não perdoe-me, é que pensei, deixa pra lá, continue.
-Eu tô querendo, uma agulha boa pra cavalo.
-Bem agora, posso realmente, atender o senhor, porque entendi o seu problema. Nós trabalhamos com as melhores marcas do mercado, nossas agulhas são boas pra cavalo, pra cachorro, como também pra caramba.
-Deixa, depois eu volto.
 
editei o post antes de ver a resposta, eu tinha perguntado q agulha eu pedia na pet shop
 
*Estou com 5 copos já inoculados a 3 dias, porem utilizei seringa de insulina e acho que os esporos não passaram do selo de vermiculita, amanhã comprarei seringa de 5ml pra inoculaçãos dos grãos e inoculo os copos novamente

Comigo aconteceu isso também, mas acabou que colonizou tudo, teus potes tão bem bonitões, rapidão vai colonizar agora, o outro cultivo ficou mto bom, que forte o micélio no milho msm, todas as fases do cultivo são legais, muitas energias pros seus fióte aí!
 
Khrin cara o cultivo eh simples, so tem uma coisa que acaba com ele FACIL:
NEGATIVISMO.
Ta tudo dando certo como esperado, logo logo eles comecam a respirar dentro do copo e ta tudo suado.
nao fica se desesperando e achando que tudo vai dar errado senao tu nao vai ter cogus ae nunca mano!
 
Back
Top