Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 3º Cultivo - MDK NO TRIGO

Diário de cultivo problemático.
2º Cultivo
https://teonanacatl.org/threads/2º-cultivo-do-khrin-pf-e-casing.3949/

Olá Pessoal, estou voltando ao fórum e ao cultivo depois de um bom tempo longe.

Comecei meu 3º cultivo ontem (20/09)

Deixei 1 vidro cheio de grãos de molho durante 20h, troquei a agua e cozinhei durante 30min na pp. Rendeu 2 vidros (coloquei uma colher de vermiculita em cada pote), o pouco de trigo que sobrou estou comendo.

View attachment 23818

(21/09)Esterelização:
coloquei uma tampa de panela desmontada no fundo da pp para aumentar o nível de agua e para os vidros não quebrarem.

View attachment 23820View attachment 23819

*Estou com 5 copos já inoculados a 3 dias, porem utilizei seringa de insulina e acho que os esporos não passaram do selo de vermiculita, amanhã comprarei seringa de 5ml pra inoculaçãos dos grãos e inoculo os copos novamente


Os copos e potes na incubadora esperando colonização, espero que os potes não contaminem pelo pouco tempo na pp. Não estou fazendo controle de temperatura porque meu termometro qubrou, em breve comprarei outro.
View attachment 23822


Abri o diário antes da inoculação pra tirar umas dúvidas.
Tá tudo certo pra inoculação?
Quantos ml eu uso para cada pote? A inoculação vai ser feita pelo furo central da tampa girando a agulha dentro do pote.
Li em um tópico para sacudir o pote logo após a inoculação e em outro tópico falando pra aguardar 5 dias antes de sacudir o pote, qual a melhor forma?
Posso usar turfa(sunshine mix #6) na camada de casing ou é arriscado contaminar?
 

Anexos

  • Foto-0085.jpg
    Foto-0085.jpg
    311.9 KB · Visualizações: 26
  • Foto-0087.jpg
    Foto-0087.jpg
    284.2 KB · Visualizações: 19
  • Foto-0086.jpg
    Foto-0086.jpg
    212.6 KB · Visualizações: 19
  • Foto-0088.jpg
    Foto-0088.jpg
    255.8 KB · Visualizações: 17

Anexos

  • Foto-0089.jpg
    Foto-0089.jpg
    248.6 KB · Visualizações: 35
  • Foto-0087.jpg
    Foto-0087.jpg
    226.4 KB · Visualizações: 26
Bom, pelo pouco tempo na panela de pressao os copos contaminaram.
somente alguns pequenos contato do micelio com o selo de vermiculita. Não estavam totalmente colonizados mas retirei todos os bolos dos copos, tirei os pequenos focos de contaminação, raspei o selo e a fai cortei em pedaços e fiz dunk mais cold shock. Não ficou nem meia hora na geladeira, nao aguentei, retirei e fiz um cha. Isso mesmo, fiz um cha com os bolos(joguem as pedras)
efeito bem leve...

a cultura liquida contaminou e um dos potes com agár tbm. Só restou 1 pote de trigo(quase 100% colonizado) e um pf.

depois dessa experiencia toda minha decisão é fazer uma glove box, e fazer tudo com cuidado redobrado.

o diário esta em aberto, em alguns dias terei belos frutos =)

em 2 ou 3 dias o pote vira casing e vai pro terrario.
 
Você não somente fez chá com os bolos. Fez chá com bolos contaminados.

Parabéns.
 
Que coisa rara de se vêr. o_O
 
Ai súdito!
Ler é cultura, e fundamental para que não perder a moral... Pq se fizer mer#$@ vamos, todos do reino, "cair matando"...
O micélio não é seu escravo, não se esqueça dessa frase by NFX... Aliás, reflita nela...
Vale falar que o mesmo autor da frase, é autor do tópico "Chá de bolos PF", mas ler o tópico inteiro é fundamental, observe:
Em nenhum momento é recomendado a ingestão de bolos contaminados e sim COLONIZADOS, uma profunda diferença...
Alguns membros comentam a experiência com chá de bolos... E comentam, inclusive, que não vale a pena, sendo necessário 2 bolos para uma trip nível ½... Um deles ainda relata uma diarréia desencadeada pela ingestão dos mesmos...
Falam também que se for fazer, faça com grãos colonizados, pois haverá a ausência de vermiculita, que em pequenas quantidades, não lhe prejudica, mas vale reforçar que a mesma é proibida em uns países, por conter fortes traços de amianto, que é extremamente prejudicial a saúde... Ler é cultura, como disse...
Acrescento ainda, que por ela ser "expandida", ela absorve muito mais água que o grão. Expandir um mineral é para isso, para o aumento de absorção de algo... Por exemplo a pipoca, a pipoca é um grão expandido, e absorve muito mais líquido se mergulhada, do que um grão de milho de pipoca também mergulhado...
Uma das mais recentes ingestões deste tipo de chá é da Biolouca, Bioloka, não recordo ao certo o nick, mas ela também o fez com grãos...
Em NENHUM dos comentários existentes no CM, há a informação de ingestão de bolos contaminados... Agora há, como disse o Ecuador, parabéns... Várias pessoas aprenderão o que não fazer com um bolo contaminado...
"O inteligente aprende com os próprios erros e os sábios aprendem com os erros dos outros"
Tenho a plena certeza de que vossa ansiedade atrapalhou muito o cultivo... Não houve mágica, quiçá, a assepsia, mas mágica não...
O bom, é que eles sempre ensinam... E isso veio mostrar que talvez não seja a hora certa de você cultivar, ou até mesmo consumí-los com essa ânsia dentro de ti, óh súdito...
Trabalhe sua energia, canalize-a... O retorno será consequência...
Não faça isso novamente sem colher as devidas informações... Você coloca sua vida em risco nós não podemos nem ajudá-lo ou ao menos ser contigo por tamanha inconsequência...
Leia, afinal, é cultura. Mas acima de tudo, respeite-os! Antes ainda, respeite-se...
Só assim, colherás lindos frutos!
Boa sorte, querido e inconsequente plebeu!
 
Depois morre e a culpa é do CM que ensinou errado... ¬¬"
 
Putz grila num vacila!
 
Esses teus potes com "cultura em agar" mais parecem cultura líquida. Sei não.
Quanto ao chá de bolo contaminado, ai caramba ein! Isso é coisa séria colega.
 
estudo cultivo a 5 anos. (pratico a 2)

mortandello sabia que vc ia ser o primeiro. Respondendo sua pergunta, só como peixe e fui vegetariano durante 5 anos.

já disse q eram pequenos focos contaminados cortei um grande pedaço em volta. sem contar q a gente respira esses contaminantes a todo momento (Penicillium) se duvidar até comemos pão contaminado sem ver alguma vez...

não fiz o micelio de escravo, sempre dei as melhores condições possiveis, é só ver meus ourtos diários.

estou com uma cultura de agar colonizada. (ou cultura liquida segunto o irmao tupynambá)
esse papelão não tem nada com o cultivo, na verdade é outro cultivo, só aproveitei a lampada pq a camera é um lixo

essa cor deve ser porque fiz com mel e esterelizei na pp

Lili, não era um Cordyceps e eu não sou inseto. Fica tranquila que não vai surgir um fungo rasgando meu corpo.

boa ideia Kleber, não valeu a pena. Efeito muito fraco. (mas eu consegui tirar o bolos dos copos.)
haahahhaha
 

Anexos

  • Foto-0085.jpg
    Foto-0085.jpg
    219.3 KB · Visualizações: 29
olha tu nao sabe o tanto que eu me segurei na critica.
e se estuda a 5 anos, estude mais 10, falta muito ainda pra voce entender que a pressa nao resolve nada no cultivo.
contaminou, joga fora.
pelo que sei tu nao tens olho bionico que pode identificar os contaminantes, e diferenciar micelio de cubensis do penicilium(que pode ser mortal sim)
boa sorte na empreitada.
(nao vou mandar o facepalm novamente pra tu nao sentir que eu peguei pesado.)
 
olha tu nao sabe o tanto que eu me segurei na critica.
e se estuda a 5 anos, estude mais 10, falta muito ainda pra voce entender que a pressa nao resolve nada no cultivo.
contaminou, joga fora.
pelo que sei tu nao tens olho bionico que pode identificar os contaminantes, e diferenciar micelio de cubensis do penicilium(que pode ser mortal sim)
boa sorte na empreitada.
(nao vou mandar o facepalm novamente pra tu nao sentir que eu peguei pesado.)

Com certeza estudarei, aprender e evoluir sempre!

Mandei o casing pro terrário ontem, fiz uma camada de turfa+vermiculita. Achei que a camada ficou muito fina então coloquei outra camada só de vermiculita por cima.
Não estou controlando a temperatura porque ainda estou sem termometro, estou colocando uma garrafa de agua congelada para dar uma esfriada no casing.

Tem um foco de micélio no canto superior esquerdo. O terrario ficou um dia sem a garrafa congelada, por isso o micélio se desenvolveu
 

Anexos

  • Foto-0085.jpg
    Foto-0085.jpg
    412.4 KB · Visualizações: 26
A foto não está muito nítida. Mas não parece que tem uns setores algodoados de cor meio cinza claro sobre o casing?
 
agora tu recobre isso com vrmiculita bem umida e bota 24 horas na geladeira e ANIVERSARIA isso logo.
:)
deu certissimo.
 
só espero que com o novo cold shock não dê overlay novamente. Deve ser a temperatura, como mencionei antes estou sem temometro.

Vou fazer uma mudança, vou usar a incubadora de terrario. O terrário é de vidro, péssimo isolante térmico.
 
Back
Top