Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Cultivo - KC - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olha o micélio aí, geeente! :eba:

Strain: Keepers Creepers (mesma seringa doada antes pelo @Azul :):.

Data de Inoculação: 23/08/15 - usei apenas 4 ml para os 4 copos (com 3 ml inoculei os quatro copos, depois terminei o 1 ml faltante na seringa reforçando alguns deles) e errei muito nos procedimentos. Posso dizer que desta vez eu fiz um teste até que ponto é possível ter higiene, mas também sem paranoia. No fim, os quatro copos estão colonizando sem contaminantes:

20150905_220124.jpg 20150905_220159.jpg
Micélio rizomorfo com boa taxa de colonização em todos os copos :contente:.


Temperatura da incubadora: o aquecedor liga aos 26,5 °C e desliga em 27,5 °C, chegando internamente a um pico sempre um pouco maior que 28 °C.

Um novo terrário? Espero que agora eu consiga aproveitar melhor os bolos dando condições melhores num bom terrário. A parada é que tem que investir. Mas virá :D! Por hora, sei que vou reaproveitar um garrafão de água de 5 litros recém-comprado como terrário pra pelo menos um desses bolos ;).
 
Última edição por um moderador:
@ExPoro Acredito que seja melhor conservar o chá em uma garrafa de vidro, o plástico é menos efetivo e a longo prazo e se mistura com a substância.
Inclusive ficou uma cor muito forte! Depois relata como foi a experiência.

Não sabia da informação da garrafinha, valeu :). Nesse caso, o chá ficou apenas 2-3 dias na garrafa, mas é bom saber pra próxima.

Ah, sobre o relato das experiências com esse chá, que foram em uma cachoeira, está aqui :D.
 
E mais uma pequena colheita, apenas de um dos bolos:

20151118_204849.jpg
Peso fresco de 3,4 gramas.

Vou utilizar essa pequena colheita para minha primeira experimentação com microdoses diárias a longo prazo, ainda em andamento.

A expectativa é que o peso quando estiver crack´n´dry seja de 0,300 gramas, o que dá pouco mais de 10 microdoses.

A razão da estimativa é porque não haverá pesagem final, pois eu pego as microdoses diretamente do potinho com sílica, onde coloco os cogumelos após o túnel de vento.
 
Última edição por um moderador:
Nem acredito que quase dois meses depois esse cultivo ainda está em andamento! :contente:

Enfim, já no 6º flush um dos dois bolos remanescentes dá sinais de fraqueza, então o coloquei num dunk de mais de 6 horas, e agora é aguardar...

Em relação ao outro bolo, fiz o dunk em 15/11 e até agora (10 dias depois), apenas dois ou três abortos... Também já além do quinto flush. Em breve devo declarar seu falecimento após heroica existência :D.
 
Descartado o penúltimo bolo, agora só tem mais um no cultivo.

Nesse bolo, observei finalmente o sinal que pra mim marca o fim dos flushes:

20151126_192659.jpg
Esse micélio acinzentado de algum contaminante ou competidor, que percebi que surge quando o bolo fica ressecado no final de toda sua produção. Também pode surgir nos primeiros
flushes, mas me parece que só se desenvolve mediante baixa umidade. Sob alta umidade, normalmente vem o mofo pra matar o bolo, se for o caso de contaminar.

20151126_192709.jpg
Veja também o aspecto bem seco do bolo. Eu ia até colocá-lo pra
dunk, como última tentativa pra ver se frutificava, e foi quando abri o terrário e vi como estava o bolo.

Bem, apesar de ainda não render dentro do terrário, fiz com ele o que tenho feito com praticamente todos os bolos, contaminados ou não. Fiz um pequeno outdoor com ele, desta vez num vaso de flores:

20151126_192901.jpg
Será que vai render alguma coisa? :D

Tenho mais fé que vou passar a regar as plantinhas da minha esposa com mais frequência agora :LOL:.

Por fim, na espera pra ver se o último bolo ainda frutifica, pois está no período pós-dunk ainda. Se não frutificar, então estará encerrado este diário, que só atualizarei caso por curiosidade os outdoors rendam alguma coisa.
 
Última edição por um moderador:
Colhido o sétimo flush do último bolo sobrevivente.

Não tirei fotos, mas deu 7,5 gramas frescas. No entanto, os cogumelos pareciam muito úmidos, então o peso seco deve ser bem inferior a 750 mg.

Agora vou dar um último dunk nele em dois dias e ver se chega até o oitavo flush. :)
 
Finalmente chega ao fim este cultivo :).

Muito interessante a duração e produtividade.

Destaco como fatores favoráveis em relação ao cultivo anterior:
  1. Tamanho dos furos para troca gasosa não foram tão grandes, o que permitiu a umidade ficar na faixa recomendada.
  2. A prática do segundo pro terceiro também fez muita diferença.
E só. E acho que isso influiu e muito...

Bem, sei que não irá produzir porque contaminou. Apesar da cor verde da garrafa, já sei reconhecer a contaminação:

20151206_204645.jpg
Deixei o terrário
pet fechado como está, do lado de fora de casa, para retirar do terrário na hora de passar pro outdoor no quintal, amanhã...

Vou tirar outra foto quando retirar o bolo do terrário, para verem como ficou.

No mais, podem dar por concluído este diário :contente:.
 
Última edição por um moderador:
As duas últimas atualizações deste diário:

Como ficou o bolo contaminado que enterrei:

20151208_135947.jpg
Pois é, contaminação tomou 100% do bolo (e mais um pouco :LOL:), acho que o
outdoor não tem muita chance...

Como estava o último bolo deste cultivo, por fim contaminado:

20151208_140339.jpg
Bem, baseado na minha experiência anterior (foto acima), tem limite pra gente achar que o micélio pode vencer a contaminação no
outdoor. Valeria a pena tentar com esse? Acabei jogando logo fora...
 
Última edição por um moderador:
As duas últimas atualizações deste diário:

Como ficou o bolo contaminado que enterrei:
View attachment 86417 Pois é, contaminação tomou 100% do bolo (e mais um pouco :LOL:), acho que o outdoor não tem muita chance...

Como estava o último bolo deste cultivo, por fim contaminado:

View attachment 86416 Bem, baseado na minha experiência anterior (foto acima), tem limite pra gente achar que o micélio pode vencer a contaminação no outdoor. Valeria a pena tentar com esse? Acabei jogando logo fora...
É tem uns bolos contaminados que não tem muita esperança mesmo, nem vale criar expectativa. Mas assim, enterre de qualquer jeito, é tudo matéria orgânica, melhor que "jogar na lixeira".
 
É tem uns bolos contaminados que não tem muita esperança mesmo, nem vale criar expectativa. Mas assim, enterre de qualquer jeito, é tudo matéria orgânica, melhor que "jogar na lixeira".

Hehehe, verdade, ainda mais que eu tenho um p*** de um quintalzão aqui :D :).
 
Back
Top