Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Cultivo - KC - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olha o micélio aí, geeente! :eba:

Strain: Keepers Creepers (mesma seringa doada antes pelo @Azul :):.

Data de Inoculação: 23/08/15 - usei apenas 4 ml para os 4 copos (com 3 ml inoculei os quatro copos, depois terminei o 1 ml faltante na seringa reforçando alguns deles) e errei muito nos procedimentos. Posso dizer que desta vez eu fiz um teste até que ponto é possível ter higiene, mas também sem paranoia. No fim, os quatro copos estão colonizando sem contaminantes:

20150905_220124.jpg 20150905_220159.jpg
Micélio rizomorfo com boa taxa de colonização em todos os copos :contente:.


Temperatura da incubadora: o aquecedor liga aos 26,5 °C e desliga em 27,5 °C, chegando internamente a um pico sempre um pouco maior que 28 °C.

Um novo terrário? Espero que agora eu consiga aproveitar melhor os bolos dando condições melhores num bom terrário. A parada é que tem que investir. Mas virá :D! Por hora, sei que vou reaproveitar um garrafão de água de 5 litros recém-comprado como terrário pra pelo menos um desses bolos ;).
 
Última edição por um moderador:
a produção não para! rsrsrsrs, é isso ai, colhendo e carimbando! rsrsrsrs, sucesso total! já esta no terceiro flush deles?!
Aquele bolo seu que abriu os chapéus e acabou esporulando em cima, qual foi o proceder dele ? Nasceu pins em cima dos esporos ou não?!(Estou curioso) kkkkk
 
a produção não para! rsrsrsrs, é isso ai, colhendo e carimbando! rsrsrsrs, sucesso total! já esta no terceiro flush deles?!
Aquele bolo seu que abriu os chapéus e acabou esporulando em cima, qual foi o proceder dele ? Nasceu pins em cima dos esporos ou não?!(Estou curioso) kkkkk

Estou no segundo flush desse cultivo :).

Então, dois bolos estão mais pretos que brancos ou azuis :roflmao: e onde caíram os esporos não cresceu nada :(. Mas, onde não caiu produz normalmente :).
 
@ExPoro Parabéns pelo cultivo!!! Realmente muito bom. Com quanto tempo após aniversáriar os bolos surgiram os primeiros sinais de pins? Estou com um cultivo a 6 dias no terrário e a ansiedade só aumenta!
 
Com quanto tempo após aniversáriar os bolos surgiram os primeiros sinais de pins? Estou com um cultivo a 6 dias no terrário e a ansiedade só aumenta!

No primeiro cultivo o primeiro flush veio rápido, no segundo também. Nesse terceiro cultivo, acho que demorou uns 6 dias mesmo.

Mas já tive flushes que só vieram depois de quase 2 semanas, então tá tudo em ordem, só vai aguardando. Certifique-se de ressaltar a umidade na fase de pinagem, e depois a troca de gases na frutificação. No meu caso, como uso garrafas pets, significa que a tampa fica mais apertada quando é pra aparecer pins, e mais frouxa quando é pros cogumelos crescerem :ler: :bigode: :D.
 
Mais uma boa colheita, agora de dois bolos:

colheita do segundo flush de dois bolos.jpg
Peso fresco total: 22,5 gramas :eba:.

Seguem também as fotos dos flushes, que ficaram bonitos de ver :love::

2º flush terrário 5.jpg 2º flush terrário5.jpg
Segundo
flush do bolo #1

2º flush bolo terrario 6.jpg
Segundo
flush do bolo #2

Também coloquei o bolo #3 em um dunk que durará 6 horas:

dunk do bolo do terrário 7.jpg

A colheita do segundo
flush desse bolo foi há 3 dias, ou seja, dei o tempo descanso pro micélio depois do flush antes de fazer o dunk, procedimento que pretendo passar a observar.

Não fiz cold shock dessa vez também porque irei viajar amanhã :fotos:.

Erro básico de procedimento: deixei os terrários secarem, pois não sabia que a evaporação da água pela argila expandida era suficiente pra isso. Assim, creio que explique a queda de rendimento em relação ao segundo cultivo, que foi da mesma seringa. Corrigido, abri todos os terrários e recarreguei de água oxigenada.
 
Última edição por um moderador:
O terceiro bolo contaminou:

IMG-20151016-WA0001.jpg IMG-20151016-WA0000.jpg
Um bolor verde que chegou até mesmo a colonizar sobre a argila expandida. Esqueci o nome, mas sei que é bem comum porque já vi em vários diários, mas é a primeira vez que ocorre em um cultivo meu.


Ainda bem que uso garrafas pet, porque as contaminações nunca transmitem de um bolo pro outro :teo_ninja:.

Bem, fiz um outdoor da seguinte forma: quebrei ele todo e enterrei. Resolvi quebrá-lo porque toda o exterior do bolo estava dominado pela contaminação.

Terceiro flush do segundo bolo, o que está produzindo mais:

IMG_20151016_161641345.jpg
Colheita fresca de mais de 12,7 gramas, pois tem dois chapéus carimbando.


O interessante sobre esse flush é o seguinte: ele veio todo enquanto eu estava viajando, dias em que não ligava a luz fluorescente sobre as garrafas pet - e, até eu voltar a ligar a lâmpada, estavam todos crescendo uniformemente para cima. Quando voltei a ligar a lâmpada, começaram a entortar. Creio que a luz natural mesmo do ambiente talvez já seja a melhor opção para direcionar os cogumelos, de vez que os terrários estão dentro de caixas de papelão escurecidas dos lados. Mas não sei se no entanto a lâmpada ajuda na pinagem, apesar de aparentemente atrapalhar no direcionamento dos cogumelos.
 
Última edição por um moderador:
show de bola @ExPoro , belos cogus ! Vamos torcer agora pelo bolo que foi pro out né! quem sabe não colhe mais alguma coisa de lá! rsrsrsrsrs

sobre seu comentário da luz, realmente difícil de entender o que aconteceu né, no meu terrário eles só recebem luz artificial 12 horas (fitas de led, tenho um timer controlando o tempo de luz) e até agora todos nasceram bem direcionados pra cima, sem nenhuma anomalia no direcionamento!

Mas é isso ai, esta deixando os bolos repousarem uns dias antes dos dunks entre flush? Estou deixando os meus uns 5 dias no escuro, depois limpo ele todo e mando pro dunk 48 horas, 3 dias eles estão pinando.

Sucesso irmão!!!! :blackalien:
 
Última edição por um moderador:
Mas é isso ai, esta deixando os bolos repousarem uns dias antes dos dunks entre flush?

Pois é! Esqueci de falar sobre isso!!! Esse bolo que teve 3 flushes eu esqueci de fazer dunk e ele veio que veio!!! Ocorre que eu colhi antes de viajar, então ia botar no dunk após voltar da viagem. Mas, ao voltar, os cogumelos já estavam todos jovens, então... :D

Agora vou dar uns dias pra ver se vai dar mais cogumelo ou se coloco no dunk. :)
 
É isso ai irmão @ExPoro ,teve uma bela surpresa na volta da viagem então hein kkkkkkk ! ficamos no aguardo de mais novidades! Sucesso :)
 
Opa! Atualizando...

Mais um bolo desse cultivo deu a mesma contaminação do outro. Mas foi coisa do dia pra noite. Ontem não havia sinal que eu notasse, hoje era um verde só! Resultado: botei pro outdoor, que aliás eu rego a terra em cima. Vocês regam o cultivo outdoor antes de saírem os cogumelos?

Com isso, sobraram dois bolos. Um deles rendeu um bom flush hoje:

IMG_20151017_173109324.jpg
Total de 10,3 gramas frescos
:fome:.

Detalhe, :!: coloquei meus dois terrários restantes aqui no meu quarto, onde tem ar condicionado, dado o calor que está fazendo na minha região. Ocorre que a temperatura ideal do quarto com ar condicionado (23/24 °C) fez com que os frutos do flush crescessem subitamente, e o outro bolo que sequer tinha pin ontem, já hoje do nada está com um cogumelinho jovem. É bem evidente a diferença de produtividade só de passar 24 horas num ambiente com temperatura mais amena!

Ah, consegui tirar dois ótimos carimbos da colheita anterior :contente::

IMG_20151017_174009761_HDR.jpg
Neste momento, estão terminando de secar antes de serem armazenados. Ficaram muito bem marcados, excelente essa
strain.

E, por fim, já está pronto o chazinho pra próxima trip, feita com cogumelos exclusivamente desse e do cultivo anterior, todos da mesma seringa:

chá pronto.jpg
Pouco mais de 10 gramas secas no total para fazer esse chá :alien:. Claro que será dividido :D e é para mais de uma vez ao longo de alguns dias :LOL:. Sem pressa... :)
 
Última edição por um moderador:
Apenas pra atualizar...

Fui viajar e achei que na volta os terrários teriam cogumelos, mas pela segunda vez não foi assim :lol:.

Antes de eu ir embora, tinha colocado os terrários no meu quarto pra ficar no ar-condicionado aqui comigo (24-26 °C). Bem, como resultado, ocorreu uma forte pinagem em menos de 24 horas, mas eu tive que viajar então deixei os bolos no banheirinho abandonado. Quando voltei, nenhum dos pins sequer desenvolveu.

Mas, os dois bolos restantes já estavam há 4/6 dias desde a última colheita. Como estavam sem pins, então era hora de fazer dunk com eles, e os deixei mergulhados em água por quase 24 horas. Não fiz o cold shock, por não ter resultados ainda garantidos.

E agora é aguardar... Pretendo tornar a colocá-los no quarto sempre que ligar meu ar-condicionado.
 
O terceiro bolo contaminou:
84758-ca8cc3a5dd40343bd062b4952b5fa221.jpg 84759-86f3884fdef18811e75b04d694e6b088.jpg Um bolor verde que chegou até mesmo a colonizar sobre a argila expandida. Esqueci o nome, mas sei que é bem comum porque já vi em vários diários, mas é a primeira vez que ocorre em um cultivo meu.

Ainda bem que uso garrafas pet, porque as contaminações nunca transmitem de um bolo pro outro :teo_ninja:.
Repasso uma dica importante do @Mauricio, muito útil para se evitar problemas com a proliferação de contaminantes: https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-–-strain-gandarela-pf-tek.11180/page-1#post-161951.

Nesses casos de trichoderma eu deixo o material contaminado (bolo, casing ou bulk) em repouso e envolvo com um saco.

Você não deve retirar do terrário e andar com ele até onde irá descartar, deve mante-lo inerte e descer um saco sobre ele.

Quanto menos movimento, menos esporos ao vento.

Eu coloco somente água sanitária pura, é um extremo em que eu confio, para eliminar os esporos no terrário.

Deixo o terrário fechado por 1 ou 2 horas derramo a água, jogo no sanitário, enxaguo com água, escorro e pronto.

As roupas que eu estou vestindo são mergulhadas em água com sabão em pó, porque é certo que terão esporos.
 
Hoje chego em casa e vejo que os dois bolos pinaram e deram cogumelos. Mas um deles de apenas um e já estava para esporular, e o outro bolo já estava com 2 cogumelos adultos, que ainda não tinham nem rasgado o véu. Após colher estes dois últimos, me dei conta que podia ter esperado mais um dia, que teria mais biomassa :facewall:, apesar de que a perda não foi grande :p:

colheita terceiro cultivo.jpg
Colheita pequena com peso fresco de 4,2 gramas.


Em relação ao bolo com dois cogumelos colhidos, havia uns 4-5 pins, então não considerei ainda o fim desse flush pra ele.

Creio que as temperaturas por aqui não estão ajudando em nada, pois estão razoavelmente quentes.
 
Última edição por um moderador:
Mais uma colheita deste terceiro cultivo :eba:.

Os dois bolos que restam frutificaram que foi uma beleza:

colheita 1.jpg colheita 3.jpg colheita 2.jpg
A boa frutificação dos dois bolos restantes, após quase duas semanas sem pinarem.

pesagem cogu grande.jpg
Somente este cogumelo maior pesou 12,8 gramas frescas :fome:.

Mas, minha maior felicidade, mudei meu método de tirar carimbos para como tenho visto os membros do Teo fazerem, e agora estou tirando 6 carimbos ao mesmo tempo deste cultivo :contente:, do bolo que esporulou:

carimbos.jpg
Dois em cima, quatro embaixo. Dentro da gaveta, fica sem luz. Seis carimbos de uma vez são um record! :teo_ninja:
 
Última edição por um moderador:
Finalizei os 6 carimbos :eba::

20151103_015933.jpg
Passei álcool 70% na área descoberta dos alumínios, sequei e terminei os carimbos.

20151103_021032.jpg
E assim ficou o resultado final :feliz:.
 
Última edição por um moderador:
Mais uma colheita dos dois bolos restantes deste cultivo, que continua com um ótimo rendimento :fome::

IMG_20151111_240350894.jpg
Eis aqui os dois bolos. Volta e meia deixo esporular porque nem todo dia olho :LOL:.

IMG_20151111_241313808.jpg
Peso fresco da colheita: 19 gramas :D.

Então, não deu tempo de tirar carimbos dos dois cogumelos que esporularam.

Realmente, essa strain produz muito em condições bem adversas, pois aqui na minha região tem feito calor.
 
Última edição por um moderador:
Lindo cultivo irmão! Lindos frutos. Parabéns.

Sobre o tempo de descanso dos bolos após o flush para fazer o dunk, notou alguma diferença? Eu costumava fazer o dunk logo após o flush, mas agora fiquei curioso. Estou pensando em testar no meu cultivo para comparar, por exemplo: Deixar um bolo descansar e então fazer o dunk e outro fazer direto.
 
Última edição por um moderador:
Vlw a força :)!

Sobre o dunk, tenho a impressão de que foi mais efetiva a frutificação após aguardar 4-6 dias depois da colheita. Mas só fiz uma vez, e inclusive até esqueci de fazer essa pausa dessa vez... :D
 
E, por fim, já está pronto o chazinho pra próxima trip, feita com cogumelos exclusivamente desse e do cultivo anterior, todos da mesma seringa:
84782-a3253dd3dc8c0b6acd8f3b4ef7f98f7f.jpg Pouco mais de 10 gramas secas no total para fazer esse chá :alien:. Claro que será dividido :D e é para mais de uma vez ao longo de alguns dias :LOL:. Sem pressa... :)

@ExPoro Acredito que seja melhor conservar o chá em uma garrafa de vidro, o plástico é menos efetivo e a longo prazo e se mistura com a substância.

Inclusive ficou uma cor muito forte! Depois relata como foi a experiência.

Vlw a força :)!

Sobre o dunk, tenho a impressão de que foi mais efetiva a frutificação após aguardar 4-6 dias depois da colheita. Mas só fiz uma vez, e inclusive até esqueci de fazer essa pausa dessa vez... :D

Essa dica é valiosa! Principalmente para os últimos flushs.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top