Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3º Cultivo - KC - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Olha o micélio aí, geeente! :eba:

Strain: Keepers Creepers (mesma seringa doada antes pelo @Azul :):.

Data de Inoculação: 23/08/15 - usei apenas 4 ml para os 4 copos (com 3 ml inoculei os quatro copos, depois terminei o 1 ml faltante na seringa reforçando alguns deles) e errei muito nos procedimentos. Posso dizer que desta vez eu fiz um teste até que ponto é possível ter higiene, mas também sem paranoia. No fim, os quatro copos estão colonizando sem contaminantes:

20150905_220124.jpg 20150905_220159.jpg
Micélio rizomorfo com boa taxa de colonização em todos os copos :contente:.


Temperatura da incubadora: o aquecedor liga aos 26,5 °C e desliga em 27,5 °C, chegando internamente a um pico sempre um pouco maior que 28 °C.

Um novo terrário? Espero que agora eu consiga aproveitar melhor os bolos dando condições melhores num bom terrário. A parada é que tem que investir. Mas virá :D! Por hora, sei que vou reaproveitar um garrafão de água de 5 litros recém-comprado como terrário pra pelo menos um desses bolos ;).
 
Última edição por um moderador:
Em minhas ultimas tentativas de cultivos, tenho tido diversos problemas (mas acredito que foram causados por um carimbo inviável), mas também não tenho glovebox ainda. Acredito que essa questão de higiene é bem relativa, você pode ter um ambiente limpo e com o minimo de assepsia vai ter sucesso, mas é beeem difícil e ai é preferível não arriscar e perder tempo/material. No meu caso, até agora meus testes foram um fracasso hahah. Fico feliz que você tenha conseguido, a gente só ganha conhecimento com a prática mesmo, sucesso no cultivo!
 
Em minhas ultimas tentativas de cultivos, tenho tido diversos problemas (mas acredito que foram causados por um carimbo inviável), mas também não tenho glovebox ainda. Acredito que essa questão de higiene é bem relativa, você pode ter um ambiente limpo e com o minimo de assepsia vai ter sucesso, mas é beeem difícil e ai é preferível não arriscar e perder tempo/material. No meu caso, até agora meus testes foram um fracasso hahah. Fico feliz que você tenha conseguido, a gente só ganha conhecimento com a prática mesmo, sucesso no cultivo!

Pois é, a inoculação conseguiu ter sucesso simplesmente com borrifamento de álcool 70% no ambiente todo do banheiro que só é usado pro cultivo (o álcool baixou enquanto eu tomava banho com Protex), luvas e máscara. Nem camisa usei. Demorei muito para vedar os copos depois que tirei da panela, pois esqueci de deixar os pedaços de micropore e fita isolante prontos. Depois teve uma hora que esqueci de flambar a agulha da seringa entre dois copos diferentes. Foram erros assim. Então, havia um certo nível de controle, mas nada de muito extremo. Inclusive, tirei a máscara algumas vezes, e luva por estar enrolado com o micropore ou fita isolante. Mas depois botava outra (haja desperdício de luva). Logo, o nível de assepsia era aceitável, não extremo, e me rendeu zero contaminações até o momento :D.

Quando eu for fazer minha próxima própria seringa, pretendo usar glove box de caixa de papelão. A caixa em si já está toda pronta, já recoberta por fita adesiva dentro e fora, mas falta todo o restante. A primeira seringa que fiz eu usei o método do forno do fogão, e deu certo também.

E valeu a força! :)
 
Creio que já cheguei na casa do 100% de colonização nos 4 copos.

Agora é esperar uma semana. Só não sei onde de onde tirar pet pra tudo, porque as outras ainda estão sendo usadas :lol:.

Que acham, mais uma semana e está bom?

IMG_20150911_130309731.jpg IMG_20150911_130151089.jpg IMG_20150911_130245575.jpg
 
Show @ExPoro ! Belos micélios! Boa sorte pra você nesse novo cultivo!

Pelo que da pra se perceber esta bem colonizado, só aguardar de boa a semana final agora kkkkkkkkk!

Parabéns brother! :blackalien:
 
Última edição por um moderador:
Atualizando...

Hoje aniversariei os quatro bolos e coloquei todos no dunk / cold shock para lá ficarem por cerca de 40 horas. Todos eles pinaram no lacre de vermiculita e tive que tirar muitos pins, que descartei, pois ao fim da secagem o peso deles é irrelevante frente ao trabalho de desidratá-los. Aproveitei apenas um jovem cogumelo que deu tempo de crescer no primeiro bolo. Seguem as fotos - a primeira imagem antes de aniversariar, e a segunda já fora do copo e retirados os pins:

bolo 1 no copo.jpg bolo 1 fora do copo.jpg
Bolo #1 - de brinde um pequeno cogumelo de 0,2 gramas frescas

bolo 2 no copo.jpg bolo 2 fora do copo.jpg
Bolo #2

bolo 3 no copo.jpg bolo 3 fora do copo.jpg
Bolo #3

bolo 4 no copo.jpg bolo 4 fora do copo.jpg
Bolo #4

Por fim, coloquei-os de dois em dois nos potinhos para o dunk / cold shock. Como pretendo colocar dois deles no mesmo terrário que vou inaugurar, de cinco litros, é até conveniente que troquem informações e talvez tenham flushes mais sincronizados:

os 4 bolos no dunk.jpg
Os quatro bolos colocados em
dunk / cold shock pelas próximas 40 horas na geladeira :).
 
Última edição por um moderador:
Parabéns @ExPoro, show de bola os bolos, uma dúvida, sua incubadora estava em quantos grau?(curiosidade pelo fato de os bolos terem pinados).

É só aguardar os meninos agora kkkkkkk! Belo trabalho! :blackalien:
 
Última edição por um moderador:
Parabéns @ExPoro, show de bola os bolos, uma dúvida, sua incubadora estava em quantos grau?:blackalien:

Valeu! :)

Então, o termostato liga a lâmpada para aquecer a geladeira-incubadora (link com a foto) quando o sensor bate 26,5 °C e desliga em 27,5 °C. Mas ocorre que ontem quando abri para tirar os bolos, o termostato marcava 29,6 °C, então andava até relativamente bem quentinho ali dentro.

Creio que a pinagem se deu por ter razão da umidade dentro do copo, que estava bastante. No meu cultivo anterior, também pinaram todos os copos no selo de vermiculita.
 
Finalmente aniversariei os quatro bolos, depois de 47 horas no dunk / cold shock. Ou seja, mais uma hora e tinha afogado tudo :LOL:. Bom que deve resultar num flush maior.

Coloquei 2 em duas pets de 3,3 litros, 1 em uma pet de 3 litros e outro num garrafão de 5 litros de água mineral:

IMG_20150919_230551252_HDR.jpg
Nessa imagem, misturados os terrários do segundo e deste terceiro cultivos.
 
Última edição por um moderador:
Finalmente aniversariei os quatro bolos, depois de 47 horas no dunk / cold shock. Ou seja, mais uma hora e tinha afogado tudo :LOL:. Bom que deve resultar num flush maior.
Não necessariamente, acredito que com 47 horas de dunk, mais acrescentamos um stress ao micélio que um beneficio de fato.
Algumas poucas horas de dunk é suficiente para saturar o substrato com água.
Que realmente define bons flushs é genética, substrato e microclima, principalmente troca gasosa se tratando do microclima.
 
Finalmente a primeira colheita desse cultivo!!! :eba:

Como esperado do Keepers Creepers, apesar da temperatura ser desfavorável (26-27,5 ºC), a frutificação foi excelente:
primeira colheita terceiro cultivo.jpg Peso total fresco: 40 gramas :fome:.

Dei um vacilo, no entanto. Um dos bolos eu tinha que ter colhido ontem, e hoje esporulou na garrafa pet até empretecer quase o bolo inteiro por cima! :facewall::roflmao: Pra quem não sabe, não nasce cogumelo onde cai esporo. O jeito vai ser aproveitar esse bolo 100% de ponta cabeça :lol:.
 
Pra quem não sabe, não nasce cogumelo onde cai esporo.

Essa informação é bem difundida no fórum, porém você já teve oportunidade de contestar :ler:?

Ta demais esse seu estoque viu! :eba::)
Parabéns mano, paz e luz.
 
Essa informação é bem difundida no fórum, porém você já teve oportunidade de contestar :ler:?

Ta demais esse seu estoque viu! :eba::)
Parabéns mano, paz e luz.

Bem, pois é, ainda não conferi pessoalmente, mas nesse cultivo já deve ficar bem claro essa regra, só aguardar pra ver como vai ser a pinagem desse bolo e do outro que caiu um pouco, menos, mas caiu :D.
 
Grande @ExPoro parabéns pelo cultivo brother! Sucesso total! rsrsrsrs, só uma dúvida ExPoro, depois de ter colhido a safra de um bolo, você o deixa descansando algumas horas ou dias antes de fazer um novo dunk/roll/cold ?

Valeu brother! Vibes positivas pra você!
 
Última edição por um moderador:
Grande @ExPoro parabéns pelo cultivo brother! Sucesso total! rsrsrsrs, só uma dúvida ExPoro, depois de ter colhido a safra de um bolo, você o deixa descansando algumas horas ou dias antes de fazer um novo dunk/roll/cold ?
Valeu brother!!!!! Vibes positivas pra você! :blackalien::blackalien:

O ideal é deixar o micélio descansar por 4-5 dias, para só então fazer um novo dunk/roll/cold e esperar o próximo flush.
 
@Absolem, obrigado pela informação, estava na dúvida de quanto tempo esperar, como não tenho muito tempo, acabei começando meu primeiro cultivo sem abrir um diário, pois me falta tempo pra estar atualizando, e agora os meninões estão dando as caras!!!! :)
 
Grande @ExPoro depois de ter colhido a safra de um bolo, você o deixa descansando algumas horas ou dias antes de fazer um novo dunk/roll/cold ?

O ideal é deixar o micélio descansar por 4-5 dias, para só então fazer um novo dunk/roll/cold e esperar o próximo flush.

Então, @MaximuS_dark , pretendo começar a fazer a partir de agora como o @Absolem disse. Até meu último cultivo eu já colocava direto no dunk / cold shock assim que terminava de colher. Mas mesmo assim, demorava uns dias até voltar a pinar. Agora nesse prazo antes de pinar, uns 4 dias depois de colher tudo, que devo colocar no dunk / cold shock :).
 
E agora a segunda colheita, de dois bolos, um terminando o primeiro flush, outro que foi o flush inteiro:

seg colheita terceiro cultivo.jpg
Peso fresco total: 24,4 gramas. :)

Deu uma esfriada de leve aqui no Rio, acho que isso tá favorecendo. Desceu de 27,5 °C para 25,5 °C agora no começo da noite :).
 
Última edição por um moderador:
E ae! :)

Entre duas ou três pequenas colheitas que não registrei aqui, segue mais uma modesta porém satisfatória:

peso fresco colheita terceiro cult.jpg
10,4 gramas de peso fresco total, de apenas um bolo :contente:.

colheita mais carimbo forte.jpg
A colheita ao lado do carimbo que está ficando perfeito.


O interessante dessa vez é que esperei as 6 horas do carimbo antes de fazer a pesagem, assim os cogumelos que não foram usados no carimbo bem como os chapéus carimbados entraram na pesagem (guardei o que não estava carimbando enrolado em guardanapo). A ideia é não pesar antes de carimbar, pra evitar muito manuseio que possa contaminar o carimbo :bigode:.

Enfim, tirei dois carimbos. Um está ficando ótimo, outro ficou "fraco" mas é perfeitamente funcional:

carimbos.jpg carimbos pra secar.jpg
O da esquerda está bem escuro, mas também guardei o da direita pra secar por 24 horas.

Pra quem tenha dúvida se o carimbo mais "fraquinho" vai funcionar: só de você ver, já tem milhões de esporos :eba: :D :). Dá pra tirar umas seringas ;).
 
Última edição por um moderador:
Back
Top