Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3° Diário de Cultivo do Innerpeace - VEM Q VEM:

Diário de cultivo completo.
Fala galera!
Faz tempo que não venho aqui dizer nada a vocês... Vou tentar ser o mais direto e pragmático possível. Venho com uma novidade, essa strain australiana maravilhosa que é o Wollongong, abaixo um pouco da descrição dela que pode ser encontrada na biblioteca aqui do fórum:

"Strain originária da escarpa de Illawarra, perto da cidade de Wollongong, Austrália.
A escarpa de Illawarra é uma formação montanhosa a oeste de uma uma estreita planície costeira ao sul de Sydney.
Esta Strain tende a ser muito agressiva e é considerada robusta. A formação de Pins é maciça. O primeiro e o segundo Flush tendem a ser os maiores.
Haste dourada e espessa. Chapéu com uma bela cor de amêndoa. A beirada do Chapéu tem listras. Bem diferente de outras Strains."

Vamos aos trabalhos!
A técnica vai ser PF, terá CASING (talvez faça um bulk, ou só vermi msm, vamo ve) e a frutificação será em vários estilos:
balde xuxa, quentinha, prato, e o que mais der na telha.
O terrário que vai ficar com as quentinhas será um terrário automatizado já mostrado em outros tópicos, só que dessa vez com alguns updates :)

São 6 copos de 310 ml com o substrato composto por 2/1/1 partes de vermiculita, farinha de arroz integral e água mineral, respectivamente.
Ainda não foram inoculados, serão inoculados amanhã pela manhã. O substrato já está esterelizado e esfriando na panela de pressão.

As fotos serão postadas nos próximos tópicos mostrando um pouco de como foi o processo.

Qualquer dúvida é só comentar ai embaixo.
Abraços de luz,
Innerpeace.
 
Você conseguiu ótimos frutos com apenas vermiculita, aí me veio uma outra dúvida, de qual seria a vantagem de adicionar outros componentes já que só a vermiculita da ótimos resultados como este seu.


Há cultivadores experientes como o RogerRabbit, ex-moderador do Shroomery, que defendem que vermiculita pura não é a melhor escolha como camada de casing.

Como por exemplo em:

Plain verm has been used as a casing layer hundreds, if not thousands of times. I used it many times myself, but I've said this for years, and the results of many experiments still hold true; Plain verm is a horrible choice for a casing layer.

https://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/7834740#7834740

Ou em uma versão rápida em português:

"Vermiculita Pura tem sido usada como camada para casing centenas, se não milhares de vezes. Eu mesmo usei-a muitas vezes, mas eu já disse isso há anos, e os resultados de muitos experimentos ainda são válidos; Vermiculita Pura é uma escolha horrível para uma camada de revestimento."

O que ele recomenda para usar junto com a vermiculita? Sphagnum ou Pó de coco. E este último está sendo cada vez mais considerado como fonte de nutrientes.
 
Obrigado pelo escrarecimento @innerpeace . Fiquei na dúvida pois as camadas de casing que havia visto nos guias de cultivo da biblioteca eram sempre feitas com mais componentes. Você conseguiu ótimos frutos com apenas vermiculita, aí me veio uma outra dúvida, de qual seria a vantagem de adicionar outros componentes já que só a vermiculita da ótimos resultados como este seu.
Acredito que a base do cultivo é a assepsia e o bom senso. Se você se dedica em cada parte, prepara um lugar limpo, esteriliza tudo com água sanitária, você já terá feito MUITO em prol do seu cultivo. Na minha humilde visão, não há necessidade de regalias como reguladores de pH no casing, a não ser que você vá trabalhar com esterco de gado ou coisas do tipo que podem alterar o pH e aí sim, talvez pode ser que os resultados não sejam satisfatórios. Assim eu acho válido investir, agora, caso você vá usar só o bolo PF mesmo, sem camada bulk nem nada, vc pode facilmente deixar só a vermiculita que já terá resultados ótimos. E lembre-se de investir no seu terrário para que vc consiga manter as condições ideais para frutificação na maior parte do tempo, de acordo com a sua disponibilidade.

espero ter contribuído de alguma forma, qualquer coisa não exite!
estamos todos aqui para aprender!


Valeu manin,
tmj

Atualização! 29/01/2016 00:34
Olá! retorno aqui para atualizar o diário com mais algumas fotos do progresso, vamos direto ao ponto!

antes da colheita, ainda nos terrários:
IMG_20160127_105905504.jpg
prontos para colheita:
IMG_20160128_153820298.jpg IMG_20160128_153832277.jpg
no balde e no pote para vcs terem uma noção melhor do volume que deu:
IMG-20160128-WA0031.jpeg IMG-20160128-WA0033.jpeg IMG_20160128_154751566.jpg

no saco prontinho para secar:
IMG_20160128_160234348.jpg

meu setup:
IMG_20160128_153844527.jpg

O umidificador liga de 3 em 3 horas durante 10 minutos, é o suficiente pra dar uns picos de 94% na umidade e depois cai ate uns 80% até que ele se ligue denovo. Bem simples, utilizei uma mangueira passando pelas caixas e pelo balde, toda furada, e a conectei ao umidificador. Quando ele liga, vai umidade pra todos os terrários, e depois se eu quiser adicionar mais é só por mais mangueira que vai suave :)
O rendimento foi de 470g in natura.

preparei pro próximo flush, será que vem bonito também??
valeu cm! :))
 
Última edição por um moderador:
Cultivo muito bonito. Bem engenhosa a ideia da mangueira, e ainda evita umidade em excesso.
Tem notado muita diferença do rendimento e qualidade dos frutos do terrário com furos destampados em relação ao terrário com micropore?
 
Cultivo muito bonito. Bem engenhosa a ideia da mangueira, e ainda evita umidade em excesso.
Tem notado muita diferença do rendimento e qualidade dos frutos do terrário com furos destampados em relação ao terrário com micropore?

Oi!
Então, não sei se de fato interferiu em alguma coisa a questão dos furos. Mas percebi que os terrários que não estavam com micropore produziram frutos mais "suculentos", grossos e menos numerosos. Ao passo que o terrário com micropore produziu frutos mais finos e bastante numerosos em relação aos outros terrários. Pensei na possibilidade da quantidade de O2 interferir nesse aspecto. Nos próximos cultivos vou tentar isolar mais essa variável e prestar mais atenção pra ver no que dá! Obrigado pelo elogio em relação ao setup!

valeu galera!
estamos juntos! :)
 
@innerpeace, essas camadas de vermiculita umida que vc utilizou foram esterelizadas?você poderia descrever como realizou o procedimento?
Grato pelos esclarecimentos.
 
Mano, eu esterilizo ela com uns 20 minutos de forno, resolve para mim...
Kra, poderia ser mais específico. Que temperatura do forno? em que recipiente? enxarcada ou apenas umida a ponto de cair uma gota?
 
Seca, sem nada de agua e no recipiente que quiser, um que va ao forno...
Pode colocar na temperatura mais alta do seu forno, ja que a vermiculita e um mineral (talco).
 
Back
Top