Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3° Diário de Cultivo do Innerpeace - VEM Q VEM:

Diário de cultivo completo.
Fala galera!
Faz tempo que não venho aqui dizer nada a vocês... Vou tentar ser o mais direto e pragmático possível. Venho com uma novidade, essa strain australiana maravilhosa que é o Wollongong, abaixo um pouco da descrição dela que pode ser encontrada na biblioteca aqui do fórum:

"Strain originária da escarpa de Illawarra, perto da cidade de Wollongong, Austrália.
A escarpa de Illawarra é uma formação montanhosa a oeste de uma uma estreita planície costeira ao sul de Sydney.
Esta Strain tende a ser muito agressiva e é considerada robusta. A formação de Pins é maciça. O primeiro e o segundo Flush tendem a ser os maiores.
Haste dourada e espessa. Chapéu com uma bela cor de amêndoa. A beirada do Chapéu tem listras. Bem diferente de outras Strains."

Vamos aos trabalhos!
A técnica vai ser PF, terá CASING (talvez faça um bulk, ou só vermi msm, vamo ve) e a frutificação será em vários estilos:
balde xuxa, quentinha, prato, e o que mais der na telha.
O terrário que vai ficar com as quentinhas será um terrário automatizado já mostrado em outros tópicos, só que dessa vez com alguns updates :)

São 6 copos de 310 ml com o substrato composto por 2/1/1 partes de vermiculita, farinha de arroz integral e água mineral, respectivamente.
Ainda não foram inoculados, serão inoculados amanhã pela manhã. O substrato já está esterelizado e esfriando na panela de pressão.

As fotos serão postadas nos próximos tópicos mostrando um pouco de como foi o processo.

Qualquer dúvida é só comentar ai embaixo.
Abraços de luz,
Innerpeace.
 

Uma dica, esse termo "xuxa" só existe no facebook. Não vamos misturar as coisas. Simplesmente você usou um balde como terário.

Só uma observação pra quem acompanha apenas o fórum não ficar sem entender.
 
Uma dica, esse termo "xuxa" só existe no facebook. Não vamos misturar as coisas. Simplesmente você usou um balde como terário.

Só uma observação pra quem acompanha apenas o fórum não ficar sem entender.
O termo xuxa significa raíz, no sentido de ser simples. Não existe apenas no facebook, existe no mundo. E não se trata de uma técnica, eu disse que a FRUTIFICAÇÃO seria feita em vários estilos, e um deles é o balde xuxa, que consiste num terrário bem simples que será explicado nas minhas próximas respostas nesse mesmo tópico, de forma sucinta e direta, já que isto aqui é um diário e não um tutorial.
O termo "xuxa" agrega apenas o valor de simplicidade, nesse caso, agrega o valor de simplicidade ao tipo de terrário usado.
Mas agradeço pelo toque, bom que já fica explicado hehe

Valeu!
 
Atualização 13/12/2015
Fotos tiradas agora:

Ao todo 6 copos inoculados, 5 Wollongong e 1 BURMA. Também tô tentando pela primeira vez o cultivo em centeio, foram 3 potes, 2 inoculados com wollo e 1 com burma.
copos e potes cima.jpg

Visão lateral dos copos:
IMG_20151213_203352212.jpg

Visão lateral dos copos de wollo:
IMG_20151213_203409909.jpg IMG_20151213_203447725.jpg IMG_20151213_203456032.jpg

potes inoculados com wollongong:
IMG_20151213_203539442.jpg IMG_20151213_203609093.jpg

pote inoculado com burma:
IMG_20151213_203640833.jpg
duvida: é normal aquela linha ali no meio do spawn na foto acima?

vlw galera,
tmj cm!
 
Atualização 13/12/2015
Fotos tiradas agora:

Ao todo 6 copos inoculados, 5 Wollongong e 1 BURMA. Também tô tentando pela primeira vez o cultivo em centeio, foram 3 potes, 2 inoculados com wollo e 1 com burma.
View attachment 86536

Visão lateral dos copos:
View attachment 86537

Visão lateral dos copos de wollo:
View attachment 86538 View attachment 86539 View attachment 86540

potes inoculados com wollongong:
View attachment 86541 View attachment 86542

pote inoculado com burma:
View attachment 86543
duvida: é normal aquela linha ali no meio do spawn na foto acima?

vlw galera,
tmj cm!


Boa sorte no cultivo! Acompanhando :)

Essa listra creio ser resultante de um "embate" entre o micélio de cubensis e algum possível contaminante.
 
Não é normal, o micélio aparenta bem "pastoso", eu colocaria esse pote isolado dos demais, sem contato principalmente pelo ar.
separado já! haha
valeu tupy =))

edit 17/12:
pô, fui olhar hoje, contaminou mesmo :((
é a vida, resultado negativo tb é resultado quando fazemos um experimento né?
na próxima vou me empenhar mais na esterilização do centeio : )

agr só esperar pra ver se os outros com centeio vão contaminar, e esperar os bolos pf (que estão lindos) irem pro terrário :)

valeu cm!!
vlw a dica msm tupy :B

abçss
 
Última edição:
Atualizando...
02/01/2016 - 20:08 horário de brasília
Boa noite galera,
fiquei um tempo na correria de fim de ano, mas agora to voltando pra postar as novidades. As tentativas com centeio não deram certo, infelizmente. Vou tentar com outra PP na próxima, mais eficiente. Agora, os bolos PF ficaram lindos, só que rolou uma estagnação no crescimento deles, fiz uns furos na tampa e tampei com micropore e o micélio voltou a crescer tranquilamente. Dos 6 copos, 3 já foram aniversariados, os 3 da strain Wollongong. O BURMA demorou mais pra crescer que os outros, mas está quase acabando.

Resolvi aniversariar esses 3 bolos pf da seguinte forma: 2 colocados em quentinhas com casing de vermiculita úmida por cima e por baixo, e o terceiro deixei inteiro mesmo, quero ver qual vai produzir mais, e como será o aspecto dos cogumelos (maiores ou menores). Tirei umas fotos pra ilustrar, segua abaixo:

Foto do micélio saindo pela vermiculita:
IMG_20160102_191254275.jpg IMG_20160102_191301921.jpg

Mesa onde estava sendo preparada a quentinha:
IMG_20160102_191915933.jpg IMG_20160102_193950270.jpg IMG_20160102_193956534.jpg

Terrário simples sendo organizado:
IMG_20160102_192304886.jpg IMG_20160102_192420361.jpg

Foto dos terrários com tudo pronto para frutificação:
IMG_20160102_194416507.jpg

Agora é só esperar a mãe natureza agir! Qualquer dúvida sobre a metodologia utilizada ou sobre algum material utilizado pode mandar!
Super simples de fazer, só não faz quem não quer mesmo!

Abraços CM,
tmj!
 
Última edição:
Atualizando 20/01/2016 - 01:26 A.M.
Fala galera!
Trago boas novas!
Até o momento eu só havia aniversariado 3 bolos pf da strain Wollongong, com 2 eu fiz casing numa quentinha (camada grossa vermiculita umida no fundo, camada fina de vermiculita umida por cima) e 1 eu deixei inteirão mesmo, rolei na vermiculita e mandei para o terrário. No momento que lhes escrevo, já aniversariei o pf de BURMA e +2 pfs de wollongong, tudo no casing, mesmo esquema do anterior. Quando colher atualizo com fotos e mostro meu setup também!
Acabei de colher o primeiro flush, e tirei umas fotos para deixar registrado. Sem mais delongas, as fotos falam por si...

micélio do wollongong:
IMG_20160117_221309599.jpg IMG_20160117_221321890.jpg IMG_20160117_221324253.jpg
as 2 quentinhas e o bolo pf:
as 3 quentolas.jpg

bolo pf:
bolo pf.jpg bolo pf (3).jpg bolo pf (2).jpg

quentinha "1":
quentola 1.jpg quentola 1 (4).jpg quentola 1 (3).jpg quentola 1 (2).jpg

quentinha "2":
quentola 2 (2).jpg quentola 2 (3).jpg quentola 2 (4).jpg quentola 2.jpg

colheita total:
colheita.jpg


valeu,
por enquanto é isso aí!
em breve mais atualizações...
valeu cm!
 
Bela colheita, ao que parece o resultado de ter cortado os bolos e posto no casing foi bem melhor do quedeixá-los inteiros.
 
Só uma dúvida, a camada de casing foi feita apenas com vermiculita úmida, nada mais (tipo: regulador de pH ou fibra de coco, turfa) ?? poderia ser feito somente com vermiculita umida se o substrato fosse milho de pipoca tbm?
 
Só uma dúvida, a camada de casing foi feita apenas com vermiculita úmida, nada mais (tipo: regulador de pH ou fibra de coco, turfa) ?? poderia ser feito somente com vermiculita umida se o substrato fosse milho de pipoca tbm?
Eai meu querido!
Bem, eu só uso vermiculita. Da mesma forma você pode fazer para o milho de pipoca, de modo que a vermiculita apenas fornecerá umidade para o micélio.

Espero ter ajudado, qualquer coisa manda aí!
ras
 
Obrigado pelo escrarecimento @innerpeace . Fiquei na dúvida pois as camadas de casing que havia visto nos guias de cultivo da biblioteca eram sempre feitas com mais componentes. Você conseguiu ótimos frutos com apenas vermiculita, aí me veio uma outra dúvida, de qual seria a vantagem de adicionar outros componentes já que só a vermiculita da ótimos resultados como este seu.
 
Back
Top