Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3ª tentativa PF Tek Palenque

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Mexican/Palenque
PROCEDÊNCIA: carimbo FSRE

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2V + 1FAI (triturado pouco) + 1A)
Com selo de Vermiculita

Método de preparação e esterilização do substrato:
- Misturei a vermiculita à água (filtrada) depois a FAI;
- Enchi 5 copos de 300ml o menos socadamente que consegui;
- Deixei cerca de 7mm para o selo de vermiculita;
- Tampei com duas folhas de papel alumíni0;
- Esterilizei na panela de pressão por um pouco mais de 1h;
- Deixei esfriar por cerca de 24h;
- Dois copos eu passei fita isolante antes da esterilização e três depois;
- Um copo usei a mistura que já estava nele de uma tentativa de cultivo em que não nasceu nada (só acrescentei mais água), os outros quatro fiz uma mistura nova, duas usando arroz cateto integral orgânico e outra usando arroz com casca.
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 27/07/2018
-------------------------------------------------
Seringa Multiesporos

- Não usei GloverBox, limpei todo o banheiro com água sanitária (1 de água sanitária pra 10 de água) e fiz lá.

- Usei luvas finas, jaleco, chapéu e máscara.

- 2ml por copo distribuídos por 4 furos tapados com fita microporosa.

WhatsApp Image 2018-06-24 at 11.16.43.jpeg
Os copos ficaram todos assim, apesar de esse não ser nenhum dos 5 copos, mas um teste que eu fiz antes.

-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO:
-------------------------------------------------
Caixa de isopor de uns 15l com termostato regulado para 28ºC em garrafa de plástico de 1,5l cheia de água

WhatsApp Image 2018-06-24 at 19.28.02.jpeg
A temperatura está 28,3ºC agora
 
O termostato de 50w que coloquei com a garrafa maior deve estar quebrado, porque abri a caixa hoje pra ver como estavam os copos e tava quase que temperatura ambiente lá dentro, além de os micélios não terem se desenvolvido muito mais no fundo dos copos (estão há pelo menos 12 dias faltando só terminar o fundo).

O termômetro indicava 24,1ºC, agora que troquei pelo termostato de 25w de novo, a temperatura já tá 27,8ºC, então acredito que a garrafa deitada e um pouco maior para o termostato tenha feito sim uma baita diferença.

[EDITADO] Até tirei a coberta porque tava passando dos 29ºC, sem a coberta fica entre 27ºC e 28ºC.

Além disso desvirei os copos (coloquei eles de pé de novo) porque não observei melhora no desenvolvimento dos micélios com os copos de ponta cabeça.

Aproveito pra perguntar se alguém sabe me indicar algum material ou discussão do fórum que fale sobre o uso de bolos PF já colonizados para inocular novos bolos PF (pegar um bolo colonizado, partir ele e colocar seus pedacinhos em outros copos com substrato novo - ao invés de usar seringa multiesporos).

Valeus
 
Última edição:
Olá @Hellneroni

Que bom que a temperatura está acertada agora; Isso vai fazer o micélio voltar a crescer.
Aproveito pra perguntar se alguém sabe me indicar algum material ou discussão do fórum que fale sobre o uso de bolos PF já colonizados para inocular novos bolos PF (pegar um bolo colonizado, partir ele e colocar seus pedacinhos em outros copos com substrato novo - ao invés de usar seringa multiesporos).

Essa técnica se chama Grain to Grain ou G2G.
Segue o Link > Grain to grain
 
Esse procedimento também pode ser feito quando o spawn é um bolo colonizado de arroz integral triturado, vermiculita e água? Se sim, é o mesmo procedimento?

Sim!
O @NANER usou esse método, se procurar os diários dele vai ver que ele fez com vários substratos.
E tele excelente sucesso!

E por via disso eu fiz também, e tbm tive resultados positivos!
Pode fazer na fé que vai dar certo; Só ficar atento ao método e assepsia.
 
Já vi usarem essa técnica com grãos, como diz aí.
Esse procedimento também pode ser feito quando o spawn é um bolo colonizado de arroz integral triturado, vermiculita e água? Se sim, é o mesmo procedimento?

@Hellneroni , eu fiz G2G partindo da PFTEK e funcionou perfeitamente!

Como disse @l3th3, cuide com os métodos de assepsia pois a chance de contaminação é maior do que com inoculação !
 
Hoje, após 59 dias de incubação, aniversariei três bolos.

1. Arroz com casca, fechado depois da esterilização (o mais desenvolvido);
2. Copo reesterilizado do último cultivo que não deu certo (com arroz sem casca, fechado depois da esterilização); e
3. Arroz sem casca, fechado depois da esterilização.

O bolo do copo 3 quebrou no meio e metade não descolou do copo, então cobri de vermiculita e coloquei no terrário.

WhatsApp Image 2018-09-24 at 12.19.51.jpeg
Da esquerda pra direita temo os copos 1, 2 e 3

Procedimento: retirei eles dos copos, borrifei um pouco de água neles, rolei eles na vermiculita esterilizada, coloquei eles no terrário e borrifei um pouco de água neles e nas paredes internas do terrário.

O terrário:
- uma caixa plástica de 30l
- uma camada de argila expandida no fundo coberta até a metade de água
- dois furos de 3,5cm de diâmetro, cobertos com filtro de café, posicionados em lado opostos rentes à cama de argila
- um dos furos tem uma ventoinha empurrando o ar para o lado externo
- a tampa não é hermética
- um copo com água e uma pedra porosa ligada a uma bombinha de ar de 2l/min
- pratinhos de plástico para os bolos
- termômetro

Acabei não fazendo a técnica G2G dessa vez porque esse é meu primeiro cultivo que vai dar certo e eu quero garantir isso haha mas valeus, @l3th3 e @NANER
 
Com 8 dias de terrário o bolo de arroz com casca já apresenta vários pins já bem desenvolvidinhos!!
WhatsApp Image 2018-10-02 at 15.22.16.jpegWhatsApp Image 2018-10-02 at 15.22.45.jpeg

Estou festejante hahahah

Hoje também chegou pelo correio minha balancinha de precisão e mais um termo-higrômetro que coloquei no terrário (está marcando 99% de umidade e 23,1ºC nessa noite fresquinha)
Abraços!

[ATUALIZAÇÃO] Fotinha de hoje (04/10/2018 - 10 dias do aniversário):
WhatsApp Image 2018-10-04 at 11.41.31.jpeg

Alguma dica para reduzir a umidade do terrário nessa fase? Ou se isso faz diferença mesmo
 
Última edição:
Hoje decidi fazer uma glovebox e fiz haha

Já estreei ela fazendo carimbos com o primeiro flush que eu presencio em minha vida :D hahaha inclusive os 8 chapéuzinhos maiores que estão carimbando o papel alumínio estão ali dentro
WhatsApp Image 2018-10-06 at 01.04.13.jpeg

Já nessa estreia da glovebox furei o dedo de umas das luvas com o bisturi :ressaca::roflmao:

Aqui uma foto desse flush mais cedo (não tirei uma logo antes de colhê-los hihi)
WhatsApp Image 2018-10-06 at 01.03.56.jpeg

Os outros bolos estão com pins já. O meio bolo que ficou preso no copo e virou um pseudocasing criou uns micéliozinhos aéreos só. Devo tê-lo umedecido demais.

E aqui uma foto dos coguzitos no primeiro andar do túnel de vento huhu só tá faltando os 8 chapéus dos carimbos e uns pedaços de estipe que separei pra testar clonagem
WhatsApp Image 2018-10-06 at 01.04.06.jpeg

Vou usar as estipes e mais 2 seringas que fiz hoje de manhã com o mesmo carimbo desse diário para inocular 9 copos com painço que já estão esterelizados, esfriando nas panelas de pressão (acho que esse será um novo diário em breve)

Abraços e valeus por me ajudarem (respondendo meu diário ou com as informações que estão pelo fórum hehe)!!

[ATUALIZAÇÃO] Aqui vai uma foto dos outros um bolos:

WhatsApp Image 2018-10-09 at 11.21.27.jpeg

O copo com meio bolo só tá com um pouco de micélio aéreo ainda, mas a outra metade ali atrás tá bombando hehe

O bolo que já deu o primeiro flush foi pro cold dunk hoje cedo.
 
Última edição:
Hoje decidi abrir o copo que não apresentava sinais de colonização nem contaminação mesmo com mais de dois meses de incubação

Pra minha surpresa ele estava com uma tampa de micélio formada na cobertura de vermiculita
P_20181010_072257_1_HDR_p.jpg

Através do vidro o micélio parece uma massa densa e úmida, nada rizomórfica, assim como o micélio do outro copo que esterelizei com a tampa de alumínio já fechada com fita isolante.

Isso, somado a aparência bem úmida do substrato não colonizado, me faz pensar que fechar o copo antes da esterilização, usando a receita tradicional da pf tek, tendeu, nesse cultivo pelo menos, a acumular um excesso de água nos copos que dificultou muito o desenvolvimento do micélio. Na minha primeira tentativa de cultivo fechei todos os copos antes da esterilização e, nos copos em que o micélio se desenvolveu, o micélio também tinha essa aparência

No mais, colhi o primeiro flush do bolo quebrado ao meio(P_20181010_004524_1_HDR_p.jpg) e tirei a outra metade que ficou no copo. Ela tinha alguns cogumelinhos atrofiados, que tirei antes de despedaçá-la pra fazer um casing pequenino que acabei fazendo com condições mínimas de esterilização

A maioria dos carimbos que tentei fazer semana passada ficaram fraquíssimos, mas já estou carimbando outros com essa última colheita

[ATUALIZAÇÃO] Os carimbos da segunda leva saíram bem bonsb apesar dos chapéus serem pequenos, já os da terceira, que foram feitos com chapelões, ficaram tão fraquinhos, que não guardei
 
Última edição:
Colhi hoje o segundo flush do bolo que tinha frutificado primeiro

Como voltei hoje da casa de meus pais, os chapéus já estavam bem abertos, já tinham liberado muitos esporos (alguns chapéus estavam pretinhos) e asaestipes estavam até meio murchas e durinhas, meio secas. No total fiquei 5 dias fora, mas quando saí os cogumelos ainda não estavam grandes, nem pareciam estar prontos para romper seus véus

O que me intrigou nisso tudo é que, diferente do primeiro flush, nenhum cogumelo azulou mesmo depois de eu cortar a base deles cheia de vermiculita

Será que perderam toda a potência pela demora de colher?
 
Não sei se alguém já tentou antes, mas tentei fazer um bulk usando um dos bolos PF depois do 2º flush hehe
 
Back
Top