Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 3ª tentativa PF Tek Palenque

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Mexican/Palenque
PROCEDÊNCIA: carimbo FSRE

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
PF TEK (2V + 1FAI (triturado pouco) + 1A)
Com selo de Vermiculita

Método de preparação e esterilização do substrato:
- Misturei a vermiculita à água (filtrada) depois a FAI;
- Enchi 5 copos de 300ml o menos socadamente que consegui;
- Deixei cerca de 7mm para o selo de vermiculita;
- Tampei com duas folhas de papel alumíni0;
- Esterilizei na panela de pressão por um pouco mais de 1h;
- Deixei esfriar por cerca de 24h;
- Dois copos eu passei fita isolante antes da esterilização e três depois;
- Um copo usei a mistura que já estava nele de uma tentativa de cultivo em que não nasceu nada (só acrescentei mais água), os outros quatro fiz uma mistura nova, duas usando arroz cateto integral orgânico e outra usando arroz com casca.
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 27/07/2018
-------------------------------------------------
Seringa Multiesporos

- Não usei GloverBox, limpei todo o banheiro com água sanitária (1 de água sanitária pra 10 de água) e fiz lá.

- Usei luvas finas, jaleco, chapéu e máscara.

- 2ml por copo distribuídos por 4 furos tapados com fita microporosa.

WhatsApp Image 2018-06-24 at 11.16.43.jpeg
Os copos ficaram todos assim, apesar de esse não ser nenhum dos 5 copos, mas um teste que eu fiz antes.

-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO:
-------------------------------------------------
Caixa de isopor de uns 15l com termostato regulado para 28ºC em garrafa de plástico de 1,5l cheia de água

WhatsApp Image 2018-06-24 at 19.28.02.jpeg
A temperatura está 28,3ºC agora
 
Parabéns @Hellneroni !!
Ficou muito bom o formulário.
Nos mantenha informados.
Obrigado por compartilhar.
Boa Sorte!
 
[ATUALIZAÇÃO]

Hoje, 11 dias após a inoculação, 4 dos 5 copos apresentam sinais de colonização.

Os mais desenvolvidos (3 dos 5 copos) apresentam pelo menos dois micélios de cerca de 2cm de diâmetro.

Copo que apresentou menor desenvolvimento do micélio: arroz com casca fechado antes da esterilização.

Copo que não apresentou sinais visíveis de colonização: arroz sem casca (não tenho certeza se fechado antes ou depois da esterilização).

O micélio de todos os copos está pouco ou nada rizomórfico.

Alguns apresentam um aspecto aveludado nas bordas, então suspeitei que fosse cobweb, mas, como a coloração está bem clara, a colonização não foi rápida, o substrato não está encharcado e a oxigenação está boa (acredito eu), acho que é micélio mesmo.

Fora a suspeita de cobweb, nenhum sinal de contaminação.
 
[ATUALIZAÇÃO]

Ois!

Hoje de manhã, 18º dia de incubação, aproveitei que esquentou um pouquinho e abri a incubadora novamente para acompanhar o desenvolvimento do micélio.

Aqui estão os copos:

1. upload_2018-8-14_21-18-50.jpeg 2. Fechado antes - Arroz com casca.jpeg 3. Fechado depois - Arroz sem casca.jpeg 4. Fechado depois - Arroz com casca.jpeg 5. Fechado depois - Arroz sem casca - Reesterilizado.jpeg
LEGENDA
1. Arroz sem casca, fechado antes da esterilização (não apresenta sinais de colonização);
2. Arroz com casca, fechado antes da esterilização (o menos desenvolvido);
3. Arroz sem casca, fechado depois da esterilização;
4. Arroz com casca, fechado depois da esterilazação (o mais desenvolvido);
5. Copo reesterilizado do último cultivo que não deu certo (com arroz sem casca, fechado depois da esterilização).

Os três copos fechados depois da esterilização estão com o micélio bem desenvolvido e rizomórfico.

O copo do arroz com casca fechado antes da esterilização está com o micélio nada rizomórfico e é o menos desenvolvido dentre os demais.

O copo do arroz sem casca fechado antes da esterilização não apresenta sinais de colonização.

Não há sinais de contaminação em nenhum dos copos.

Por ter apenas um copo em cada condição não sei se é possível tirar alguma boa conclusão sobre o porquê desses diferentes desenvolvimentos.

Talvez o fato de os dois copos fechados antes da esterilização apresentarem os piores desenvolvimentos tenha a ver com má oxigenação inicial, mas como há os furos da inoculação cobertos com fita microporosa talvez não seja isso.

O uso de arroz com ou sem casca parece não afetar o processo de colonização. Talvez apresentem alguma diferença na frutificação, então torçamos para que cheguem lá! Hehe


Obrigado por acompanharem esse diário!
 
Última edição:
Postei o mesmo post sem querer, quem puder, apague este por favor hihih

Mals ae
 
Última edição:
Postei o mesmo post sem querer de novo, quem puder, apague este por favor hihih

Mals ae
 
Última edição:
Muito boa sua iniciativa e tentar vários modos;
Logo estará aniversariando parte deles.

Com casca deve ter mais nutrientes, por isso o crescimento ascentuado.
 
Hoje, no 40º dia de incubação, abri a incubadora novamente para avaliar se já não estava na hora de aniversariar alguns bolos.

O estado dos copos foi o seguinte:
1. arroz sem casca, fechado antes da esterilização: não apresenta sinais de colonização;
2. Arroz com casca, fechado antes da esterilização: com desenvolvimento não rizomórfico cobrindo cerca de 3/4 do copo;
3. Os outros três copos: desenvolvimento rizomórfico cobrindo todo o copo com exceção de parte do fundo.

Dessa forma decidi deixá-los na incubadora por mais uma semana antes de verificar novamente se estão prontos pra cantar parabéns.

Abraços
 
@Hellneroni Qual a média da temperatura na incubadora?
Agora que está frio a média fica em torno de 24ºC, mas tem variado entre 22ºC e 28ºC, mesmo sendo uma caixa de isopor de uns 15l com um termostato de 25W regulado pra 27ºC em uma garrafa de vidro de 500ml cheia de água e os 5 copos. Além disso enrolei um cobertor em volta da caixa haha
 
Se conseguir arrumar uma garrafa de vidro de 1L tlvz mantenha a temp. mais estável;

1l de agua trocar mais calor com o ambiente do que 500ml.
 
Agora que está frio a média fica em torno de 24ºC, mas tem variado entre 22ºC e 28ºC, mesmo sendo uma caixa de isopor de uns 15l com um termostato de 25W regulado pra 27ºC em uma garrafa de vidro de 500ml cheia de água e os 5 copos. Além disso enrolei um cobertor em volta da caixa haha
Eu já enrolei cobertor no terrario tbm, kkkkk
Pior é que funciona
 
Se conseguir arrumar uma garrafa de vidro de 1L tlvz mantenha a temp. mais estável;

1l de agua trocar mais calor com o ambiente do que 500ml.
Pode crer!

Lembrei agora que eu tinha trocado a garrafa de vidro de 500ml que falei por uma de plástico de 800ml (aproximadamente, porque a medida dela tava em 850g de iogurte).

Enfim, eu até colocaria uma garrafa maior, mas tem a limitação de espaço - altura pra tampar e largura pra caber junto com os copos. Se desse pra colocar a garrafa deitada dava até pra por uma maior com os copos em cima, mas não consegui vedar direito pra isso.
 
Uma garrafa pet deitada?
Com um corte em cima pra deixar o termostato dentro, fazer algum esquema pra ela ficar parada.
 
Uma garrafa pet deitada?
Com um corte em cima pra deixar o termostato dentro, fazer algum esquema pra ela ficar parada.
Genial!
É meio que simples, mas nem passou pela minha cabeça hahaha

Vou comprar aquele suco da garrafa quadrada e testar, depois mando aqui como ficou hehe

Valeuzão pela luz, @l3th3 !
 
Troquei a garrafa da incubadora e ficou assim agora:
WhatsApp Image 2018-09-12 at 07.30.20.jpeg

Na real que a garrafa que tava antes não era tão menor que essa garrafa nova de 1,5l, então só aumentei uns 200ml haha.

O bom foi otimizar o espaço (deve caber 6 copos tranquilo agora) e eu ter percebido que tinha um termostato de 50w e estava usando um de 25w haha aí troquei e deixei o de 50w na funça agora (o que não deve mudar muito, já que o volume de água é pequeno, mas vai que).

Deixei os copos de ponta cabeça pra ver se o fundinho termina de colonizar mais rápido, porque os três copos mais desenvolvidos já tão nessa luta há mais de uma semana.

Depois edito essa postagem pra falar se a temperatura ficou mais controlada nos 26 - 28ºC
Depois é agora (um dia depois de trocar a garrafa): não teve melhora significativa haha. A temperatura na incubadora tá em 24,8ºC sendo que o ambiente externo tá 20ºC.
 
Última edição:
Back
Top