Tenho refletido bastante sobre a evolução da humanidade, já a algum tempo.
Principalmente por que as pessoas preferem copiar a serem originais, preferem fechar os olhos e esperar algum lhes dizer o que esta acontecendo do que com seus próprios olhos (muitas pessoas precisam de um guia, seja um livro, uma religião ou um mestre - os ateus não sentem falta de religião sentem falta de um guia).
Cheguei a uma conclusão.
A humanidade não se destacou do resto da natureza ao desenvolver "inteligência", foi no momento em que desenvolvemos a capacidade de comunicação.
Quando foi possível, para o homem primitivo "ensinar" para seus descendentes suas experiências de vida, foi que demos um salto.
Nesse momento a evolução genética parou de fazer sentido, pois não é mais necessário imprimir no código as novas formas de adaptação ao ambiente, as mesmas poderiam ser aprendidas posteriormente, durante a vida (seja ensinando aos descendentes o que é um abrigo, até a confecção de roupas para a protecao), e isso meus amigos é muito mais rápido do que qualquer mutação genética, pois ocorre durante o tempo de uma vida (é por isso que "evoluímos" muito rápido).
Com os muitos anos desse processo, trocamos o instinto pela razão humana (aquela copiada de geração a geração), e acredito que o instinto se tornou nossas emoções e alguns sentimentos.
Quando aprendemos estamos copiando o que um outro ser humano já realizou, somos maquinas de copiar, depois de copiar agregamos nossa contribuição a informação o que a deixa ligeiramente diferente, e nosso ego faz acreditar que é original (afinal agora ela existe em ligações cognitivas dentro do cérebro), quando na verdade é apenas uma copia modificada.
É assim que eu vejo nossa historia (passado) e a vida atual, como maquinas copiadoras.
Porem não devemos descartar que, também somos filhos da natureza, e porque pensar que a natureza perdeu o controle sobre nossos atos, será que as alterações que causamos não faz parte da evolução do planeta, novas formas de vida podem se adaptar em novas condições e a evolução continuara.
Como já disse nesse mesmo tópico, não estaríamos aqui se as cianobacterias (espero ter escrito certo) não tivessem modificado completamente o planeta liberando oxigénio e dando uma vantagem energética para outras formas de vida, surgirem, se adaptarem e evoluírem.
É claro que diferente das bactérias nós temos consciência do que fazemos, mais será que nossos atos são tão catastróficos e apocalípticos assim?
E se forem, principalmente quem irá se fuder será nós, uma vez que a vida segue seu curso, e os outros seres que habitam esse planeta também continuaram a se adaptarem.
Evolução é adaptação.
O que percebo hoje em dia, é que algumas pessoas não querem mais serem copiadoras para se tornarem seres autónomos e completos, e isso na minha opinião é uma verdadeira evolução do ponto de vista humano, esse sentimento coletivo que muitos ainda não se deram conta, está transformando as pessoas ao nosso redor, vejo muitas com depressão, muitas cada vez mais agarradas ao ego e ao orgulho, e fazem isso por sentirem a mudança e não saberem o que é, e como resposta estão se agarrando no que já existe com mais força, para ver quem sabe esse sentimento estranho não suma.
Acredito que o mistério envolvendo esse alinhamento que irá ocorrer em 2012 alimentou a imaginação das pessoas que o observavam a séculos.
Não estou descartando a possibilidade de algo inusitado ocorrer, mais também não estou descartando a possibilidade de nada ocorrer, a não ser o que já está ocorrendo agora.
Abraços, paz e luz.