Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

2012

A maior limitacao humana eh a auto aflingida.

Folha de são Paulo - 24/03/2011

CONTARDO CALLIGARIS
O prazer e a culpa
Os jovens são levados a pensar que é só frustrando seus próprios desejos que ganham o amor dos adultos
ccalligari@uol.com.br

Realmente se pode pensar o que quizer, se pode falar o que quiser, mas não se pode agir e concretizar o pensamento como queremos.
E o motivo é simples e secular: poder. E ele não chega de forma natural, precisa-se buscá-lo de forma veemente para daí se criar suas próprias regras, mas até chegar nesse ponto, vai saber o que é preciso fazer e vivenciar.

As limitações são as regras e leis e tudo aquilo que venha a nos conduzir a agir de certa forma na qual não condiz com os nossos desejos. Certamente somos ilimitados em nossos desejos, mas limitados por forças exteriores, e que honestamente penso serem intransponíveis, e a prova do que falo é que sabemos que há erros, sabemos a solução, mas individualmente, não somos capazes de mudar uma vírgula de uma lei Municipal dada a impunidade e a violência no Brasil. Não ousamos entrar numa Câmara de vereadores para cobrar nossos direitos porque sabemos que amanheceremos com a boca cheia de formiga.

Foi nesses termos que expressei "limitação", é a impotência outorgada.

Quanto ao artigo da "Folha de são Paulo - 24/03/2011 - CONTARDO CALLIGARIS", o problema é o mesmo que noto quando se vai criticar as religiões e os religiosos, mais especificamente, os seguidores de Jesus: os críticos não lêem o principal fundamento do que vão criticar. Nem mesmo a maioria dos cristão que eu conheço lêem a Bíblia ao ponto de entenderam de per si, ficam a mercê de interpretações alheias. Seria a mesma coisa de eu começar a criticar outras crenças sem saber seus princípios só porque Jesus disse que é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém chega ao Pai senão por ele, esquecendo a dimensão histórica e sincrônica dessa declaração.

Não que eu me preocupe com as críticas ao cristianismo, a grande maioria dessas críticas são merecidas, mas é o fato de achar que o cristianismo se reduz à igreja Católica, e que os erros cometidos por ela são os erros de todos os cristãos atuais. Creio sinceramente que nem precisamos de religião e igreja, mas aí é outra história...

As frustações dos desejos de um cristão deve ter um motivo específico pelo fato de que suas aspirações e desejos diferem dos desejos dos que não são cristãos. Então as frustações dos desejos de um cristão se chama jejum. E sinceramente creio que em determinadas situações não agir é a melhor ação. Então o jejum é uma não ação que gera ação.

Outra coisa que acontece, que é oriunda de uma percepção cristalizada historicamente, é de achar que o indivíduo por ser cristão não age. Por exemplo: um policial que seja crente, vai se ajoelhar e pedir a Deus que o bandido seja impedido?, parece improvável, então porque pensar que não irá agir em outras situações?

É o ranço histórico sobre o cristianismo.

Jesus ensina que a fé sem obra é morta, e sabemos que Deus é Verbo, ou seja, ação, então se um cristão está à merce de seus desejos ele deve rever suas apirações. Portanto isto tudo é um questão de fé, e fé não é coisa do homem é dada por Deus, e os mistérios da fé somente acontece quando se crê na existência de Deus e na atuação Dele na nossa vida.

E não serve?

Ou para você só serve a Bíblia e "até mesmo" um ou outro que não a tenha lido?

Quem sou eu, Ecuador...

Cada um (e Deus) sabe se serve ou não.

---
"Não que eu me preocupe com as críticas ao cristianismo, a grande maioria dessa críticas são merecidas, mas é o fato de achar que o cristianismo se redus a igreja Católica, e que os erros cometidos por ela são os erros de todos os cristãos atuais. Creio sinceramente que nem precisamos de religião e igreja, mas aí é outra história...

Jesus ensina que a fé sem obra é morta, e sabemos que Deus é Verbo, ou seja, ação, então se um cristão está à merce de seus desejos ele deve rever suas apirações. Portanto isto tudo é um questão de fé, e fé não é coisa do homem é dada por Deus, e os mistérios da fé somente acontece quando se crê na existência de Deus e na atuação Dele na nossa vida. "

Não poderia ter dito melhor.

Nossos amigos imaginários, nos ajudam a imaginar, como o mundo real seria ideal, caso o mundo fosse imaginativo, isso seria perfeito... me sinto em um debate que se pretende teológico, mas acho que não passa de imaginação coletiva de baixa qualidade, sem instrumentos intelectuais para dar conta da realidade mais complexa. Quando em um debate racional, é citado jesus, deus, bíblia, pra mim perdeu todo sentido a muito tempo... mas confusões religiosas que como sempre não nos levam a nada.

Nossos amigos imaginários, nos ajudam a imaginar, como o mundo real seria ideal, caso o mundo fosse imaginativo, isso seria perfeito... me sinto em um debate que se pretende teológico, mas acho que não passa de imaginação coletiva de baixa qualidade, sem instrumentos intelectuais para dar conta da realidade mais complexa. Quando em um debate racional, é citado jesus, deus, bíblia, pra mim perdeu todo sentido a muito tempo... mas confusões religiosas que como sempre não nos levam a nada.

"Eu que era cego, ora vejo..."

Galerinha desde a hora que começou toda essa conversa, está todo mundo no mesmo lugar.... vai e volta...
Estão andando em círculos... Esse labirinto tem saída?
Digo que digo mas não digo, digo que sou contra, mas não sou, acho que acho, mas não acho...
Todo mundo concorda com tudo, inclusive EU, basta olhar a situação de ângulos diferentes... quando olhamos no mesmo angulo temos a mesma visão, quando olhamos de ângulos opostos não conseguimos obter a mesma visão que o outro, pra isso é preciso ser flexível e até mesmo aceitar que talvez (dependendo a situação) o conceito que temos hoje já está ultrapassado o difícil é aceitar a idéa do outro e admitir que o meu o seu conceito ja está era.... Para eu mostrar meu ponto de vista para os outros eu preciso explicar exatamente o que eu estou vendo para que outro também possa ver e compartilhar do mesmo. Tudo sabe quem nada sabe...

Não tem saída ;)

Isso é muito confortável, "não tem saída", então eu fico parado... mantendo o mesmo paradigma religioso. Sou incansável para dialogar, é irrefutável a argumentação evolucionista em relação a criacionista, quando se demonstra nesse nível que a cosmogonia da mitologia cristã é como qualquer outra, um mito, precisamos parar, pensar e agir, para não continuar reproduzindo um imaginário religioso, que ja demonstrei anteriormente é opressor e violento, mesmo que o discurso aponte o contrário. Se querem viver em paz, em tão que seja uma paz genuína... não adianta achar que olhar pro lado... vai resolver essas questões.

Não estamos no mesmo lugar, estamos dialogando, quando saímos do conforto de não pensar, indo contra a idéia de que as coisas são como são, e que cada um pensa do jeito que quer, estamos ignorando a opressão diária das religiões e sua moral esmagadora, não use drogas, trabalhar enobrece o homem, quem estuda muito fica maluco, Câncer é castigo de deus e etc.. então mover essa roda de dialogos é a maneira mais eficaz de escapar do senso comum, tanto não posso emitir minha opinião sem retalhações moralistas, que a origem desse debate cansativo foi o fato de me manifestar de maneira ironica em relação a crendices, então olha onde chegamos, eu posso ser retalhado, mas quando o dialógo reflete esse ponto, devo ficar calado porque as coisas são como são, e daí volto para o marasmo de aceitar o que esta posto, nunca sederei um milímetro, caso contrário estaria traindo minha opção de vida.

Calma, rapaz. Você pode ser retaliado, não retalhado ;)

Mas o que não tem saída é a discordância entre os participantes a respeito de determinadas idéias.

Não dá para todo mundo pensar do mesmo modo. Nem sei se seria bom.

"nunca sederei um milímetro, caso contrário estaria traindo minha opção de vida. "

Então o que está discutindo? Vai tomar cogumelos vai...

Foi quando tomei cogumelos que tive certeza da não existência desse deus ai.

Eu sou deus.

Devo ser tapado só pode então.

Deve ter alguma coisa impedindo o fluxo da luz divina. Talvez uma sujeirinha não sei...

Ecuador sempre conseguindo cutucar os dois gumes da conversa com textos do pessoal da UOL. Alto poder de correlação aiuheiuheuiae

A crença religiosa da qual falamos é um processo a superar somente. Claramente a crença está muito mais relacionada com a educação que a pessoa recebe e a suscetibilidade mental a um processo que tenta personificar e humanizar certos eventos do que as experiências em sua vida.

E toda essa discussão só é válida partindo de um presuposto. De que o prazer destrói e a culpa e o zelo constrõem, coisa que não é verdade em sua íntegra.

Há! Há! Há!

Esse post foi o ápice! Lamb of God.

Sabe que eu faço com a paz de deus? Empalo ele e toda sua iconologia e uso seu sangue como lubrificante para uma orgia com toda fauna possível.
Essa conversinha fiada não vale absolutamente nada para nosso mundo, inclusive este mesmo papinho mequetrefe que nos colocou nessa enrascada.

O que foi que você disse ao final do primeiro parágrafo? Ficou bem nebuloso o sentido.

A que tipo de violência estamos falando meu querido? Se for a violência desferida a uma crença, eu tenho por favor que dizer que no teu livro sagrado o que não crê deve ser queimado e aquele que é contra sua crença então, deve ser exterminado pra ontem. Então respeito por respeito, já não existe nenhum.

Ah não ser é claro que seja o meu deus pessoal que eu criei a minha imagem e semelhança, caso for desconsidere pois este eu nem conheço.

Agora o ápice é a ideía de que todos sedados pelo amor divino vai fazer "bem"ao fórum.

Você não faz nem ideia porque esse tópico tem 27 páginas não é?

"que todas as bíblias sejam queimadas, que todas as igrejas sejam destruídas" dito pelo usuário do fórum Mestre Lagostinha.

Eu percebo um caráter violento nessa afirmação.
Se vocês tem moral de fazer vai lá cumpradre, queima, queima que eu quero ver, mas vir aqui e ficar falando coisas desnecessárias... quer provar o quê pra quem? vão é chamar atenção dos porcos por serem {MODERADO}. É só isso que eu acho.

Quer criticar, critica, mas primeiro vai saber primeiro quem está falando o "quê" aqui no fórum.
Nem precisava repetir: não sabem do que estão falando, aceitem. Quando eu me intrometo em outros post falando merda eu aceito a correção dos meus companheiros de fórum, é bom para mim ser assim, eles demonstraram respeito à minha ignorância e a transformaram em informação e eu sou grato por isso.

Lysergic realmente não li todo o post, embarquei na conversa do Zigg Dust e do Ecuador e de outros que não lembro, mas isso não me desautoriza a falar, não é? ou é?

Se a resposta ficou nebulosa foi você quem confundiu tudo.

E outra coisa: você não faz nada com a Paz de Deus porque você não a têm.

Tomam cogumelos, e demonstram ódio no coração com a palavra que atiram contra os pobres cristãos, que vocês próprios sabem que não passam de pessoas manipuladas. Ao invés de mostrarem sabedoria, aonde está a consciência humana, o conhecimento que nos é dado, de compreender que essa realidade é distorcida, preferem profanar a ignorância, tratar o próximo com ódio só porque tem uma crença. Enquanto existir a desigualdade, essa ignorância, esse amargo no coração, podem ameaçar de explodirem mil bombas nucleares que o ser humano não vai se conscientizar.

Oh, vai dar BAD TRIP!!!...

:cartaovermelho: (PARA TODOS)

Caverna,

Não sei se você notou mas houveram algumas mensagens meio agressivas no tópico.

Então por favor evite termos como esses que você usou na última mensagem.

Back