Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

2012

Eu sou a alma de Gaia e seus olhos.
Eu sou a força de Gaia e seus braços.

Contra dogmas não há argumentos, porque já está tudo decidido na cabeça do crente.
Só é dogma o que está parado, morto, soterrado. Foi um dogma acreditar nas leis da ciência que se mostraram obsoletas / incorretas ?

A ciência, por definição, é o reino da relatividade.

E a maioria dos cientistas acredita que o conhecimento científico nunca terá fim, pois sempre há novos pontos de vista e novas descobertas a discutir e aceitar como a teoria do momento, para logo em seguida ser questionada e substituída.

Mas o senso comum quer uma "verdade" para acreditar, então a ciência é a bola da vez. Mesmo que desconheçam o método científico. Mesmo que se desiludam quando a "verdade" muda.

Entretanto em muitas idéias científicas superadas há uma verdade parcial. A física de Newton permitia calcular de forma quase perfeita os movimentos dos planetas. Mas falhava em outras situações. Einstein (deixe o Einstein em paz, Cleiton) com sua Teoria da Relatividade cobriu algumas falhas de Newton, mas não todas. A mecânica quântica cobriu outros pontos fracos de Newton, mas não é compatível com a teoria de Eintein.

Qual o rescaldo de tudo isso? O mundo muda, o tempo todo. E talvez nossos dogmas não sejam tão verdadeiros quanto pensamos. Não neste mundo.

Boa sorte na sua relação íntima com Gaia.

Tente não menosprezar a crença dos outros...

Give-me a Break !!!

Um teço da Humanidade tem um amigo imaginário chamado jesus cristo, Um quarto um amigo imaginário chamado Maomé, estou cansado de ouvir cristãos reclamarem de perseguição, é impossível a maioria de cristãos serem perseguidas pela minoria de ateus, religiões não relacionadas e outras religiões, se alguém precisa de respeito, e de não ter suas idéias menosprezadas aqui sou "eu", pois quem realmente é minoria por aqui comprovado estatísticamente sou "eu", no ponto Other Religionist. Os cristãos empurram goela a baixo 24 horas por dia pela televisão aquelas baboseiras "espirituais" chegando ao cúmulo de achar lógico suas explicações :confused:... O cristianismo é a religião mais sectária, segregacionista, proselítista e não convivente com outros pensamentos, credos e ideológias, e até aqui nesse fórum aparece uma criatura pra dizer indiretamente, que eu devo respeitar, as baboseiras escritas na biblía, e respeitar quem menos demonstra respeito, os cristãos e sua enfadonha verdade... pra alguem morrer e ressucitar, voando livremente... é preciso muito acido, do ponto de vista de quem acredita é claro, nada contra o ácido, como diria marx a religião é o ópio (ácido) do povo.... tem neguinho que vê perna crescendo, cadeirante andando, cego enxergando... cada um usa o que quer, ser cristão é como ser flamenguista estar com a maioria sempre, ou PMDBISTA sempre estar com a situação mesmo que ela seja ditatorial, NÂO ACREDITEM EM MIM, não quero ser um novo messias, profeta, guru ou coisa parecida, o mundo não precisa de mais fantasmas, o mundo precisa de Godbusters, e mais fé no que realmente importa, no próprio humano material, mundamo, mesquinho, hipocrita, melhor dizendo pecadores sem alma, merecedores do inferno, como as religiões pregam, então que começemos a ter fé em nós mesmos, e um nós outros, sem usar a bengala cristo, maome ou absurdo imaginário, que valha.​

aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_6_60_Worldwide_percentage_of_Adherents_by_Religion.png

Godbusters!!!!!

Rapaz, ainda que você se sinta perseguido tem que respeitar o ponto de vista alheio.

Pelo menos aqui no CM ;)

Não revide a perseguição com outros tipos de discriminação.

Poha profeta sou seu fa.
enquanto nao citar DAWKINGS ta na minha lista de Persona Grata.

Godbusters? hehe
Boa, mas não precisa exagerar.

Mas o senso comum quer uma "verdade" para acreditar, então a ciência é a bola da vez. Mesmo que desconheçam o método científico. Mesmo que se desiludam quando a "verdade" muda.

Boa sorte na sua relação íntima com Gaia.

Viver intesamente, apoliticamente, anarquicamente requer fibra para superar a desilusão da verdade. Ser livre, mesmo do próprio julgo, é ardido. Assim como ser cientista.

---

Gaia é só a "boa mãe". Não tem nada de sobrenatural nisso - sou o gameta gaiano.
Gratidão e amor, apenas.

Gosto da sobriedade crítica. Acho que tomei muita huasca e fumei muita cannabis, ai fiquei mais tolerante com as divindades, afinal é só um processo biológico do cérebro tentando absorver a experiência de alteração de consciencia.

Não consigo me desprender da ideia de singularidade, qualquer externalização tá fora pra mim.

tava falando de 2012 ai foi pra deus entao vo fala
pra mim nao existe isso de explicar DEUS
DEUS eh grande d + para mentes como a nossa entender
nossa percepção aki neste plano eh mto limitada(e eu acredito q isso eh bom pra nossa evolução espiritual)
mas podemos SENTIR DEUS
minha opinião :)
e o mundo acabar tb eh mto relativo né
por isso meio q desencanei d ler sobre esse assunto (mas eh divertido ler as opinioes alheias)
tiver q ser, sera
se eu puder imperdir tb sera! MUHUAHahahahaha =p
QUE O MUNDO ENTRE EM RUINAS POIS SO ASSIM PODEREMOS CONSTRUIR UM NOVO REINADO!!!(sem rei ne porra!! eu quis dizer uma sociedade melhor ne, nao q eu mereça, q eu morra junta se nao merecer pois cansei de ver meus irmaos se machucarem!!)

Lagostinha disse:
Quantos amigos imaginários temos por aqui, Jesus, Gaia, Zeus, Exú, Zull. Um teço da Humanidade tem um amigo imaginário chamado jesus cristo. O cristianismo é a religião mais sectária, segregacionista, proselítista e não convivente com outros pensamentos, credos e ideológias, e até aqui nesse fórum aparece uma criatura pra dizer indiretamente, que eu devo respeitar, as baboseiras escritas na biblía
Citei um pouco dos 2 ultimos posts do Lagostinha só para não ficar tão enorme do que o post virá a ficar.
Vou tentar colocar uma idéia do que tenho a respeito de Jesus, tirado de uma experiência minha. Sei que provavelmente vai ser difícil 1 usuário que seja aceitar, mas tenho orgulho deste meu pensamento.
Afinal o povo ri dos loucos, porém agente ri deles, talvez rir desta minha idéia pode ter do mesmo peso. Assim como já ri de idéias malucas que podem ser a verdade, a verdade talvez nunca seja comprovada. Como o Ecuador falou, so mudam os tempos e idéias do que é a existência, temos que crer em algo.
Também colocando que não tenho nenhuma religião, acredito na existência de tudo que ja veio a existir, mas claramente que a história foi distorcida para ser desfrutada por poucos, o diabo é o sentimento ganância.

Hoje em dia temos o cristianismo, o indianismo, o islamismo etc. Todas as religiões convivem juntas tentando expor de quem é a verdade. Porém antes disso, as épocas eram divididas por religiões, duas idéias não poderiam conviver juntas, o homem era muito limitado, sendo que até hoje é para aceitar muita coisa.
Todas as grandes religiões A.C. tiveram seu Messias para aclamar a justiça na terra, estou citando apenas algumas:
Messias: Inb Turmat - Islamismo / Época Séc. 12 A.C.
Messias: Sidarta Gautama - Budismo / Época Séc 6 e 5 A.C.
Messias: Krishna - Hinduísmo / Época 5 A.C.
Messias: Simão Bar Kokhba - Judaísmo / Século 2
Messias: Jesus - Cristianismo - Século 1​

Jesus era Judeu, nascido em Belém na judéia, porém ele não receitou judaísmo a ninguém, porque religião não possui peso algum que possa redimir o homem de seus pecados. Seus pensamentos e milagres eram muito avançados para o entendimento do povo naquela época. Confundem Jesus com religião, a igreja católica só apareceu 313 anos depois, tiveram 3 séculos para compreender os seus ensinamentos e escrever no novo testamento o que apenas lhe fosse conviniente, para criar o inferno, o pecado e o diabo.​

Jesus veio para quebrar isso e unir todos os povos, ele que nos ensinou as leis do universo, ele meditava, entrava em harmonia
com o Todo, tinha o desapego, o amor. A tirania e ignorância dominava naquela época. Seu pensamento era além até do que podemos crer hoje, afinal ficamos nos quebrando para saber de quem é a verdade, somos tolos, como que ele poderia amar só os que tivessem religião? Veja na física quântica a lei da atração, o poder de cura da transe do evangélico, pedem para o universo, o gênio, anjo, ou seja lá oque e são atendidos. Por mais que os evangelicos são limitados no pensamento, eles crescem a cada dia pois o que Jesus falou funciona. Tudo da na mesma é a mesma coisa, manifestada em várias formas. Não existe 1 forma única de se chegar ao Eu, se tudo foi pensado é porque já existiu ou vem a existir. Nós temos Deus em cada 1, temos a cura, o poder da mente, nós somos a energia transformada em matéria, a energia em mãe terra Gaia, a energia do trovão Zeus, assim como tem o gerente para cuidar de um setor, tem o guardião de cada elemento, não pode ser so mitos ou histórias, acontecimentos. Senão seriamos apenas energia não manifestada, não teria o porque da nossa existência, da nossa matéria, do sentimento. Ele foi nada mais que um mestre para nos ensinar que o universo é energia. Até hoje em dia ainda nos gera duvida da existência de poderes sobrenaturais, com entendimento de que tudo é energia, sabemos que em um futuro próximo vendo tecnologia que temos hoje, não estamos longe de teletransportar a matéria ou mesmo andar pela água como ele fez.. Futuramente seremos o próprio computador, para que utilizarmos a máquina, é o Ego, a falta de consiência que ainda nos prende a utilização de todo o poder.​

Ou seja, você ai mesmo que ta metendo pau na igreja, também foi afetado por eles, pela mídia e ditos populares, plantaram uma idéia na tua cabeça que Jesus é religião, você não é flamenguista mais é Corinthiano, não é PMDBista mais é tucano, só muda a camisa. Tanto eu, como você ou qualquer um aqui ainda tem muito o que camelar para nos libertar, para ser intolerável com a idéia do próximo.
A história é obvia que está totalmente distorcida, mas se anularmos todas as histórias e religiões, estaremos anulando nossa própria existência. A igreja tentou colocar toda a poeira debaixo do tapete criando seu mundo, mas sempre existiu alguém para continuar passando a verdade. O universo é a nossa religião, Jesus foi crucificado para nos mostrar isso, o amor pelo próximo, a união, que a verdade somos todos um só. Que o todo é o singular. Se tudo for imaginário, você também é.

Para finalizar, essa é minha idéia, não quero convencer ninguém de nada do que falei aqui, mas a respeito também de Exu, vai em um terreiro que não seja de charlatão e pede para um espírito ou encostado ou baixado num médium te passar informações que apenas você sabe. Melhor que julgar as crenças dos outros é extrair o melhor que cada uma pode oferecer. Se agente aceitar com a nossa consciência e não os que eles querem que agente aceite, seremos muitos maiores do que critica-los.

Pode ser que Jesus realmente nem existiu, mas se todos nós formos Jesus, acaba esse reinado de trevas.

Eu também não vejo motivo para se colocar as religiões e os "messias" no mesmo saco de farinha. Acho que todos esses messias eram apenas xamãs que se tornaram famosos devido a características das sociedades da época, e que serviram de inspiração para sistemas religiosos dogmáticos aproveitadores.

O que eles (os messias/xamãs) me ensinam é apenas auto-conhecimento. É só semântica.

Os ateus absolutistas no fundo são apenas humanos desgarrados de si próprios (humanidade).

Adoro religião, se não fossem pelos dogmas todas são respeitáveis.

Jesus pra mim é uma iconologia, dificilmente é uma pessoa mesmo.

Meu ataque é em cima de religiosos que vem aqui no fórum pra dizer que deus não é compreensível pela mente humana... Mas porra! Se somos todos incapacitados de compreende-lo como pode vir um ou outro já sabendo sobre a natureza e propósito de deus?

O buraco negro no centro da nossa galáxia é uma coisa incompreensível pro ser humano, porque não escrevemos uma biblia dele? Vocês acham que vocês sobrevivem se um dia ele deixar de existir? Porque não divagam sobre o propósito da existência dele no âmbito de suas vidas? Porque não dizem que ele representa a união e a manutenção da vida pois nele e a sua volta se sustenta todo o cosmos que vemos?

O apreço especial por deus ou pelo conceito dele não me diz nada, deus e seu conceito (sim um conceito, não chega nem a ser uma ideia) é tão pequeno pra mim que nem existirá na minha educação futura, é um assunto irrelevante.

O buraco negro no centro da nossa galáxia é uma coisa incompreensível pro ser humano, porque não escrevemos uma biblia dele? Vocês acham que vocês sobrevivem se um dia ele deixar de existir? Porque não divagam sobre o propósito da existência dele no âmbito de suas vidas? Porque não dizem que ele representa a união e a manutenção da vida pois nele e a sua volta se sustenta todo o cosmos que vemos?

Gramática, Lysergic. Não vejo diferença entre encontrar a beleza do amor fluindo do centro da galaxia pelo método cientifico e de encontrar o amor através da vivificação das palavras de Buda ou Jesus. Isso é inerente ao espectro de vida individual, condicionado pelo "equipamento" sensorial de cada um.
A questão, pra mim, está em viver/sentir a experiência numinosa a despeito de entender / racionalizar.

E não precisa ir tão longe para encontrar aspectos misteriosos-incompreensíveis dignos de uma adoração-vivificação genuína: O âmago da natureza atômica é tão misterioso e representativo para nossas vidas quanto o buraco negro da Via-lactea. Até mesmo a inexistência da lua poderia anular a vida na terra. Pequeninas alteraçãoes climáticas, pequeninos eventos caóticos.

Deus é amor, não a palavra-idéia-conceito.

"Buda ou jesus"

Porque você escreve Buda e jesus?

Escreva então "CRISTO".

Ah sim, vc escreve o q quiser... e, SIM, Deus é amor, não a palavra-idéia-conceito.

---
"Meu ataque é em cima de religiosos que vem aqui no fórum pra dizer que deus não é compreensível pela mente humana... Mas porra! Se somos todos incapacitados de compreende-lo como pode vir um ou outro já sabendo sobre a natureza e propósito de DEUS?"
:D:D:D

Ixi... Fiz um comparativo pra ilustrar a aberração e as ferinhas pró-constructo me arranharam os dedões.

Tá loco heim!

Ixi... Fiz um comparativo pra ilustrar a aberração e as ferinhas pró-constructo me arranharam os dedões.

Tá loco heim!
Hã? Não entendi. O que você quer dizer com pró-constructo?

Eu não digo nada além do que eu mesmo tenho vivido. Não tem nada de abstração ou modelo mental ilustrativo. É só aquilo ali mesmo.

Você pegou pesado quando disse que deus é amor.

Já transcedi faz tempo o conto de fadas do amor.

Sei muito bem que não é só amor.

Deixa eu explicar uma coisa sobre minha pessoa, sou formado em história pela uerj, e mesmo que fosse por qualquer outra universidade estaria respaldado pra afirmar categoricamente que toda sua cronologia está errada, pesquise isso na wikipédia e no google, não acredite em mim simplesmente pesquise, e você verá:

Messias: Inb Turmat - Islamismo / Época Séc. 12 A.C.
Messias: Sidarta Gautama - Budismo / Época Séc 6 e 5 A.C.
Messias: Krishna - Hinduísmo / Época 5 A.C.
Messias: Simão Bar Kokhba - Judaísmo / Século 2
Messias: Jesus - Cristianismo - Século 1

Se você é cristão de qualquer espécie, mesmo que seja Rastafari, você precisa praticar proselitismo religioso ou seja tentar o tempo inteiro convencer de que você possui a unica verdade, outorgada por Deus, se estiver fazendo o contrário ou não fazendo é um pecador pela concepção cristã, veja bem não sou eu que estou dizendo isso.

Vou esclarecer uma coisa aqui pra todo mundo a respeito da figura de jesus cristo na concepção histórica, não houve um jesus cristo, se eu fosse um historiador cristão estaria impossibilitado de afirmar tal coisa do ponto de vista científico-histórico, quando se estuda jesus historicamente falando, é um estudo de literatura, existem poucas fontes não canônicas, e logo creditáveis históricamente, que falam de um suposto messias, mas em nenhum momento é correlacionado o nome jesus a esse messias, nessas poucas fontes.

As tentativas pífias da igreja católica de tentar provar a existência de jesus são todas fraudulentas, e o santo sudário esta a prova da memória de todos, pois falhou no teste do carbono 14, ou seja, se houvessem provas concretas e irrefutáveis da existência de cristo porque a igreja iria gastar tubos para comprovar algo que teoricamente é óbvio ? E porque esse debate faria sentido ?

Um autor historiador chamado Marc Bloch um dos fundadores da escola dos annales uma escola de pensadores na área de história que revolucionou o pensamento historiográfico no mundo, quando foi preso pelos nazista resistindo com armas em uma milícia a sua presença na frança, mesmo saindo da sua confortável posição econômica-social, consegui escrever na sela, entre várias torturas que o levaram a morte, um livro chamado "Apologia da História ou O Ofício do Historiador" dedicado a seu filho, em manuscritos com a letra muito apertada sem acesso a livros, para esclarecer maneiras científicas e metodológicas de encarar a história, eu gostaria de presentiar meus companheiro de comunidade com dois trechos do livro que ele fala sobre a questão de jesus e da religiosidade cristã:

"Na história religiosa, o estudo das origens assumiu espontaneamente um lugar preponderante, porque parecia fornecer um criteirio para o próprio valor das religiões. Designadamente da religião Cristã. Bem sei: para algun neocatólicos, entre os quais, de resto, mais de um não absolutamente católico, a moda atual é zombar dessas preocupações de exegeta. "não compreendo sua emoção, declarava Barrés a um padre que perdera a fé. As discussões de um punhado de eruditos em torno de algumas palavras hebraicas, o que tem isso a ver com minha sensibilidade? Basta-me a 'atmosfera das igrejas'." (...) Sem dúvida pode se conceber uma experiência religiosa que nada deve à história. Ao puro deísta, basta uma iluminação interior para crer em Deus. Não para crer no Deus dos cristãos. Pois o cristianismo [, já mencionei isso,] é, por essência, uma religião histórica: Veja Bem, cujos dogmas primordiais se baseiam em acontecimentos. Releiam seu Credo. "Creio em Jesus Cristo... que foi crucificado sob Pôncio Pilatos... e ressucitou dentre os mortos no 3ºdia." Também nesse caso os primórdios da fé são seus fundamentos." (Bloch, 2002,57-58).
E assim continua

(...) A questão, em suma, não é mais saber se Jesus foi crucificado, depois ressuscitado. O que agora se trata de compreender é como é possível que tantos homens ao nosso redor creiam na Crucificação e na Ressurreição. Ora, a fidelidade a uma crença é apenas, com toda evidência, um dos aspectos da vida geral do grupo no qual essa característica se manifesta. Ela se situa no nó onde se misturam um punhado de traços convergentes, seja de estrutura social, seja de mentalidade. Ela coloca, em suma, todo um problema de clima humano. O carvalho nasce da glande. Mas carvalho se torna e permanece apenas ao encontrar condições de ambiente favoráveis, as quais não resultam da embriologia”. (Bloch, 2002, 58).

Pra terminar esse post longo, se é que alguém tá lendo isso até aqui, gostaria de fazer mais uma pontuações:

1- Provar a existência de Jesus historicamente, me parece uma impossibilidade metodológica-científica, pelos motivos já citados, e num paradigma histórico isso nem se constitui como uma necessidade, como um problema por sí.

2- Mesmo que se prove sua existência, partir pra ideia de ressureição, curas, e todas essas coisas não é cabível de um outro ponto de vista que não seja religioso, ou seja, alguém "acha o osso de cristo", provar que ele vôo, andou pelas aguas é impossível, presumindo essa hipótese de probabilidade nula, "achar o osso", a outras não são explicáveis nem comprováveis.

3- Se torna uma fado para os cristão provarem a existência do seu profeta, pelo fato do cristianismo ser uma religião tipicamente histórica, como é o judaísmo e o islamismo.

4- É possível se fazer uma história de jesus não acadêmica isso é legitimo, e vale pra os adeptos do cristianismo, mas sem nenhum e qualquer contorno científico e acadêmico, com pretensões comprobatórias, tendo esses contorno se pode escrever sobre jesus usando o método de analise literária, da mesma maneira que posso analisar Alice, ou Chapeuzinho Vermelho.

5 - Sendo um mero expectador, pra mim jesus, crisna, arjuna, Exú, Zeus, São apensas fantasmas que precisam ser posto dentro do receptor de ectoplasma.

GODBUSTERS NELES RAPAZIADA !!!
VIVA A CIÊNCIA !!!

"Jesus não tem dentes no país dos banguelas."

Você pegou pesado quando disse que deus é amor.

Já transcedi faz tempo o conto de fadas do amor.

Sei muito bem que não é só amor.

Aí sim! Nos fale então sobre o conto de fadas do amor. Dê seu tiro de misericórdia nessa ilusão.
Eu quero sorver cada gota de sangue desse seu coração transcendido. :)

VIVA A CIÊNCIA !!!

A ciência não é substituta da religião, embora haja até uma área comum em que ambas discutem.

Alguns dos anti-religiosos que tentam fazer da ciência seu cavalo de batalha são tão fundamentalistas quanto os mais dogmáticos religiosos.

Back