Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo TKSSS - Testando diversas formas

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS
PROCEDÊNCIA: Seringa de Esporos adquirida online

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
No meu primeiro cultivo eu utilizei a PF Tek tradicional, seguindo todo o procedimento conforme receitado.
Dessa vez pretendo realizar alguns testes, pois fiquei muito curioso pelas demais técnicas que li ao longo dessas ultimas duas semanas aqui no forum.

Inicialmente fiquei interessado em testar o bolo PF Tek em um terrário de PET, assim poderia também contribuir para incentivar outros colegas próximos a mim a iniciar um cultivo mais simples.
Para esse método, inoculei um pote PP5 de 230ml com a receita padrão: Arroz Integral Triturado, Vermiculita e Água. (Vamos chamar de BOLO 1)

Fiz um outro bolo com essa mesma receita em um pote similar, porém maior (BOLO 2). Irei testar a diferença de tempo para colonização e os demais passos (frutificação e flushs).

(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Além desse bolo, fiz outro em um copo de whisky substituindo o arroz por Trigo em grãos ("BOLO" 3).
Sim, eu espero que provavelmente isso não fique em formato de bolo e eu precise fazer um casing ou bulk, mas está dentro dos testes que mencionei que gostaria de fazer.
Acredito que qualquer que seja o resultado será válido para aprendizado, e creio que possa ainda vir algum flush nessa colonização.
OBS: Enquanto escrevia isso pensei: posso até tentar in vitro tbm, quem sabe...

(X) PF TEK ADAPTADA (2V + 1 TRIGO + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

Dando sequência a série de testes, fiz também dois SPAWNs somente com os grãos de Trigo.
Esses spawns pretendo para fazer casing ou bulk.
Ainda estou estudando mais e pensando o que fazer com eles.
Tenho a minha disposição um balde que pretendo utilizar para fazer o bulk com esterco bovino.
Tenho a quentinha que posso fazer casing com vermiculita (ou comprar a fibra de coco, vende aqui do lado).
Tenho também potes de sorvete que posso fazer casing ou bulk dentro de um segundo terrário que contruí.

(X) SPAWN: Grãos de Trigo

Enfim, possibilidades existem várias, enquanto coloniza 100% eu estudo mais um pouco.
Mas pretendo tbm testar a técnica G2G para colonizar mais 2 potes, ao menos.

Peço sugestões dos leitores do forum para contribuir nesse cultivo!
Estarei atualizando a medida que os dias forem passando e trazendo os resultados.
IMG-20200515-WA0292.jpg

Método de preparação e esterilização do substrato:
A esterilização e inoculação foram feitos em dois dias diferentes, pois tenho apenas uma Panela de Pressão de 4,5l e não cabiam todos.
Foram esterilizados inicialmente os 3 copos que continham trigo no substrato: "BOLO" 3 e SPAWN 1 e SPAWN 2, fervendo durante 1:30h e depois 5h com fogo desligado para temperatura baixar a ambiente.
No dia seguinte o mesmo procedimento foi realizado o mesmo procedimento com os Bolos PF TEK: BOLO 1 e BOLO 2


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 16/05/2020
-------------------------------------------------
A inoculação se deu através de Seringa, 3 furos equidistantes com 0,2ml em cada um. Total de 0,6ml por bolo/spawn.

(X) Seringa Multiesporos

Glove Box?
( ) Sim (X) Não

Não tirei fotos do pote inoculado, fiquei com receio de contaminação.


Estado da Colonização em: 20/05/2020


BOLO 1:

IMG-20200520-WA0031.jpg

BOLO 2:
IMG-20200520-WA0030.jpg

"BOLO" 3:
IMG-20200520-WA0032.jpg

SPAWN 1: (O 2 estava bem próximo, acabei não tirando foto)
IMG-20200520-WA0029.jpg


Estado da Colonização em: 30/05/2020

BOLO 1 e 2

O BOLO 1 está espalhando bem fininho, enquanto o BOLO 2 está sendo espalhado aparentemente mais concentrado.
Creio que o BOLO 2 demore mais para colonizar 100% pois possui o dobro de volume. Não acredito que seja vantagem trabalhar com esse volume grande, mas era o pote que eu tinha disponível e queria fazer o teste. Quando tiver os frutos veremos o rendimento. (espero que não contamine -rsrs)
WhatsApp Image 2020-05-25 at 22.35.10.jpegWhatsApp Image 2020-05-25 at 22.35.24.jpeg
"BOLO" 3
WhatsApp Image 2020-05-25 at 22.34.53.jpeg

SPAWN 1 e 2

Tentei tirar a foto do SPAWN 1 somente da parte ainda não colonizada, uma vez que todo o restante dela já está.
No SPAWN 2 tentei tirar uma foto mais próxima para mostrar a "textura" das hifas e do micélio.
WhatsApp Image 2020-05-25 at 22.34.11.jpegWhatsApp Image 2020-05-25 at 22.34.35.jpeg

Estado da Colonização em: 30/05/2020


Substrato colonizado em: XX/06/2020


Dunk iniciado em: XX/06/2020



Procederei com o Roll em vermiculita mais fina, esterilizada em 3 sessões de 5min no microondas.
(Se tiverem outra sugestão, eu aceito)

-------------------------------------------------
TERRÁRIO: Data XX/06/2020
-------------------------------------------------
O terrário foi constituído por uma caixa organizadora de 29L, alguns furos nas laterais com micropore, lâmina de água e argila expandida.

Essa caixa estava quebrada em alguns pontos, acabei efetuando reparos com sacola plástica e cola quente. Depois dos testes com água ao fundo, não estava vazando.
Tentando evitar aumentar mais ainda a chance de contaminação, será realizada a limpeza com água sanitária, água quente, lysoform e alcool 70 (4 limpezas diferentes).
Mas tenho ciência que pode haver contaminação devido aos reparos efetuados.

IMG-20200521-WA0160.jpg

Além do Terrário 29L, pretendo também fazer um terrário de PET para o BOLO 1 ou "BOLO" 3
(Insiro a foto quando tiver mais próximo)


O BOLO 2 irá para o meu outro terrário que já se encontra com 3 bolos aguardando pinagem.
Esse terrário possui adicionalmente bomba de aquário e higrômetro:

IMG-20200519-WA0071.jpg No aniversário dos 3 bolos anteriores mencionados (19/05/2020)
IMG-20200521-WA0192.jpg 2 dias depois (21/05/2020)
(Me indicaram diminuir um pouco a umidade e aumentar a troca gasosa, me confirmem por favor)


Pretendo fazer um Bulk no Balde com o SPAWN 1

IMG-20200521-WA0169.jpg

Aberto a possibilidade de um Casing na Quentinha ("BOLO 3") ou Pote de Sorvete (SPAWN 2) para Casing ou Bulk
(Insiro a foto quando tiver mais próximo)


Data: XX/06/2020




---------------------
FRUTIFICAÇÃO: (Ainda no aguardo)
---------------------
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Temperatura do Terrário ________ °c
Umidade ________

Flush Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
(Descrever detalhes, e inserir fotos)

3° Flush
Data do surgimento do PIN: ___ / ___ / ____
Data da colheita ___ / ___ / ____
Rendimento:________________________
Procedimento após colheita:
 

Anexos

  • IMG-20200520-WA0030.jpg
    IMG-20200520-WA0030.jpg
    31.4 KB · Visualizações: 5
  • IMG-20200520-WA0030.jpg
    IMG-20200520-WA0030.jpg
    31.4 KB · Visualizações: 5
Última edição:
Dia 15/06 -

Fiquei receoso da garrafa pet de 2L ser muito pequena para esse bolo, tinha um pin nascendo na lateral e outros próximo a parte de baixo.
Então decidi remover ele da garrafa e para minha surpresa estava com MUUUUUUITOS nessa parte que seria o selo de vermiculita.
Os cogumelos já estavam amassados por estarem sobre a argila expandida.
Pensei em colocá-lo no terrário, mas como tem vários nessa parte ai, vou manter nessa garrafa pet para ver o que acontecerá.

WhatsApp Image 2020-06-15 at 14.52.19.jpeg

Enquanto isso, surgem os primeiros pins nos bolos de 500ml e de copo de whisky (trigo e vermiculita).
Aproveitei e aniversariei o casing. Não sabia se era o momento ideal, não tive respostas no comentário anterior, achei que já tava bom, afinal tem uma semana que estavam "recolonizando".

WhatsApp Image 2020-06-15 at 14.52.35.jpeg
 
Valeu, cara! Era o que eu estava precisando ler. 🍄
Fala Xaixoi, eu fiz essa semana um casing a partir de um bolo PF Tek e deu super certo! estão nascendo uns cogus lindos, e bastante

Dia 13/06:
Surge o primeiro pin no terrário PET.
Uma pena que aparentemente ele está apontado para baixo, bem na direção da argila expandida.
Mas vamos ver o que vai acontecer.

Gostei MUITO mesmo do terrário PET, deixei a tampa levemente enroscada para manter a troca gasosa.
Embora eu tenha lido que não é necessário ventilar, eu aperto a garrafa umas 3x ao dia para ajudar, não é algo que tá me trazendo um trabalho adicional durante o dia, já que eu paro ao lado para observar.
Mas gostaria muito de ver se realmente não fazer isso não causaria impacto no crescimento.
Fico feliz que você gostou cara, eu não utilizo mais, rs, tive experiencias insatisfatórias com ele

vou manter nessa garrafa pet para ver o que acontecerá.
Eu botaria no terrário, rs

Além desses, tem também o meu casing com pó de fibra de coco no pote de sorvete (1l):
Eu nunca fiz casing, e não sei qual é o momento ideal de levar ao terrário.
Se alguem puder me dizer como prosseguir, eu agradeço.

Cara, os meus ficaram 1 semana e estavam com esse aspecto quando botei pra aniversáriar
,.jpg
acredito que os teus falta mais uns dias. passaram 5 certo?
pro bulk é bem pouco, a média pelo que vi por ai são 10 dias pra colonizar

Parabéns pelo cultivo, muito show, estou acompanhando!
 
Última edição:
Fala Xaixoi, eu fiz essa semana um casing a partir de um bolo PF Tek e deu super certo! estão nascendo uns cogus lindos, e bastante


Fico feliz que você gostou cara, eu não utilizo mais, rs, tive experiencias insatisfatórias com ele


Eu botaria no terrário, rs



Cara, os meus ficaram 1 semana e estavam com esse aspecto quando botei pra aniversáriar
View attachment 114385
acredito que os teus falta mais uns dias. passaram 5 certo?
pro bulk é bem pouco, a média pelo que vi por ai são 10 dias pra colonizar

Parabéns pelo cultivo, muito show, estou acompanhando!

Entendi! Que bom que rolou.

Valeu pela resposta, mano!
 

Então... eu tinha pensando em botar no terrário por causa do espaço pequeno na garrafa de 2L, cheguei até a botar.
Mas no mesmo dia eu botei de volta na garrafa.

Pensei comigo: o propósito desse cultivo é testar mesmo. Se der menos produção, beleza, é o resultado encontrado e logo testarei com a garrafa de 3L. Se der bom, ótimo tbm.
A minha ideia é conseguir mostrar para alguns amigos pessoais que dá pra cultivar com pouco espaço e recurso, então segui com eles.
Além disso, já tenho quantidade de cogumelo mais que suficiente para muitos meses de consumo próprio, então tá tudo de boas!

Tentei tirar uma melhor foto, mas não consegui um ângulo que mostrasse a real distribuição dos cogumelos -rsrs
Provavelmente amanhã retiro o primeiro Flush.

WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.39.46.jpeg

acredito que os teus falta mais uns dias. passaram 5 certo?
pro bulk é bem pouco, a média pelo que vi por ai são 10 dias pra colonizar

Parabéns pelo cultivo, muito show, estou acompanhando!

Então... dando seguimento ao meu relato, o casing no porte de sorvete parece que pegou alguma contaminação, não tirei foto.
Parecia o início de Trichoderma, tava ficando um pouco esverdeado com várias bolinhas pequenas.
O micélio estava muito rizomórfico, aquilo certamente era contaminação.
Fiquei bem triste, mas sabia que poderia ser possivel ter a contaminação, uma vez que o microondas pifou no meio do processo de "esterilização".
Essa contaminação só veio aparecer depois que comecei a borrifar água, tou com receio que possa tbm ter vindo dela.
Fiquei com bastante medo de contaminar meus outros bolos no terrário, então fiz questão de tirar logo de lá e pensar no que fazer.
Tirei logo a parte claramente contaminada e pensei: Será que ainda dá pra fazer algo com isso?

Uma parte que estava bem rizomorfica eu tirei tipo uma fatia de bolo e deixei exposta ao ambiente mesmo, só pra descobrir o que vai acontecer.
WhatsApp Image 2020-06-18 at 17.38.27.jpeg

O restante eu coloquei no potinho de planta e cobri com humus de minhoca.
Aceito sugestões do amigo @ExPoro se devo misturar o substrato ao spawn ou somente deixar como uma camada de "casing" superficial.
WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.40.34.jpeg

Após as borrifadas com água no bulk no balde, apareceram uns pontinhos brancos tbm.
Já estou suspeitando de contaminação. Vou deixar mais alguns dias para ver.
Nesse caso, o processo de "esterilização" tbm foi interrompido pelo microondas queimar, e também só apareceu esses pontos após borrifar água.

WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.40.19.jpeg

Os bolos PF TEK estão ótimos no terrário!
O bolo de 530ml está produzindo bastante já, enquanto o do copo de whisky com trigo está mais tímido.

WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.38.50.jpeg

Em breve trago mais novidades, e espero que sejam boas.
Sigo descontente com o casing/bulk pelo risco adicional de contaminação e ser mais trabalhoso.
Queria muito que tivesse dado certo para eu ver o rendimento.
Em outro cultivo tento novamente utilizando as técnicas corretas de esterilização e pasteurização.
 
A minha ideia é conseguir mostrar para alguns amigos pessoais que dá pra cultivar com pouco espaço e recurso, então segui com eles.
Entendo, eu já utilizei dele umas 3x mas cheguei a conclusão de que mesmo com o beneficio do pouco espaço e recurso não compensam, se você usar um pote um pouco maior, reutilizável tbm, tipo de sorvete, já acho mais espaçoso kk, fácil de manusear e tals.

Essa contaminação só veio aparecer depois que comecei a borrifar água
Cara, uma duvida, por que você está borrifando água nos seus bolos em colonização?
Após as borrifadas com água no bulk no balde, apareceram uns pontinhos brancos tbm.
Você já está se respondendo, não é pra abrir eles 😅, borrifar água, ventilar, nada. casing, bulk, são a adição de substrato pasteurizado/esterelizado, se você ta abrindo pra borrifar água, você ta deixar eles em contato com o ar que está cheio de contaminantes, no processo de pasteurização/esterilização, os substratos já devem estar devidamente hidratados para você não ter que adcionar água depois....

um bolo totalmente colonizado é outro papo, como ja diz, totalmente colonizado, então as chances de algo contaminar ali são bem mais baixas, salve alguns como cobweb. por isso podemos abrir, ventilar, molhar, mexer
 
Você já está se respondendo, não é pra abrir eles 😅, borrifar água, ventilar, nada. casing, bulk, são a adição de substrato pasteurizado/esterelizado, se você ta abrindo pra borrifar água, você ta deixar eles em contato com o ar que está cheio de contaminantes, no processo de pasteurização/esterilização, os substratos já devem estar devidamente hidratados para você não ter que adcionar água depois....

um bolo totalmente colonizado é outro papo, como ja diz, totalmente colonizado, então as chances de algo contaminar ali são bem mais baixas, salve alguns como cobweb. por isso podemos abrir, ventilar, molhar, mexer

Então... como já tinha 7 dias eu achei que já estava colonizado, por inexperiência mesmo.
Inclusive tinha feito a pergunta aqui no forum e ficou 2 dias sem resposta, ai tomei a atitude de levar ao terrário e borrifar.

Agradeço muito sua dica e o próximo que eu tentar eu deixarei mais tempo na colonização do casing e verei o resultado :love:
Além disso, provavelmente tentarei o casing somente com vermiculita.
 
Dia 19/06: Colheita parcial do 1º Flush

Então... Diversas formas de cultivo estão sendo testadas aqui.
Infelizmente parece que não terei sucesso no casing/bulk, mas os bolos PF TEK estão indo muito bem:

Meu bolo de 530ml está muito bonito. Entretanto alguns cogumelos cresceram muito mais que os demais por pinar mais cedo.
Então decidi colher só os maiores e deixar os menores para ver se eles vão crescer mais um pouquinho.
Com a pequena experiencia que tive com o cultivo anterior, os demais não costumam crescer mais, e logo abrem o chapeu nesse mesmo tamanho.
Então tou fazendo mais um teste para checar isso.
WhatsApp Image 2020-06-19 at 10.05.12.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.06.43.jpeg

Além disso, esse bolo maior está ficando azulado, normalmente indica falta de troca gasosa.
Estou abanando o terrário na mesma frequencia que costumo com bolos menores.
Pode ser que o bolo maior acabe exigindo mais. Terei a confirmação disso nos próximos flush.

Esse foi o resultado da colheita parcial: 7 cogumelos "grandes" (em comparação com o cultivo anterior), dando um total de 28,6g frescos.
A média para bolos de 230ml estava sendo entre 15-20g, como ainda tem aqueles outros que não foram colhidos, estimo que pode se aproximar dos 40g no total.
Estou bem contente mesmo.

WhatsApp Image 2020-06-19 at 10.07.49.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.09.57.jpeg


Em seguida efetuei a colheita do bolo de 230ml que foi para garrafa pet 2l.
Colhi todos que estavam crescidos, deu um total de 8 cogumelos médios (em comparação com o cultivo anterior), totalizando 20,9g frescos.
Como mencionado, tá dentro da mesma média de produtividade do cultivo feito no terrário com bomba de aquário.
Então vale muito a pena para quem quer ocupar menos espaço ou ter menos gastos.

WhatsApp Image 2020-06-19 at 10.11.33.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.17.09.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.17.45.jpeg

Ao observar o lado contrário, percebi muitos PINs, então decidi não retirá-los para fazer o dunk imediato.
Optei por colocá-lo no terrário junto com os outros bolos, ao menos por 1-2 dias para ver se irão crescer ou ficarão estagnados.
Esse será também um teste para verificar se há chance de crescerem após a colheita ou se devo realmente proceder com o dunk imediato. Isso complementa o mesmo teste que estou fazendo com o outro bolo.

WhatsApp Image 2020-06-19 at 10.13.57.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.14.51.jpeg


Dessa maneira tive um rendimento parcial do 1º flush de 2 bolos de 49,5g. Estou muito contente mesmo.
Abaixo segue imagem do total indo para o tunel de vento efetuar a secagem.

WhatsApp Image 2020-06-19 at 10.19.15.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.19.44.jpeg

Adicionalmente trago para vocês uma situação que percebi.
Nos tutoriais com garrafa pet recomendam utilizar garrafas de 3L, mas como eu não tinha utilizei de 2L mesmo.
Embora não seja o ideal, ainda assim tive um produtividade compatível com o esperado, então se não tiver a de 3L, pode utilizar a de 2L que vai te salvar.
Pretendo utilizar uma de 3L para identificar possível diferença.

Meu maior problema com a garrafa de 2L acredito ter sido que o bolo de 230ml ficou quase do mesmo tamanho que a garrafa, sendo assim seria quase impossível crescer cogumelos nas laterais do bolo (e não cresceram mesmo).
Além disso, os PINs se concentraram sempre na parte que tava em contato com a argila expandida, não sei se por causa da umidade maior nessa área.

Tive dificuldade também para inserir o bolo na garrafa, uma vez que era quase da mesma largura, não tinha apoio para segurar ele e descer com cuidado até o fundo.
Dessa maneira pensei em fazer um novo corte na garrafa, mais próximo da altura que ficará o bolo para facilitar esse manuseio.
Farei esse teste provavelmente no 2º flush desse mesmo bolo.

Além disso, ainda irei testar também um bolo feito em pote de requeijão cremoso na garrafa de 2L.
Provavelmente pela diferença no formato do bolo (mais comprido e com menor diâmetro) possa ser melhor para manusear, etc.

WhatsApp Image 2020-06-19 at 10.18.35.jpegWhatsApp Image 2020-06-19 at 10.51.47.jpeg

Em breve trago mais novidades!
 
Dia 28/06 - Colheita do 2º Flush

Assim como no meu primeiro cultivo, esse segundo flush veio maior.
Optei por deixar abrir os chapeus para eu retirar alguns carimbos, uma vez que fiz algumas doações semana passada.

O Bolo de 500ml deu 62g de cogumelos, enquanto o Bolo do copo de whisky com PF TEK adaptado utilizando trigo deu 17.6g, similar ao que costumo ter utilizando a técnica padrão.

Ambos já foram para o dunk e em breve farei o roll de vermiculita e devolverei ao terrário.
O Bolo que estava na garrafa pet está nesse mesmo terrário, eu já tinha feito um segundo flush com ele sem fazer dunk e tive rendimento similar.

O Casing de fibra de coco e Bulk no balde não deram certo, acho que não deixei colonizar o suficiente e umidifiquei, fazendo com que aparecesse contaminação.
(além de não ter feito o processo de pausterização, nem esterilização completa por causa da queima do microondas).
Dessa forma não voltarei a mencionar eles nesse diário.


WhatsApp Image 2020-06-28 at 10.31.09.jpegWhatsApp Image 2020-06-28 at 10.41.10.jpeg
 
Estão bonitos mano, achei um ótimo rendimento também! Parabéns! 😁
Eu acho que o tutorial ensina com garrafa de 3l somente por ser maior mesmo, mais fácil de manusear, um dos motivos de que eu não gostei de usar a pet (2L) foi isso, muito apertado, na teoria funciona com qualquer coisa que tenha um formato parecido, baldes, sacos, potes, etc
 
Dia 04/07 - Colheita do 3º Flush


Novamente o bolo de 530ml rendeu cerca de 60g, estou bem satisfeito com isso. Na média tá sendo superior aos meus bolos de 230ml.

WhatsApp Image 2020-07-04 at 23.04.52.jpegWhatsApp Image 2020-07-04 at 23.08.39.jpeg

O bolo no copo de whisky com grão de trigo rendeu também acima da média, 24,8g e certamente tem menos de 230ml nele.
Esses ficaram bem bonitos!

WhatsApp Image 2020-07-04 at 23.05.07.jpegWhatsApp Image 2020-07-04 at 23.11.34.jpeg

O Bolo que estava anteriormente na garrafa PET continua no terrário junto com eles, mas está com o desenvolvimento mais lento.
Acredito que por eu ter feitos alguns testes com ele, mudança de local, deixar mais tempo sem fazer dunk, etc, pode ter estressado.
Mas sigo acompanhando e assim que ele der o 3º flush eu atualizo esse post.


@Edit

O Bolo que inicialmente estava na pet deu cerca de 27g. Uma maravilha -hehe
Me surpreendeu.
WhatsApp Image 2020-07-07 at 10.11.10.jpeg


Total do 3º flush: 112,2g
 
Última edição:
Dia 15/07 - Colheita do 4º Flush.

Então amigos... acabei viajando no final de semana e atrasei de colher os cogumelos desse flush.
Quando cheguei em casa já tinham esporulado e estavam em contato com o fundo da caixa (na água), dessa maneira muitos cogumelos estavam encharcados e optei por descartar, enquanto outros estavam aparentemente intactos.

Com o descarte, tive cerca de 45g frescos aproveitáveis, o que ainda considero ótimo. hehe.
Infelizmente dois bolos estavam contaminados com trichoderma, dessa forma descartei e coloquei o bolo restante (que inicialmente estava na garrafa pet) num dunk de 24h.

Aguardar o 5º flush desse bolinho restante e providenciar iniciar meu 4º cultivo, já que o 3º deu contaminação geral por conta da seringa.
 
Back
Top