Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo South American - PFTek Clássica e com arroz inteiro

Diário de cultivo completo.
Strain: South American
Técnica: PFTek Padrão e com arroz inteiro
Substrato: um bolo 1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral e outro bolo com arroz integral inteiro no "olhômetro".
Inoculação: seringa - 20/04/2015


Então, no meu primeiro cultivo, depois de todos os problemas que tive na hora de inocular, quando eu fiz a seringa acabei colocando muita água no copinho e misturei um pouco do carimbo, assim que sobrou bastante e eu enchi 2 seringas com o que sobrou da água com esporos. Eu as guardei em uma caixa com minhas outras coisa de cultivo, depois de limpas com álcool, agulhas flambadas e colocadas num saquinho, sem muito cuidado com temperatura. Uma seringa contaminou (a que eu tinha comprado e tava com a agulha errada no outro cultivo, estava com umas coisas bizarras dentro) e a outra (a nova que eu abri no momento de fazer a inoculação da outra vez) parecia OK com alguns esporos germinados dentro.

A contaminada eu descartei e resolvi tentar a outra.

Na hora em que estava preparando os potes percebi que minha mulher havia feito arroz integral e que tinha sobrado um pouco de arroz lavado (não cozido) dentro do escorredor. Pra não jogar fora, coloquei dentro de uma vasilha e adicionei água fervendo pra hidratar... deixei algumas horas (não mais que 2) e repeti o processo. Quando escorri da segunda vez vi que o arroz estava como se estivesse cozido... esperei esfriar e preparei os bolos.

O primeiro foi o PFTek Clássico (com água mineral de garrafa), num pote grande de mais ou menos 500 ml. Para o segundo eu peguei o arroz bem escorrido, adicionei um pouco de farelo de arroz que envolveu os grãos e adicionei mais um pouco de vermiculita e um pouquinho de água mineral até pegar o "ponto". Tampei os dois com 2 camadas de alumínio e foi pra PP por pouco mais de uma hora. Esperei mais ou menos 3 horas pra esfriar, ambos foram pra Glovebox. Coloquei lá os bolos, a seringa (cuja agulha eu já havia flambado e envolvido em um papel toalha com álcool) e um papel embebido em álcool e passei o desinfetante e deixei por uns 20 min pra depois começar os trabalhos.
Inoculação feita com 4 furos nas laterais dos 4 potes e foi pra cima da geladeira pra incubar.

Depois de 4 dias já deu pra perceber um pouco de micélio no copo com arroz inteiro, o outro nada.

Agora, quase 10 dias depois da inoculação, o pote com arroz inteiro parece estar se desenvolvendo bem as o outro tá mais parado que olho de vidro.

Não sei se não mexi bem a seringa, ou se secou demais... enfim, vou esperar mais um pouco e ver no que dá.

Se não vingar estou cogitando re-esterelizar o susbtrato do pote de PF Clássica pq tá tão bonito que dá pena de descartar, heheh.

Segue as fotos dos dois bolos:

Esqueci de comentar que o fato do pote colonizado ter mostrado micelio somente em um lado me dá mais um indicativo de que o problema deve ter sido eu não mexer direito a seringa antes de inocular.
 

Anexos

  • pftek colonizando.JPG
    pftek colonizando.JPG
    116.9 KB · Visualizações: 90
  • pftek parado.JPG
    pftek parado.JPG
    126.1 KB · Visualizações: 83
  • pftek1.JPG
    pftek1.JPG
    122.7 KB · Visualizações: 84
  • pftek2.JPG
    pftek2.JPG
    119.6 KB · Visualizações: 85
Última edição por um moderador:
Terceiro flush foi colhido ontem à noite.

Uma coisa interessante que percebi foi relacionado ao crescimento dos frutos em relação à luz.
Não tirei foto da posição da lampada, mas olhando esta aqui dá pra ver que a fonte de luz vem de um dos lados do terrário, não diretamente do meio, vejam pela sombra no terrário nessa foto:
https://teonanacatl.org/attachments/foto-3-jpg.81899/

Isso faz com que um lado tenha uma sombra e no outro pegue mais luz.

Enfim, o que eu percebi foi que desta vez uns pins sairam do lado onde tinha sombra e com isso cresceram bem rentes ao bolo, como que procurando a luz. Os do outro lado, por sua vez, cresceram se afastando do bolo, como que para fugir da sombra do próprio bolo.

Outra coisa interessante que eu notei é que teve mais um cogumelo deformado e ele parece ter saido da mesma área de onde sairam os siameses deformados do primeiro flush, o que me fez pensar se isso é um sinal de que talvez o que influencie na mutação seja um esporo "mutante" que germinou mas que influencia não todo o micélio e sim a área por onde se espraiou.

Enfim, divagações a parte, seguem as fotos:
 

Anexos

  • foto 9.JPG
    foto 9.JPG
    100.3 KB · Visualizações: 53
  • foto 11.JPG
    foto 11.JPG
    119 KB · Visualizações: 52
  • foto 12.JPG
    foto 12.JPG
    116.4 KB · Visualizações: 45
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    104.8 KB · Visualizações: 51
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    111.4 KB · Visualizações: 47
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    119.6 KB · Visualizações: 53
  • foto 6.JPG
    foto 6.JPG
    101.3 KB · Visualizações: 52
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    108.8 KB · Visualizações: 53
  • foto 7.JPG
    foto 7.JPG
    112.9 KB · Visualizações: 54
Buenas!
Então, já veio o quarto flush!
A temperatura subiu bem aqui e dentro do terrário ficou constante entre 21 e 23,5 graus. A diferença da velocidade de crescimento dos frutos foi notável e a colheita veio 5 dias depois do ultimo flush.

Na real teve um dos cogumelos que eu tive que descartar pois ele abriu o chapéu bem antes dos demais e quando fui retirá-lo ele tava com uma cor e aspecto estranhos, com uma penugem diferente ao redor. Deveria ter tirado foto, mas enfim, aproveitei e cortei com um bisturi esterelizado a parte ao redor desse fruto por via das dúvidas.

Como vocês podem ver nas fotos, esse flush foi meio estranho pois a frutificação aconteceu com tempos bem diferentes em áreas distintas do bolo. Normalmente eu tiro tudo, mas como os pins estavam muito bonitos eu retirei só os frutos maduros e deixei os demais pins. Acho que a estratégia tá dando certo pq hoje eu olhei e eles já cresceram bem em relação a ontem e estão bem bonitos.

Eu tb resolvi fazer um carimbo desse compridão aí, pra ver se em caso de um cultivo de sucesso alguma dessas características se mantém. Como ia fazer desse acabei fazendo do outro tb que já tava com o chapelão bem aberto e esporulando até por cima.

Segue as fotos
 

Anexos

  • IMG_0011.JPG
    IMG_0011.JPG
    127.1 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0012.JPG
    IMG_0012.JPG
    169.6 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0013.JPG
    IMG_0013.JPG
    83.6 KB · Visualizações: 31
  • IMG_0014.JPG
    IMG_0014.JPG
    87.2 KB · Visualizações: 30
  • IMG_0015.JPG
    IMG_0015.JPG
    87.3 KB · Visualizações: 33
  • IMG_0016.JPG
    IMG_0016.JPG
    94 KB · Visualizações: 31
  • IMG_0017.JPG
    IMG_0017.JPG
    69.2 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0018.JPG
    IMG_0018.JPG
    68.6 KB · Visualizações: 34
  • IMG_0019.JPG
    IMG_0019.JPG
    40.1 KB · Visualizações: 29
  • IMG_0020.JPG
    IMG_0020.JPG
    58.9 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0021.JPG
    IMG_0021.JPG
    95.2 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0022.JPG
    IMG_0022.JPG
    120.7 KB · Visualizações: 30
  • IMG_0023.JPG
    IMG_0023.JPG
    101.4 KB · Visualizações: 27
  • IMG_0024.JPG
    IMG_0024.JPG
    91.7 KB · Visualizações: 31
Quinto Flush já veio!
Deu certo a idéia de deixar os pins que estavam bonitos... veio um cogumelão bonitaço que tb fiz carimbo.
Como nos anteriores, teve um cogumelo que veio deformado. Desta evz não reparei se vinha da mesma região do bolo onde estavam os outros
Tinha um outro que ainda poderia ter deixado mais, mas como tinha que limpar o terrário tb acabei tirando e aproveitei pra fazer um dunk no bolo.

Uma coisa interessante foi que eu coloquei o bolo num pote de plastico transparente com água até a borda e tampei. a água fez um efento de lupa e ficou bem legal pra ver detalhes do bolo, algumas primordias e tals. Recomendo o teste ;)

Hj ele folta pro terrário e pelo que olhei de primordias deve dar mais um flush legal ao menos.

Segue as fotos, esqueci de tirar do bolo no dunk, se eu lembrar eu tiro hj de noite e posto.
 

Anexos

  • IMG_0025.JPG
    IMG_0025.JPG
    61.1 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0026.JPG
    IMG_0026.JPG
    51.6 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0027.JPG
    IMG_0027.JPG
    66.4 KB · Visualizações: 30
  • IMG_0028.JPG
    IMG_0028.JPG
    99.1 KB · Visualizações: 32
  • IMG_0029.JPG
    IMG_0029.JPG
    100.4 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0030.JPG
    IMG_0030.JPG
    47.6 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0031.JPG
    IMG_0031.JPG
    53.3 KB · Visualizações: 27
  • IMG_0032.JPG
    IMG_0032.JPG
    52.3 KB · Visualizações: 25
  • IMG_0033.JPG
    IMG_0033.JPG
    46.8 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0035.JPG
    IMG_0035.JPG
    58.1 KB · Visualizações: 29
  • IMG_0036.JPG
    IMG_0036.JPG
    82.6 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0037.JPG
    IMG_0037.JPG
    87.1 KB · Visualizações: 28
  • IMG_0038.JPG
    IMG_0038.JPG
    37.6 KB · Visualizações: 26
  • IMG_0039.JPG
    IMG_0039.JPG
    21.5 KB · Visualizações: 27
@Faceiro show de bolo seus flush. Só uma curiosidade qual a resolução da sua câmera ou celular? Fiquei impressionado com a qualidade e riqueza de detalhes das fotos. Parabéns continue assim :)
 
Valeu @newtondf!
A resolução é 2816 x 1584. a Camera é uma Cannon powershot G12, é uma camebar bem boa pra quem quer um pouco amais do que uma compacta normal oferece mas tb não quer aquelas reflex que são grandes demais.

A luz não tava das melhores, mas se fotografar com luz natural as fotos ficam muito bonitas.

abs
 
@Faceiro , que pena q não vi esse seu cultivo antes, descartei um bolo grandão porque achei que esse líquido era contaminação :(.
De qualquer forma, parabéns pelo cultivo.
 
@Faceiro , que pena q não vi esse seu cultivo antes, descartei um bolo grandão porque achei que esse líquido era contaminação :(.
De qualquer forma, parabéns pelo cultivo.

Então cara, eu ainda não sei se era contaminação que o micélio superou ou se era só excesso de umidade... quando eu aniversariei não senti nenhum cheiro estranho mas nos primeiros dois flushs o terrario ficava com um cheiro bem estranho que pela descição parecia o que o pessoal comentava de cheiro de contaminação por bactéria..
depois que eu fiz o primeiro dunk não senti mais o cheiro... pra mim ainda é um mistério...

Com este experiência, daqui pra frente, durante a colonização, se tiver micélio eu vou sempre esperar um pouco... se a contaminação não crescer e o micélio sim eu vou deixar os dois "peleando" pra ver quem ganha a briga ;)

abs!
 
Bom pessoal, Sábado colhi o Sexto e último flush.

Foi estranho orque a temperatura subiu muito e como tava calor demais eu fiquei tentando controlar a temperatura com ar condicionado e as vezes uma garrafa de velo enconstada no terrário... demorou pra pinar, aí veio um pin bonitão que abortou no meio do caminho.
Qdo fui retirá-lo vi mais 4 pins, dos quais 2 vingaram e outros 2 abortaram. não sei se foi a variação de temperatura.

Assim que eles cresceram eu os colhi e quando olhei o bolo novamente nao vi sinal de primordias ou algo do tipo, então decidi que era hora de aposentar o bolo.

Cavei um buraco no jardim, coloquei um pouco de grama cortada seca, despedacei o bolo por cima, coloquei um pouco de humus, mais um pouco de grama cortada seca e cobri com terra num local que pega pouca luz e bem umido.

Vamos ver se dá em algo, mas considero este diário fechado.

Próximo passo vai ser tentar um bulk ou casing.


Valeu!
Segue as fotos do ultimo flush.
Tirei poucas e com o cel pq não tive muito tempo.
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    141.8 KB · Visualizações: 20
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    114.7 KB · Visualizações: 17
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    102.1 KB · Visualizações: 22
Back
Top