Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo South American - PFTek Clássica e com arroz inteiro

Diário de cultivo completo.
Strain: South American
Técnica: PFTek Padrão e com arroz inteiro
Substrato: um bolo 1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral e outro bolo com arroz integral inteiro no "olhômetro".
Inoculação: seringa - 20/04/2015


Então, no meu primeiro cultivo, depois de todos os problemas que tive na hora de inocular, quando eu fiz a seringa acabei colocando muita água no copinho e misturei um pouco do carimbo, assim que sobrou bastante e eu enchi 2 seringas com o que sobrou da água com esporos. Eu as guardei em uma caixa com minhas outras coisa de cultivo, depois de limpas com álcool, agulhas flambadas e colocadas num saquinho, sem muito cuidado com temperatura. Uma seringa contaminou (a que eu tinha comprado e tava com a agulha errada no outro cultivo, estava com umas coisas bizarras dentro) e a outra (a nova que eu abri no momento de fazer a inoculação da outra vez) parecia OK com alguns esporos germinados dentro.

A contaminada eu descartei e resolvi tentar a outra.

Na hora em que estava preparando os potes percebi que minha mulher havia feito arroz integral e que tinha sobrado um pouco de arroz lavado (não cozido) dentro do escorredor. Pra não jogar fora, coloquei dentro de uma vasilha e adicionei água fervendo pra hidratar... deixei algumas horas (não mais que 2) e repeti o processo. Quando escorri da segunda vez vi que o arroz estava como se estivesse cozido... esperei esfriar e preparei os bolos.

O primeiro foi o PFTek Clássico (com água mineral de garrafa), num pote grande de mais ou menos 500 ml. Para o segundo eu peguei o arroz bem escorrido, adicionei um pouco de farelo de arroz que envolveu os grãos e adicionei mais um pouco de vermiculita e um pouquinho de água mineral até pegar o "ponto". Tampei os dois com 2 camadas de alumínio e foi pra PP por pouco mais de uma hora. Esperei mais ou menos 3 horas pra esfriar, ambos foram pra Glovebox. Coloquei lá os bolos, a seringa (cuja agulha eu já havia flambado e envolvido em um papel toalha com álcool) e um papel embebido em álcool e passei o desinfetante e deixei por uns 20 min pra depois começar os trabalhos.
Inoculação feita com 4 furos nas laterais dos 4 potes e foi pra cima da geladeira pra incubar.

Depois de 4 dias já deu pra perceber um pouco de micélio no copo com arroz inteiro, o outro nada.

Agora, quase 10 dias depois da inoculação, o pote com arroz inteiro parece estar se desenvolvendo bem as o outro tá mais parado que olho de vidro.

Não sei se não mexi bem a seringa, ou se secou demais... enfim, vou esperar mais um pouco e ver no que dá.

Se não vingar estou cogitando re-esterelizar o susbtrato do pote de PF Clássica pq tá tão bonito que dá pena de descartar, heheh.

Segue as fotos dos dois bolos:

Esqueci de comentar que o fato do pote colonizado ter mostrado micelio somente em um lado me dá mais um indicativo de que o problema deve ter sido eu não mexer direito a seringa antes de inocular.
 

Anexos

  • pftek colonizando.JPG
    pftek colonizando.JPG
    116.9 KB · Visualizações: 90
  • pftek parado.JPG
    pftek parado.JPG
    126.1 KB · Visualizações: 83
  • pftek1.JPG
    pftek1.JPG
    122.7 KB · Visualizações: 84
  • pftek2.JPG
    pftek2.JPG
    119.6 KB · Visualizações: 85
Última edição por um moderador:
bom pessoal, 2 semanas depois, o micélio do copo com grãos inteiros está se desenvolvendo muito bem...
o outro copo mostrou sinais de micélio :D acho que a agulha era pequena e como foi o final da seringa a água nao chegou totalmente no substrato... enfim, vamos dar tempo ao tempo...

segue as fotos, as duas ultimas são do bolo com a farinha, as demais com o arroz inteiro:
 

Anexos

  • IMG_4330.JPG
    IMG_4330.JPG
    89 KB · Visualizações: 65
  • IMG_4331.JPG
    IMG_4331.JPG
    82.2 KB · Visualizações: 60
  • IMG_4332.JPG
    IMG_4332.JPG
    120.1 KB · Visualizações: 62
  • IMG_4333.JPG
    IMG_4333.JPG
    118.6 KB · Visualizações: 61
  • IMG_4334.JPG
    IMG_4334.JPG
    138.5 KB · Visualizações: 61
  • IMG_4335.JPG
    IMG_4335.JPG
    120.6 KB · Visualizações: 60
  • IMG_4337.JPG
    IMG_4337.JPG
    125.8 KB · Visualizações: 60
Será que é pq o arroz inteiro foi para o pote quase cozido? Tipo bem inchado e fácil dos esporos se alimentar deles?
Eu pensava que com o arroz triturado era melhor, sem bem que pensei também que a pressão da panela e a umidade dentro dela faria o mesmo efeito, bom sei lá, só observações rs.
Mas curti, estou louco para ver meus vidros assim, branquinhos :)
 
Será que é pq o arroz inteiro foi para o pote quase cozido? Tipo bem inchado e fácil dos esporos se alimentar deles?
Eu pensava que com o arroz triturado era melhor, sem bem que pensei também que a pressão da panela e a umidade dentro dela faria o mesmo efeito, bom sei lá, só observações rs.
Mas curti, estou louco para ver meus vidros assim, branquinhos :)

Cara, tb não sei, mas como eu coloquei agua fervente duas vezes ao menos um pouco eu acho que cozinhou... e eu acho que o pouco de farelo que eu coloquei absovei a agua e não deixou o grão ficar empapado demais.

Eu sei que o grão inteiro é mais fácil de contaminar se não hidratar bem pois os contaminantes podem ficar "protegidos" das altas temperaturas dentro dos grãos... acho que no meu caso o fato de ele estar bem hidratado deve ter contribuido mais pra esterelizar, mas daí pra facilitar a chegada do micélio já é outra história.

De todas,e u acredito mais ainda no fator quantidade de líquido da seringa e onde o líquido chegou como fator mais determinante. No outro copo dá pra ver 3 pontos de micélio muito bem desenvolvidos e no outro é só um que parece começar do ponto onde o selo de vermiculita termina.

E sim, realmente, ver o micélio crescendo é muito legal!
 
Cara, tb não sei, mas como eu coloquei agua fervente duas vezes ao menos um pouco eu acho que cozinhou... e eu acho que o pouco de farelo que eu coloquei absovei a agua e não deixou o grão ficar empapado demais.

Eu sei que o grão inteiro é mais fácil de contaminar se não hidratar bem pois os contaminantes podem ficar "protegidos" das altas temperaturas dentro dos grãos... acho que no meu caso o fato de ele estar bem hidratado deve ter contribuido mais pra esterelizar, mas daí pra facilitar a chegada do micélio já é outra história.

De todas,e u acredito mais ainda no fator quantidade de líquido da seringa e onde o líquido chegou como fator mais determinante. No outro copo dá pra ver 3 pontos de micélio muito bem desenvolvidos e no outro é só um que parece começar do ponto onde o selo de vermiculita termina.

E sim, realmente, ver o micélio crescendo é muito legal!

Entendi, é pode ser isso mesmo. Não entendo Mto, mas faria mais sentido se desenvolver mais rápido no farelo, da próxima irei fazer dos dois jeitos também...
sucesso ai. :)
 
Bom pessoal, acho que descobri o motivo por trás da colonização lenta do pote com farelo.
Hj qdo olhei ele tava meio "nevoado" com uma penugem de uma cor que pra mim é cinza, mas como sou daltônico deixo pra vcs dizerem que cor é, mas é a mesma coisa que contaminou meus outros bolos no primeiro cultivo...
Fica a pergunta tostines: Demorou a colonizar porque contaminou ou contaminou porque demorou a colonizar?
A resposta mais criativa ganha o direito de fazer campanha pra arrecadar fundos pro site!

O outro pote o micélio tá desenvolvendo bem, mas notei um líquido no fundo do pote que não estava ali que me deixou com um gnomo atrás da orelha. Espero que não seja contaminação por bactéria... vou ficar de olho.

Seguem as fotos:

 

Anexos

  • IMG_4390.JPG
    IMG_4390.JPG
    125.8 KB · Visualizações: 67
  • IMG_4391.JPG
    IMG_4391.JPG
    126.8 KB · Visualizações: 64
  • IMG_4392.JPG
    IMG_4392.JPG
    113.9 KB · Visualizações: 64
  • IMG_4393.JPG
    IMG_4393.JPG
    129.5 KB · Visualizações: 60
  • IMG_4394.JPG
    IMG_4394.JPG
    153.3 KB · Visualizações: 61
  • IMG_4395.JPG
    IMG_4395.JPG
    123.4 KB · Visualizações: 65
  • IMG_4396.JPG
    IMG_4396.JPG
    118.7 KB · Visualizações: 66
  • IMG_4397.JPG
    IMG_4397.JPG
    130.6 KB · Visualizações: 65
  • IMG_4398.JPG
    IMG_4398.JPG
    129.4 KB · Visualizações: 61
  • IMG_4399.JPG
    IMG_4399.JPG
    103.8 KB · Visualizações: 65
  • IMG_4400.JPG
    IMG_4400.JPG
    78.3 KB · Visualizações: 62
  • IMG_4401.JPG
    IMG_4401.JPG
    128.7 KB · Visualizações: 63
Bom pessoal, acho que descobri o motivo por trás da colonização lenta do pote com farelo.
Hj qdo olhei ele tava meio "nevoado" com uma penugem de uma cor que pra mim é cinza, mas como sou daltônico deixo pra vcs dizerem que cor é, mas é a mesma coisa que contaminou meus outros bolos no primeiro cultivo...
Fica a pergunta tostines: Demorou a colonizar porque contaminou ou contaminou porque demorou a colonizar?
A resposta mais criativa ganha o direito de fazer campanha pra arrecadar fundos pro site!

O outro pote o micélio tá desenvolvendo bem, mas notei um líquido no fundo do pote que não estava ali que me deixou com um gnomo atrás da orelha. Espero que não seja contaminação por bactéria... vou ficar de olho.

Seguem as fotos:

Desculpa, Faceiro, não entendi... kk
Vc disse que descobriu o motivo para a colonização lenta para o farelo de arroz, mas ao meu ver vc não falou o motivo... haha
Pergunto pq fiz o meu com farelo de arroz, é claro que ta mto cedo, 4° dia Hj... RS

abracos
 
Então @VitMello , ele ta contaminado :( essa penugenzinha que comentei é contaminação.
Não sei o que a causou pois ele está lacrado e tudo mais, não abri desde a esterilização, então deduzo que ou a esterilização não foi eficiente, ou a seringa estava contaminada, visto que fiz tudo na glovebox... Mas nunca tem como ter certeza absoluta.

Hoje vou enterrar o contaminado pois ele ta pio q ontem.. Já o outro, eu acho que o líquido no fundo é mesmo contaminação por bactéria, mas como o micélio ta firme em outras partes e meio que "ilhou" a contaminação, vou esperar mais um pouco pra ver quem ganha a peleia ;)
 
Última edição:
Então @VitMello , ele ta contaminado :( essa penugenzinha que comentei é contaminação.
Não sei o que a causou pois ele está lacrado e tudo mais, não abri desde a esterilização, então deduzo que ou a esterilização não foi eficiente, ou a seringa estava contaminada, visto que fiz tudo na glovebox... Mas nunca tem como ter certeza absoluta.

Hoje vou enterrar o contaminado pois ele ta pio q ontem.. Já o outro, eu acho que o líquido no fundo é mesmo contaminação por bactéria, mas como o minério ta firme em outras partes e meio que "ilhou" a contaminação, vou esperar mais um pouco pra ver quem ganha a paleia ;)

Entendi, que chato que contaminou.
Espero que o outro dê certo. Boa sorte. Estou torcendo .
 
Seguindo com as atualizações, o bolo contaminado foi enterrado no quintal num lugar com pouca luz direta e solo que é de saibro com terra e onde jogamos folhas e galhos mortos... descanse em paz e quem sabe volte um dia para nos dizer como é o outro lado.

O outro bolo continua se desenvolvendo apesar da contaminação... ele cresceu mais e prarticamente ilhou a contaminação... além disso, parece que um pouco de micélio começou a crescer no meio da contaminação... acho que o micélio é um micélio bagual mesmo que tá peleando firme e pelo jeito ganhando a batalha... to aqui na torcida e aposto vintão no micélio!

Segue as fotos
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    123.1 KB · Visualizações: 57
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    110.5 KB · Visualizações: 58
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    118 KB · Visualizações: 57
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    111.4 KB · Visualizações: 55
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    105.4 KB · Visualizações: 56
Bom pessoal, desculpa a demora bem atualizar, mas passei um periodo de muitas viagens de trabalho e no fim não consegui atualizar bem.

Deixei o pote que parecia contaminado pra ver no que dava por uns 15 dias sem ver enqunto viajava e quando voltei de viagem ele tava quase todo colonizado e alguns pins já nascendo. Fiz o mesmo que havia feito no pote do primeiro cultivo e virei o pote pra ver se terminava de colonizar is grãos que estavam colados no pote... a essa altura já me perguntava se aquilo que parecia contaminação não era na verdade somente excesso de água no pote.

Fiquei mais 6 dias viajando e quando voltei ele havia colonizado melhor e os pins continuavam cresendo. O micélio tinha uma partezinha meio amarelada que parecia secreção por estresse (o pote já estava colonizando há mais de um mes e eu tava viajando, acho que tava com banzo).

Fiz a limpeza dos pins precoces, o dunk and roll e colouquei no terrário.

Estou testando tb um aquecedor de 10w no meu terrário que aqui no inverno tá frio. Ontem a temp do terrario estava em 19C e eu liguei o aquecedor pra testar... em umas 5 horas subiu pra 26 e eu desliguei pra não subir demais... acho que vou deixar pra usar só de noite qdo estiver muito frio... vou mantendo vcs informados.

Segue as fotos de quando virei o pote.
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    125.8 KB · Visualizações: 73
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    104.8 KB · Visualizações: 69
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    111.8 KB · Visualizações: 67
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    130.3 KB · Visualizações: 65
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    130.2 KB · Visualizações: 65
  • foto 6.JPG
    foto 6.JPG
    117.6 KB · Visualizações: 66
  • foto 7.JPG
    foto 7.JPG
    105 KB · Visualizações: 69
  • foto 8.JPG
    foto 8.JPG
    115.5 KB · Visualizações: 64
  • foto 9.JPG
    foto 9.JPG
    108.8 KB · Visualizações: 60
Buenas pessoal.
Bom, ontem apareceu o primeiro pin. O desenvolvimento está beeeeeem lento, de ontem para hoje de manhã, por exemplo, não vi nenhuma evolução... Tem feito frio aqui, alguns dias com temperatura perto dos 10C de noite e 15 de dia.

Meu terrário é uma caixa organizadora de 29L e eu coloquei nela uns 1,5 a 2 litros de água na perlita. A camada de perlita tem aprox 3 dedos e 1,5 a 2 dedos de água no fundo. Com isso coloquei uma pedra de oxigenação de aquário conectada a uma bombinha de ar e comprei um aquecedor de aquário de 10W que fica submersa na água do fundo. O oxigenador eu deixo ligado constantemente mas o aquecedor, como não tive tempo de testar, eu estou ligando apenas por alguns momentos à noite e de manhã cedo antes de sair pro trabalho. Não deixo a temperatura subir mais do que 20C e não deixo ligado durante a noite pois não sei o quão alta a temperatura pode ficar.

A umidade está bastante alta dentro do terrário, chegando a condensar no próprio bolo (acho que o aquecedor aumenta a evaporação e a diferença de temperatura fora do terrário aumenta a condensação). Logo que vi a primeira vez eu achava que estava formando uma espuma no bolo, mas olhando de perto vi que são gotículas de água na superfície do micélio. Nesse mesmo dia senti um cheiro estranho e achei que o bolo já era, mas ao examiná-lo vi que o cheiro não vinha do bolo. Cheirei a perlita tb e nada, eu tô achando que o cheiro pode ser do filtro de fogão que eu coloquei nas bordas da tampa pra "filtrar o ar" das frestas, que como molhou pode estar ficando com cheiro ruim (não tive como validar pois minha rinite atacou e não sinto cheiro de mais nada). eu até ia trocar o bolo de lugar mas como ele pinou acho que vou esperar o primeiro flush e aproveitar pra fazer mais uma geral e trocar a perlita (na verdade to pensando em abandonar a perlita e partir pra argila pois a perlita tá dando muito trabalho pra lavar e ela se desfaz com facilidade).

Pretendo tb fazer um furo na tampa do terrário pra ver se eu consigo diminuir a umidade durante o flush, fazer tipo uma portinhola pra fechar durante a pinagem e abrir durante o crescimento dos frutos, vamos ver se funciona.

Segue as fotos do bolo com o primeiro pin.
 

Anexos

  • IMG_4377.JPG
    IMG_4377.JPG
    142.7 KB · Visualizações: 66
  • IMG_4378.JPG
    IMG_4378.JPG
    101.9 KB · Visualizações: 59
  • IMG_4379.JPG
    IMG_4379.JPG
    157.5 KB · Visualizações: 62
  • IMG_4380.JPG
    IMG_4380.JPG
    112 KB · Visualizações: 64
2 dias depois, apareceram mais pins... agora tem vários, sinal de que o bolo realmente vingou. Aquele primeiro Pin tá bem grandão e crescendo, viva o Papai Pin!
Coincidencia ou não, no meu primeiro cultivo os pins mais graúdos saíram quando estava mais frio... neste cultivo a temperatura durante a frutificação está ficando entre 15 e 20 a maior parte do tempo... demora mais, mas me dá a iumpressão de que aparecem uns pins maiores.
segue mais umas fotitas:
 

Anexos

  • IMG_4381.JPG
    IMG_4381.JPG
    141.8 KB · Visualizações: 42
  • IMG_4382.JPG
    IMG_4382.JPG
    88.2 KB · Visualizações: 40
  • IMG_4383.JPG
    IMG_4383.JPG
    162.7 KB · Visualizações: 41
  • IMG_4384.JPG
    IMG_4384.JPG
    137.5 KB · Visualizações: 43
Bom pessoal, quinta de tarde eu fui viajar pra visitar meus pais. Fiquei meio receoso pois teria de deixar os meninos sozinhos por 4 dias... Conversei com eles, disse que estaria longe por alguns dias e tals.
Decidi por deixar a luz acesa 24hs pois da outra vez deixei apagada e o bolo não pinou (embora eu ache que não tenha sido por isso, mas enfim, resolvi fazer diferente).

Achei que chegaria aqui e estariam com o chapéu aberto pois da outra vez os meninos ficaram pequenos e como são do mesmo carimbo achei que não cresceriam muito, mas como tava frio não me estressei muito pq sabia que desenvolveriam mais tarde.

Hj quando voltei fui ver como estava... :vesgo::D:) eles estão lindos!
O Papai Pin se tornou num cogumelo lindaço, me enchi de orgulho! Eles estão MUITO maiores, mais vistosos e tal... me surpreendeu muito por se tratar do mesmo carimbo e ter se desenvolvido de forma tão diferente.

Desse grandão vou me obrigar a fazer um carimbo... não tenho muito tempo mas vou ter de tentar dar um jeito pq tá muito bonito mesmo.

Ainda não sei se o que contribuiu foi a temperatura mais baixa, a oxigenação que eu acho que está bem melhor desta vez pq comprei um motorzinho de aquário novo o substrato de arroz inteiro (da outra vez foi farelo beeem fininho) ou se eles estão contentes comigo mesmo, só sei que está muito bonito de ver.

Eu senti mais uma vez um cheiro estranho, ainda não sei o que pode ser, mas qdo for colher (provavelmente amanhã) vou analisar tudo mellhor e dar uma limpada boa no terrário.

Tem um deles que está meio deformado, mas acho que é só deformação mesmo, não contaminação.

Segue as fotos... acho até que vou colocar alguma pra disputar a foto do mes ;)

abs!
 

Anexos

  • IMG_4385.JPG
    IMG_4385.JPG
    86.1 KB · Visualizações: 75
  • IMG_4387.JPG
    IMG_4387.JPG
    97.2 KB · Visualizações: 76
  • IMG_4388.JPG
    IMG_4388.JPG
    79.9 KB · Visualizações: 72
  • IMG_4389.JPG
    IMG_4389.JPG
    69.9 KB · Visualizações: 74
  • IMG_4390.JPG
    IMG_4390.JPG
    116.3 KB · Visualizações: 75
  • IMG_4391.JPG
    IMG_4391.JPG
    81.6 KB · Visualizações: 74
  • IMG_4392.JPG
    IMG_4392.JPG
    78.8 KB · Visualizações: 74
  • IMG_4393.JPG
    IMG_4393.JPG
    147.1 KB · Visualizações: 72
  • IMG_4394.JPG
    IMG_4394.JPG
    145.6 KB · Visualizações: 74
  • IMG_4395.JPG
    IMG_4395.JPG
    182.8 KB · Visualizações: 78
Bueno, colheita do primeiro flush foi feita ontem.

Não consegui tirar foto do cogumelo inteiro pq qdo cheguei em casa o Papai Cogu já tinha aberto o chapelão e começou a cair de tão pesado. Como tava com aquele cheiro estranho que eu não sabia de onde vinha, tive que correr pra evitar que o chapéu tocasse a perlita então não deu tempo de tirar fotos e fui direto preparar as coisas pra fazer o carimbo a tempo.

Peguei um pote de plástico sem tampa, limpei bem com álcool 70, cobri com papel alumínio também limpo com álcool 70, tirei os cogumelos que estavam abertos e coloquei dentro do pote e dobrei a folha de alumínio de modo a cobrir bem os cogumelos e os coloquei junto com uma lâmina de bisturi lacrada, o bisturi em si, e um potinho de plástico dentro da glovebox (que eu já havia limpado bem com álcool 70), passei um pouco de spray bactericida (coloquei pouco pois imaginei que se o ar ali dentro ficasse saturado demais com a substancia poderia danificar os esporos), fechei e deixei por uma meia hora.

Então abri o pote com os cogus, retireis os chapéus cortando com o bisturi e os coloquei no alumínio. Ao total foram 3 carimbos, o Papai, um outro médio e dois pequenso que coloquei um ao lado do outro e farei um carimbo só duplo. fechei novamente o envelope e o que sobrou dos cogumelos coloquei no outro pote plastico, e retirei da glovebox.

Pra uma primeira vez na correria eu me daria nota 6,5. eis o que eu faria diferente na próxima vez:

- Colocaria os Cogus num pote fechado e deixaria o aluminio em outro pra diminuir o risco de contaminação, assim os chapéus só tocariam o aluminio na hora de fazer o carimbo mesmo.
- A questão de "esterelizar' o ar dentro da glovebox ainda me deixa dúvidas... ainda não encontrei uma forma que me deixe seguro de que o ar está livre de contaminantes e ao mesmo tempo não prejudique os próprios esporos.
- Pretendo deixar sempre à mão um pote já limpo e com o alumínio esterelizado pronto pra alguma emergência.
- gostaria de ter pêgo os cogumelos gêmeos que ficaram um pouco deformados e tentar fazer um carimbo. A idéia é tentar inocular um bolo pra ver se haveria muitos cogus deformados tb.

De resto depois colhi os demais, cortei em pedaços pra facilitar a pesagem e coloquei na frente do ventilador.
Notei que, diferente do cultivo anterior, os cogus estavam mais carnudos, principalmente perto da base que gruda no bolo, chegando a ser dificil de cortar. E eles azularam muito mais rápido, quase instantaneamente.

O Papai era muito pesado... acho que se juntar esse flush já dá mais do que todos os 3 flushs do cultivo anterior.

Limpei os abortos, analisei o bolo novamente e DEFINITIVAMENTE o cheiro não vinha dele, mas percebi que o cheiro do bolo e dos cogus desta vez estava bem mais forte, aquele cheiro meio ácido de cogumelo mesmo e que ele azulou um pouco nos locais de onde eu tirei os cogus.

Coloquei o bolo no Dunk pra eu poder ver que raios estava fedendo no terrário e limpá-lo...

A conclusão foi que eu continuo sem saber o que estava cheirando mal. A única coisa que eu notei foi que na mangueira do oxigenador de aquário tinha uma gosma meio estranha, mas não senti cheiro estranho. Tinha um adesivo de papel colado nele que se desmanchou e tb ficou melequento, nãos ei se a gosma era o papel ou o que.

A única explicação que eu posso pensar é que mesmo depois de lavada e deixada no sol, um pouco de água do cultivo anterior pode ter ficado dentro dos pedaços da perlita e essa água, ao evaporar, ia liberando aquele cheiro, pq o cheiro era mais forte logo que eu abria, depois desaparecia.
Por via das dúvidas joguei a perlita toda fora, lavei bem o terrário com água e sabão, retirei os filtros (vou substituí-los) e vou substiruir a perlita por argila expandida (que já está de molho em solução com um pouco de cloro).

Lavei bem tb o oxigenador e o aquecedor e hj de noite vou remonatr o terrário com a argila.

Disso tudo, ainda me pergunto se aquilo que apareceu na fase da colonização era mesmo contaminante ou não... e se era, se isso não causou um efeito "seleção natural" que fez com que o micélio mais forte sobrevivesse e por isso os cogumelos vieram "mais fortes"... sei lá, posso estar falando bobagem, mas eu btenho essa mania de "teorizar" ;)

Segue as fotos da colheita. Não consegui tirar mais pois acabou a bateria do cel e eu esqueci o cartão de memoria da maquina no trampo. Eu tirei ais umas com o tablet que eu mando depois.

Nota de edição: Adicionei as fotos que estavam no tablet que dá pra ver como eles azularam...
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    182.7 KB · Visualizações: 58
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    171.7 KB · Visualizações: 55
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    111.2 KB · Visualizações: 59
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    140.8 KB · Visualizações: 56
  • photo 1.JPG
    photo 1.JPG
    100.6 KB · Visualizações: 55
  • photo 2.JPG
    photo 2.JPG
    105.2 KB · Visualizações: 51
Última edição:
Mas é isso ai, sempre em cada cultivo você vai percebendo no que pode ir aprimorando-melhorando, vai tomando notas mentais, é bem bacana.
Faça uma boa limpeza de todos os objetos de cultivo, use cloro e depois deixe secando ao sol. Isso é muito importante para os próximos cultivos.
Mas no fim foi uma boa empreitada, parabéns!
 
Buenas pessoal,
Enquanto o bolo estava no dunk, os chapéus e o sombreiro mexicano do papai pin/cogu carimbando o aluminio e os cogus secando, dei uma geral no terrário.

Limpei bem com água e sabão e depois passei bastante álcool 70 em tudo. Não fiz o que o nosso amigo @tupy recomendou com o cloro e sol pq aqui tá chovendo muito há mais de 1 semana, então fiz com o álcool que sei que evapora mais fácil pois fiquei receoso que pudesse ficar residuo de cloro e pudesse prejudicar o bolo de alguma forma (pensando agora acho que foi excesso de paranóia, mas enfim...) Substituí a perlita por argila expandida que deixei de molho em soluçao com água sanitária e depois lavei bem e ainda joguei água fervendo em cima pra tirar bem a água sanitária e já esquentar um pouco a argila (tá frio aqui).

Enquanto isso peguei umas espumas dessas de "colchonete de academia/yoga"fininha e fiz um revestimento no terrário pra melhorar o isolamento térmico. deixei a parte de cima sem pra poder entrar luz e pra eu acompanhar a pinagem.

Eu gostei do resultado e até agora a argila me agrada mais que a perlita não só por ser mais fácil e barata mas também porque posso visualizar melhor a quantidade de bolhas que o oxigenador tá fazendo e ver se a oxigenação tá fluindo corretamente.

Quanto aos carimbos, deixei por 24hs (pq não tinha como fazer de 12hs em 12hs) e troquei o alumínio.
O chapelão foi o que parece ter esporulado menos... os dois carimbos ficaram bem fraquinhos.
Já os demais marcaram bem no primeiro mas não no segundo.



Segue as fotos de como ficou o terrário.2beta e da primeira leva de carimbos.. da segunda nem cheguei a tirar foto.
As fotos dos carimbos estão verdes pq é a cor da minha glovebox, não quis abrir pra tirar foto pra diminuir a chance de contaminação.
 

Anexos

  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    108.4 KB · Visualizações: 46
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    73.1 KB · Visualizações: 45
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    95.3 KB · Visualizações: 53
Chegou a hora do segundo flush... não ficaram tão grandes como no primeiro, mas ficaram bonitos.
Desta vez não deu pra tirar carimbos pois eles abriram antes do que eu imaginava e foi bem no dia do jogo do inter na libertadortes (se eu soubesse que ia ser o fiasco que foi tinha deixado o jogo de lado).

Segue as fotos de como estavam os pins crescendo e de como ficaram no final. As deles crescendo ficaram meio ruins pq tirei com a tampa fechada mesmo.
 

Anexos

  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    69.2 KB · Visualizações: 59
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    75.8 KB · Visualizações: 55
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    116.6 KB · Visualizações: 51
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    110.8 KB · Visualizações: 58
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    98 KB · Visualizações: 58
  • foto 6.JPG
    foto 6.JPG
    131.8 KB · Visualizações: 54
Back
Top