Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Puerto Rico PFTek - Carimbo Próprio

Diário de cultivo completo.
20.07.2016
E ai pessoal, com alegria estou aqui, mais uma vez já agradecendo pelo espaço aberto para postar esse diário do cultivo. Na esperança de que tudo ocorra bem, vamos lá!

Strain: Puerto Rico
Técnica: PFTek

Uma nova garrafa para a incubadora, copiei a idéia de alguém aqui do fórum, assim, caso precise reajustar a temperatura, o controle do termostato está acessível.
DSCF2575.JPG

Calculando se os copos caberão no isopor;)
DSCF2574.JPG

O substrato foi alterado, desta vez sem a querida vermiculita, testarei com o pó de fibra de coco.
A proporção eu usei conforme eu vi no guia em pdf do mestre @tupy com 1 de água 1 de FAI e 2 de vermiculita (no caso fibra)
DSCF2577.JPG DSCF2576.JPG DSCF2579.JPG DSCF2580.JPG

Tentando 8 copos desta vez, pois o objetivo é montar 2 terrários de bolos pf tek. Foram duas viagens na panela de pressão com 4 copos por vez. Esperei pegar pressão inicial, e baixei o fogo e assim ficou por 40min. E deixei esfriar naturalmente, demorou umas 3 horas pra abrir já bem fria.
DSCF2583.JPG DSCF2584.JPG DSCF2585.JPG

Alegria por estar usando um carimbo próprio desta vez:LOL:
DSCF2589.JPG

Procedimento da inoculação:
Fiz desta vez na boca do forno, 1 hora antes pulverizei a cozinha com bactericida em spray. E depois liguei o forno e fiquei preparando os pedacinhos de micropore (limpei com álcool a gaveta onde apoiei eles) e misturei meio carimbo na água destilada. Apliquei 1ml em cada furo nos bolos.
DSCF2593.JPG DSCF2597.JPG DSCF2596.JPG DSCF2594.JPG DSCF2598.JPG

Dando boa noite para os copos:sleep:. A ideia é só abrir daqui uns 20 dias, para a primeira checagem dos bolos.
DSCF2600.JPG DSCF2590.JPG
Obs. a temperatura não atingiu o ideal, dos 27, o termostato é de 50w e está com 34 graus (máximo) e ainda assim, com coberta em volta, está difícil chegar nos 27, creio que esses 25 também não são de todo ruim. Fazer o que né. Inverno é isso mesmo :LOL:

É isso aí galera. Vamos que vamos.

Realmente fiz essa tentativa da fibra de coco com um pouco de frio na barriga, espero que ela consiga ser boa como a vermiculita foi no meu primeiro cultivo. Durante os próximos dias vou começar a confeccionar a segunda caixa organizadora para o segundo terrário.

Obrigado ai galera.
Tudo de bom!

Última edição:
E aew Jowker. Li seu primeiro diário e foi muito bom, com certeza vou acompanhar essa nova temporada ;).
Tudo muito bem organizado, com certeza vai ser um sucesso na frutificação.

Paz

22.07.2016
A nova residência chegou :)

DSCF2603.JPG

Final de semana ela receberá a visita da furadeira :LOL::LOL::LOL:

Prometi pra mim mesmo que iria focar apenas no cultivo, mas de vez em quando a gente foge das próprias regras :).
Mostrar pra vocês a iluminação que deixei no quarto para meus mergulhos:

Esses elefantinhos curtem uma fungada nos incensos :roflmao:
DSCF2477.JPG DSCF2480.JPG

Que doidera esses elefantinhos com essa luz de fundo hem :fumar: :LOL:

Então agora serão dois terrários? (:

Isso, se tudo der certo, serão dois, tinha planos de tentar outra técnica, mas vai ficar mais pra frente, serão de bolos PF Tek, porém não consegui a vermiculita, e como eu tinha esse pó de coco, resolvi arriscar.
Achei esse bloco compactado na Lero Merlin, tá loco, quando comecei a desmanchar com a mão ele, o troço triplicou o volume na bacia.
DSCF2519.JPG

Esses elefantinhos curtem uma fungada nos incensos
Bom ver que você se preocupa com o set/setting. Pela miniatura da foto pensei que fosse dois elefantes (reais:roflmao:) em frente ao taj mahal ao entardecer hehehe

26.07.2016
Furinhos do segundo terrário.

furinhos.jpg

A temperatura na incubadora está perto do ideal agora. Dias menos frios favorecendo.
DSCF2613.JPG

Última edição:
01.08.2016
Finalmente a vermiculita apareceu à venda na região! :LOL::LOL::LOL:

DSCF2614.JPG

Na incubadora, nada revelado ainda, aguardando o dia 9 de agosto para conferir como vão as coisas ali por dentro :unhas:
DSCF2616.JPG

Falou galera!
Até mais.;)

Que bom que conseguiu a vermiculita. Quero ver os meninos desse cultivo :coffee:.

05.08.2016
Dando uma conferida nos bolos.:deolho:

16 dias na incubadora

1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG
5.JPG 6.JPG 7.JPG 8.JPG

Terrários aguardando para trabalhar:whistle:
DSCF2626.JPG

De volta para a incubadora:sleep:

DSCF2628.JPG

Bom final de semana galera;)

08.08.2016
Inoculando mais alguns copos

Estava calculando o espaço dos terrários, e do jeito que ficarão os copos, reparei que poderá ser mais de quatro copos, então resolvi fazer essa incubadora improvisada com bolsa térmica. Os copos que sobrarem talvez eu tente algumas garrafas pet.

Vamos lá, foi assim:

Deixei os esporos hidratando na geladeira por umas 8 horas.
Eu fiz o seguinte, como eu estou comprando esses frasquinhos de 100ml de agua destilada, e ainda tinha uns 50ml neste, fiz o processo de raspar o carimbo num copo com essa água e várias puxadas com a seringa para misturar bem, depois, com a seringa coloquei a água já com os esporos de volta neste potinho enrolado em saco preto na geladeira.
Na hora da inoculação, feita na boca do forno do fogão, foi só ficar puxando com a agulha no furinho do pote. Apliquei cerca de 1ml em cada furo.
Usei um carimbo próprio que eu tinha feito em abril.
DSCF2640.JPGDSCF2647.JPGDSCF2643.JPG

O termostato ficou marcado nos 28 graus, sendo que a garrafa ficará no centro e os copos coladinhos nela.
DSCF2641.JPG

Fervi os copos antes por 10 min. O substrato foi com vermiculita desta vez :) na proporção 2 de vermiculita, 1 de FAI e 1 de água.
DSCF2629.JPG DSCF2630.JPG DSCF2631.JPG DSCF2632.JPG DSCF2637.JPG DSCF2638.JPG DSCF2639.JPG DSCF2644.JPG DSCF2645.JPG DSCF2646.JPG

Até mais. ;)

Última edição:
Fiquei com vontade de fazer mais dois bolos e aproveitar o espaço no meu terrário. Pena que não sobrou seringa :(

Paz

Fiquei com vontade de fazer mais dois bolos e aproveitar o espaço no meu terrário. Pena que não sobrou seringa :(

Paz
Então @Finganforn, calcula ai certinho na sua caixa, eu só resolvi fazer mais porque estou montando um anteparo maior para defender as gotas da condensação que se cria na tampa da caixa, se não eu não faria mais copos.

Nem vai dar pra fazer dessa vez, já que não tenho mais esporos. ;)

Tá bem legal o cultivo e as fotos! Acompanhando. O micélio do dia 5 já estava bonito, imagino hoje já esteja bem maior.

Tá bem legal o cultivo e as fotos! Acompanhando. O micélio do dia 5 já estava bonito, imagino hoje já esteja bem maior.
Oi @tupy. Antes de qualquer coisa, obrigado por estas palavras de incentivo. E qualquer semelhança com o seu guia de cultivo, não é mera coincidência, tenho uma cópia do seu PDF aqui no meu computador, junto com o guia de set/setting;)

Eles estão conseguindo se desenvolver, alguns copos mais rápidos, outros ainda falta bastante, fui ali tirar umas fotos do copo 8, é um dos que estão mais avançados. Já cobriu mais um pouco do substrato.
Abração!
DSCF2650.JPG DSCF2651.JPG DSCF2652.JPG

Última edição:
Parabens.!!todo esta de boa !!
Os terrarios aguardando !
Gostei da posiçao deles !!perto da janela.. tem luz natural.. e tem posibilidade de pegar um arzinho bom..
Acompanhando !! Sorte e bons cultivos!!

14.08.2016
25º Dia na incubadora

1.JPG 2.JPG 3.JPG 4.JPG 5.JPG 6.JPG 7.JPG 8.JPG

Na incubadora da bolsa térmica, sem sinal de micélios por enquanto.

Abração ai galera :)

16.08.2016
Copos nr. 6, 7 e 8 chegando lá.

Aguardando os dias da consolidação.
O copo nr. 7 está com um ponto onde o bolo retraiu um pouco. Espero que isso não seja um problema, seguindo a linha onde está o nr. 7 o local onde está um pouco retraído o micélio é bem pertinho da fita isolante.
Os demais seguem evoluindo, mas estão longe do 100%.
6.JPG 7.JPG 8.JPG

O novo anteparo das gotas da tampa:
Feito com dois cabides de plástico, cola quente e plástico.
DSCF2669.JPG DSCF2670.JPG DSCF2671.JPG

Falou!:)

Back