Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo, a revolta!! selvagens na minha mesa, sera?

Diário de cultivo completo.
primeiro obrigado a todos no forum por existirem e pelas informaçoes passadas !!!!

Resolvi começar tentando cultivar um cubens selvagem da regiao de um amigo de um amigo de um vizinho de um amigo de um amigo meu (Marilia-SP)
Começarei pelo precursor deste cultivo, foi um cultivo pra aprender mesmo, altas cacas , mta agua, assepsia mto fraaaacaaa, perdi tdo e já era de se esperar
Pronto, resumido =D
Então, eu queria fazer certo dessa vez entao caprichei muito mais =P
Comprei alguns akeles copinhos de tomar dose e akeles de exame de fezes/urina etc q vendem na farmacia(li essa ideia no forum desculpe nao lembrar d kem foi) q pareciam de um tamanho ideal para rapida colonização (já q os carimbos vem direto d um selvagem e eu estou no começo ainda)

nao achei vermiculita de jeito nenhum e comprar no mercado livre parecia um tanto salgado, sai q nem loco a procura de algum substituto e entao me deparei com a fibra da casca de coco

entao eu usei:
arroz integral + fibra de casca de coco + agua

selecionei o arroz(tinha uns sortutos q pareciam ja ter fungos ou era viagem minha, tirei todos q pareciam suspeitos), coloquei o arroz num saquinho d plastico dakeles vagabundos mesmo, eskentei no microondas por uns 30 segundos so pra pra ficar meio kente e deixei de molho por 1 dia, no outro dia dei mais uma selecionada no arroz(essa eu confesso foi paranoia) e usei uma parte para fazer uns 5 mini bolos(uns 25 min microondas potencia maxima por ae)
peguei o q sobrou do arroz(ainda tinha bstante) e eskentei por 30 segundos d novo;
no outro dia fiz mais uns 4 (esterelizei por uns 20 min)
e no outro dia fiz mais uns 3(com a fibra d coco mais fofa/dexavada rs)
ao todo foram 3 dias que eu fiz os bolos (dias 22, 23 e 24, março msmo xD)
e fiz a esterilização no microondas, acho q exagerei e talz pq eu dexei 2 das levas uns 25 minutos, ia repondo a agua que evaporava com agua fervendo q ficava fervendo junto no processo sem parar tb
fechei rapido eles guardei em 3 tapoware 1 leva em cada
a inoculação foi tranquila (como eh uma suit, quarto dps banheiro e a janela do banheiro fecha bem nao tinha corrente d ar)
com os devidos cuidados agua esterelizada q estava com esporos pre hidratados(novamente coloquei agua d mais para diluir os esporos por falta de atenção -.-) foi inoculado + ou - 1 ml por copo

estao colonizando bem até agora 20% em alguns , 35% em outros e 1 q foi da primeira leva q eu dexei d cobaia numa gaveta q eu sempre abro e olho as vezes para acompanhar esta uns 45%(nao sei pq ta tao mais rapido q os outros xDD já q é um dos unicos da primeira leva q esta totalmente lacrado), nao detectei sinal de invasores coloridos nos copos xD

fotos limpando chapeu com cotonetes e alcohol
IMG296.jpg IMG297.jpg

fotos tirando carimbo e fazendo os bolos
Sem título.gif

IMG365.jpg IMG368.jpg glove box sendo feita

Sem título2.gif
(na ordem: bolo da primeira leva, bolo da terceira leva e bolo cobaia da primeira leva tb; nao da pra ver mto bem, mas é só para verem o tanto q colonizou)

as cores amarela ou rosado acredito ser culpa da camera + distorção do paint =P

ée isso ae, vamos ver no que dá ;)IMG308.jpgIMG362.jpg

Aeeeeeeee otimo otimo! Sonho com domesticar um selvagem, um dia o faco. Vai na fé rambo.

IMG375.jpg
é o seguinte....
da primera vez q e falhei eu acabei por deixando um bolo nao colonizado para experiencia(eu queria ver se crescia algum fungo nos graos, e se crescia se era o mesmo da outra vez)
agora fui la dar uma olhada olha o q eu encontrei... O.O
eu nao andei fumando tanto nesses tempos para esquecer que colonizei....
sera q eu joguei esporos e nao lembro? sera q eh outro fungo, ou sera q eh um milagre?????o espirito do clone retornou a vida?? auheuasheuahsehue
esses fungos viu... sempre me surpreendendo =P
vou deixar crescer para ver no que da, mas pra mim parece o cubens
o que vc6 acham?

Parece micelio de cubensis, e pelo visto ja está 100% colonizado. Ponha-o pra frutificar assim que tudo estiver branco.

Parece micelio de cubensis, e pelo visto ja está 100% colonizado. Ponha-o pra frutificar assim que tudo estiver branco.

éee mesmo, ta mo colonizadaoooo, mas eh so desse lado, o pote estava aberto e eu acho q algum arzinho pod ter carregado o esporo pq tb eu lembro q acabei espirrando esporo pra todo lado sem kerer asuehuashue e eu fikei pensando q isso ate seria bom pq c caisse um esporo intruso poderia cair um de cubens bem do lado e isso seria bom =PPP
vou dexar ele ketinho por 1 semana e dps dou otra olhada =]

atualizando...
os de cima sao os da primeira leva (fibra de coco debulhada com a faca ) os de baxo da segunda leva
[ATTACHl]24593[/ATTACH]

e essa img em baixo os potoes foi a colonização do "alem" e os copinhos são a terceira leva q eu ralei a fibra de coco bem ralada no ralador(fico parecendo uma esponja) e o micelio parece estar surgindo mais rizomorfico pelomenos em 1 dos copos

das2.jpg

temo q o potao esteja meio ressecado e o micelio pare de crescer ja q ficou aberto por um bom tempo, se for o caso e ele parar de crescer tentarei tirar o resto de materia organica nao colonizada afogar e ver se frutifica
das.jpg

Não estão super nítidas as fotos mas a primeira vista parece ir tudo bem,
eu que to enxergando mal ou isso nos últimos potes são umas raízes super rizomorficas?

uhasuehause
fod* , tirei no celular e macro ainda por cima, eh foda q 1 tremidinha fica embaçado
acredito q seja o micélio seguindo seu curso
engraçado q nos outros bolos q o coco nao foi bem ralado ele parece q teve mais dificuldade de seguir seu curso e algumas vezes notei q ele seguia o curso das fibras do coco mas nesse ultimo parece estar colonizando diferente

IMG397.jpg
esse de cima eh o potão do acaso q parece estar colonizando mto rapido dps q eu fechei
IMG398.jpg
é o pote cobaia q ja esta assim ha 2 dias e nao ker colonizar onde saiu essa agua amarela!!!
o que eu faço!!! ja tirei o durex q tava em cima dos furos e coloquei esparadrapo micropore mas nao adiantou!!!
IMG399.jpg
boto pra pinar assim mesmo ou alguem tem alguma opiniao???

ta, ja foi, agora so cruzando os dedos

vou esperar ele tomar conta dos ultimos graos q faltam e dps dar o coldcultivocobaiapreferido.jpg

é, parece ter ajudado ter trocado ele de "berçario", ta completando os graos restantes
to curioso ver se nascem mini cogus desses mini bolos :laugh:

LEVA 1:
IMG404.jpg o micelio ta correndo de algo!(saindo pela rachadura ausehause) IMG405.jpg IMG406.jpg IMG407.jpg IMG408.jpg IMG409.jpg IMG410.jpg IMG411.jpg IMG412.jpg IMG413.jpg n sei c por culpa dos esporos que eu peguei do selvagem ou pq a rosca dele nao lacra direito, acho q infectou, tem umas manchas beges confirma? =/ jogo fora certo?
LEVA3:
das.jpg
eis a terceira leva em cima e logo em baixo a segunda
LEVA2:
segunda.jpg

e o bolo do acaso nao deu pra tirar foto ele ta na UTI asuehuase, tirei um tumor dele(tirei uma regiao grande em volta do tumor e vi um grão ja preto no meio xD) e o micelio volto a crescer vamos ver o q rola

tenho 2 poter maiores com o substrato ja preparado esterelizados esperando 1 desses bolinhos terminar de colonizar para virar 2 novos bolos
e 5 mini quentinhas inoculadas ontem para d casingIMG418.jpgIMG419.jpg

e ai rambo

novidades nessa domesticação ?

saudações

e ai rambo

novidades nessa domesticação ?

saudações

muito bem, tenho novidades, nenhuma em que se bote fé para um iniciante como eu, mas estou rezando!

bom... como 2 dos mini bolos pareciam promissores (os outros 2 dessa leva nao estao tao promissores mas podem dar algo nunca se sabe...)e eles ja estavam mais q colonizados resolvi tomar as seguintes medidas para eles: fiquei com medo de q eles sendo muito pequenos tenham que ter um cuidado muito especial para frutificar então resolvi aumentar minhas chances colonizando 1 deles em 4 potes maiores como semente(3 com arroz e casca de coco e 1 com milho e casca e coco em cima,sao frankinsteins mas to confiando no poder do micelio)(todos esterelizados no microondas)(o micelio tava saindo por cima os fiapinhos rizomorficos mto loko, tava pronto pra frutificar mas era um momento critico colocar a semente entao cabei nao tirando fotos)
IMG428.jpgIMG448.jpgIMG449.jpg
e outro para colonizar em um pote maior ainda apenas(que eu farei amanhã) e que coloquei casca de coco e milho amassado(uma pitadinha de cafe para fazer graça e outra de bicarbonato pra conpensar a acidez da casca e do cafe) e a esterilização do potão já que nao cabe em diabos de lugar nenhum eu lavei bem com uma buxa esterelizada e detergente e dps passei alcohol esfregando bem e dps joguei umas 2 tampinhas e fechei pra criar um ambiente hostil e matar tdo(chacoalho o alcohol dentro as vezes)
memacoisa.jpg IMG437.jpga.jpg IMG450.jpg

e a primeira leva q tava com algo amarelo que praticamente nao afetava o micelio eu tentei fazer um out improvisado (amanha posto foto) em um buraquinho raso com casca de coco em baixo os bolos no meio e casca de coco em cima e taquei a terra q ja tava la mesmo e dei uma umidificada ai meu gato cavuco la uma parte e cago em cima o safado e ainda por cima comecou a fazer friozao do nada e a chover so pra estagnar tdo mesmo kkkk ai tentei dar uma arrumada ele desfez mto poco e coloquei uns araminhos em volta e um plastico preso tb em volta fico show asuehaseu vamo ve o q sai d la quando crescer(se crescer) a e takei um punhado de terra com humus em cima tb(comprei errado)

e aki tadaaaa, eh o bolo do acasoooo
IMG429.jpg IMG430.jpg IMG434.jpg
esse buraco foi a operação para tirar o fungo nativo do grao, nossas tropas estao avançando com tudo!! olha a terceira foto dele o grao que se desprendeu do bolo e o micelio branco que ja esta dominando tdo em volta q coisa! nao eh outro fungo nao ne??

os outros da outra leva nao parecem tao promissores porem estao guardados com muito carinho
car.jpgIMG432.jpg

vlw Rambo !!!

boa sorte ai na luta...

como iniciante q sou, tb tou torcendo pra tu...

saudações !!!

vlwww rockflu!
aqui o out
IMG452.jpg
aqui o "bulk"
IMG454.jpg
e aqui o fungo do acaso, quase 100% vaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!
IMG455.jpg

estranho esse pedacinho ai q ta meio demorado pra colonizar c comparado ao resto, sera q o outro fungo deixou algum residuo q impede ele avançar??
dicas sao bem vindas (sempre)!

eu num sei de nada ainda... nem cheguei ate ai... mas acho q é possivel residuo do contaminante sim...

alguem mais experiente vai desenvolver essa questão melhor...

tamos juntos nesse cultivo ai, qualquer novidades vai postando

saudações Rambo !!!

All We Need is Love !!!

Maravilha esses experimentos rambo!! Segue assim.

As manchas beges mostrada em algum dos potes podem ser sim por contaminações ou stress causado ao micélio.

Enquanto ao "fungo do acaso" parece estar tudo colonizado já, o fato de não estar densamente colonizado pode ser simplesmente por uma genética algodoada de micélio. Mas o pote já esta 100% pelo visto na foto ai!

De resto, esta lindo essas hifas rizomorficas! Espero que tu consiga tirar uns bons carimbos limpos disso ai.

Sorte!

obrigado!
o primeiro q eu coloquei no terrário de mini garrafa para ver se secava aquela agua amarela estagnou d vez ainda por cima pq eu nao
esterelizei a casca direito ela ficou cheirando fermentação, joguei fora ante ontem, parecia q a agua amarela estava avançando até ...
vou botar o pote colonizado para frutificar dps d um cold entao, tava pensando em da um dunk mas como eu coloquei ins pedaços maiores de casca de coco acho q vai fornecer humidade por um periodo mais prolongado, entao vai assim mesmo para geladeira
também estou torcendo para conceguir tirar carimbos, ontem eu fui fazer uma caçada e peguei um cogumelo para clonar q por sinal eu joguei fora sem querer... até que era pequeno mas era formoso... fui revirar o lixo...
volto dps
é.. ja era
IMG470.jpg IMG480.jpg

inocularei tb tres copos com seringa de esporos ainda hj

copos.jpg
(casca de coco, dessa vez comprada prontinha e perfeita, milho no meio e casca de coco em cima, nao acho q va dar certo frutificar direto dai mas vou tentar)

isso ai rambo

tamo junto nos cultivos

saudações

Legal Rambo, vai clonar o cogumelo em que tipo de substrato?

Back