Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o Cultivo - TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain) em bolo PF-TEK

Diário de cultivo completo.
Olá a todos!

Depois de passar alguns anos lendo e estudando muito sobre micologia e técnicas de cultivo, resolvi fazer o meu primeiro cultivo de Cubensis.
O cultivo em si já começou há alguns dias mas, somente agora eu estou abrindo este diário para postar o andamento do processo, assim como, mostrar detalhes das técnicas utilizadas.
Decidi por fazer o cultivo durante esta época do ano (final do outono e começo do inverno) por ser uma época de temperaturas mais amenas na região onde eu moro, podendo assim, ter um maior controle sobre as temperaturas necessárias do começo ao fim do projeto. Isso seria inviável durante o verão, pois, alguns verões aqui ultrapassam facilmente a temperatura de 40 graus Celsius.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain)
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido via internet

-------------------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO: Data 30/05/2020
-------------------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita:
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Preparação do substrato:

Como primeiro passo para a preparação do bolo PF-TEK, foram triturados parcialmente dois copos americanos de 190 ml de Arroz Integral no liquidificador. Dessa trituração foi obtida uma farinha de arroz com granos mistos, onde: uma pequena parte do arroz chegou a virar farinha, uma parte foi quebrada em pedaços menores e uma parte continuou com os grãos quase intactos. Obs.: Neste cultivo foi utilizado o Arroz Parboilizado Integral, uma vez que, não foi encontrado outro tipo mais rústico no supermercado onde os insumos foram comprados.
Concluído o passo acima, uma bacia de plástico foi limpa com álcool de limpeza 70% e, dentro dela foi colocado o arroz integral preparado anteriormente juntamente com 4 copos de Vermiculita Super Fina e 2 copos de água mineral potável.
Enfim, a mistura acima foi mexida com uma colher de sopa até que a vermiculita perdesse o aspecto seco e fino, tornando-se uma massa mais aerada e úmida.

Preparação dos copos:
Ao total, foram preenchidos 7 copos com o substrato obtido no passo anterior, sendo eles: 4 copos do tipo americano de 190 ml e 3 copos de requeijão de 250 ml.
Após a escolha dos copos, eles foram limpos com Álcool de Limpeza 70% e uma flanela e, foi adicionado substrato até que faltasse por volta de 1,5 cm para que o mesmo alcançasse o topo dos copos.
Com todos os copos preenchidos, foi passado um pedaço de papel higiênico embebido em álcool de limpeza 70% nas bordas dos mesmos para a retirada de qualquer vestígio de substrato que estivesse nos 1,5 cm limpos da boca do copo.
Após isso, os 1,5 cm limpos dos copos foram preenchidos com uma camada de vermiculita super fina seca, para servir como camada de proteção do substrato contra contaminantes.
Com a camada de vermiculita no lugar, as bocas dos copos foram cobertas com pedaços de papel alumínio, e esses foram presos às bordas dos copos com a utilização de fita isolante.
Por último, foi colocado mais um pedaço de papel alumínio por cima do outro preso com a fita mas, esse não foi preso com ela.

Esterilização do substrato:
Uma vez terminado o processo acima, deu-se início ao processo de esterilização dos copos. Para tal, foi utilizada uma panela de pressão de 7 litros para que a esterilização não precisasse ser feita em duas etapas.
Foi forrado um pano de prato no fundo da panela de pressão e colocado água até atingir um pouco mais da metade altura dos copos. Em seguida, todos os sete copos foram colocados cuidadosamente dentro da PP de modo que não virassem.
A panela de pressão foi levada a uma boca grande do fogão e mantida em fogo alto até que pegasse pressão. Após o início da pressão, o fogo foi sendo baixado aos poucos em intervalos de 1 minuto - visando evitar a perda da pressão - até estar totalmente baixo (o fogo baixo da boca grande desse fogão equivale a um fogo médio de uma boca pequena).
Depois do abaixamento do fogo, os copos foram esterilizados durante 1 hora e a panela só foi aberta no dia seguinte na hora da inoculação.

(Não há fotos dos processos acima por medo de contaminações.)


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 01/06/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Glove Box?
( ) Sim (X) Não

Preparação do Ambiente:
O ambiente onde a inoculação ocorreu foi um banheiro comum que foi limpo 1 hora antes e teve as paredes, cantos e acessórios borrifados com Álcool de Limpeza 70%. A janela foi fechada e coberta com um saco plástico para evitar correntes de ar. Foi borrifado, ainda, Lisoform no ar para matar possíveis germes que estivessem suspensos. A porta foi fechada e esperou-se 30 minutos para que o Lisoform baixasse completamente.

Higiene Pessoal:
Foi tomado um banho completo com sabonete antibactericida, usadas roupas limpas, boné (não havia touca cirúrgica), máscara cirúrgica descartável e luvas de borracha, nas quais foi borrifado Álcool de Limpeza 70% a cada 5 minutos durante o processo de inoculação.

Preparação dos Materiais:
Após a assepsia do banheiro, todos os materiais necessários foram levados para dentro, sendo eles: incubadora, panela de pressão contendo os copos esterilizados no dia anterior, água destilada, carimbo de esporos, tesoura, fita micropore, álcool 70%, flanela limpa, copo vazio, seringas de 10 ml e agulhas.
Foi passado (borrifado e espalhado com uma flanela) Álcool de Limpeza 70% na incubadora, na panela de pressão, na tesoura e no copo vazio.

Seringa de Esporos:
Foi colocado em torno de 50 ml de água destilada dentro do copo vazio.
O carimbo de esporos foi aberto e teve metade do conteúdo raspado com a tesoura e colocado na água destilada do copo.
A seringa e agulha foram abertas e ,usando-as, a água foi mexida até que a maior parte dos esporos se misturasse homogeneamente na água.

Inoculação:
A panela de pressão foi aberta pela primeira vez após a esterilização e os copos foram sendo retirados um a um e enxugados com uma flanela úmida de álcool.
A cada copo retirado da panela, retirava-se a segunda capa protetora de papel alumínio e injetava-se 4 ml da solução da seringa, sendo estes, em 4 furos equidistantes com 1 ml cada.
Os furos foram cobertos com pedaços de fita micropore, a segunda capa de papel alumínio foi recolocada sobre o copo e este foi armazenado dentro da incubadora.

(Não há fotos dos processos acima por medo de contaminações.)


-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Início em 01/06/2020
-------------------------------------------------

Montagem da Incubadora:
Para a montagem da incubadora foi utilizada uma caixa térmica de isopor de 35 Litros, um aquecedor para aquários de 20 W colocado dentro de uma garrafa de vidro de 1 Litro e um termostato digital modelo W1209.
Foi feito um pequeno buraco no topo da caixa, logo abaixo do encaixe da tampa, para a passagem do cabo de energia do aquecedor e para a entrada do termostato que medirá a temperatura dentro da caixa.

Incubação:
A incubação teve início após o processo de inoculação assim que todos os copos foram colocados dentro da incubadora.
Para a incubação, o termostato foi configurado para a temperatura de 29 graus Celsius, com uma diferença de 0,5 graus Celsius, significando:
- Quando a temperatura de dentro da caixa estiver igual ou abaixo de 28,5 graus, o termostato aciona o aquecedor;
- Quando a temperatura da caixa atinge 29 graus, o termostato desliga o aquecedor;
Foi notado ainda, que à partir do momento que o aquecedor desliga a temperatura da caixa ainda sobe 0,5 graus, chegando a 29,5 graus. Com essa configuração obtém-se uma temperatura muito estável, com apenas 1 grau de variação dentro da caixa.
Abaixo, seguem as imagens das temperaturas mínimas e máximas utilizadas durante a incubação:

IMG_20200604_000356392.jpg IMG_20200603_151140365.jpg


-------------------------------------------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Primeira Abertura da Incubadora em 21/06/2020
-------------------------------------------------------------------------------------

Hoje foi feita a primeira abertura da incubadora desde que os copos foram inoculados há 20 dias.
A colonização parece estar bem avançada e o micélio saudável, sendo:
1 copo parece já estar 100% colonizado;
1 copo em torno de 97,5% de colonização;
4 copos em torno de 99,5% de colonização;
1 copo sem nenhum sinal de micélio mas também, sem nenhum sinal de contaminação.

Seguem fotos abaixo:

IMG_20200621_103605515.jpg IMG_20200621_103731154.jpg IMG_20200621_103749559.jpg IMG_20200621_103838190.jpg IMG_20200621_103908274.jpg IMG_20200621_104004715.jpg IMG_20200621_104050271.jpg IMG_20200621_104420206.jpg IMG_20200621_104157941.jpg

Nas fotos acima, o copo da quinta foto tem uma manchinha amarelada na parte de baixo que será verificada na próxima quarta-feira para ver se houve alguma mudança. O copo da sétima foto é o que está com a colonização mais atrasada (ainda não colonizou o fundo). E o copo da nona foto é o qual não tem micélio de Cubensis desenvolvido (não sei o porquê) e nem sinal de outros micélios se desenvolvendo.


--------------------------------------------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Segunda Abertura da Incubadora em 24/06/2020
--------------------------------------------------------------------------------------

Hoje foi feita a segunda abertura da incubadora desde que os copos foram inoculados há 23 dias.
A colonização está em 100% na maioria dos copos e o micélio saudável, sendo:
5 copos 100% colonizados;
1 copo em torno de 98,5% de colonização;
1 copo sem nenhum sinal de micélio mas também, sem nenhum sinal de contaminação.

Seguem fotos abaixo:

IMG_20200624_115110503.jpg IMG_20200624_115137588.jpg IMG_20200624_115208533.jpg IMG_20200624_115336692.jpg IMG_20200624_115413094.jpg IMG_20200624_115235695.jpg IMG_20200621_104157941.jpg

Nas fotos acima, o "xixi do micélio" do copo da 3a foto parece ter aumentado um pouco em comparação à foto anterior. O copo da penúltima foto é o qual ainda não está totalmente colonizado. E o copo da última foto é o qual não desenvolveu nenhum micélio.
Provavelmente na próxima terça-feira, dia 30/06/2020, será feito o aniversário dos copos que estão 100% colonizados. Já o que não está, será mantido na incubadora por mais algum tempo.

Obs.: O copo da última foto é um copo do tipo americano de 190 ml e está mais pesado do que os outros copos do mesmo tipo das fotos 1, 2 e 3.


----------------------------------
DUNK: Data 27/06/2020
----------------------------------

Após 6 dias de consolidação desde a colonização completa dos copos, foi feito o dunk dos bolos. Para tal, foi fervido 5 litros de água mineral potável durante 5 minutos a qual depois foi posta para esfriar. Após o resfriamento da água, ela foi colocada em potes de sorvete de 1,5 e 2 litros previamente limpos com álcool de limpeza 70%.
Os copos foram abertos um a um e os bolos foram mergulhados individualmente. Ao abrir os copos foi notado uma coloração totalmente branca do micélio e bastante rizomórfica em algumas partes do bolo.
Apesar deste ser o primeiro cultivo e não haver experiência suficiente para reconhecer o cheiro característico de um micélio de Psilocybe Cubensis, não foi notado nenhum cheiro forte e desagradável que possa caracterizar alguma contaminação.
Seguem fotos abaixo:

1o Bolo:

IMG_20200627_104824256.jpg IMG_20200627_151607712.jpg IMG_20200627_151754477.jpg

2o Bolo:

IMG_20200627_104912901.jpg IMG_20200627_151923614.jpg IMG_20200627_152147882.jpg

3o Bolo:

IMG_20200627_105004196.jpg IMG_20200627_153408613.jpg IMG_20200627_153651200.jpg

4o Bolo:

IMG_20200627_105053570.jpg IMG_20200627_152251935.jpg IMG_20200627_152500776.jpg

5o Bolo:

IMG_20200627_105149282.jpg IMG_20200627_152619230.jpg IMG_20200627_153308257.jpg

Observação 1: No copo que não apresentou crescimento de micélio foi feita uma verificação no interior do bolo pela busca de algum sinal de vida, porém sem sucesso. O mesmo foi descartado.

IMG_20200627_105321220.jpg IMG_20200627_154040813.jpg IMG_20200627_154157391.jpg IMG_20200627_154325323.jpg

Observação 2: 1 copo ainda está com a colonização 99,5% concluída e permanecerá na incubadora por mais 1 semana até a sua consolidação.


----------------------------------------------
ANIVERSÁRIO: Data 28/06/2020
----------------------------------------------

Após 24 horas de dunk foi feito o aniversário dos cinco bolos, para tal, foi feito o roll de cada um deles em vermiculita super fina.
A vermiculita utilizada no processo foi aquecida em forno de micro ondas durante 10 minutos, com uma parada no meio desse tempo para ser mexida com uma colher limpa com álcool 70%. Esse processo foi feito no dia 25/06/2020 e, após isso, a vermiculita foi guardada em um pote de sorvete de 2 litros.
Havendo passado 3 dias desde a esterilização da vermiculita no micro ondas até o dia do roll, foi decidido, por precaução, colocar a vermiculita durante 30 minutos em forno convencional pré-aquecido.
Abaixo seguem imagens dos cinco bolos pós-roll:

IMG_20200628_162321139.jpg IMG_20200628_162550772.jpg IMG_20200628_162852962.jpg IMG_20200628_163144934.jpg IMG_20200628_163455895.jpg

A seguir é mostrada a foto dos bolos dentro do terrário:

IMG_20200628_164942953.png

Segundo o termo-higrômetro, o terrário está com umidade relativa de 99%. Quando o terrário foi ligado por volta das 16:45h, o termômetro apresentava a temperatura ambiente de hoje (entre 19 e 20 graus Celsius), Agora às 18:45h, a temperatura está em torno de 23 graus Celsius dentro do terrário e, está começando a surgir sinais de umidificação em suas paredes. Foto a seguir:

IMG_20200628_183137831.jpg
 
Última edição:
Teus bolos estão parecidos com os meus, da pra ver a água através do copo. Eu aniversariei apenas 2 dos 7 bolos até agora. O primeiro não esperei os 7 dias de consolidação, esperei 3 dias para aniversariar sem dunk. Esse segundo que aniversariei hj está bem parecido com esses seus, mas achei tão molhado em cima que não fiz o dunk, apenas o roll e já foi pro terrário.
Te desejo bom cultivo, vai atualizando aqui que estou seguindo. Abração
 
----------------------------------------------
ANIVERSÁRIO: Data 28/06/2020
----------------------------------------------

Após 24 horas de dunk foi feito o aniversário dos cinco bolos, para tal, foi feito o roll de cada um deles em vermiculita super fina.
A vermiculita utilizada no processo foi aquecida em forno de micro ondas durante 10 minutos, com uma parada no meio desse tempo para ser mexida com uma colher limpa com álcool 70%. Esse processo foi feito no dia 25/06/2020 e, após isso, a vermiculita foi guardada em um pote de sorvete de 2 litros.
Havendo passado 3 dias desde a esterilização da vermiculita no micro ondas até o dia do roll, foi decidido, por precaução, colocar a vermiculita durante 30 minutos em forno convencional pré-aquecido.
Abaixo seguem imagens dos cinco bolos pós-roll:

IMG_20200628_162321139.jpg IMG_20200628_162550772.jpg IMG_20200628_162852962.jpg IMG_20200628_163144934.jpg IMG_20200628_163455895.jpg

A seguir é mostrada a foto dos bolos dentro do terrário:

IMG_20200628_164942953.png

Segundo o termo-higrômetro, o terrário está com umidade relativa de 99%. Quando o terrário foi ligado por volta das 16:45h, o termômetro apresentava a temperatura ambiente de hoje (entre 19 e 20 graus Celsius), Agora às 18:45h, a temperatura está em torno de 23 graus Celsius dentro do terrário e, está começando a surgir sinais de umidificação em suas paredes. Foto a seguir:

IMG_20200628_183137831.jpg
Teus bolos estão parecidos com os meus, da pra ver a água através do copo. Eu aniversariei apenas 2 dos 7 bolos até agora. O primeiro não esperei os 7 dias de consolidação, esperei 3 dias para aniversariar sem dunk. Esse segundo que aniversariei hj está bem parecido com esses seus, mas achei tão molhado em cima que não fiz o dunk, apenas o roll e já foi pro terrário.
Te desejo bom cultivo, vai atualizando aqui que estou seguindo. Abração

Fala, meu amigo!!!

Eu tambem nao ia fazer dunk, mas depois que eu vi que os bolos estavam muito leves em comparaçao aquele copo que nao nasceu nada, resolvi fazer. Alem disso, vi em outro cultivo aqui no forum que as vezes eh melhor fazer do que ter problemas na pinagem por causa de bolo muito seco, Ou seja, nao estou perdendo nada.
Mas os seus estao pinando sem dunk, entao, acho que eh raro nao pinar por falta de dunk.

Tambem estou acompanhando o seu diario, gostei de ver aqueles primeiros pins. Estou ansioso para os meus começarem.

Abraços e boas safras!!!
 
Última edição:
Estou curtindo muito acompanhar seu diário @Wesker, seu cultivo está fluindo super bem e agradeço por postar cada etapa do processo no fórum. As condições do seu cultivo são semelhantes às do meu, mas você fez o dunk no aniversário e eu ainda não fiz. To aqui torcendo por um flush top pra você. Abração. E vai atualizando quando começar a pinar. Aqui, sem fazer dunk, demorou 6 dias pra começar a pinar.
 
Estou curtindo muito acompanhar seu diário @Wesker, seu cultivo está fluindo super bem e agradeço por postar cada etapa do processo no fórum. As condições do seu cultivo são semelhantes às do meu, mas você fez o dunk no aniversário e eu ainda não fiz. To aqui torcendo por um flush top pra você. Abração. E vai atualizando quando começar a pinar. Aqui, sem fazer dunk, demorou 6 dias pra começar a pinar.

Obrigado, irmão. Eu também estou gostando da fluidez deste cultivo, ainda mais por se tratar do primeiro. Eu estou detalhando bem cada passo porque quero fazer como se fosse um TCC de faculdade, pra servir como referência para futuros cultivos tanto meus, quanto pra quem quiser segui-lo.
No seu cultivo, você está fazendo tudo o que eu queria fazer mas decidi deixar para depois por ficar mais caro, que é aquela ideia de um arduíno controlando tudo e, ainda foi mais além, com câmeras pra fazer um timelapse e tudo.
Quando eu vi aqui no fórum você fazendo isso, eu pirei. kkkk. Talvez em um segundo cultivo, eu tenha condições de fazer também.
Nossos cultivos realmente são bem parecidos e também foram feitos quase no mesmo dia, além de, termos os mínimos cuidados e fazermos tudo com muito carinho pelos cogus. Aqueles seus pins parecem promissores. Quanto aos meus, talvez domingo que vem eu tenha alguma novidade, estou ansioso!
Boas safras pra nós, meu amigo!!! 🍄🍄🍄
 
Obrigado, irmão. Eu também estou gostando da fluidez deste cultivo, ainda mais por se tratar do primeiro. Eu estou detalhando bem cada passo porque quero fazer como se fosse um TCC de faculdade, pra servir como referência para futuros cultivos tanto meus, quanto pra quem quiser segui-lo.
No seu cultivo, você está fazendo tudo o que eu queria fazer mas decidi deixar para depois por ficar mais caro, que é aquela ideia de um arduíno controlando tudo e, ainda foi mais além, com câmeras pra fazer um timelapse e tudo.
Quando eu vi aqui no fórum você fazendo isso, eu pirei. kkkk. Talvez em um segundo cultivo, eu tenha condições de fazer também.
Nossos cultivos realmente são bem parecidos e também foram feitos quase no mesmo dia, além de, termos os mínimos cuidados e fazermos tudo com muito carinho pelos cogus. Aqueles seus pins parecem promissores. Quanto aos meus, talvez domingo que vem eu tenha alguma novidade, estou ansioso!
Boas safras pra nós, meu amigo!!! 🍄🍄🍄
Entendo sua vontade de automatizar com o arduino e tal, o lance da camera etc, mas no final do dia, eu fiz isso meio que por hobby, queria aprender a usar arduino e raspberry pi e me apaixonei pela micologia, então casou as duas coisas, não estou nem perto de atingir a automacao que eu desejo, só pra deixar bem claro, a unica coisa que o arduino esta fazendo neste momento é ligar os coolers a cada 4 horas para realizar troca gasosa. No mais tem um sensor de umidade e temperatura ligado nele mostrando em um LCD, porém nao existe qqr automacao utilizando os dados desse sensor até o momento.

A intenção é automatizar tudo com o raspberry pi, mas é um processo, no momento estou mais interessado em aprender como o cultivo se comporta, aproveitando esse tempo de quarentena, enquanto eu posso passar mais tempo em casa... coisas que pretendo melhorar no terrario, primeiro é iluminação, ele nao tem iluminacao e percebi que onde ele esta recebendo luz indireta, os pins estavam nascendo lateralmente, coloquei uma lanterna de led hj, em cima do terrario e deu pra perceber em poucas horas que eles mudaram a direção do crescimento, então, colocar uma iluminação no terrario é pripridade agora. A outra coisa é o umidificador ultrassonico, apesar da variação no terrario ficar entre 88% e 99% de umidade relativa, gostaria de ter a possibilidade de elevar bastante a umidade durante algumas horas por dia para hidratar a vermiculita do roll. Enquanto não chega o umidificador, cheguei a pensar em utilizar uma seringa para injetar agua dentro do bolo, mas acho que dosar essa quantidade pode ser um grande desafio.

Ah, daqui uns dias vc vai ter acesso ao forum compartilhado e trocado, se tiver interesse em trocar carimbo, devo conseguir ter carimbo do Golden Teacher. Daqui algum tempo também do White Fever, nao comecei ainda o cultivo deles.
Abração
 
Entendo sua vontade de automatizar com o arduino e tal, o lance da camera etc, mas no final do dia, eu fiz isso meio que por hobby, queria aprender a usar arduino e raspberry pi e me apaixonei pela micologia, então casou as duas coisas, não estou nem perto de atingir a automacao que eu desejo, só pra deixar bem claro, a unica coisa que o arduino esta fazendo neste momento é ligar os coolers a cada 4 horas para realizar troca gasosa. No mais tem um sensor de umidade e temperatura ligado nele mostrando em um LCD, porém nao existe qqr automacao utilizando os dados desse sensor até o momento.

A intenção é automatizar tudo com o raspberry pi, mas é um processo, no momento estou mais interessado em aprender como o cultivo se comporta, aproveitando esse tempo de quarentena, enquanto eu posso passar mais tempo em casa... coisas que pretendo melhorar no terrario, primeiro é iluminação, ele nao tem iluminacao e percebi que onde ele esta recebendo luz indireta, os pins estavam nascendo lateralmente, coloquei uma lanterna de led hj, em cima do terrario e deu pra perceber em poucas horas que eles mudaram a direção do crescimento, então, colocar uma iluminação no terrario é pripridade agora. A outra coisa é o umidificador ultrassonico, apesar da variação no terrario ficar entre 88% e 99% de umidade relativa, gostaria de ter a possibilidade de elevar bastante a umidade durante algumas horas por dia para hidratar a vermiculita do roll. Enquanto não chega o umidificador, cheguei a pensar em utilizar uma seringa para injetar agua dentro do bolo, mas acho que dosar essa quantidade pode ser um grande desafio.

Ah, daqui uns dias vc vai ter acesso ao forum compartilhado e trocado, se tiver interesse em trocar carimbo, devo conseguir ter carimbo do Golden Teacher. Daqui algum tempo também do White Fever, nao comecei ainda o cultivo deles.
Abração

Na verdade eu queria utilizar arduíno mais pra aprender a criar projetos com ele também. Eu também sou formado em computação mas nunca tive oportunidade de trabalhar com arduíno e raspberry mas, pra agora não vai dar pra fazer porque os valores ficariam bem mais altos e logo eu vou precisar gastar com um notebook novo. Daí, decidi esperar.

Ah, então era a luminosidade que estava influenciando os seus pins. Ainda bem que descobriu!

Quando eu tiver acesso nesse fórum, a gente pode trocar carimbos sim, sem problemas. Pelos cuidados que você tem, esses GT com certeza vão gerar carimbos bem saudáveis!
 
-------------------------------------------
1a PINAGEM: Data 29/06/2020
-------------------------------------------

Hoje por volta das 10:30h foi notado que os primeiros pins começaram a surgir. Surgiu 1 pin em um dos bolos (na parte do meio) e 2 pins em outro bolo (na parte de baixo). Os dois bolos foram feitos em copos do tipo americano de 190 ml, talvez isso explique o rápido surgimento dos pins, uma vez que a área de colonização é pequena, fez com que o micélio entrasse em modo de reprodução mais cedo.

(Não há foto porque ainda não está sendo possível distinguí-los na imagem)
 
----------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: Data 01/07/2020
----------------------------------------------

Todos os 6 bolos estão pinando!

Estes foram os dois primeiros que pinaram em apenas 1 dia após irem para o terrário, será que foi o dunk que agilizou a pinagem? Fiquei surpreso com a rapidez!

IMG_20200630_010248061.jpg IMG_20200630_090658452.jpg

O primeiro bolo que pinou tinha dois pins, agora esses dois pins estão bem maiores e estão surgindo muitos outros nesse bolo. As duas primeiras fotos são de ontem e a última é de hoje:

IMG_20200630_090707735.jpg IMG_20200630_173840204.jpg IMG_20200701_095418493.jpg

O segundo bolo que pinou continua apenas com um pin, que agora está bem maior. As duas primeiras fotos são de ontem e a última é de hoje:

IMG_20200630_090713266.jpg IMG_20200630_173846300.jpg IMG_20200701_095423558.jpg

Precisei aniversariar às pressas o último copo que havia ficado na incubadora para consolidação.
Eu havia retirado o aquecedor da incubadora para colocá-lo no terrário e mantido o último copo dentro da incubadora. Como este copo tinha acabado de colonizar 100%, a ideia era deixá-lo lá por 7 dias para a consolidação mas, para minha surpresa, ao conferí-lo ontem à noite notei que havia um pin no micélio dentro do copo. Provavelmente ao retirar o aquecedor, ele entendeu que era hora de começar a frutificar. Então, eu tive que aniversariá-lo ontem sem colocá-lo em dunk, apenas fazendo um roll em vermiculita esterilizada. Seguem as fotos abaixo:

IMG_20200630_230934496.jpg IMG_20200630_231403643.jpg IMG_20200701_095430731.jpg

Estou começando a abanar o terrário frequentemente, pois os bolos estão começando a ficar algodoados (acho que o oxigenador não está dando conta do recado sozinho). Este bolo da foto abaixo é o que está mais algodoado, talvez pelo fato de estar mais próximo à bomba de oxigenação (notei que ela estava fazendo respingar água nesse bolo). O afastei um pouco mais da bomba.

IMG_20200630_173851999.jpg

Obs.: O bolo algodoado e os outros dois que não mostrei aqui também estão pinando, porém, os pins estão muito pequenos para poderem ser vistos em foto.
 
Meu deus... quanto mais eu estudo e observo os fóruns, mais eu sinto que parece que estamos cuidando de um filho kkkkkk

Boa sorte na continuação amigo 🤗
 
Meu deus... quanto mais eu estudo e observo os fóruns, mais eu sinto que parece que estamos cuidando de um filho kkkkkk

Boa sorte na continuação amigo 🤗

Boa, amigo! Você acabou de descrever perfeitamente a experiência de cultivar cogus.

Obrigado pela energia positiva! 🍄
 
por que ele entra em sofrimento? Sofrimento em que sentido?
Então, pelo que eu li, a excreção é fisiológica normalmente. Com sofrimento eu me refiro a mudanças no ambiente que façam o micélio passar por estresse fisiológico como: temperaturas elevadas ou mudanças bruscas, contaminantes, redução da umidade do bolo ou seja, qualquer alteração que faça o micélio reagir para tentar conter uma possível injúria. Esse tipo de alteração pode AUMENTAR o volume de excreção. Só a presença do xixi, em pouca quantidade, pode não significar nada além de que o micélio se alimentou de algo sem valor nutricional pra ele.
 
----------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: Data 02/07/2020
----------------------------------------------

Os primeiros cogumelos estão a tomar forma e, os pins menores estão crescendo aos poucos. Segue fotos dos 6 bolos por volta das 01:00h:

IMG_20200702_010020016.jpg IMG_20200702_010030109.jpg IMG_20200702_010038971.jpg IMG_20200702_010045865.jpg IMG_20200702_010057576.jpg IMG_20200702_010105835.jpg

E por volta das 09:00h:

IMG_20200702_090324783.jpg IMG_20200702_090331107.jpg IMG_20200702_090340435.jpg IMG_20200702_090336171.jpg IMG_20200702_090353524.jpg IMG_20200702_090400258.jpg


----------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: Data 03/07/2020
----------------------------------------------

Os últimos pins parecem estar crescendo um pouco mais lentamente do que os primeiros mas, continuam crescendo. Segue fotos dos 6 bolos por volta das 02:00h:

IMG_20200703_015634588.jpg IMG_20200703_015642543.jpg IMG_20200703_015651004.jpg IMG_20200703_015702383.jpg IMG_20200703_015656496.jpg IMG_20200703_015706784.jpg

E por volta das 10:00h:

IMG_20200703_095450150.jpg IMG_20200703_095456276.jpg IMG_20200703_095511013.jpg IMG_20200703_095502936.jpg IMG_20200703_095518290.jpg IMG_20200703_095524420.jpg


Obs.: Por sorte, o tempo esfriou aqui e a temperatura ambiente está por volta dos 19 a 21 graus Celsius, com isso o aquecedor tem dado conta de manter o terrário com uma temperatura entre 24 e 24,5 graus Celsius (como a caixa organizadora não é térmica, eu estava apreensivo sobre uma possível perda de calor). A temperatura máxima registrada dentro do terrário foi de 26 graus Celsius no dia 30/06/2020, dia esse em que a própria temperatura ambiente aqui na cidade era 26 graus.Segue fotos das temperaturas mínima e máxima dentro do terrário (obs.: precisei deixar o termostato de ponta cabeça para o fio da sonda alcançar dentro do terrário):

IMG_20200702_205519961.jpg IMG_20200703_150021496.jpg
 
Última edição:
----------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: Data 04/07/2020
----------------------------------------------

Os dois cogumelos maiores que estão no mesmo bolo rasgaram o véu e abriram o chapéu. Os outros continuam a crescer. Segue fotos dos 6 bolos por volta das 02:20h:

IMG_20200704_022220543.jpg IMG_20200704_022225835.jpg IMG_20200704_022232064.jpg IMG_20200704_022236628.jpg IMG_20200704_022241189.jpg IMG_20200704_022245955.jpg IMG_20200704_022252696.jpg

Foi feita a colheita dos dois cogumelos do primeiro bolo, e o bolo foi levado de volta ao terrário para ver se os outros pins que estão nele aumentam de tamanho. Acho pouco provável que esses pins desenvolvam-se, pois o bolo chegou a diminuir de tamanho - talvez porque os cogumelos maiores tenham usado muita água dele para desenvolverem-se - mas, ele ficará no terrário pelo menos mais um dia para ver o que acontece. Seguem fotos:

IMG_20200704_022422064.jpg IMG_20200704_022428156.jpg IMG_20200704_022436448.jpg IMG_20200704_022445519.jpg IMG_20200704_024322099.jpg

Aproveitando a oportunidade, o chapéu do cogumelo maior foi retirado e colocado para carimbar. Seguem fotos:

IMG_20200704_023329105.jpg IMG_20200704_023332494.jpg IMG_20200704_023340260.jpg

Para quem se interessa por informações sobre pesagem, como o amigo @Grako , segue as fotos da pesagem dos dois cogumelos (pena que só lembrei de pesar o maior depois de já ter cortado o chapéu e posto pra carimbar):

IMG_20200704_023806882.jpg IMG_20200704_024101166.jpg

Após isso, os dois cogumelos foram colocados em frente ao ventilador e dentro de um saco vazado de laranjas. A sílica em gel laranja já está no correio da minha cidade mas, eles ainda não a entregaram; então, depois do túnel de vento, os cogumelos serão colocados dentro de um pote fechado junto a um desumidificador de ambientes até a chegada da sílica. Segue foto dos cogus ao vento:

IMG_20200704_024717276.jpg

A seguir estão as fotos atualizadas dos bolos por volta das 09:20h. Os cogumelos dos bolos 2, 4 e 6 estão crescendo. O bolo 3 cravou de pins e, também aumentou bastante o número deles no bolo 5. Os pins do bolo 1 (o qual foi feita a colheita) parecem que estão meio parados.

IMG_20200704_091845564.jpg IMG_20200704_091852424.jpg IMG_20200704_091904382.jpg IMG_20200704_091911943.jpg IMG_20200704_091916705.jpg IMG_20200704_091923070.jpg IMG_20200704_091930036.jpg
 
Para quem se interessa por informações sobre pesagem, como o amigo @Grako , segue as fotos da pesagem dos dois cogumelos (pena que só lembrei de pesar o maior depois de já ter cortado o chapéu e posto pra carimbar):

IMG_20200704_023806882.jpg IMG_20200704_024101166.jpg

Iti malia brigado por lembrar de mim 🥰
É uma informação realmente valiosa pra mim pois quero ver técnicas para melhorar a produção futuramente e preciso comparar diversos cultivos pra isso ^^

Fico feliz que teu cultivo ta indo tão bem assim! Vamos esperar a continuação dese flush hihi 🍄🍄🍄
 
----------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO: Data 04/07/2020
----------------------------------------------

Os dois cogumelos maiores que estão no mesmo bolo rasgaram o véu e abriram o chapéu. Os outros continuam a crescer. Segue fotos dos 6 bolos por volta das 02:20h:

View attachment 115288 View attachment 115289 View attachment 115290 View attachment 115291 View attachment 115292 View attachment 115293 View attachment 115294

Foi feita a colheita dos dois cogumelos do primeiro bolo, e o bolo foi levado de volta ao terrário para ver se os outros pins que estão nele aumentam de tamanho. Acho pouco provável que esses pins desenvolvam-se, pois o bolo chegou a diminuir de tamanho - talvez porque os cogumelos maiores tenham usado muita água dele para desenvolverem-se - mas, ele ficará no terrário pelo menos mais um dia para ver o que acontece. Seguem fotos:

View attachment 115295 View attachment 115296 View attachment 115297 View attachment 115298 View attachment 115299

Aproveitando a oportunidade, o chapéu do cogumelo maior foi retirado e colocado para carimbar. Seguem fotos:

View attachment 115300 View attachment 115301 View attachment 115302

Para quem se interessa por informações sobre pesagem, como o amigo @Grako , segue as fotos da pesagem dos dois cogumelos (pena que só lembrei de pesar o maior depois de já ter cortado o chapéu e posto pra carimbar):

View attachment 115303 View attachment 115304

Após isso, os dois cogumelos foram colocados em frente ao ventilador e dentro de um saco vazado de laranjas. A sílica em gel laranja já está no correio da minha cidade mas, eles ainda não a entregaram; então, depois do túnel de vento, os cogumelos serão colocados dentro de um pote fechado junto a um desumidificador de ambientes até a chegada da sílica. Segue foto dos cogus ao vento:

View attachment 115305

A seguir estão as fotos atualizadas dos bolos por volta das 09:20h. Os cogumelos dos bolos 2, 4 e 6 estão crescendo. O bolo 3 cravou de pins e, também aumentou bastante o número deles no bolo 5. Os pins do bolo 1 (o qual foi feita a colheita) parecem que estão meio parados.

View attachment 115306 View attachment 115307 View attachment 115308 View attachment 115309 View attachment 115310 View attachment 115311 View attachment 115312
Ficou top viu. Parabéns pelo cultivos. Gostei muito de ver esse cogumelos bem grandes. 🍄🍄🍄
 
Muito bom @Wesker
Parabéns
Queria te perguntar, quanto tempo até a sua sílica chegar?
👽

Então, não tenho muita certeza de quando ela vai chegar. Eu sei que o pedido já está aqui nos correios da minha cidade porque eu estou acompanhando o rastreamento mas, teve um entregador deles que faleceu de covid-19 recentemente e por causa disso essa semana toda o correio não funcionou e, eles estão tendo que fazer testes de covid. Eu cheguei até a ir pessoalmente lá no centro de distribuição deles pra ver se conseguia pegar o pacote pessoalmente mas, não está funcionando e com um aviso na porta de "fechado por força maior". Por enquanto, estou tendo que aguardar.
Ficaram bonitos hein! esses dois que você tirou pra carimbo devem dar uns 1.5g juntos, belo 1 flush!

Sim, vieram só dois nesse bolo e os os outros pins dele estão pequenos ainda mas, esses dois valeram a pena. Estou contente!
Esses dois juntos já dão uma viagem moderada. hehe

Abraços, irmão!
Ficou top viu. Parabéns pelo cultivos. Gostei muito de ver esse cogumelos bem grandes. 🍄🍄🍄

Também gostei muito, ficaram uns cogumelos grandões.
Iti malia brigado por lembrar de mim 🥰
É uma informação realmente valiosa pra mim pois quero ver técnicas para melhorar a produção futuramente e preciso comparar diversos cultivos pra isso ^^

Fico feliz que teu cultivo ta indo tão bem assim! Vamos esperar a continuação dese flush hihi 🍄🍄🍄

Obrigado pelas energias positivas!

Aqui é um lugar de por toda informação possível para podermos nos ajudar da melhor maneira possível.
 
Última edição:
Back
Top