Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1o Cultivo - TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain) em bolo PF-TEK

Diário de cultivo completo.
Olá a todos!

Depois de passar alguns anos lendo e estudando muito sobre micologia e técnicas de cultivo, resolvi fazer o meu primeiro cultivo de Cubensis.
O cultivo em si já começou há alguns dias mas, somente agora eu estou abrindo este diário para postar o andamento do processo, assim como, mostrar detalhes das técnicas utilizadas.
Decidi por fazer o cultivo durante esta época do ano (final do outono e começo do inverno) por ser uma época de temperaturas mais amenas na região onde eu moro, podendo assim, ter um maior controle sobre as temperaturas necessárias do começo ao fim do projeto. Isso seria inviável durante o verão, pois, alguns verões aqui ultrapassam facilmente a temperatura de 40 graus Celsius.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS (Thai Koh Samui Super Strain)
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido via internet

-------------------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO: Data 30/05/2020
-------------------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita:
(X) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Preparação do substrato:

Como primeiro passo para a preparação do bolo PF-TEK, foram triturados parcialmente dois copos americanos de 190 ml de Arroz Integral no liquidificador. Dessa trituração foi obtida uma farinha de arroz com granos mistos, onde: uma pequena parte do arroz chegou a virar farinha, uma parte foi quebrada em pedaços menores e uma parte continuou com os grãos quase intactos. Obs.: Neste cultivo foi utilizado o Arroz Parboilizado Integral, uma vez que, não foi encontrado outro tipo mais rústico no supermercado onde os insumos foram comprados.
Concluído o passo acima, uma bacia de plástico foi limpa com álcool de limpeza 70% e, dentro dela foi colocado o arroz integral preparado anteriormente juntamente com 4 copos de Vermiculita Super Fina e 2 copos de água mineral potável.
Enfim, a mistura acima foi mexida com uma colher de sopa até que a vermiculita perdesse o aspecto seco e fino, tornando-se uma massa mais aerada e úmida.

Preparação dos copos:
Ao total, foram preenchidos 7 copos com o substrato obtido no passo anterior, sendo eles: 4 copos do tipo americano de 190 ml e 3 copos de requeijão de 250 ml.
Após a escolha dos copos, eles foram limpos com Álcool de Limpeza 70% e uma flanela e, foi adicionado substrato até que faltasse por volta de 1,5 cm para que o mesmo alcançasse o topo dos copos.
Com todos os copos preenchidos, foi passado um pedaço de papel higiênico embebido em álcool de limpeza 70% nas bordas dos mesmos para a retirada de qualquer vestígio de substrato que estivesse nos 1,5 cm limpos da boca do copo.
Após isso, os 1,5 cm limpos dos copos foram preenchidos com uma camada de vermiculita super fina seca, para servir como camada de proteção do substrato contra contaminantes.
Com a camada de vermiculita no lugar, as bocas dos copos foram cobertas com pedaços de papel alumínio, e esses foram presos às bordas dos copos com a utilização de fita isolante.
Por último, foi colocado mais um pedaço de papel alumínio por cima do outro preso com a fita mas, esse não foi preso com ela.

Esterilização do substrato:
Uma vez terminado o processo acima, deu-se início ao processo de esterilização dos copos. Para tal, foi utilizada uma panela de pressão de 7 litros para que a esterilização não precisasse ser feita em duas etapas.
Foi forrado um pano de prato no fundo da panela de pressão e colocado água até atingir um pouco mais da metade altura dos copos. Em seguida, todos os sete copos foram colocados cuidadosamente dentro da PP de modo que não virassem.
A panela de pressão foi levada a uma boca grande do fogão e mantida em fogo alto até que pegasse pressão. Após o início da pressão, o fogo foi sendo baixado aos poucos em intervalos de 1 minuto - visando evitar a perda da pressão - até estar totalmente baixo (o fogo baixo da boca grande desse fogão equivale a um fogo médio de uma boca pequena).
Depois do abaixamento do fogo, os copos foram esterilizados durante 1 hora e a panela só foi aberta no dia seguinte na hora da inoculação.

(Não há fotos dos processos acima por medo de contaminações.)


-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 01/06/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Glove Box?
( ) Sim (X) Não

Preparação do Ambiente:
O ambiente onde a inoculação ocorreu foi um banheiro comum que foi limpo 1 hora antes e teve as paredes, cantos e acessórios borrifados com Álcool de Limpeza 70%. A janela foi fechada e coberta com um saco plástico para evitar correntes de ar. Foi borrifado, ainda, Lisoform no ar para matar possíveis germes que estivessem suspensos. A porta foi fechada e esperou-se 30 minutos para que o Lisoform baixasse completamente.

Higiene Pessoal:
Foi tomado um banho completo com sabonete antibactericida, usadas roupas limpas, boné (não havia touca cirúrgica), máscara cirúrgica descartável e luvas de borracha, nas quais foi borrifado Álcool de Limpeza 70% a cada 5 minutos durante o processo de inoculação.

Preparação dos Materiais:
Após a assepsia do banheiro, todos os materiais necessários foram levados para dentro, sendo eles: incubadora, panela de pressão contendo os copos esterilizados no dia anterior, água destilada, carimbo de esporos, tesoura, fita micropore, álcool 70%, flanela limpa, copo vazio, seringas de 10 ml e agulhas.
Foi passado (borrifado e espalhado com uma flanela) Álcool de Limpeza 70% na incubadora, na panela de pressão, na tesoura e no copo vazio.

Seringa de Esporos:
Foi colocado em torno de 50 ml de água destilada dentro do copo vazio.
O carimbo de esporos foi aberto e teve metade do conteúdo raspado com a tesoura e colocado na água destilada do copo.
A seringa e agulha foram abertas e ,usando-as, a água foi mexida até que a maior parte dos esporos se misturasse homogeneamente na água.

Inoculação:
A panela de pressão foi aberta pela primeira vez após a esterilização e os copos foram sendo retirados um a um e enxugados com uma flanela úmida de álcool.
A cada copo retirado da panela, retirava-se a segunda capa protetora de papel alumínio e injetava-se 4 ml da solução da seringa, sendo estes, em 4 furos equidistantes com 1 ml cada.
Os furos foram cobertos com pedaços de fita micropore, a segunda capa de papel alumínio foi recolocada sobre o copo e este foi armazenado dentro da incubadora.

(Não há fotos dos processos acima por medo de contaminações.)


-------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Início em 01/06/2020
-------------------------------------------------

Montagem da Incubadora:
Para a montagem da incubadora foi utilizada uma caixa térmica de isopor de 35 Litros, um aquecedor para aquários de 20 W colocado dentro de uma garrafa de vidro de 1 Litro e um termostato digital modelo W1209.
Foi feito um pequeno buraco no topo da caixa, logo abaixo do encaixe da tampa, para a passagem do cabo de energia do aquecedor e para a entrada do termostato que medirá a temperatura dentro da caixa.

Incubação:
A incubação teve início após o processo de inoculação assim que todos os copos foram colocados dentro da incubadora.
Para a incubação, o termostato foi configurado para a temperatura de 29 graus Celsius, com uma diferença de 0,5 graus Celsius, significando:
- Quando a temperatura de dentro da caixa estiver igual ou abaixo de 28,5 graus, o termostato aciona o aquecedor;
- Quando a temperatura da caixa atinge 29 graus, o termostato desliga o aquecedor;
Foi notado ainda, que à partir do momento que o aquecedor desliga a temperatura da caixa ainda sobe 0,5 graus, chegando a 29,5 graus. Com essa configuração obtém-se uma temperatura muito estável, com apenas 1 grau de variação dentro da caixa.
Abaixo, seguem as imagens das temperaturas mínimas e máximas utilizadas durante a incubação:

IMG_20200604_000356392.jpg IMG_20200603_151140365.jpg


-------------------------------------------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Primeira Abertura da Incubadora em 21/06/2020
-------------------------------------------------------------------------------------

Hoje foi feita a primeira abertura da incubadora desde que os copos foram inoculados há 20 dias.
A colonização parece estar bem avançada e o micélio saudável, sendo:
1 copo parece já estar 100% colonizado;
1 copo em torno de 97,5% de colonização;
4 copos em torno de 99,5% de colonização;
1 copo sem nenhum sinal de micélio mas também, sem nenhum sinal de contaminação.

Seguem fotos abaixo:

IMG_20200621_103605515.jpg IMG_20200621_103731154.jpg IMG_20200621_103749559.jpg IMG_20200621_103838190.jpg IMG_20200621_103908274.jpg IMG_20200621_104004715.jpg IMG_20200621_104050271.jpg IMG_20200621_104420206.jpg IMG_20200621_104157941.jpg

Nas fotos acima, o copo da quinta foto tem uma manchinha amarelada na parte de baixo que será verificada na próxima quarta-feira para ver se houve alguma mudança. O copo da sétima foto é o que está com a colonização mais atrasada (ainda não colonizou o fundo). E o copo da nona foto é o qual não tem micélio de Cubensis desenvolvido (não sei o porquê) e nem sinal de outros micélios se desenvolvendo.


--------------------------------------------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Segunda Abertura da Incubadora em 24/06/2020
--------------------------------------------------------------------------------------

Hoje foi feita a segunda abertura da incubadora desde que os copos foram inoculados há 23 dias.
A colonização está em 100% na maioria dos copos e o micélio saudável, sendo:
5 copos 100% colonizados;
1 copo em torno de 98,5% de colonização;
1 copo sem nenhum sinal de micélio mas também, sem nenhum sinal de contaminação.

Seguem fotos abaixo:

IMG_20200624_115110503.jpg IMG_20200624_115137588.jpg IMG_20200624_115208533.jpg IMG_20200624_115336692.jpg IMG_20200624_115413094.jpg IMG_20200624_115235695.jpg IMG_20200621_104157941.jpg

Nas fotos acima, o "xixi do micélio" do copo da 3a foto parece ter aumentado um pouco em comparação à foto anterior. O copo da penúltima foto é o qual ainda não está totalmente colonizado. E o copo da última foto é o qual não desenvolveu nenhum micélio.
Provavelmente na próxima terça-feira, dia 30/06/2020, será feito o aniversário dos copos que estão 100% colonizados. Já o que não está, será mantido na incubadora por mais algum tempo.

Obs.: O copo da última foto é um copo do tipo americano de 190 ml e está mais pesado do que os outros copos do mesmo tipo das fotos 1, 2 e 3.


----------------------------------
DUNK: Data 27/06/2020
----------------------------------

Após 6 dias de consolidação desde a colonização completa dos copos, foi feito o dunk dos bolos. Para tal, foi fervido 5 litros de água mineral potável durante 5 minutos a qual depois foi posta para esfriar. Após o resfriamento da água, ela foi colocada em potes de sorvete de 1,5 e 2 litros previamente limpos com álcool de limpeza 70%.
Os copos foram abertos um a um e os bolos foram mergulhados individualmente. Ao abrir os copos foi notado uma coloração totalmente branca do micélio e bastante rizomórfica em algumas partes do bolo.
Apesar deste ser o primeiro cultivo e não haver experiência suficiente para reconhecer o cheiro característico de um micélio de Psilocybe Cubensis, não foi notado nenhum cheiro forte e desagradável que possa caracterizar alguma contaminação.
Seguem fotos abaixo:

1o Bolo:

IMG_20200627_104824256.jpg IMG_20200627_151607712.jpg IMG_20200627_151754477.jpg

2o Bolo:

IMG_20200627_104912901.jpg IMG_20200627_151923614.jpg IMG_20200627_152147882.jpg

3o Bolo:

IMG_20200627_105004196.jpg IMG_20200627_153408613.jpg IMG_20200627_153651200.jpg

4o Bolo:

IMG_20200627_105053570.jpg IMG_20200627_152251935.jpg IMG_20200627_152500776.jpg

5o Bolo:

IMG_20200627_105149282.jpg IMG_20200627_152619230.jpg IMG_20200627_153308257.jpg

Observação 1: No copo que não apresentou crescimento de micélio foi feita uma verificação no interior do bolo pela busca de algum sinal de vida, porém sem sucesso. O mesmo foi descartado.

IMG_20200627_105321220.jpg IMG_20200627_154040813.jpg IMG_20200627_154157391.jpg IMG_20200627_154325323.jpg

Observação 2: 1 copo ainda está com a colonização 99,5% concluída e permanecerá na incubadora por mais 1 semana até a sua consolidação.


----------------------------------------------
ANIVERSÁRIO: Data 28/06/2020
----------------------------------------------

Após 24 horas de dunk foi feito o aniversário dos cinco bolos, para tal, foi feito o roll de cada um deles em vermiculita super fina.
A vermiculita utilizada no processo foi aquecida em forno de micro ondas durante 10 minutos, com uma parada no meio desse tempo para ser mexida com uma colher limpa com álcool 70%. Esse processo foi feito no dia 25/06/2020 e, após isso, a vermiculita foi guardada em um pote de sorvete de 2 litros.
Havendo passado 3 dias desde a esterilização da vermiculita no micro ondas até o dia do roll, foi decidido, por precaução, colocar a vermiculita durante 30 minutos em forno convencional pré-aquecido.
Abaixo seguem imagens dos cinco bolos pós-roll:

IMG_20200628_162321139.jpg IMG_20200628_162550772.jpg IMG_20200628_162852962.jpg IMG_20200628_163144934.jpg IMG_20200628_163455895.jpg

A seguir é mostrada a foto dos bolos dentro do terrário:

IMG_20200628_164942953.png

Segundo o termo-higrômetro, o terrário está com umidade relativa de 99%. Quando o terrário foi ligado por volta das 16:45h, o termômetro apresentava a temperatura ambiente de hoje (entre 19 e 20 graus Celsius), Agora às 18:45h, a temperatura está em torno de 23 graus Celsius dentro do terrário e, está começando a surgir sinais de umidificação em suas paredes. Foto a seguir:

IMG_20200628_183137831.jpg
 
Última edição:
Belo cultivo irmão! Vou gostar de ver esses cogus brotando 💪💪💪. Aquela manchinha amarela parece "xixi de micelio", por ora nada a se preocupar. Abraço irmão! Parabéns!
 
Legal ein! Estão seguindo bem! Parabens! Alias, gostei desse modelo de termostato, é difícil de instalar com o aquecedor de aquario?
 
Parece que está indo muito bem. Parabéns, também estou no meu primeiro cultivo, portanto sem muita experiência para compartilhar, mas lendo seu relato vi algo que talvez você possa testar na próxima vez, já li que após fazer a seringa de esporos com o carimbo, é interessante deixar algum tempo para que o esporo hidrate, não sei exatamente quanto tempo. Meu primeiro cultivo foi com uma seringa de esporos já pronta então não tive que fazer essa etapa. Uma coisa que fiz diferente também foi que não esperei o substrato esfriar dentro da panela de pressão, por algum motivo, ansiedade talvez, esqueci esse detalhe é removi a pressão da panela abrindo a válvula de pressão, em seguida deixei eles esfriarem dentro de um depósito plástico, como um terrário. Mas ainda bem que estão dando certo todos os meus 7 bolos.
Parabéns pelo diário e um ótimo cultivo. 🍄🍄🍄
 
Belo cultivo irmão! Vou gostar de ver esses cogus brotando 💪💪💪. Aquela manchinha amarela parece "xixi de micelio", por ora nada a se preocupar. Abraço irmão! Parabéns!

Obrigado, brother! Provavelmente na semana que vem os colocarei no terrário, só estou esperando um copo colonizar por completo.

Aquela manchinha amarela parece "xixi de micelio", por ora nada a se preocupar.

"Xixi de Micélio"? Nunca tinha visto isso aqui no fórum ainda. Mas menos mal. Pelo menos não há motivo pra preocupações então!!!

Abraços!
Legal ein! Estão seguindo bem! Parabens!

Obrigado! Também estou gostando do que estou vendo.

Alias, gostei desse modelo de termostato, é difícil de instalar com o aquecedor de aquario?

Não é tão complicado de usar. Quando eu tiver um tempo, eu pego umas fotos aqui e te mando um esquema de ligação.
Parece que está indo muito bem. Parabéns, também estou no meu primeiro cultivo, portanto sem muita experiência para compartilhar, mas lendo seu relato vi algo que talvez você possa testar na próxima vez, já li que após fazer a seringa de esporos com o carimbo, é interessante deixar algum tempo para que o esporo hidrate, não sei exatamente quanto tempo. Meu primeiro cultivo foi com uma seringa de esporos já pronta então não tive que fazer essa etapa.

Interessante, não havia pensado em deixar a seringa descansar porque estava seguindo um vídeo do Esporos do Ar no Youtube, e lá ele faz a seringa na hora também. Mas depois que você falou, eu pesquisei mais aqui no fórum e realmente é recomendado deixar a seringa pronta em torno de 12 horas na geladeira. Agora estou me perguntando se será por isso que em um dos copos os esporos nem germinaram.

Uma coisa que fiz diferente também foi que não esperei o substrato esfriar dentro da panela de pressão, por algum motivo, ansiedade talvez, esqueci esse detalhe é removi a pressão da panela abrindo a válvula de pressão, em seguida deixei eles esfriarem dentro de um depósito plástico, como um terrário. Mas ainda bem que estão dando certo todos os meus 7 bolos.
Parabéns pelo diário e um ótimo cultivo. 🍄🍄🍄

Ainda bem que tudo deu certo com os seus copos e o seu cultivo está bem bonito pelo que eu tenho acompanhado! Retirar a pressão da panela à força pode fazer com que os copos de vidro se quebrem no pior dos casos. Eu também fiquei bem ansioso no dia que esterilizei os meus copos mas, como já havia lido que era necessário deixar a panela esfriar sozinha, eu esperei até o dia seguinte.
 
Última edição:
Não esquece de dar aqueles 7 dias de consolidação depois de estar 100% colonizado. Abração irmão.

Bem lembrado. Eu estava pensando em colocar os que parecem estar 100% colonizados no terrário na semana que vem mas, talvez eu espere o mais atrasado chegar em 100% e dê mais alguns dias ainda. Abraços!
 
Bem lembrado. Eu estava pensando em colocar os que parecem estar 100% colonizados no terrário na semana que vem mas, talvez eu espere o mais atrasado chegar em 100% e dê mais alguns dias ainda. Abraços!
Deixe consolidar no máximo por 10 dias. Depois disso o micélio pode entrar em sofrimento e até produzir pins in vitro. Abração.
 
Muito massa Wesker! Que bom que ta tudo encaminhado ai :D
Eu só fiquei curioso com o copo que não apresentou nenhum tipo de crescimento... tu teria alguma teoria de pq isso rolou? :s
 

Legal, então isso pode acontecer em qualquer cultivo. Até encontrar um no meu próprio cultivo, eu nunca tinha encontrado nada sobre isso aqui no fórum.
Cultivando e aprendendo!

Obrigado pelo exemplo! Abraços!
Muito massa Wesker! Que bom que ta tudo encaminhado ai :D
Eu só fiquei curioso com o copo que não apresentou nenhum tipo de crescimento... tu teria alguma teoria de pq isso rolou? :s

Obrigado, Grako!

Olha meu amigo, sinceramente eu ainda estou me perguntando o que pode ter acontecido com aquele copo. Ele foi inoculado junto com todos os outros, usando a mesma seringa e a mesma soluçao de esporos. Eu penso em dois motivos, mas nenhum deles parece plausivel.
O primeiro e: este foi o ultimo copo a ser inoculado e ja nao havia mais esporos na soluçao, o que parece ser quase impossivel, visto que eu fiz a soluçao com metade de um carimbo (isso e MUITO esporo).
O segundo e: os esporos que foram injetados naquele copo estavam mortos ou morreram la dentro, mas, por que? Isso gera mais perguntas do que responde!
 
Última edição:
--------------------------------------------------------------------------------------
INCUBAÇÃO: Segunda Abertura da Incubadora em 24/06/2020
--------------------------------------------------------------------------------------

Hoje foi feita a segunda abertura da incubadora desde que os copos foram inoculados há 23 dias.
A colonização 100% na maioria dos copos e o micélio saudável, sendo:
5 copos 100% colonizados;
1 copo em torno de 98,5% de colonização;
1 copo sem nenhum sinal de micélio mas também, sem nenhum sinal de contaminação.

Seguem fotos abaixo:

IMG_20200624_115110503.jpg IMG_20200624_115137588.jpg IMG_20200624_115208533.jpg IMG_20200624_115336692.jpg IMG_20200624_115413094.jpg IMG_20200624_115235695.jpg IMG_20200621_104157941.jpg

Nas fotos acima, o "xixi do micélio" do copo da 3a foto parece ter aumentado um pouco em comparação à foto anterior. O copo da penúltima foto é o qual ainda não está totalmente colonizado. E o copo da última foto é o qual não desenvolveu nenhum micélio.
Provavelmente na próxima terça-feira, dia 30/06/2020, será feito o aniversário dos copos que estão 100% colonizados. Já o que não está, será mantido na incubadora por mais algum tempo.

Obs.: O copo da última foto é um copo do tipo americano de 190 ml e está mais pesado do que os outros copos do mesmo tipo das fotos 1, 2 e 3.
 
Curioso esse xixi de micélio Ein? Principalmente considerando que os demais não apresentam..
Tem alguma ideia do porque pode esse pote em específico ter acontecido isso?
Aliás, não que tenha algo a ver, mas, você deixou os potes todos bem vedados ou permitindo alguma troca de ar, como por micropore?
 
Curioso esse xixi de micélio Ein? Principalmente considerando que os demais não apresentam..
Tem alguma ideia do porque pode esse pote em específico ter acontecido isso?

Segundo o que o amigo @Poeiraviva escreveu lá em cima, o xixi do micélio é o excremento dele, então, acho que todo micélio o produz. Creio que de alguns a gente não vê porque ele deve acontecer dentro do bolo.

Aliás, não que tenha algo a ver, mas, você deixou os potes todos bem vedados ou permitindo alguma troca de ar, como por micropore?

Coloquei micropore em cada um dos quatro buracos da inoculação. Nunca é bom fechar completamente os potes pra não sufocar o micélio.
 
Segundo o que o amigo @Poeiraviva escreveu lá em cima, o xixi do micélio é o excremento dele, então, acho que todo micélio o produz. Creio que de alguns a gente não vê porque ele deve acontecer dentro do bolo.



Coloquei micropore em cada um dos quatro buracos da inoculação. Nunca é bom fechar completamente os potes pra não sufocar o micélio.
Boa noite irmão! O "xixi" é normal até certo ponto, mas ele pode indicar sofrimento do micélio, seja por contaminantes, seja por desidratação, seja por altas temperaturas...nesse caso, como o xixi vem aumentando, isso possivelmente indica que o micélio está sofrendo por algum motivo. Tenha certeza que vc não está deixando o copo encostado diretamente na garrafa do termostato (Já fiz isso) ou alguma outra coisa. Quando aniversariar, deixe esse por último, use uma máscara cirurgia e sinta o cheiro do bolo. Abração irmão! Acompanhando.
 
Boa noite irmão! O "xixi" é normal até certo ponto, mas ele pode indicar sofrimento do micélio, seja por contaminantes, seja por desidratação, seja por altas temperaturas...nesse caso, como o xixi vem aumentando, isso possivelmente indica que o micélio está sofrendo por algum motivo. Tenha certeza que vc não está deixando o copo encostado diretamente na garrafa do termostato (Já fiz isso) ou alguma outra coisa. Quando aniversariar, deixe esse por último, use uma máscara cirurgia e sinta o cheiro do bolo. Abração irmão! Acompanhando.

Não tem nenhum copo encostando na garrafa com o aquecedor, eu tomei cuidado com isso. Mas eu notei que os copos colonizados estão bem mais leves do que aquele copo que não nasceu micélio. Será falta de água?

Hoje cedo quando eu vi essa diferença de peso já pensei em fazer um dunk antes de colocar os bolos no terrário.
 
Não tem nenhum copo encostando na garrafa com o aquecedor, eu tomei cuidado com isso. Mas eu notei que os copos colonizados estão bem mais leves do que aquele copo que não nasceu micélio. Será falta de água?

Hoje cedo quando eu vi essa diferença de peso já pensei em fazer um dunk antes de colocar os bolos no terrário.
Bem possível que seja desidratação então. O dunk deve resolver sim. Vai dar tudo certo.
 
----------------------------------
DUNK: Data 27/06/2020
----------------------------------

Após 6 dias de consolidação desde a colonização completa dos copos, foi feito o dunk dos bolos. Para tal, foi fervido 5 litros de água mineral potável durante 5 minutos a qual depois foi posta para esfriar. Após o resfriamento da água, ela foi colocada em potes de sorvete de 1,5 e 2 litros previamente limpos com álcool de limpeza 70%.
Os copos foram abertos um a um e os bolos foram mergulhados individualmente. Ao abrir os copos foi notado uma coloração totalmente branca do micélio e bastante rizomórfica em algumas partes do bolo.
Apesar deste ser o primeiro cultivo e não haver experiência suficiente para reconhecer o cheiro característico de um micélio de Psilocybe Cubensis, não foi notado nenhum cheiro forte e desagradável que possa caracterizar alguma contaminação.
Seguem fotos abaixo:

1o Bolo:

View attachment 114878 View attachment 114879 View attachment 114880

2o Bolo:

View attachment 114881 View attachment 114882 View attachment 114883

3o Bolo:

View attachment 114885 View attachment 114886 View attachment 114888

4o Bolo:

View attachment 114889 View attachment 114890 View attachment 114891

5o Bolo:

View attachment 114892 View attachment 114893 View attachment 114894

Observação 1: No copo que não apresentou crescimento de micélio foi feita uma verificação no interior do bolo pela busca de algum sinal de vida, porém sem sucesso. O mesmo foi descartado.

View attachment 114895 View attachment 114896 View attachment 114897 View attachment 114898

Observação 2: 1 copo ainda está com a colonização 99,5% concluída e permanecerá na incubadora por mais 1 semana até a sua consolidação.
 
Back
Top