Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ºCultivo PFTEK Passo a passo

Diário de cultivo completo.
Strain: NEPAL (FRASCO COM 10 [ml] - COMPRADO PELO *****)
Substrato: Vermiculita + Arroz Integral triturado + Água (proporção 2 : 1 : 1)
Cobertura: Vermiculita
Inoculação: 25/02/2017


MATERIAL UTILIZADO

GASTO MÉDIO DE R$120,00
TUDO JUNTO.jpg

6 x COPOS DE 280 [ml] - R$ 9,99
COPO 280ML X 6 (16,99).jpg

2 X COPOS DE 300 [ml] - R$ 6,00
COPO 300ML X 2 (6,00).jpg

SERINGA DE 10 [ml] - DETALHE DA DIMENSÃO DA AGULHA - R$ 2,50
AGULHA UTILIZADA.jpg

PARA INOCULAÇÃO - R$ 9,50
KIT (9,50).jpg

PARA RELAXAMENTO
CERVA.jpg

SUBSTRATO

VERMICULITA 10 [L] - R$ 15,00
VERMIULITA EXPANDIDA MEDIA 10 L.jpg

ARROZ INTEGRAL 1 [kg] - R$8,50
ARROZ INTEGRAL ECOLÓGICO E ORGANICO (8.50).jpg

PREPARO DA MISTURA

WP_20170224_013.jpg ARROZ INTEGRAL TRITURADO.jpg APERTANDO MISTURA PARA VER ÁGUA.jpg BANCADA PARA ENCHER OS COPOS.jpg

- Triturei o arroz integral no liquidificador;
- A segunda foto ilustra como ele ficou (grãos parcialmente triturados e uma parte ficou uma "farinha");
- Misturei água (de torneira) até dar o ponto representado pela terceira figura (saindo gotas d'água).

MANIPULAÇÃO / PROCESSO

Procedimento = Colocação do substrato nos copos
COPOS CHEIOS.jpg

O volume de substrato após mistura teve aumento considerável, utilizei dois postes de azeitonas, cada um com 400 [ml] para aproveitar o substrato
POTE DE AZEITONA COMPLEMENTAR.jpg

Limpeza / esterilização das bordas dos recipientes (acho fundamental)
LIMPEZA DAS BORDAS DOS COPOS.jpg

Selagem dos copos com três camadas de papel alumínio;
Três furos para o processo de esterilização;
OBS: Inoculação efetuada em apenas dois furos (bordas);
DETALHE 3 FUROS.jpg

DETALHE
Após realizar os furos passei microporo de um lado a outro do copo pelo seguinte motivo:
No momento da inoculação, quando vai se injetar o liquido (apertar a seringa, propriamente dito), a movimentação da agulha pode fazer com que a folha de alumínio se rompa, a fita microporo impede uma movimentação da agulha ao executar a inoculação
DETALHE 3 FUROS COM MICROPORO.jpg

Procedimento finalizado
COPOS PRONTOS PARAESTERILIZAÇÃO.jpg

ESTERELIZAÇÃO

Três panelas de pressão convencionais com um pano no fundo;
Água até a metade dos potes;
Fogo alto até pegar pressão;
Fogo baixo por 1
;
Descanso de 24 [hrs] antes da abertura da panela (já no local do processo de inoculação);

PANELAS CHEIAS.jpg

Continua...

STILL AIR BOX (SAB) - NO LUGAR DA GLOVE BOX

Utilizei uma caixa de papelão de dimensões 60 x 30 x 30 [cm];
Papel laminado;
Cola quente.
WP_20170225_001.jpg

Dois furos de diâmetro 10 [cm].
DIMENSÃO DOS FUROS.jpg

Procedimento de "envelopamento total" da caixa de papelão já com os furos
EMBRULHANDO.jpg

SAB finalizada
SAB CONFECCIONADA.jpg

Continua...
 

Anexos

  • WP_20170225_001.jpg
    WP_20170225_001.jpg
    276.5 KB · Visualizações: 149
Última edição:
Como vc controla a humidade / troca gasosa do seu ternário?
Eu utilizo um vaporizador de ar de 5l que comprei em uma farmácia para manter a humidade alta, controlo através de um termohigrometro digital, quando a humidade baixa eu ligo o vaporizador, porém como o vaporizador eleva a temperatura a 40ºC eu costumo manter o local onde o terrário se encontra o mais ventilado o possível, mantendo a temperatura a 28°C.

Provavelmente na próxima semana vou abrir um diário com uma strain que não vi aqui ainda, a Space Coast Florida, então registrarei todos os passos pra você entender melhor como e o funcionamento
 
ATUALIZANDO

- Últimos dois bolo dessa remessa;
- Aqui encerra os bolos com a strain NEPAL;
- Encomendei uma ampola de 10 [ml] de MDK ontem, posteriormente abrirei outro diário de cultivo;
- Não pesei os outros bolos, mais esse dois tem 325 [g] (a título de curiosidade para fazer a relação peso micélio X peso fruto).
- Bolos já se encontram em dunk até amanhã!

WP_20170419_002.jpg WP_20170419_003.jpg
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pelo ótimo andamento do seu cultivo em PF Tek. Sua produção será excelente. :)

mas se já rompeu o véu, o cogumelo já deposita esporos

Nobre @Dolphin, salvo engano meu, pelo que sei, nem sempre o cogumelo já deposita esporos ao romper o véu. Às vezes ele esporula antes de romper o véu, às vezes junto, às vezes depois, às vezes nunca. Por isso o mais indicado é ver sinais de que já há esporulação, que é a "sujeirinha" preta (malgrado o esporo ser roxo), quando se pretende carimbar. Pois caso o cogumelo seja colhido antes da esporulação, ele não mais esporulará. :coffee:
 
Parabéns pelo ótimo andamento do seu cultivo em PF Tek. Sua produção será excelente. :)



Nobre @Dolphin, salvo engano meu, pelo que sei, nem sempre o cogumelo já deposita esporos ao romper o véu. Às vezes ele esporula antes de romper o véu, às vezes junto, às vezes depois, às vezes nunca. Por isso o mais indicado é ver sinais de que já há esporulação, que é a "sujeirinha" preta (malgrado o esporo ser roxo), quando se pretende carimbar. Pois caso o cogumelo seja colhido antes da esporulação, ele não mais esporulará. :coffee:
Muito obrigado!
Próximo passo casing pra ver!
 
ATUALIZANDO

Bolos dia 23/04/2017 - 23 [hrs]

- Sinais de Pins e alguns frutos jovens;
- Nenhum bolo infectou até agora;
- A técnica combinada de Argila expandida + Perlita parece ter funcionado bem para controle de umidade, pois quando fecho o terrário depois de fazer a troca gasosa (manualmente), o vidro da parte superior (entrada de luz) fica pingando água, praticamente chove la dentro.


Alguém sabe por que o micélio se "expandiu" e criou essa rede micelial além da camada de vermiculita?
Isso gera algum tipo de problema, ou é bom sinal?


WP_20170423_016.jpg
WP_20170423_017.jpg
WP_20170423_020.jpg
WP_20170423_024.jpg
WP_20170423_027.jpg
WP_20170423_029.jpg
WP_20170423_030.jpg

FOTO DA MONTAGEM COMPLETA
WP_20170423_015.jpg

Creio que os 80 [L] de terrário, que eram demasiadamente grande, ficou pequeno...
Estou com medo de não comportar a frutificação de todos os bolos ao mesmo tempo.

PS: Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos a todos que acompanharam e orientaram o meu cultivo, sem sombra de dúvidas se não fosse por vocês e todo o contexto abordado no teonanacatl.org o cultivo provavelmente não teria os mesmos resultados. Muito obrigado!
 
Última edição:
ATUALIZANDO

REFORMULAÇÃO / LIMPEZA DO TERRÁRIO

- A luz incidente está iluminando toda a superfície interior do terrário, o que gerou padrões diferenciados de crescimento ao redor do bolo, fato esse ressaltado anteriormente pelo amigo @GnomoLok (fatasses);
- Como sugerido tentei colar saco plástico em torno da caixa (no seu interior é claro), mais como esses plásticos são muito maleáveis e sensíveis a cola, ficou terrível de se fazer o serviço com qualidade, pois a impressão visual ficou ruim e ao adicionar água ela ficava entre o plástico e o isopor (bolhas d'água).

SOLUÇÃO PRÁTICA

- Comprei em uma loja de R$1,99 papel contact preto, 2 [m] por R$14,00;
- "Envelopei" o interior da caixa com o mesmo;
- O segredo de envelopar a superfície é fazer uma mistura de água + detergente (de cozinha normal mesmo) e colocar em um borrifador, ao tirar o papel contact do plástico que ele vem grudado, borrifa-se a mistura na sua "cola", isso faz com que possa mexer ele de forma a cobrir facilmente todas arestas e evitar bolhas. Quando seca essa mistura a cola continua lá e o papel se prende normalmente.

LIMPEZA DA ARGILA / PERLITA COM SOLUÇÃO DE CLORO DILUÍDO EM ÁGUA PROP. (1:10)
WP_20170424_009.jpg
ESTERELIZAÇÃO INTERNA DO TERRÁRIO COM ÁLCOOL 70°
WP_20170424_012.jpg

ENVELOPAMENTO DA CAIXA
WP_20170424_014.jpg
WP_20170424_016.jpg
WP_20170424_020.jpg
WP_20170424_015.jpg

PERLITA ESTERELIZADA COM OS BOLOS JÁ DISPOSTOS SOBRE ELA
WP_20170424_010.jpg

TERRÁRIO REFORMULADO E NA ATIVA NOVAMENTE
WP_20170424_022.jpg

Boa noite a todos!

 
Alguém sabe por que o micélio se "expandiu" e criou essa rede micelial além da camada de vermiculita?
Isso gera algum tipo de problema, ou é bom sinal?

Acredito que seja o micélio buscando oxigênio - mas estou em dúvida por ser algodoado. Uma melhora na troca gasosa pode ajudar.

Mas nas fotos das postagens seguintes, já não vejo estas expansões do micélio... :coffee:
 
Acredito que seja o micélio buscando oxigênio - mas estou em dúvida por ser algodoado. Uma melhora na troca gasosa pode ajudar.

Mas nas fotos das postagens seguintes, já não vejo estas expansões do micélio... :coffee:
Após o início da pinagem eles somem devargar, o micélio vai azulando conforme os frutos vem crescendo!

ATUALIZANDO

Bom dia!

Hoje pela manhã os frutos romperam o véu.
Pelo que pesquisei achei que iriam ficar maiores.
Pode ser algum fator no terrário que os fez ficarem pré maturos?
WP_20170427_002.jpg
WP_20170427_003.jpg
WP_20170427_001.jpg

:)
 
Última edição por um moderador:
Eles estão de tamanho normal. Essa variação deve ter se dado pela genética. Cada bolo possui diversos micélios em inoculações ME.
 
Queria parabenizar e agradecer por este tópico.
Sempre fui meio medroso de por a mão na massa sem antes ter certeza do que estou fazendo, não sei lidar muito bem com falhas (por mais que sejam inevitáveis e necessárias)...

E cara.. que tópico explicadinho timtim por timtim, estou acompanhando ansioso e atento!

Abraço
 
Primeiramente parabéns pelos belos frutos de seu cultivo @Threvor_jvf , ainda tem muitos bolos e muitos flushes pela frente!! :)

Após o início da pinagem eles somem devargar, o micélio vai azulando conforme os frutos vem crescendo!

Posso estar errado, mas essa questão do azulamento do micélio quando nascem os cogumelos não seria desidratação do mesmo ?? Afinal cerca de 9/10 da massa de um cogumelo é basicamente água. Talvez devesse proporcionar maior umidade para os bolos no terrário. :ler::ler:

Boas opções são utilizar um copo cheio de água com um borbulhador para aquários, ou então borrifar água nos bolos cerca de 5 a 8 vezes ao dia!!
 
Queria parabenizar e agradecer por este tópico.
Sempre fui meio medroso de por a mão na massa sem antes ter certeza do que estou fazendo, não sei lidar muito bem com falhas (por mais que sejam inevitáveis e necessárias)...

E cara.. que tópico explicadinho timtim por timtim, estou acompanhando ansioso e atento!

Abraço
Muito obrigado, assim como adquiri conhecimento pesquisando aqui no Teo e em outras fontes, quero repassa-lo para poder ajudar e contribuir no cultivo de todos interessados.

Faça tudo com calma, e MUITA assepsia que não tem erro, a maneira como esta o passo a passo que fiz neste diário funcionou muito bem. 100% de bolos saudáveis, todos produzindo frutos, não houve nenhuma contaminação.

Abraço amigo, o que precisar pode contar comigo!

Muito obrigado @KoopaTroopa, fico feliz pelo reconhecimento!
Na questão do azulamento, creio que não foi por falta de umidade, trabalho em casa, abano e borrifo mais de seis vezes ao dia, até estava com medo de molhar muito os bolos, pois eles sempre estão com gotículas semelhantes a de orvalho em cima.

Vou estudar a possibilidade de controle de umidade / temperatura pelo borbulhador e outros métodos, pois queria deixar o terrário autônomo o máximo possível, as vezes tenho que sair final de semana e fico preocupado com os frutos.

Além disso já estou com uma ampola de 10 [ml] de MDK, quero aumentar a produção (não mais bolos, e sim mais massa [g] por flush), vou abrir outro diário de cultivo com todos passos da modificação do terrário, que já está pequeno (80 [L]), espero poder contar com você o todos demais membros do Teo para isso!

Vou me preparar para isso a partir da semana que vem, nem que tenha que investir mais dinheiro, quem sabe investir até em uma incubadora de plantas para fazer o terrário.

Abraço!

ATUALIZANDO

1ª COLHEITA
28 [g] FRESCOS.
WP_20170427_003.jpg
WP_20170427_006.jpg
WP_20170427_008.jpg
WP_20170427_010.jpg

2ª COLHEITA
57 [g] FRESCOS
WP_20170428_006.jpg
WP_20170428_007.jpg
WP_20170428_008.jpg
WP_20170428_009.jpg

Bolos já se encontram em Dunk.
 
Última edição por um moderador:
BREVE PARECER

Caros amigos, ainda na faculdade tive contato com diversos tipos de drogas, algumas muito pesadas, mais tão pesadas que tenho vergonha de citar, nunca contei aos meus amigos e familiares sobre isso, desculpem o desabafo.
Em 2015 montei um escritório de Engenharia, consultoria e assessoria, e no auge da ascenção do mesmo tive uma recaída e fiquei muito depressivo (meados do ano passado), quando deixando de trabalhar.
Na busca por mais "loucura" fui atrás dos alucinógenos pesados, até encontrar o P. Cubensis, no início fiz a ingestão do mesmo afim de ficar louco e "curtir a onda" (desculpem os termos chulos).

Após algumas trips pude compreender que os efeitos psicoativos não são meramente visuais como eu imaginava, pude ver o que há por trás desse cogumelo, que creio ser um REMÉDIO natural, claro, se usado com responsabilidade e dosagem adequada.

Adquiri pela internet um bocado de cogumelos desidratados, e fiz um tratamento personalizado de acordo com minha mente, doses não muito altas e com espaçamento de tempo adequados.

Hoje não faço uso de drogas sintéticas nem químicas, minha depressão se foi, como se tivesse sido arrancada de mim, meu escritório vai de vento a poupa, estou conseguindo regrar meu tempo e controlar minha ansiedade, não tomo NENHUM tipo de remédio (farmaco). E o mais importante de tudo hoje eu consigo sorrir verdadeiramente, sorrio porque sou feliz de verdade e nunca agradeci por isso.

Os maiores bens de um homem na minha opinião são: PAZ, SAÚDE e SUCESSO, o resto a gente corre atrás... E hoje tenho comigo os três!

Deixo esse parecer de uma pessoa que começou a tomar os cogumelos com uma certa ignorância e hoje da valor ao cultivo não pela loucura e sim pelo prazer de simplesmente experimentar a vida como ela é!

Paz, saúde e sucesso a todos!
 
ATUALIZANDO - DÚVIDA

Boa tarde a todos, hoje mais um bolo está prestes a ceder seu primeiro flush.
WP_20170430_001.jpg

Dois bolos estão frutificando e com cogumelos um pouco deformados, primeira vez que isso ocorre no cultivo. Seria excesso / falta de água / oxigênio?
Já aconteceu isso em algum cultivo de vocês?
Segue as imagens do ocorrido, desde já agradeço!
WP_20170430_003.jpg
WP_20170430_007.jpg
WP_20170430_008.jpg
 
Caros amigos, ainda na faculdade tive contato com diversos tipos de drogas, algumas muito pesadas, mais tão pesadas que tenho vergonha de citar, nunca contei aos meus amigos e familiares sobre isso, desculpem o desabafo.
Em 2015 montei um escritório de Engenharia, consultoria e assessoria, e no auge da ascenção do mesmo tive uma recaída e fiquei muito depressivo (meados do ano passado), quando deixando de trabalhar.
Na busca por mais "loucura" fui atrás dos alucinógenos pesados, até encontrar o P. Cubensis, no início fiz a ingestão do mesmo afim de ficar louco e "curtir a onda" (desculpem os termos chulos).

Após algumas trips pude compreender que os efeitos psicoativos não são meramente visuais como eu imaginava, pude ver o que há por trás desse cogumelo, que creio ser um REMÉDIO natural, claro, se usado com responsabilidade e dosagem adequada.

Adquiri pela internet um bocado de cogumelos desidratados, e fiz um tratamento personalizado de acordo com minha mente, doses não muito altas e com espaçamento de tempo adequados.

Hoje não faço uso de drogas sintéticas nem químicas, minha depressão se foi, como se tivesse sido arrancada de mim, meu escritório vai de vento a poupa, estou conseguindo regrar meu tempo e controlar minha ansiedade, não tomo NENHUM tipo de remédio (farmaco). E o mais importante de tudo hoje eu consigo sorrir verdadeiramente, sorrio porque sou feliz de verdade e nunca agradeci por isso.

Os maiores bens de um homem na minha opinião são: PAZ, SAÚDE e SUCESSO, o resto a gente corre atrás... E hoje tenho comigo os três!

Deixo esse parecer de uma pessoa que começou a tomar os cogumelos com uma certa ignorância e hoje da valor ao cultivo não pela loucura e sim pelo prazer de simplesmente experimentar a vida como ela é!

Lindo o relato. :)

Eu adoro ver a galera que chega no fórum dentro da mentalidade de doidera e com o tempo (1) ou desaparece provavelmente porque tomou uma coça dos cogumelos, (2) ou aprende a ser mais comportado e colaborativo reduzindo a doidera da vida e se ajeitando. Membros que chegam arrogantes, se não somem, passam a demonstrar mais humildade com os ensinamentos dos meninos santos.

Não que isso tenha sido seu caso, mas apenas ilustra como os cogumelos são poderosos em nos libertar de vícios e amarras de maus hábitos do passado.

Os cogumelos em minha vida também melhoraram muita coisa, como me relaciono no trabalho, comigo mesmo, com meu filho, minha esposa, meus pais, e tudo mais, e em especial me fizeram finalmente deixar de ser aquele louco em drogas que chegou aqui há dois anos atrás.

Parabéns pela nova caminhada. :)

Dois bolos estão frutificando e com cogumelos um pouco deformados, primeira vez que isso ocorre no cultivo. Seria excesso / falta de água / oxigênio?
Já aconteceu isso em algum cultivo de vocês?

Não. Deve ser só uma alteração fenotípica.
 
SOLUÇÃO PRÁTICA

- Comprei em uma loja de R$1,99 papel contact preto, 2 [m] por R$14,00;
- "Envelopei" o interior da caixa com o mesmo;
- O segredo de envelopar a superfície é fazer uma mistura de água + detergente (de cozinha normal mesmo) e colocar em um borrifador, ao tirar o papel contact do plástico que ele vem grudado, borrifa-se a mistura na sua "cola", isso faz com que possa mexer ele de forma a cobrir facilmente todas arestas e evitar bolhas. Quando seca essa mistura a cola continua lá e o papel se prende normalmente.

Rapaz, que boa ideia hahahaha, tem diversas aplicações.

ATUALIZANDO - DÚVIDA
Dois bolos estão frutificando e com cogumelos um pouco deformados, primeira vez que isso ocorre no cultivo. Seria excesso / falta de água / oxigênio?

Tenho amigos muito mais feios que esses cogumelos e se eu chamar de deformados vão ficar bem chateados hahahaha.

Fica tranquilo parceiro, só o tempo dirá como esses cogumelos "feinhos" vão crescer, mas não parece ser nada a se preocupar.

Seus bolos estão crescendo muito bem, é bonito de ser ver.
 
Eu adoro ver a galera que chega no fórum dentro da mentalidade de doidera e com o tempo (1) ou desaparece provavelmente porque tomou uma coça dos cogumelos, (2) ou aprende a ser mais comportado e colaborativo reduzindo a doidera da vida e se ajeitando.
Haha, bem isso ai @ExPoro , aqui já experimentei do nr. (1) e agora só no (2).
Aqui o processo de acertar a sintonia do Eu com o ego ainda continua (possivelmente acabará no final desse plano haha). Mas sério, muito bom mesmo, o cogumelo é aquele dedo nas feridas. Não tem papinho com ele, por mais que a gente tente, ele vai jogar na nossa cara aquelas coisinhas que estão de baixo do tapete.
Ainda sou novato nas trips, a cautela segue forte por aqui também. Bastante preparos no set/setting. Mas arrisco uma conclusão, ainda que prematura, sobre trips:
Bad: O cogu vai jogar na sua frente aquelas coisas que você insiste em não consertar.
Good: Prepare-se, pois hoje teremos ensinamentos e confirmações de que estamos dando os passos corretos rumo à nossa evolução.
 
Back
Top