Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Tulum e Thai - PF-Tek

Diário de cultivo completo.
Ola Pessoal, saudações de Portugal.

Desde já o meu maior agradecimento pela existencia e pelo trabalho desta comunidade, sempre gostei de experimentar estados alterados de consciencia e desde que experimentei cogumelos numa festa trance percebi o poder deste ser. Só usei 2 vezes, doses baixas em contexto de festa rave mas sempre fiquei com a vontade de os cultivar e experimentar a psiconautica noutro contexto para lá da diversão, em breve. :)
Neste momento já fiz a minha primeira colheita depois de muito estudo aqui no forum e é por isso que quero partilhar o meu cultivo que é em grande parte vosso, muito obrigado. A natureza é maravilhosa!

Vou resumir o meu processo o mais detalhadamente possivel, espero que possa ajudar alguém como os vossos diários me ajudaram a conseguir cultivar estes seres fantásticos!

Carimbo de esporos:
Os carimbos foram adquiridos atraves do FSRE (Thai) e FSE (Tulum). As strains foram escolhidas dentro do que estava disponivel e pela facilidade de cultivo para um iniciante. Sites muito confiáveis, fiquei muito agradado com a ideia da partilha de esporos e já fiz carimbos para partilhar também.

Material de cultivo:
- vermiculita e perlita compradas numa growshop
- arroz integral biológico
- seringas de 5ml compradas na farmácia
- copos de análise esterilizados para fazer a seringa de esporos comprados na farmácia
- mascaras, luvas, álcool, agua oxigenada, água destilada, lixívia (água sanitária), fita isoladora, fita micropore
- película aderente, papel de aluminio
- copos de 250ml de compota da marca auchan comprados no jumbo, têm boca larga, tampa de enroscar e servem perfeitamente para fazer os bolos
- arca térmica (geladeira) para a incubação
- caixa de esferovite (isopor) de 50l para terrário comprada online
- caixa de arrumação de 50l transparente para glovebox
- 2 termostatos de aquário de 100w
- bomba de ar de aquário de 2 saidas (2x 4l/h)
- mangueira + 2 pedras porosas
- sílica gel

Confecção dos bolos PF:
No inicio de Fevereiro os bolos foram confecionados seguindo a receita básica PF-Tek na proporção de 2 vermiculita:1 arroz triturado:1 água em copos de 250ml cobertos posteriormente com papel de aluminio. Pano no fundo da pp para os copos não estarem em contacto directo com o fundo da panela, água até meio dos copos e esterilizados na panela de pressão durante 60-90min. Só no dia seguinte é que retirei os copos da pp e foram lacrados com a fita isoladora.

Glovebox e confecção das seringas de esporos:
A glovebox foi improvisada, para não estragar a caixa de arrumação, segundo o método descrito pelo pgmr. Segui exactamente o mesmo método dentro de uma casa de banho pequena desinfectada com água com lixivia na proporção de 5:1.
https://teonanacatl.org/threads/glovebox-sem-trucidar-uma-caixa-novinha-e-preparação-da-minha-área-de-trabalho.9020/
Com tudo pronto foram preparadas 2 seringas 5ml de esporos de cada strain, Tulum e Thai. Com todo o material necessário dentro da glovebox (carimbos, seringas, copo de analise, colher de café, água destilada) foi aberto o carimbo, metade do conteudo do carimbo de Thai foi raspado com a colher de café para dentro do copo com cerca de 10ml de água destilada. De seguida o conteudo do copo foi sugado pelas 2 seringas, o mesmo procedimento foi realizado para a confecção das 2 seringas de Tulum. As seringas foram para o frigorífico 2 dias para hidratar os esporos.

Inoculação dos copos e incubação:
Dia 05/02 foram inoculados 4 copos de Tulum, metade do conteudo de uma seringa (2,5ml) para cada copo na glovebox improvisada seguindo o mesmo método descrito acima. De seguida foram colocados na incubadora, mala térmica, preparada com um garrafão de agua com o termostáto para controlar a temperatura. Aqui em Portugal era inverno e as temperaturas estavam bastante baixas por isso o termostato estava no máximo, 34Cº, para manter uma temperatura de 26/27Cº na incubadora.
Dia 20/02 foram inoculados 4 copos de Thai.
Dia 07/03 foram inoculados + 5 copos de Tulum para acabar o carimbo, um dos copos é de 800ml.

O tempo de incubação variou muito, os copos de Tulum (carimbo tinha 8 meses) demoraram muito tempo a arrancar por isso imagino que deveria ter deixado os esporos mais tempo a hidratar na seringa. Nos copos de Thai (carimbo com 1 mês) logo após 4/5 dias já eram visiveis pontos de micélio a crescer. Dos 8 copos que incubados 2 perderam-se, 1 de cada strain, com uma contaminação rosa (não tenho fotos porque não tinha máquina na altura).
Em média os 3 copos de Thai ficaram completamente colonizados em 1 mês, 1 copo de Tulum em 45dias aproximadamente e tenho mais 2 copos de Tulum na incubadora já com 2 meses mas estão a ficar completamente colonizados. Os ultimos 5 copos de Tulum (07/03) a serem inoculados continuam na incubadora também.

_MG_7623-iloveimg-converted (1).jpg _MG_7624.jpg _MG_7605.jpg _MG_7608.jpg IMG_20160330_174521.jpg

Preparação do terrário:
O terrário foi inicialmente pensado numa caixa organizadora de 50l mas como era impossível atingir temperaturas de 23Cº, nunca passando acima dos 18Cº, comprei então uma caixa de esferovite também de 50l, a caixa em esferovite fez toda a diferença no requisito de manter a temperatura nos 23Cº.
Depois de ter visto aqui um diário com a mesma técnica resolvi forrar a minha caixa com vinil tanto por dentro como por fora, ficou mais engraçada e mais resistente caso contrario o esferovite estraga-se com o tempo e utilização.
Foi utilizada 4/5cm de perlite no fundo do terrário, previamente esterilizada em líxivia e água por 2 dias. À perlite foi adicionada água com alguns ml de água oxigenada até perfazer +/- 3cm do fundo do terrário.
Foi colocado um garrafão com água, o termostato de aquário e alguns ml de água oxigenada dentro do terrario de modo a controlar a temperatura.
Coloquei também a bomba de ar com as pedras porosas no terrario de modo a melhorar a oxigenação e foram feitos 10 buracos tapados com fita micropore de forma a permitir trocas gasosas.
_MG_7626.jpg _MG_7627.jpg _MG_7634.jpg _MG_7635.jpg IMG_20160330_134619.jpg IMG_20160330_134638.jpg

Frutificação:
Por volta do dia 20/03, com 3 copos de Thai e 1 copo de Tulum completamente colonizados foi dia de aniversário! O dunk de 18h foi realizado em 2 dos copos injectando água com seringa dentro dos copos até ficarem completamente cheios, os restantes 2 copos foram directo para o terrário depois de um roll em vermiculita. Após 1 semana no terrário começaram a aparecer os primeiros pins! E durante a semana seguinte os primeiros cogumelos :)
O primeiro flush já foi colhido, quando estiver seco indico o peso.
IMG_20160330_133359.jpg IMG_20160330_133346.jpgIMG_20160331_230954.jpg IMG_20160331_231209.jpg IMG_20160331_231441.jpg IMG_20160331_231455.jpg
 

Anexos

  • IMG_20160331_231209.jpg
    IMG_20160331_231209.jpg
    63.8 KB · Visualizações: 34
  • IMG_20160331_231441.jpg
    IMG_20160331_231441.jpg
    32.2 KB · Visualizações: 32
Última edição:
Ponto de situação:
- na incubadora continuam os copos de tulum, 7 de 250ml e um de 800ml. Amanha vou aniversariar um dos copos que faz 2 meses de incubação. :huh: O que acham que devo fazer com o copo de 800ml, um casing ou frutifica-lo mesmo assim?

- no terrário depois do primeiro flush e de um dunk de 12h hoje foi dia de 2 bolos voltarem ao terrário para o 2º flush. Sigo com 4 bolos.
20160404_193721.jpeg

Com que frequência fazem uma limpeza ao terrário? Qual é o procedimento que utilizam?

Tive um bolo que por baixo de um cogumelo já aberto ficou com uma mancha escura, serão esporos ou uma contaminação? Deixo uma foto.
20160403_133942.jpeg20160403_133953.jpeg

Até já :)
 
Última edição:
contaminação?

Pela deformação do chapéu e listra que sobe pelo caule do cogumelo do mesmo lado onde tem a deformação no chapéu, creio que seja Verticillium.

Os frutos podem ser consumidos, desde que seja feito chá deles. :coffee:
 
Obrigado exporo, será mesmo? Tenho os cogumelos a secar todos juntos, será que vai contamirnar os restantes? O que faço com o bolo, coloquei hoje no terrário...
 
Um erro que você cometeu foi ter usado um recipiente aberto para por o termostato. Utilize um recipiente FECHADO com o máximo de vedação para que a umidade gerada pelo termostato não crie uma umidade exagerada. Principalmente na incubadora.

Termostato em recipiente aberto acaba servindo como uma grande fábrica de chuva.

Com que frequência fazem uma limpeza ao terrário? Qual é o procedimento que utilizam?
Se o terrário está muito úmido como o seu, limpe agora!! Excesso de umidade facilita o desenvolvimento de possíveis contaminantes.
Mas normalmente eu higienizo o terrário num período de 15 - 20 dias. Pode usar a boa e velha Agua + Sabão somado ainda também a um desinfetante de sua preferência.
 
Tenho os cogumelos a secar todos juntos, será que vai contamirnar os restantes? O que faço com o bolo, coloquei hoje no terrário...

Bem, no seu lugar eu faria chá com tudo que tá secando junto com esses que parecem contaminados, porque senão eu não conseguiria relaxar na hora da viagem. Na dúvida... :LOL:

Sobre o bolo, não sei como se dá a disseminação desse contaminante. Como eu uso terrários de pet, cada bolo fica em um terrário, então dificilmente um bolo afeta o outro, e isso realmente me deixa livre de pensar nisso. Agora, se for pra recomendar algo, então faz um terrário de pet pra usar só com esse bolo, por precaução. :coffee:

Na próxima colheita desse bolo, tira umas fotos mais detalhadas das listras que crescem do lado deformado do chapéu que a gente avalia melhor pra dar certeza se contaminou. :bigode: Tenho quase certeza de que é Verticillium mesmo.
 
Um erro que você cometeu foi ter usado um recipiente aberto para por o termostato. Utilize um recipiente FECHADO com o máximo de vedação para que a umidade gerada pelo termostato não crie uma umidade exagerada. Principalmente na incubadora.

Termostato em recipiente aberto acaba servindo como uma grande fábrica de chuva.


Se o terrário está muito úmido como o seu, limpe agora!! Excesso de umidade facilita o desenvolvimento de possíveis contaminantes.
Mas normalmente eu higienizo o terrário num período de 15 - 20 dias. Pode usar a boa e velha Agua + Sabão somado ainda também a um desinfetante de sua preferência.

Boa dica Pschoevie, fiz isso mesmo limpeza no terrário e tapei os recipientes. Na incubadora deixou de haver humidade e no terrário baixou também. :)


Bem, no seu lugar eu faria chá com tudo que tá secando junto com esses que parecem contaminados, porque senão eu não conseguiria relaxar na hora da viagem. Na dúvida... :LOL:

Sobre o bolo, não sei como se dá a disseminação desse contaminante. Como eu uso terrários de pet, cada bolo fica em um terrário, então dificilmente um bolo afeta o outro, e isso realmente me deixa livre de pensar nisso. Agora, se for pra recomendar algo, então faz um terrário de pet pra usar só com esse bolo, por precaução. :coffee:

Na próxima colheita desse bolo, tira umas fotos mais detalhadas das listras que crescem do lado deformado do chapéu que a gente avalia melhor pra dar certeza se contaminou. :bigode: Tenho quase certeza de que é Verticillium mesmo.

Estive a ler um pouco sobre o verticillium e realmente parece ser isto mas pelo que li aqui na biblioteca se os cogumelos estiverem 100% secos não há problema, mas talvez faça mesmo o chá. Próximo flush vou tirar fotos. :huh:

Bom deixo uma fotos da colheita, 2.4g 1 bolo de Tulum e 8.4g de 3 bolos de Thai.
20160406_100917_BEST[1].jpeg 20160405_183319[1].jpeg 20160405_183141[1].jpeg
 
Boas pessoal, depois de 4 dias fora de casa ontem foi dia de colheita do 2º flush dos bolos mas os cogumelos apresentavam um aspecto muito estranho cogumelos "melados e bolos com um micélio algodoado branco a crescer por todo o lado e em cima da vermiculita do roll". Ja estive a pesquisar e parece que tenho humidade a mais no terrário, o que acham?

Cogumelos "melados" e com manchas:
20160411_155945.jpeg 20160411_155952.jpeg 20160411_181214.jpeg 20160411_181246.jpeg

Bolos com micélio algodoado:
20160411_160436.jpeg 20160411_160444.jpeg

Neste spot o bolo está mais castanho mas não parece nenhum fungo, parece seco do género de escreção de micélio. O que acham, será contaminação?
20160411_160252.jpeg 20160411_160256.jpeg

Foto da colheita de 4 bolos:
20160411_183109.jpeg
 
Cogumelos "melados" e com manchas:

Se outros bolos da mesma seringa não apresentaram essa característica em nenhum cogumelo e todos os cogumelos deste bolo apresentaram, deve ser contaminação então. Mas não conheço esse tipo de contaminante. É também só uma opinião. :bigode:

Se não identificar o contaminante, melhor descartar o bolo e os cogumelos. :coffee:
 
Os frutos estão melados por excesso de água sobre os cogumelos como neste cultivo: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-diário-segundo-cultivo-pf-tek-casing-strain-florida.12052/. Isso favorece a contaminação por bactéria nos chapéus (bacterial blotch). Você está borrifando demais sobre os chapéus? Está havendo muita condensação e pingando nos bolos? Está usando umidificador? Não está tendo troca de ar suficiente para gerar uma evaporação da umidade nos chapéus? Revise a sua rotina e as condições do terrário.
 
Boas pessoal, obrigado Exporo e Malahov. Realmente estava com humidade a mais e muita consensação no terrário mas já melhorei esse parâmetro e este flush já me parece bem mais saudável. Vou fazer um update com fotos. Até já
 
Parabéns pelo teu cultivo Outlaw.

Parece que os Psilocibes por terras lusas está a aumentar ;) , muito estudo de Micologia começa a haver por cá :)

Abraço
 
Back
Top