Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Texas

Diário de cultivo completo.
Mandei duas cartas pedindo esporos mas não sei porque não chegaram, esperei quase dois meses e nada então ganhei de um amigo aqui do fórum e mãos na massa. Tô ansiosa mas vou ser bem paciente e cuidadosa no cultivo:)

Recebi 1 carimbo do Texas, como só veio 1 tive bastante cuidado, fiz tudo com bastante assepsia e seguindo as regras a risca.

FAZENDO OS BOLOS
Peguei uns copinhos de patê que minha mãe guarda aqui em casa. Fiz os substrato com 2:4 de vermiculita, 1:4 de FAI, 1:4 de água. Misturei a água com vermiculita primeiro, deixei ficar meio pastosa mas não encharcada e coloquei a FAI.
Coloquei a mistura nos copinhos e deixei 1 cm no topo de todos pra colocar vermiculita seca. Limpei a borda, coloquei o selo de vermiculita, coloquei papel alumínio em cima, coloquei outro , apertei e coloquei todos os quatro copinhos em cima de um pano com água dentro da panela.
Na hora de colocar eles na panela de pressão fui na cara de pau enquanto minha mãe tava lavando os pratos. Segui a dica de uma amiga de não fazer muito mistério e esconder pra não chamar mais atenção. Deixei o fogo baixo e no começo fiquei com medo da panela explodir hauaha

Minha mãe também, toda hora ela dizia “Panela de pressão é um perigo, ó você viu?!?!” hauhua Depois de 90 minutos tirei os bolos, coloquei dentro de um ziploc grandão e coloquei em local fresco por 24 horas pra ficarem prontos sexta a noite.
Enquanto isso já fui fazendo as seringas numa prateleira isolada aqui no quarto, não tem passagem de ar e limpei com Pinho Sol (tipo Lysol). Não é lá uma glovebox mas dá pro gasto. Tomei banho com protex, usei luvas, raspei os carimbos pra dentro do copo com água filtrada, coloquei nas seringas e deixei hidratar por 24 horas pra ficarem prontos na sexta a noite também.

HORA DE INOCULAR
Tomei banho com protex, coloquei tudo dentro da prateleira e inoculei os quatro cantos. Usei duas seringas para 4 copos.
Na hora de esquentar a agulha acabei encostando na pele e derrubei um copo. Ele trincou mas não espatifou e minha pele ainda tá aqui hauha Tudo isso por causa da luva atrapalhando um pouco e a falta de costume pra manusear. Vou esperar colonizar, tirar o bolo, ver se não tem vidro nenhum e jogar o copinho fora :<

MICÉLIOS

Depois de alguns dias os micélios já apareceram branquinhos e bonitinhos =)
Nos quatro copos já apareceram micélio e nenhuma contaminação.

(Assim que chegar em casa coloco as fotos pra vocês verem)
 
Ecuador: Creio que não. Limpei minhas mãos ou colocava luvas limpas sempre que ia mexer no terrário. Se contaminou foi talvez quando abri pra abanar ou colocar garrafa de gelo.


Se você pressionar os bolos na manipulação eles azulam.
 
Não sabia disso Ecuador. Valeu mesmo!! Li bastante antes de começar o cultivo mas não vi nada sobre apertar os bolos.

Vou ser mais delicada com eles, pode ser mesmo que eu tenha apertado.

Os micélios estão se espalhando pela vermiculita que eu coloquei por cima do bolo, acho que agora vai. A parte azul do micélio ainda tá lá só que um pouco mais clara.
 
Voltei de viagem hoje. Minha mãe ficou cuidando dos bolinhos enquanto eu tava fora e parece que as coisas andam bem.


O micélio está se espalhando pela vermiculita. Nada de pins ainda mas parece que o problema da falta de umidade foi resolvido. Os bolos nao estao mais azulados como antes.

Foto dos dois bolos.
DSC00669.JPGDSC00663.JPG
 
HumMm.. estao bem saudaveis
logo, logo eles aparecem :pos:
 
Parabéns UmaBota,
Estou torcendo por você!!!
Bjks,
Zurc.
 
PINNNNNS !!!

Abri o terrário hoje e vi dois pins no bolo. Que lindo !!!! hauahuahua :D:D:D

Os pins do meu bolo sao diferentes da maioria que ja vi mas acho que deve ser a raça. Vejam ai se é isso mesmo ou meus pins albinos e sem cabeça marrom precisam de ajuda.

Tô mantendo eles no escuro, dentro do guarda roupa. Li que Texas cresce com pouca ou nenhum luz. O que vocês acham que faço ? Providencio um abajur ou os texanos vao ficar bem assim mesmo?

( E uma foto extra do copão que acabou de sair da geladeira)
DSC00691.JPGDSC00689.JPGDSC00682.JPG
 
voce boto eles no terrario quase no mesmo dia que eu mas aqui ainda nao tive a felicidade de ver pins ainda a espectativa ta grande rs parabens pelos filhotes , quantos graus ta dentro do terrario em media
 
voce boto eles no terrario quase no mesmo dia que eu mas aqui ainda nao tive a felicidade de ver pins ainda a espectativa ta grande rs parabens pelos filhotes , quantos graus ta dentro do terrario em media

valeu !! a torcida da galera aqui e todo trabalho funcionou :D
em média 24º. aqui na minha cidade o calor tá chegando forte, é um trabalhao pra baixar mais a temperatura.

fica tranquilo que eles vão chegar. coloquei dois bolos no mesmo dia, esse bolo pinou mas o outro nao, ainda tô esperando também.
 
falei que eles vinham..:D
imajino tua felicidade,deve esta radiante..
com quantos dias eles pianaram?
 
falei que eles vinham..:D
imajino tua felicidade,deve esta radiante..
com quantos dias eles pianaram?

muito !!! :cool::D:eek:

coloquei dia 25, pinou com 14 dias. foi até o bolo que tinha azulado por falta de umidade.
a ajuda aqui no forum foi essencial..quase joguei o bolo fora achando que ele tinha contaminado.

minha mãe viu uma lampada daquelas de escritorio na promocao e vai comprar pra mim. ;D
DSC00696.JPGDSC00698.JPG
 
24º é depois de muito esforço. a temperatura da cidade tá na faixa dos 30º


fui abanar os terrarios e vi que o outro bolo pinou !

fiz um buraco na tampa do pote pra deixar a luz passar e coloquei uma luminaria enquanto a nova não chega.:luz:
a aguia tá de olho nos bolos pra mim
segundo bolo pinou !.JPGimulinacao 2 7-01.JPGabertura do terrario.JPG
 
1:Li que seria bom borrifar agua oxigenada. Por quê seria ruim pra perlita? Tô abanando o terrário 3x ao dia.

2: Só por curiosidade, por quê seria um problema borrifar bastante nos bolos? Excesso de água atrapalha o desenvolvimento?

1- agua oxigenada eh um meio de assepssia e contencao de contaminantes, melhor usar SE NECESSARIO, pois agride tambem o micelio e estraga toda sua tubulacao de ar, e ainda reage com papel aluminio (que algumas pessoas utulizam como porta-casing).

2- nao borrife nunca diretamente agua nos bolos, PRINCIPALMENTE se tiver agua oxigenada diluida.
se existirem pins isso os aborta, se nao existirem o encharcamento atrasa e/ou mata o micelio que esta formando-os.
 
1- agua oxigenada eh um meio de assepssia e contencao de contaminantes, melhor usar SE NECESSARIO.

2- nao borrife nunca diretamente agua nos bolos, PRINCIPALMENTE se tiver agua oxigenada diluida.
se existirem pins isso os aborta, se nao existirem o encharcamento atrasa e/ou mata o micelio que esta formando-os.

Valeu pela dica 10000bc! O que seria "se necessario" ? Quando o bolo começasse a dar sinal de contaminação por exemplo?


Não tô usando agua oxigenada nao mas tô borrifando agua mineral sobre os bolos. Os pins continuam crescendo. Talvez se eu borrifar so nas paredes eles crescam mais ?
 
Como o 10000bc falou umabota, ja q os pins tao nascendo:nao borrifa agua nos bolos nao,Se possivel so na parede do terrario msm.
No meu 1º cultivo nasceram os pins em um de meus bolos, aí eu me enpolguei e comecei a borrifar agua neles,conclusao:"matei todos afogados"
 
Como o 10000bc falou umabota, ja q os pins tao nascendo:nao borrifa agua nos bolos nao,Se possivel so na parede do terrario msm.
No meu 1º cultivo nasceram os pins em um de meus bolos, aí eu me enpolguei e comecei a borrifar agua neles,conclusao:"matei todos afogados"

hauhauahuahua que droga hein. parei de borrifar nos bolos, to borrifando so nas paredes. ja avisei a minha mae tambem hauahua

eles tao crescendo cada vez mais..só que tao crescendo inclinados..quase horizontalmente.
é por causa da falta de luz?
 
Sim, a ponta do cogu aponta pra onde ele achou luz, se tem uma luz ACIMA dos bolos eles nascem todos pra cima, retinhos.
 
Sim, a ponta do cogu aponta pra onde ele achou luz, se tem uma luz ACIMA dos bolos eles nascem todos pra cima, retinhos.

que cogu danado..não sei onde ele achou luz pra direita.
fiz uma abertura pra luz passar pela tampa..luz ambiente é suficiente tipo claridade do sol ou tem que ser mais intensa tipo a luminária ?

vejo a maioria com luminarias mas aqui é meio dificil deixar ligada mais de 5 horas por dia.

mais fotos dos cogus indo pro lado, o bolo do copão que tá com o micélio bem desenvolvido e o terceiro bolo com o pin pequeninhinho ainda
DSC00721.JPGDSC00723.JPGDSC00725.JPG
 
vc parou de borrifar né.. , pq nessas fotos dar pra ver que o terrario ta bem umido. :!:cuidado:!:
se a parte de cima do seu terrario for bem transparente, a claridado do sol resolve,pelomenos aqui em casa.Minha lâmpada d 25w queimou, to colocando em baixo da janela do meu quarto, tao crescendo retinhos.
 
vc parou de borrifar né.. , pq nessas fotos dar pra ver que o terrario ta bem umido. :!:cuidado:!:
se a parte de cima do seu terrario for bem transparente, a claridado do sol resolve,pelomenos aqui em casa.Minha lâmpada d 25w queimou, to colocando em baixo da janela do meu quarto, tao crescendo retinhos.

eu tirei o excesso de agua da perlita porque tava mexendo muito na hora de carregar o siopor do armario pra janela. como a perlita ta um pouco mais seca, borrifei um pouco nas paredes.

no isopor tem dois bolos, estou borrifando uma vez ao dia.

o ruim de colocar embaixo da janela aqui eh que o sol bate forte na janela..
vou procurar um canto da casa que nao bata sol !

:pos:
 
Back
Top