Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Texas

Diário de cultivo completo.
Mandei duas cartas pedindo esporos mas não sei porque não chegaram, esperei quase dois meses e nada então ganhei de um amigo aqui do fórum e mãos na massa. Tô ansiosa mas vou ser bem paciente e cuidadosa no cultivo:)

Recebi 1 carimbo do Texas, como só veio 1 tive bastante cuidado, fiz tudo com bastante assepsia e seguindo as regras a risca.

FAZENDO OS BOLOS
Peguei uns copinhos de patê que minha mãe guarda aqui em casa. Fiz os substrato com 2:4 de vermiculita, 1:4 de FAI, 1:4 de água. Misturei a água com vermiculita primeiro, deixei ficar meio pastosa mas não encharcada e coloquei a FAI.
Coloquei a mistura nos copinhos e deixei 1 cm no topo de todos pra colocar vermiculita seca. Limpei a borda, coloquei o selo de vermiculita, coloquei papel alumínio em cima, coloquei outro , apertei e coloquei todos os quatro copinhos em cima de um pano com água dentro da panela.
Na hora de colocar eles na panela de pressão fui na cara de pau enquanto minha mãe tava lavando os pratos. Segui a dica de uma amiga de não fazer muito mistério e esconder pra não chamar mais atenção. Deixei o fogo baixo e no começo fiquei com medo da panela explodir hauaha

Minha mãe também, toda hora ela dizia “Panela de pressão é um perigo, ó você viu?!?!” hauhua Depois de 90 minutos tirei os bolos, coloquei dentro de um ziploc grandão e coloquei em local fresco por 24 horas pra ficarem prontos sexta a noite.
Enquanto isso já fui fazendo as seringas numa prateleira isolada aqui no quarto, não tem passagem de ar e limpei com Pinho Sol (tipo Lysol). Não é lá uma glovebox mas dá pro gasto. Tomei banho com protex, usei luvas, raspei os carimbos pra dentro do copo com água filtrada, coloquei nas seringas e deixei hidratar por 24 horas pra ficarem prontos na sexta a noite também.

HORA DE INOCULAR
Tomei banho com protex, coloquei tudo dentro da prateleira e inoculei os quatro cantos. Usei duas seringas para 4 copos.
Na hora de esquentar a agulha acabei encostando na pele e derrubei um copo. Ele trincou mas não espatifou e minha pele ainda tá aqui hauha Tudo isso por causa da luva atrapalhando um pouco e a falta de costume pra manusear. Vou esperar colonizar, tirar o bolo, ver se não tem vidro nenhum e jogar o copinho fora :<

MICÉLIOS

Depois de alguns dias os micélios já apareceram branquinhos e bonitinhos =)
Nos quatro copos já apareceram micélio e nenhuma contaminação.

(Assim que chegar em casa coloco as fotos pra vocês verem)

Olá umabota,
parabéns pelo cultivo, nós aprendemos assim mesmo, metendo as caras!

quero comentar uma coisa, acho que ninguém chamou atenção pra isso, mas me parece que a vermiculita embaixo do bolo está excessivamente molhada. Alguém aí mais experiente diz algo sobre isso?

Abraços e mando boas energias no cultivo.

Valeu Barrrdo! Eu estava borrifando agua direto nos bolos por isso acabou molhando a vermiculita. Parei de borrifar diretamente neles, to borrifando so nas paredes, a vermiculita secou um pouquinho mais. A vermiculita excessivamente molhada atrasa ou "afoga" os pins?

Meu maior desafio agora tem sido a direção que os cogus estão crescendo.
A luminaria não foi suficiente, vou experimentar luz natural. Vejam se assim tem problemas. (Estou ao mesmo tempo controlando a temperatura pra que a luz do sol nao acabe esquentando meus bolos)

Outros pins apareceram !! :D
DSC00766.JPGDSC00769.JPGDSC00770.JPGDSC00772.JPGDSC00776.JPG

olá novamente, umabota,

ainda me parece que tem água demais na vermiculita. recomendo que quando fizer a colheita retire toda essa vermiculita e substitua por outra, úmida mas não encharcada. e sim, água demais mata o micélio, e impede que surjam pinos na base do bolo.

sobre a direção do crescimento, relaxe. eu aqui, por exemplo, não uso nada especial, só a luz do meu quarto mesmo. deixo os terrários relativamente embaixo da lâmpado do teto e eles crescem retos. usar uma luminária pode aumentar a temperatura do terrário, especialmente se for lâmpada incandescente.

abraço pra ti, e continue mandando notícias!

voltei com mais fotos dos bolos.

o cogumelo que tava torto continua torto e parece que vai abrir o veu em breve.

vou colocar algunss cogus na geladeira frost free pra secar
e outros ao ar livre pra ver qual dá melhor resultado.
DSC00795.JPGDSC00797.JPG

Que cogumelo lindo, ta pronto pra conssumo :rolleyes:

Que cogumelo lindo, ta pronto pra conssumo :rolleyes:

O primeiro filhinho já cresceu hauhau Esse vou esperar pra tirar um carimbo e depois secar. Dá vontade de comer logo assim fresquinho hauahua

opa daqui a pouco vai rolar uma trip entao, primeira vez ?

A segunda. Muito esperada por sinal :D mas vou ter que ser um pouquinho mais paciente porque a casa da minha amiga só fica livre daqui a umas semanas

po que legal , eu desejo uma good trip rs , e depois relata ai pra gente , a minha vai ser a primeira trip, to pensando em acampa...

po que legal , eu desejo uma good trip rs , e depois relata ai pra gente , a minha vai ser a primeira trip, to pensando em acampa...

boa idéia! depois conta tambem como foi

trouxe mais fotos dos bolos na caixa de isopor e os do balde.

um cogu eu tirei com luvas e coloquei na geladeira frost-free pra secar como vi comentarem aqui no forum. tunel de vento, ventilador, nada dava pra eu fazer aqui por diversos motivos.

Um cogu pequeno meio que estagnou, parou de crescer há dias entao tirei e coloquei no desumidificador.

em uma das fotos da pra ver que a area de onde eu tirei os cogus ta azulada, tem algum problema ou ainda poderao crescer cogus dali mesmo assim?
Frost-free Geladeira.JPGIsopor.JPGBalde.JPGDesumidificador.JPG

eu de novo :cool:

a secagem na geladeira frost-free é ruim, pelo menos achei. depois de horas na geladeira o cogu ainda tava gordo enquando o outro no dissecante tava magrinho de seco já.

mas de todos os metodos, achei um que nao me custou nada e tá saindo melhor que esperado.

coloquei os cogus grudados em uma fita dupla face no ventilador de teto
olhem ai hauhauahua
DSC01229.JPG

coloquei os cogus grudados em uma fita dupla face no ventilador de teto
olhem ai hauhauahua

meu deus, e eu pensando que era o rei da gambiarra...

aqui eu uso o ventilador normal, depois deixo num pote com silica gel (dentro de meias! olha a gambiarra aí! rs) até ficar crocante.

Mas o importante é que fiquem bem secos mesmo!

Abraços e parabéns pelo cultivo.

kkkkk muito engracada essa sua ideia cuidado para os cogus nao sairem vuando quando ligar o ventilador rs

a idéia e boa
mas se eu nao e engano
já ouvi que os cogumelos
tem que ser secados em ausencia de luz
porque seus psicoativos reagem dessa forma<na luz>
mais sei lá...

eu tenhu a impreçao de ter visto em uma foto, um bolo
que nao estava frutificando
isso confére?:confused:

no mais
parabens
gostei muito do seu cultivo sabe
achei bem simples
sem muita confusao
muito bom mesmo!!!!!:rolleyes:

Última edição por um moderador:
hauhuahuahu valeu pessoal !!
foi o jeito mais barato que achei e funcionou direitinho

tirei agora, já estão secos..vou colocar num ziploc com desumidificador.
quando acordei todos estavam la..nenhum saiu voando hauahua

loucumelos, nao sabia disso nao mas de qualquer maneira os cogus ficaram secando 12 horas sem luz, que foi o tempo que eu dormia ontem ( é, eu durmi demais mesmo hauha )

tem um bolo que nao frutificou ainda mas ele foi colocado um tempo depois, acho que uma semana ou mais porque o copo foi maior e demorou pra colonizar. ele tá parecendo um algodão doce mas não vi pins ainda

Querida UmaBota,

Que "delícia" os seus cogus! :) Parabéns!!!!! Foi muito legal acompanhá-los.
Torço agora para eles expandirem além dos horizontes o seu EU e a sua consciência. SORTE!!!!!!

PAZ , LUZ e COGUS!!!!!
Zurc.

Valeu Zurc !!!

To ansiosa esperando minha amiga voltar de viagem pra gente comer juntas.
Vai ser minha segunda vez e a primeira dela. :D

LoucuMelos, finalmente o outro bolo pinou !!! :D

Nos outros dois bolos que já deram o primeiro flush, dei uma injecao de agua e renovei tudo no terrário, perlita, vermiculita etc
DSC01243.JPGDSC01233.JPGDSC01236.JPGUltimo Bolo.JPG

olhei agora de manhã e o resultado foi um bolo com dois cogus ainda fo primeiro flush, um bolo com uns pins (o bolo que pinou por ultimo) e o ultimo bolo cheeeio de pins pra o segundo flush, contei uns 20 !
Final do primeiro flush - isoport.JPGSegundo flush - Vasilha - 20 pins.JPGUltimo bolo a pinar - isopor.JPG

Back