Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Texas

Diário de cultivo completo.
Mandei duas cartas pedindo esporos mas não sei porque não chegaram, esperei quase dois meses e nada então ganhei de um amigo aqui do fórum e mãos na massa. Tô ansiosa mas vou ser bem paciente e cuidadosa no cultivo:)

Recebi 1 carimbo do Texas, como só veio 1 tive bastante cuidado, fiz tudo com bastante assepsia e seguindo as regras a risca.

FAZENDO OS BOLOS
Peguei uns copinhos de patê que minha mãe guarda aqui em casa. Fiz os substrato com 2:4 de vermiculita, 1:4 de FAI, 1:4 de água. Misturei a água com vermiculita primeiro, deixei ficar meio pastosa mas não encharcada e coloquei a FAI.
Coloquei a mistura nos copinhos e deixei 1 cm no topo de todos pra colocar vermiculita seca. Limpei a borda, coloquei o selo de vermiculita, coloquei papel alumínio em cima, coloquei outro , apertei e coloquei todos os quatro copinhos em cima de um pano com água dentro da panela.
Na hora de colocar eles na panela de pressão fui na cara de pau enquanto minha mãe tava lavando os pratos. Segui a dica de uma amiga de não fazer muito mistério e esconder pra não chamar mais atenção. Deixei o fogo baixo e no começo fiquei com medo da panela explodir hauaha

Minha mãe também, toda hora ela dizia “Panela de pressão é um perigo, ó você viu?!?!” hauhua Depois de 90 minutos tirei os bolos, coloquei dentro de um ziploc grandão e coloquei em local fresco por 24 horas pra ficarem prontos sexta a noite.
Enquanto isso já fui fazendo as seringas numa prateleira isolada aqui no quarto, não tem passagem de ar e limpei com Pinho Sol (tipo Lysol). Não é lá uma glovebox mas dá pro gasto. Tomei banho com protex, usei luvas, raspei os carimbos pra dentro do copo com água filtrada, coloquei nas seringas e deixei hidratar por 24 horas pra ficarem prontos na sexta a noite também.

HORA DE INOCULAR
Tomei banho com protex, coloquei tudo dentro da prateleira e inoculei os quatro cantos. Usei duas seringas para 4 copos.
Na hora de esquentar a agulha acabei encostando na pele e derrubei um copo. Ele trincou mas não espatifou e minha pele ainda tá aqui hauha Tudo isso por causa da luva atrapalhando um pouco e a falta de costume pra manusear. Vou esperar colonizar, tirar o bolo, ver se não tem vidro nenhum e jogar o copinho fora :<

MICÉLIOS

Depois de alguns dias os micélios já apareceram branquinhos e bonitinhos =)
Nos quatro copos já apareceram micélio e nenhuma contaminação.

(Assim que chegar em casa coloco as fotos pra vocês verem)
 
Legal cara tentei duas vezes levar texas adiante e nao rolou aqui, vou acompanhar o seu cultivo e torcer por ele!
Abraco e MUITA limpeza e paciencia.
 
Ai as fotos de como eles estão agora. Uhuuuu :D

Essa prateleira foi onde eu inoculei os subtratos, saiu mais economico que comprar uma caixa de isopor e fazer todo aquele processo
14.1222.JPG14.12222222.JPGDSC00275.JPGPrateleira.JPG1.jpg
 
Nossa Senhora, que micélio guloso, que coisa linda, muito sucesso no seu cultivo, tudo dará certo.
 
Legal cara tentei duas vezes levar texas adiante e nao rolou aqui, vou acompanhar o seu cultivo e torcer por ele!
Abraco e MUITA limpeza e paciencia.

Vlw 10000bc ! Você é de onde? Eu moro na Bahia, minha maior preocupação é a temperatura.. o clima por aqui tá entre 30 e 25º. semana que vem ta com previsão de maxima de 36º


Vlw miguel também ! Os micélios tão se espalhando bem rapido, to gostando :p:
 
Sou do interior de sao paulo, e o meu problema foi o mesmo.
O texas eh conhecido por suportar muito bem as BAIXAS temperaturas, frutifcando ate a 14 graus (li isso no mycotopia uns anos atras).
No calor tanto os texas como os hillbylies nao foram muito bem.
torco que de tudo certo ae!
e pelo micelio forte vai que vai!
SO NAO FICA PEGANDO NA MAO E METENDO FLASH NA CARA DELES
auehaeuheuah
fecha isso ja deu totalmente certo, abre so daqui 15 dias e nao buli com nada disso porque senao vai atrasar tudo.
:cool:
eles nao gostam de luz, eles nao gostam de pancadas (porque o mundo nao chacoalha nem pisca dentro da terra onde eles crescem)
 
ahauahuahauhauahauahuaha
é irresistivel olhar eles todo dia quando acordo
parece mãe que vai ver se o bebê tá dormindo direitinho!
hauhauhaua

só vou olhar eles dia 24..no natal ! capricha papai noel:pos::pos::pos:
 
Tais prendendo esses copos somente com uma borrachinha de dinheiro?
Fica fácil para os contaminantes.

Passa uma fita! Isola.
 
coloquei as borrachinhas de dinheiro e depois passei duas camadas de durex pra ficar bem preso. parece que tá sem nada porque o durex é transparente e em uma das fotos o durex foi passado mais em cima

mas tão todos bem fechadinhos ! :D
 
Eita mulherR enpolgada!!!

esse micelio ta lindo msm,
vai dar tudo certo aíi
to torcendo por vc daqui,
e mandando good vaibes pra aíi

ate rimei Oo :D
 
Voltei com noticias dos bolinhos.
Dois copos ficaram totalmente colonizados, deixei uns 3 dias, coloquei na geladeira afundados em agua e no dia 25 coloquei no terrário.

Meu terrário é uma caixa de isopor média, não lembro quantos litros, coloquei uns 4 cm de perlita molhada, coloquei papel aluminio e os bolos em cima cobertos com vermiculita seca.

Hoje percebi que os dois estavam meio azulados. Achei um topico aqui que fala que isso eh falta de umidade. Pode ser contaminação ? Tá bem azulzinho um pedaço.


Abro o terrário para abanar 3x ao dia como li em alguns cultivos.


Tem algo errado no jeito que eu to fazendo alem da umidade?
:(

Outra coisa, a perlita parece nao funcionar..não ta deixando o terrário "suado" nem um pouquinho.

Tô colocando garrafas de agua congeladas pra diminuir a temperatura porque aqui na cidade tá um forno por agora, mais de 30º
 
Última edição por um moderador:
Eu lavei a perlita e deixei de molho por um tempo pra agua entrar. Depois coloquei no isopor e acrescentei um pouco de agua mineral gelada. Se eu inclinasse o isopor não escorria agua.
Dai o bolo começou a azular...


Agora coloquei mais agua na perlita a ponto de quando virar o Isopor escorrer agua mas tambem parece nao funcionar.


Tem mais ou menos 4 dedos de perlita no isopor.
 
as garrafas d agua tiram bastante a umidade do terrario
quando eu fasso bolos eu sempre borrifo agua nas paredes do terrario para melhorar a umidade.uma maneira d vc deixar seus bolos umidos por mas tempo, é depois do dunk vc rolar eles em vermiculita e dar umas borrifafdas d agua em seguida.isso ajuda bastante.:luz:
abraço e sorte :pos:
 
Coloquei vermiculita lavada e seca ao redor e sobre os bolinhos pra ver
Molhei as paredes do terrário e borrifei um pouco nos bolos (Vi alguem comentando em algum lugar pra nunca borrifar nada direto nos bolos mas se esperasse mais ele ia ficar azulzao de seco)

As fotos do dunk nos dois bolos. Tinha algo meio laranja no primeiro bolo, nao sabia se era a vermiculita incoberta entao coloquei os bolos em locais diferentes.

Antes:
DSC00420.JPGDSC00421.JPGDSC00423.JPGDSC00427.JPG
 
Rolei na vermiculita. Fiz um buraco na tampa do isopor e coloquei um prato com cola quente. Coloquei um deles em um avasilha com saco que parece ficar mais umido
Enfim..ficou assim:


(Uma das fotos é do ultimo copo quase todo colonizado)


Outra duvida, li que o Texas é um tipo de cogu que cresce com pouca ou nenhuma iluminação então estou deixando eles sempre dentro do armário, continuo assim?
DSC00580.JPGDepois.JPGDepois2.JPGDSC00586.JPGDSC00601.JPG
 
se tem 4 dedos de perlita precisa no maximo de 2 dedos de agua.
e tem que recolocar agua a cada 2 - 3 dias, nao pingue nada na perlita (cloro, agua oxigenada) e proceda limpeza a cada 15 dias total do terrario/sistema.
e a aeracao como tem sido feita?
 
umabota...

a respeito d borrifa agua nos bolos, vc pode sim borrifar

contanto q agua esteja esterelisada ou se for agua mineral

so tenha cuidado pra nao borrifa muito, pois isso seria um problema.
 
O bolo está quase todo branco.

Essa área azulada não foi devido à manipulação?
 
se tem 4 dedos de perlita precisa no maximo de 2 dedos de agua.
e tem que recolocar agua a cada 2 - 3 dias, nao pingue nada na perlita (cloro, agua oxigenada) e proceda limpeza a cada 15 dias total do terrario/sistema.
e a aeracao como tem sido feita?

Li que seria bom borrifar agua oxigenada. Por quê seria ruim pra perlita? Tô abanando o terrário 3x ao dia.

Amanhã vou trocar toda perlita pra colocar essa proporção que você falou e ver se ajuda.

Kleber: Só por curiosidade, por quê seria um problema borrifar bastante nos bolos? Excesso de água atrapalha o desenvolvimento?


Ecuador: Creio que não. Limpei minhas mãos ou colocava luvas limpas sempre que ia mexer no terrário. Se contaminou foi talvez quando abri pra abanar ou colocar garrafa de gelo.

Creio que estava seco mesmo. Tô borrifando agua mineral quando vejo que precisa um pouco.
 
Back
Top