Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo: Teonanactl - O Retorno do Micélio

Diário de cultivo problemático.
Olá Pessoal!
Estou de volta com meu cultivo que parecia estar abandonado, mas na verdade estava on hold para quando eu tivesse tempo para cuidar melhor dos meus queridos!

Iniciei este cultivo com a cultura líquida, e até aqui vocês pode conferir neste tópico:
https://teonanacatl.org/threads/teonanactl-1º-cultivo.4792/

Segui a receita padrão do forum: FAI, cremogema, balanceador de PH (usei giz), e vermiculita.
A minha vermiculita é daquela muito fininha, mas como foi a única que tive acesso, usei ela mesmo...(Nota 1 Lembrete para prestar atenção na umidade....)

Produzi com a receita 10 copos, sendo que em 2 deles (que foram devidamente marcados) não coloquei o filtro de papel porque tinha acabado. (Nota 2 Sempre conferir o material antes de começar!!! shame on me!)
Foto0076.jpg

Foram para a PP por 1 hora (de pressão), e deixei para esfriar da noite para o dia. Um dos copos virou na panela e encharcou, este foi descartado.
Foto0077.jpg

No dia 28/08 inoculei os copos com minha CL (Nota 3: Lembrar de arrumar uma agulha com o furo maior, senão entope DIRETO. Consegui uma grátis na farmácia, é só pedir agulha para aplicação.)

Os copos foram inoculados dentro da minha GEB (Glove Edredon Box!) devidamente asséptica.
Foi neste momento que ví que não tenho habilidade NENHUMA com a seringa, visto que furei meu dedo com a agulha! (Dei meu sangue literalmente por este cultivo). Troquei a agulha, e a luva. Depois do terceiro copo ficou mais fácil. Tampei os orifícios causados pela agulha, naquele esquema de um esparadrapo em cima do outro, sem maiores problemas.

Coloquei os benditos copos na minha gaveta incubadora, com uma lâmpada enrolada em papel alumínio, e eles envoltos em um saco preto. Temperatura constante a 30ºC.

Seguindo os conselhos do forum, mandei muitas vibes, e fiz muita "saliência" com minha namorada na presença deles.......rs

Deixei eles paradinhos até hoje (30/08), quando minha curiosidade tirou o melhor de mim e me fez verificar.

HOUSTON WE HAVE MYCELIUM

Fiquei muito feliz, mesmo sendo ainda um ponto pequeno, está funcionando!!!
Apenas um copo não apresentou sinal NENHUM de micélio, mas não me preocupo, pq tenho certeza que vai aparecer.

Agora é partir pra montar o terrário!

Mandem as VIBES!!!!!!
 
Muitas energias Super ZaoX :pos:!
 
Voto para Terrário, o que vier será muito lucro!
 
Foram pro terrário no dia 25. Estão lá desde então com as bombinhas e a maquina de chuva, à 23º constantes. Uma duvida que tenho, o aquecedor tem que estar com a parte de vidro submersa, mas logo a agua evapora e fica abaixo do nível mínimo. Posso submergir o termostato TODO? inclusive o fio?

Se meu cultivo fosse "normal" em quanto tempo deveria aparecer pins?

Grande abraço!
 
Galera! acho que vejo primórdias em um dos bolos!!!! Se não for, é uma contaminação que faz bolinhas brancas no bolo!!!!
Mandem vibes!!!!!!!!!!!
 
Última edição por um moderador:
haha!!

é um contaminante dos bão!!! Chama P. Cubensis!! ele adora esses substratos!! deixa crescer !!
 
UH_HUL! To fora de casa o dia todo, mas to mandando minhas vibes pras "crianças" direto! mal posso esperar pra chegar em casa!!!! Vou ver se consigo tirar alguma foto!!!!
 
Que massa Zaox, estamos na mesma vibe, eu vi pontinhos brancos saindo do micélio aqui tb!!! eeeeeeeeeeeee
Muitas energias a vcs:)
 
Parabens....depois de tanto penar deu certo que massa, espero que continue assim ate o final, boa sorte.......e mts vibraçoes boas......Ate mais
 
Fala pessoal... Infelizmente trago Bad News
Meu cultivo está contaminado por vários pontos de duende verde...
Não é falta de umidade no micélio, visto que a umidade está a 100%.
As primórdias apareceram em apenas 2 dos 6 bolos, e não se desenvolveram.
Receio que terei que recomeçar o cultivo do zero.
O que vocês sugerem?
 
Salve um pocuo de micelio bom e clone ele, tire mais um pouco com um limite grande entre a contaminação e faça um minicasing,aih dexa na incubadora , se tiver esterco use, aqui tá dando certo, tá colonizando legal!
 
Sugiro um recomeço, Trichoderma é lindo e artístico, mas segundo alguns é problemão, podendo até comprometer seus futuros cultivos caso os esporos dele se espalhe pela área de cultivo.
 
Então Flapjack, já to fazendo um casing com uns 3 copos que me precipitei e abri, não deu sinal de vida até hoje.
Esses copos e o casing vieram de uma CL que fiz no inicio do ano, que pode ter sido contaminada por bactéria, já que apresentou essa lentidão desde o início (ver meu outro tópico da CL do teonanactl).
Figura, vou recomeçar sim, e vou fazer um teste. Vou fazer bolos com seringa de esporos (do mesmo print que esta Cl saiu), e bolos com 30ml de CL que ainda tenho.
O que acham? discarto essa CL ou tento ainda aproveitar ela?

Independente, esse cultivo me ensinou um monte de coisas, como manejar a seringa, sacar a umidade, controlar o terrário, e etc, mas a maior lição foi a paciência!
Comecei a pesquisar o forum em janeiro, recebi o Print de um amigo sumido em março, fiz a CL em maio, e comecei o cultivo no final de agosto.
Ô luta! Mas estou pronto pra recomeçar e finalmente ter sucesso no cultivo.
Grande abraço!
 
Aproveita a seringa, não creio que ela estava contaminada.
Faz um recomeço e é legal que você aproveita para visualizar a diferença entre a corrida micelial, Esporo em suspenção X Micélio em suspenção.

Manda bem no substrato!
 
Dando um feedback, esse cultivo foi finalizado sem sucesso. Doei as seringas com a suspensão líquida para um cultivo de um amigo, que também não obteve sucesso. Pretendo muito em breve me aventurar na micologia prática. Agradeço a todos vocês pelas vibes e me desculpo pelo sumiço! Me formei, mudei de cidade, casei, to com novo emprego e as coisas estão tomando uma perspectiva positiva!
Saudade de vocês! Tô de volta galera!
 
Back
Top