Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo: Teonanactl - O Retorno do Micélio

Diário de cultivo problemático.
Olá Pessoal!
Estou de volta com meu cultivo que parecia estar abandonado, mas na verdade estava on hold para quando eu tivesse tempo para cuidar melhor dos meus queridos!

Iniciei este cultivo com a cultura líquida, e até aqui vocês pode conferir neste tópico:
https://teonanacatl.org/threads/teonanactl-1º-cultivo.4792/

Segui a receita padrão do forum: FAI, cremogema, balanceador de PH (usei giz), e vermiculita.
A minha vermiculita é daquela muito fininha, mas como foi a única que tive acesso, usei ela mesmo...(Nota 1 Lembrete para prestar atenção na umidade....)

Produzi com a receita 10 copos, sendo que em 2 deles (que foram devidamente marcados) não coloquei o filtro de papel porque tinha acabado. (Nota 2 Sempre conferir o material antes de começar!!! shame on me!)
Foto0076.jpg

Foram para a PP por 1 hora (de pressão), e deixei para esfriar da noite para o dia. Um dos copos virou na panela e encharcou, este foi descartado.
Foto0077.jpg

No dia 28/08 inoculei os copos com minha CL (Nota 3: Lembrar de arrumar uma agulha com o furo maior, senão entope DIRETO. Consegui uma grátis na farmácia, é só pedir agulha para aplicação.)

Os copos foram inoculados dentro da minha GEB (Glove Edredon Box!) devidamente asséptica.
Foi neste momento que ví que não tenho habilidade NENHUMA com a seringa, visto que furei meu dedo com a agulha! (Dei meu sangue literalmente por este cultivo). Troquei a agulha, e a luva. Depois do terceiro copo ficou mais fácil. Tampei os orifícios causados pela agulha, naquele esquema de um esparadrapo em cima do outro, sem maiores problemas.

Coloquei os benditos copos na minha gaveta incubadora, com uma lâmpada enrolada em papel alumínio, e eles envoltos em um saco preto. Temperatura constante a 30ºC.

Seguindo os conselhos do forum, mandei muitas vibes, e fiz muita "saliência" com minha namorada na presença deles.......rs

Deixei eles paradinhos até hoje (30/08), quando minha curiosidade tirou o melhor de mim e me fez verificar.

HOUSTON WE HAVE MYCELIUM

Fiquei muito feliz, mesmo sendo ainda um ponto pequeno, está funcionando!!!
Apenas um copo não apresentou sinal NENHUM de micélio, mas não me preocupo, pq tenho certeza que vai aparecer.

Agora é partir pra montar o terrário!

Mandem as VIBES!!!!!!
 
Pessoal, os copos não estão apresentando melhoras, pelo contrário, mais um copo começou a "murchar".
Observei neles o seguinte: Existe o micélio dos cubensis e alguma outra coisa, que são uns pontinhos brancos, mas não do mesmo branco que o micélio, do tamanho da ponta de uma agulha +-.
Imagino que seja a contaminação que tá impedindo o sucesso do meu cultivo.

Dispensei os copos com o "murchado", dentro de um saco plástico, não percebi cheiro nenhum.

Tô achando que é hora de abandonar esse cultivo e começar do zero.
Tenho ainda CL, será que ela talvez seja a origem da contaminação? Quando for reiniciar, vou fazer um teste, com a CL e com uma seringa de esporos.

O que vocês acham?

ZaoX disse:
O que faço? continuo aguardando?

O conteúdo dos copos tá no saco de lixo ainda, usei um saco só pra isso, dá pra tentar um casing então...

Também acho que a unica coisa que não deveria fazer é jogar o cultivo no lixo...
Micélio murchar é sinal de que ele está vivo "COMENDO" o bolo de Arroz e utilizando sua água. Pontinhos brancos são as Primórdias. Como eu disse, o micélio estava envelhecendo, entrando na puberdade. O fato era que o micélio não progredia para cima do substrato não colonizado, o que pode sim ser indicio de contaminação OU substrato muito seco OU muito molhado. Bastaria retirar o bolo do copo e fazer a limpeza, utilizando as partes sadias e descartando áreas não colonizadas ou com aparência suspeita.

Transforme o lixo em arte ZaoX!
 
Opa! fala figurinha! Então, recuperei o "lixo" e fiz um casing, como fui asséptico até na hora de descartar, recuperei o micélio. Admito meu erro, pequei pela impaciência. Mais uma lição aprendida!
 
Opa! fala figurinha! Então, recuperei o "lixo" e fiz um casing, como fui asséptico até na hora de descartar, recuperei o micélio. Admito meu erro, pequei pela impaciência. Mais uma lição aprendida!

Você manda muito bem, é um ótimo aprendiz porque faz também dos erros o seu mestre.
Agora já não há mais lixo, artista ZaoX.
 
Fala pessoal!
Estou aqui novamente para postar a situação atual do meu cultivo.

Foto0151.jpgFoto0150.jpgFoto0154.jpgFoto0156.jpgFoto0157.jpgFoto0155.jpgFoto0152.jpgFoto0153.jpg

Mais 10 dias se passaram e não observei avanço nenhum, inclusive mais um copo começou a "murchar".
O casing que começei ainda não deu sinal de avanço sobre a cobertura de pó de fibra de coco.

O que acham? Devo dar o dunk nos copos e aniversariar os bolos como estão?

Aguardo palavras de sabedoria dos grandes mestres.
Grande abraço!
 
Usei vermiculita pura, mas não sei ela se deslocou na hora de colocar a FAI, pq tem uns copos onde houve colonização.
Ví uns outros diários, o micélio vai avançando sobre o bolo, no meu caso não percebi isso... não teve sinal NENHUM de rizomorfismo.
Tô na dúvida do que faço agora...
 
Se a camada do fundo for vermiculita pura,
então ja tem alguns copos 100% prontos pra aniverssariar...
 
Tem respiro esse copo? Se não, faz um com filtro de café e espera pelo menos mais uns 4 dias antes de aniversariar.
 
Fala pessoal!
Estou aqui novamente para postar a situação atual do meu cultivo.

Pela aparencia, teus copos estão contaminados.
 
3 meses incubando é fria. Mas joga no terrário e observa.

Coloca o respiro que ele desenvolve COMPLETAMENTE em 15 dias.
 
Observa o cheiro pra ver se é de fungo,

pra tirar essa dúvida pairando se é micélio ou contaminação...
 
Aniversariei as crianças, em relação a cheiro não teve nenhum, o que me deixou um pouco triste porque eu estava doido pra sentir aquele cheiro doce....mas paciência.
Não gostei muito da aparência dos bolos, eles não estão brancos como eu esperava. Vamos ver o que vai dar.
 
Aniversariei as crianças, em relação a cheiro não teve nenhum, o que me deixou um pouco triste porque eu estava doido pra sentir aquele cheiro doce....mas paciência.
Não gostei muito da aparência dos bolos, eles não estão brancos como eu esperava. Vamos ver o que vai dar.

MANO TIRA SUA FOTO DO PROFILE BIXO.
 
Back
Top